Escrito por Adriana
17 de outubro de 2023

Prepare-se para subir muitas ladeiras, ver lindas igrejas e construções históricas e se aprofundar na história do nosso país. Mostramos aqui tudo o que fazer em Ouro Preto e damos as melhores dicas para você curtir ao máximo esse destino que nos encantou a cada esquina que viramos!

Ouro Preto
Ladeiras e casas coloniais de Ouro Preto

A beleza arquitetônica de Ouro Preto é incrível por si só. Passear por aqui parece uma viagem no tempo, principalmente se considerarmos que seu centro histórico foi cenário de grandes revoluções.

Para começar com as dicas, sugiro levar um bom par de tênis para subir e descer as muitas ladeiras do centro histórico. Não deixe também de reservar um city tour para aprender sobre a história da cidade. E escolha um bom hotel para um merecido descanso depois de um dia de passeios – a piscina aquecida do Hotel Solar do Rosário vale a estadia.

E pode acreditar: você vai se apaixonar por cada cantinho da cidade de Ouro Preto!

Nesse post você vai ver:

Vale a pena fazer um passeio guiado em Ouro Preto?

A resposta é mil vezes sim! Definitivamente nossa experiência e aprendizado não seriam os mesmos se a gente não tivesse contado com um guia para nos apresentar as igrejas e as histórias da cidade. Sugiro que você já reserve um city tour guiado para seu primeiro dia na cidade.

O que fazer em Ouro Preto: passeios imperdíveis

Antes de falar propriamente sobre o que fazer em Ouro Preto, MG, e mostrar suas atrações, vale passar um resumão do que você vai encontrar por lá: uma arquitetura maravilhosa no estilo colonial, que desenha as ruas do centro histórico em um sobe e desce de ladeiras.

Ouro Preto
Pausa para ver as fotos enquanto descansamos nas ladeiras de Ouro Preto

Pode ter certeza que você vai se impressionar com as construções e fachadas das casas, todas coloridas e bem preservadas. Força nas pernas para o sobe-e-desce, e câmera nas mãos para fazer as mais belas fotos de Ouro Preto.

E lembrando, faça tudo a pé se possível. Ao caminhar pelas ruas dá até para se sentir um pouco no século 18, quando a região foi uma das mais importantes do país.

Não cometa o erro de pensar que Ouro Preto se resume a igrejas. A cidade está cheia de lugares especiais, riquíssimos em história e informação. Além disso, há parques lindos e ótimas opções de passeios de um dia para cidades vizinhas.

Fizemos uma lista com os principais pontos turísticos de Ouro Preto, incluindo os tours bate-volta da cidade. Confira os 9 melhores passeios para se fazer em sua viagem para Ouro Preto:

  1. Centro Histórico de Ouro Preto
    1. Praça Tiradentes
    2. Igrejas: Nossa Senhora do Pilar, Nossa Senhora do Carmo, São Francisco de Assis, São Francisco de Paula, Nossa Senhora da Conceição
    3. Museu da Inconfidência Mineira
    4. Museu Casa dos Contos
    5. Feira de Artesanato
  2. Minas de Ouro
  3. Mirante do Morro São Sebastião
  4. Parque das Andorinhas e Parque do Itacolomi
  5. Passeios bate e volta
    1. Tiradentes e São João del Rei
    2. Mariana
    3. Congonhas
    4. Lavras Novas
    5. Inhotim

1. Centro Histórico de Ouro Preto

O Centro Histórico é uma das atrações mais importantes do turismo em Ouro Preto. Listamos todos os lugares que você precisa conhecer por lá:

1.1. Praça Tiradentes

A Praça Tiradentes é o melhor ponto de localização para qualquer visitante em Ouro Preto. O lugar já foi palco de um dos momentos mais marcantes da Inconfidência Mineira: a exposição da cabeça de Tiradentes, o grande mártir da Independência.

Ouro Preto
Monumento a Tiradentes

Hoje em dia a Praça Tiradentes é um dos lugares mais movimentados da cidade.

Ao redor da praça você encontrará as principais atrações da cidade, como o Museu da Inconfidência Mineira, o Museu de Ciência e Tecnologia e monumentos como a estátua de Tiradentes. Os belos casarões de arquitetura colonial deixam a Praça ainda mais bonita.

1.2. Igrejas em Ouro Preto

Igreja de Nossa Senhora do Pilar

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar é uma grande representante do estilo barroco brasileiro. Seus altares são todos trabalhados em ouro e prata e é considerada a segunda igreja mais rica em ouro no Brasil, uma vez que foram gastos mais de 400 kg de ouro nessa obra.

Ouro Preto
Fachada da Igreja Nossa Senhora do Pilar

Em seu subsolo você encontrará o Museu de Arte Sacra do Pilar. É uma igreja que vale a pena incluir na lista do que conhecer em Ouro Preto, MG.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo pode ser considerada um dos mais importantes templos da arte colonial mineira. 

Ela foi decorada pelo pai de Aleijadinho, que sofria influência do estilo barroco-rococó. Porém, as portas, o lavabo, os púlpitos e alguns de seus altares são obras do próprio Aleijadinho.

Ouro Preto
Igreja de Nossa Senhora do Carmo vista de cima

Todas as paredes inferiores da principal capela são decoradas com azulejos portugueses, o que dá um ar de elegância ao lugar. Ela fica ao lado da Praça Tiradentes e, ao lado da igreja, tem um cemitério de catacumbas que foi construído entre os anos 1824 e 1868.

Igreja de São Francisco de Assis

Construída em estilo barroco-rococó, a Igreja de São Francisco de Assis é uma das mais conhecidas do Brasil e que não poderia ficar de fora das nossas dicas de Ouro Preto.

Sua fachada foi projetada por Aleijadinho e seu interior (o teto) foi pintado pelo Mestre Ataíde, o famoso pintor brasileiro da era colonial.

Ouro Preto
Igreja de São Francisco de Assis

Mesmo com uma decoração mais leve, simples e suave (se comparada a outras igrejas da região), essa igreja foi classificada como uma das setes maravilhas de origem portuguesa no mundo. Ou seja, a Igreja de São Francisco de Assis precisa estar no topo da sua lista com o que fazer em Ouro Preto.

Aproveite também para visitar o Museu do Aleijadinho, que funciona bem nos fundos da igreja.

Igreja de São Francisco de Paula

Essa foi a última igreja construída no período colonial, entre os anos de 1804 e 1898. A Igreja de São Francisco de Paula é a mais alta de Ouro Preto, localizada no alto de um morro. Por causa disso, é possível avistá-la de diversos pontos da cidade. Foi a primeira igreja que visitamos quando chegamos na cidade.

Ouro Preto
Igreja de São Francisco de Paula

Seu interior é simples se comparado a outras igrejas de Ouro Preto, mas sua fachada é bem bonita. Sua construção foi um projeto de Francisco Machado da Cruz.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Belíssimo exemplar do período Barroco, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi projetada por Manoel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho. O túmulo dele e de seu filho se encontram na igreja.

Ouro Preto
A Igreja nossa Senhora da Conceição é belíssima!

Uma pena não termos conseguido visitá-la, pois ela estava fechada para reformas. Mas seu exterior já vale a visita! É aqui o lugar original do Museu do Aleijadinho que, por conta do fechamento, foi transferido para a Igreja de São Francisco de Assis.

1.3. Museu da Inconfidência Mineira

Para homenagear a Inconfidência Mineira e todos aqueles que foram seus protagonistas, foi criado o Museu da Inconfidência Mineira.

O museu abriga objetos e documentos da época, obras de arte que foram importantes para a formação do estado de Minas Gerais e os restos mortais dos inconfidentes, incluindo de Tiradentes.

Ouro Preto
Museu da Inconfidência

O museu está localizado bem no centro histórico de Ouro Preto, ali na Praça Tiradentes. Portanto, não tem erro para chegar até lá. Fotos lá dentro só com celular, câmeras não são permitidas.

1.4. Museu Casa dos Contos

O Museu Casa dos Contos foi construído entre 1782 e 1784 e, desde então, já serviu como esconderijo para os membros da Inconfidência Mineira, já foi Casa de Fundição, Casa da Moeda, Secretaria da Fazenda, Prefeitura… até se tornar um Museu atualmente.

Ouro Preto
Foto: Luis Rizo, de Wikimedia Commons

O lugar guarda um belo acervo de documentos e objetos da era colonial e uma grande coleção de moedas e cédulas que fizeram parte da história econômica do Brasil.

1.5. Feira de Artesanato (Feira de Pedra Sabão)

Mais conhecida como a “A Feirinha de Pedra Sabão”, já que a maioria dos produtos vendidos por lá são feitos desse tipo de pedra, que era uma das principais matérias-primas usadas por Aleijadinho em suas obras.


São mais de 50 bancas que vendem desde joias até artesanatos e esculturas que representam a cultura de Ouro Preto. Se você quiser levar uma lembrança da cidade, este é o melhor lugar para comprar.

2. Minas de Ouro

Para entender melhor a história do que se passou nesse lugar, visitar uma antiga mina de ouro tem que estar no topo da sua lista do que visitar em Ouro Preto.

Chega a ser assustador ver a quantidade de ouro que foi extraída de Ouro Preto em tão pouco tempo. Pior que isso é saber das condições deploráveis em que os escravos trabalhavam. Conhecimento mais que necessário!

Nós visitamos as Minas do Palácio Velho, que foi aberta ao público somente em 2016. Esse local foi um dos primeiros e mais produtivos núcleos de mineração de Minas Gerais no século 18. A sensação é de que lá tudo permaneceu intacto!

Na visita aprendemos muita coisa: as técnicas e materiais que os escravos usavam para a extração, a procedência dos escravos que trabalhavam no local, qual o valor de mercado dos escravos na época… Uma aula de história imperdível.

Essa mina fica pertinho da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Procure pelo guia Gustavo, seja no local ou por tel (31)98666-0240, ele sabe tudo do lugar!

Outras minas bastante visitadas são a Mina Jeje e a Mina Chico Rei. Para a Mina Jeje você pode comprar o ingresso na hora ou antecipado com a Pamela pelo tel (31) 98510-8617. Para a Mina Chico Rei, basta ir até o local.

3. Mirante do Morro São Sebastião

Se quiser ver Ouro Preto do alto, indicamos para você ir até o Mirante do Morro São Sebastião. A vista lá de cima é deslumbrante e dá para ver quase a cidade inteira!

Se o tempo estiver bom, uma boa pedida é deixar pra assistir o pôr do sol por lá. E se for a pé, prepare-se para ladeira, é íngreme de verdade!

Ouro Preto MG - mirante São Sebastião
Mirante do Morro São Sebastião

4. Parques em Ouro Preto

E não se engane achando que Ouro Preto é apenas uma cidade histórica. Aqui os amantes de natureza estão muito bem servidos com passeios que envolvem caminhadas, trilhas e lindas paisagens.

O Parque das Andorinhas é o destino perfeito para quem quer se refrescar em piscinas naturais e cachoeiras, e de quebra curtir um belo visual no mirante. 

São várias trilhas para escolher (do nível fácil ao mais puxado), tudo bem sinalizado. Basta passar no centro de informações e planejar seu dia de caminhada.

Vale também uma visita ao Parque do Itacolomi, que oferece diferentes passeios a apenas 5km de Ouro Preto. 

Você pode escolher algo mais tranquilo, como visitar o Museu do Chá e a Casa Bandeirista, incluindo um mergulho na lagoa. Ou pode encarar o trekking de 14km que leva até a base do Pico do Itacolomi.

5. O que fazer em Ouro Preto: passeios bate-volta

Para sua viagem para Ouro Preto ficar ainda mais legal, uma boa pedida é combinar outros destinos no roteiro.

5.1. Tiradentes e São João del Rei

Para começar, a dica é conferir os museus, igrejas e construções antigas do centro histórico de Tiradentes.

Com uma arquitetura que se assemelha a de Ouro Preto, os dois destinos ficam a 160km de distância e é bem fácil combiná-los em uma única viagem.

Rua de pedras com casarões antigos em Tiradentes
Tiradentes e suas ruas de pedras. Foto: Pedro Vilela / MTur – Flickr

Além do lado histórico, Tiradentes ainda tem diversas cachoeiras para quem curte natureza. Isso sem falar de Bichinho, a simpática vila com lojinhas e ateliês que completam o passeio.

De lá, é só seguir em um icônico passeio de Maria Fumaça até São João del Rei. Nessa pequena cidade, as ruas de paralelepípedo guardam museus, monumentos e mais casinhas coloridas para alegrar sua viagem. É um tour completo pela história de Minas Gerais!

Se você tiver mais tempo para sua viagem, vale esticar a estadia em Tiradentes e São João del Rei para aproveitar com calma. Mas se o roteiro estiver mais apertado, é possível fechar um tour para Tiradentes e São João del Rei saindo de Ouro Preto e conhecer os principais atrativos em um dia.

Veja também:

5.2. Mariana

A cidade de Mariana está a apenas 15 km de Ouro Preto, então vale muito a pena dar um pulo até lá durante sua viagem. Você pode ir por conta própria ou fechar um tour guiado para aprender mais sobre a história da cidade.

Chegando em Mariana, não deixe de visitar as Igrejas Gêmeas que estão localizadas na Praça de Minas Gerais. A história da construção das igrejas é muito interessante, visto que elas foram o motivo de disputa entre duas famílias ricas que queriam mostrar quem tinha mais poder na cidade.

o que fazer em Ouro Preto_igrejas gemeas de Mariana
Igrejas gêmeas de Mariana. Foto: Sérgio Mourão /CC BY-SA 4.0

Uma delas é chamada de Igreja de São Francisco de Assis que foi toda projetada por Aleijadinho. A outra é a Igreja de Nossa Senhora do Carmo que possui uma requintada capela e foi construída no estilo barroco.

Quer passar mais tempo aqui? O blog D&D Mundo Afora tem um post com roteiro para 1 dia em Mariana.

5.3. Congonhas

Se você quer conhecer mais a fundo alguns trabalhos de Aleijadinho, precisa visitar a cidade de Congonhas, a 56 km de Ouro Preto.

É lá que se encontram as maiores obras dele, sendo o Santuário Bom Jesus de Matosinhos, um projeto de importância histórica nacional e mundial, reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Os Doze Profetas de Aleijadinho estão no interior da igreja e segundo informações de estudiosos, essa obra foi feita para representar alguns dos principais personagens da Inconfidência Mineira.

5.4. Lavras Novas

A 15 km de Ouro Preto você vai encontrar o município de Lavras Novas, conhecido por suas riquezas naturais.

A região é propícia para a prática do ecoturismo, uma vez que ela é repleta de cachoeiras, montanhas e serras que facilitam a prática de esportes como rapel, tirolesa, caiaque, escalada e trekking. Para quem gosta de aventura, vale a pena dar um pulo lá.

5.5. Instituto Inhotim (Brumadinho)

São cerca de 115 km de distância de Ouro Preto até o Instituto Inhotim, museu que guarda o maior acervo de arte contemporânea do Brasil.

Localizado na cidade de Brumadinho, uma visita ao Inhotim é a combinação perfeita entre arte e natureza. Além das obras de arte que ficam expostas tanto de forma permanente como em exposições temporárias.

Os jardins do instituto contam com aproximadamente 5 mil espécies de plantas. Aliás, Inhotim surgiu a partir de um jardim privativo, e tem um trabalho forte ligado à pesquisa e preservação botânica.

Minha opinião é que o local precisa de mais tempo para ser explorado. Mas caso você esteja em Ouro Preto e queira aproveitar a oportunidade, pode fazer esse tour para Inhotim que dura o dia inteiro.

O que fazer em Ouro Preto à noite: bares, restaurantes e vida cultural

Em Ouro Preto, a vida noturna é marcada por vários barzinhos, música ao vivo e muita animação.

Aproveite o clima de aconchego da cidade à noite, caminhando pelas ruas históricas iluminadas e apreciando a arquitetura barroca sob as estrelas.

No centro histórico, você encontrará ótimos restaurantes e bares para desfrutar da culinária mineira e apreciar cervejas artesanais locais, como o O Passo Pizza Jazz, o Escadabaixo Bar Cozinha e o Bené da Flauta.

Também não deixe de tomar um chopp gelado ou experimentar a famosa cachaça mineira no Vila Boots ou no Tenente Pimenta Rock Bar Pub.

Outra opção de entretenimento noturno em Ouro Preto é o Cine Theatro Central, um lindo e enorme teatro em estilo Art Déco. Quando estiver na cidade, confira a programação de espetáculos por lá.

Repúblicas estudantis, feriados e carnaval em Ouro Preto

O Carnaval de Ouro Preto é um dos mais conhecidos do Brasil e reúne turistas do mundo todo que vão curtir as animadas festas da cidade e aproveitam para conhecer mais da história do lugar.

Por ser uma cidade universitária, Ouro Preto é cheia de repúblicas estudantis. É um contraste bem interessante ver uma galera mais jovem morando em uma cidade com cara de velha.

São as repúblicas que se dividem em blocos de carnavais, organizam a festa e se apresentam na Praça da UFOP, fazendo o carnaval em Ouro Preto ser bem animado.

ouro preto
Mais ladeiras, casas coloniais e repúblicas de Ouro Preto

Por outro lado, como Ouro Preto é uma cidade bastante religiosa, na semana santa acontecem várias programações, como encenações e procissões. 


Nas principais ruas são colocados tapetes personalizados com flores para demarcar o roteiro de igrejas que devem ser visitadas durante esse período.

Se você for visitar Ouro Preto em algum feriado, é recomendado fechar sua hospedagem com antecedência.

Onde se hospedar: hotéis e pousadas em Ouro Preto

Por ser uma região turística e sempre receber visitantes, Ouro Preto oferece muitas opções de hospedagens. Para quem prefere ficar próximo aos pontos turísticos, o lugar ideal para ficar é mesmo ali pelo centro histórico.

Como a região é repleta de ladeiras, é importante verificar se o hotel escolhido fica no topo de uma delas, pois será bastante cansativo subir e descer todos os dias.

Outro detalhe a ser observado é a estrutura física do estabelecimento, uma vez que os imóveis da cidade são muito antigos e carentes de reforma.

Bons hotéis que recomendamos são:

  • Pousada Solar da Ópera | Um casarão antigo bem localizado e com quartos espaçosos e confortáveis. 
  • Pousada Casa dos Contos | A poucos metros da Praça Tiradentes, tem quartos aconchegantes e com varanda com vista para a cidade. 
  • Grande Hotel de Ouro Preto | Projetado por Oscar Niemeyer, o hotel conta com piscina, restaurante, deck e vistas panorâmicas. Alguns quartos são duplex.
  • Hotel Pousada Casa Grande | Situado num casarão do centro histórico, os quartos desse hotel ainda preservam a decoração colonial, além de ter uma vista maravilhosa. 
  • Hotel Solar do Rosário | Localizado perto dos principais pontos turísticos, conta com quartos aconchegantes e cuidados nos mínimos detalhes.
  • Le Ville | Com instalações para lá de modernas e sofisticadas, esse hotel oferece quartos amplos e cheios de comodidades.

Aproveite para conferir nosso post com as melhores sugestões de hotéis e pousadas em Ouro Preto, para todos os gostos e bolsos.

Quarto de casal com decoração elegante em Ouro Preto
Hotel Solar do Rosário. Foto: divulgação.

Mais dicas de viagem para Ouro Preto

Depois de todas essas dicas sobre onde ir em Ouro Preto, temos mais algumas recomendações para tornar sua estadia em Minas inesquecível!

Como chegar em Ouro Preto e como circular por lá

Como chegar em Ouro Preto MG

Para chegar a Ouro Preto vindo de qualquer parte do Brasil, o ideal é descer no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, e de lá seguir de carro ou ônibus para a cidade, já que são apenas 100 km de distância em uma estrada super tranquila.

Prefere dirigir? Se não for no seu próprio veículo, dá para alugar um carro (recomendamos a Rentcars, melhor preço) e retirá-lo no aeroporto ou já em Ouro Preto mesmo. Viajando dessa forma, você terá mais liberdade para conhecer as cidades próximas, como Mariana (que está a 14 km de distância) e Lavras Novas (a 19 km).

Se optar por viajar de ônibus, o trajeto Belo Horizonte – Ouro Preto leva em torno de 2 horas. Há opções de transporte em diversos horários ao longo do dia, você pode conferir e reservar a passagem online.

Como circular em Ouro Preto

A maioria dos visitantes (incluindo a gente) prefere caminhar pelo centro histórico, visitando os principais pontos turísticos de Ouro Preto. Com certeza, é a melhor forma de observar cada detalhe da arquitetura colonial da região. Somente esteja preparado para subir e descer muita ladeira!

Para acessar lugares mais distantes de Ouro Preto, é fundamental usar um carro. Aliás, vale muito conhecer Ouro Preto e aproveitar para conhecer outros destinos como Tiradentes e São João del Rei. Ou ainda, Mariana e Lavras Novas, que ficam pertinho também. Para não ficar dependendo de transporte público, sugerimos o carro mesmo.

Quando ir para Ouro Preto

Como é uma cidade totalmente turística, Ouro Preto tem estrutura para ser visitada em qualquer época do ano. 

O mês de julho é quando acontece o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, deixando a região bastante movimentada. Mas é entre abril a setembro o período com o melhor clima para caminhar pelas famosas ladeiras de Ouro Preto.

Se você não se importar com as chuvas, pode deixar para conhecer a cidade entre novembro e fevereiro, que é bem tranquilo. Porém, como o carnaval de Ouro Preto deixa a cidade cheia, esse é um dos períodos mais difíceis para aproveitar o lugar. A não ser que a sua intenção seja realmente pular o carnaval, é bom evitar.

Quantos dias ficar em Ouro Preto

Considere, pelo menos, de dois a três dias cheios para conhecer os principais pontos turísticos de Ouro Preto e aproveitar tudo o que a cidade tem para oferecer.

Já para curtir os passeios em Ouro Preto que envolvem natureza ou aventura, é bom reservar um dia extra. E se quiser esticar para alguma cidade vizinha, acrescente mais um ou dois dias em seu roteiro.

Para você organizar seu passeio em Ouro Preto, temos uma sugestão de roteiro para 3 dias na cidade:

O que fazer em Ouro Preto em 1 dia | Centro Histórico

  • Praça Tiradentes 
  • Igreja Nossa Senhora do Pilar
  • Igreja Nossa Senhora do Carmo
  • Igreja São Francisco de Assis
  • Museu da Inconfidência Mineira
  • Museu Casa dos Contos
  • Feira de Pedra Sabão

O que fazer em Ouro Preto em 2 dias | Minas e natureza

  • Minas de Ouro
  • Parque do Itacolomi OU Parque das Andorinhas
  • Mirante do Morro São Sebastião

O que fazer em Ouro Preto em 3 dias | Cidades próximas a Ouro preto

  • Tiradentes e São João del Rei OU Mariana

Quer estender viagem por Minas? Dê uma olhada no nosso post sobre o que fazer em Tiradentes MG.

Saiba mais sobre a história de Ouro Preto

Se suas aulas de história foram há muuuito tempo atrás e você não se recorda da importância de Ouro Preto na história do Brasil, dá uma lida aqui antes de visitar a cidade:

O começo: Vila Rica

Foi lá no século XVII que nasceu a cidade de Vila Rica, que conhecemos hoje como Ouro Preto. Foi com a exploração do ouro que o município cresceu economicamente, ao mesmo tempo em que surgia a arte colonial em Minas Gerais – ainda presente nos dias de hoje na arquitetura dos casarões do centro histórico.

Mas foi com a Inconfidência Mineira que a região ganhou fama, tendo Tiradentes como seu maior representante: ele foi enforcado e teve sua cabeça exposta na principal praça da cidade, hoje chamada de Praça Tiradentes.

Ouro Preto
Foto: Scan de Museu da Inconfidência, série Museus Brasileiros, edição Banco Safra

Tornando-se Ouro Preto

Com a Independência, a então chamada Vila Rica recebeu o nome de Ouro Preto, em referência ao grande teor de óxido de ferro e paládio presentes na cidade. Isso alterava a cor do ouro, que apresentava uma coloração mais escurecida. Foi então que Ouro Preto se tornou a primeira capital das Minas Gerais.

Foi nesse período que nasceu ali Antônio Francisco Lisboa, o famoso artista Aleijadinho -assim apelidado devido a uma enfermidade que lhe deformou o corpo e os membros.

Influenciado pelo estilo barroco, Aleijadinho criou grandes obras como a Igreja de São Francisco de Assis e o conjunto de esculturas Os Doze Profetas, usando a pedra-sabão como matéria-prima de seus trabalhos.

E é com essa mistura de história e cultura que Ouro Preto se tornou uma das cidades mais emblemáticas do país. Procurada por turistas do mundo inteiro que se perdem em suas íngremes ladeiras, a cidade nos presenteia com a sua alegria, seu colorido e sua vivacidade.

Curtiu nossas dicas sobre tudo o que fazer em Ouro Preto? 

Agora que você já sabe todas as coisas legais para fazer em Ouro Preto, é só preparar as pernas e fazer as malas!

Vai para Ouro Preto? Aproveite e veja também:

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você


Deixe o seu comentário

28 comentários em “O que fazer em Ouro Preto MG: TOP atrações + dicas imperdíveis”

    • Oi, Luisa. Nossa visita por MG foi ótima e Ouro Preto é uma aula de história a céu aberto. Para uma primeira visita entre 3 e 4 dias funciona super bem. Principalmente se quiser conhecer a parte de natureza. Se seu interesse for apenas a parte histórica entre 2 e 3 você está bem!

      Responder
  1. Olá Adriana! Já visitei Ouro Preto uma vez e gostei muito. Fiquei hospedado na república em que meu primo morava em época de faculdade de engenharia. Um ângulo diferente de visitação rsrs. Me pergunto porque não voltei mais vezes lá. Um lugar lindo e totalmente diferente. Ótimo post, parabéns! 😉

    Responder
    • Fala Fábio, eu, Caio, já tinha ido também nesse esquema há 17 anos atrás para a Festa do 12, realmente uma outra visão. Agora pude ver toda a história do lugar. Valeu pela msg!

      Responder
    • Ouro Preto é linda, Gisele. Eu já tinha ido há muitos anos atrás para uma tradicional festa lá, mas agora pude conhecer melhor a cidade! É incrível a história que temos lá!

      Responder
  2. OURO PRETO

    Esse museu a céu aberto
    nos remete ao passado,
    vivenciando bem de perto
    o que nos livros é relatado.

    A cidade é encantadora,
    uma pura obra de arte.
    Não sei se é uma tela
    ou uma foto de baluarte.

    É uma viagem no tempo,
    é reviver e presenciar.
    É ouvir o eco dos negros
    e o ouro do branco tilintar.

    É uma cidade inspiradora,
    motivou a independência.
    É símbolo de muita riqueza,
    visão holística da Inconfidência.

    Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia

    Responder
  3. Olá gente. Como está a questão da abertura das atrações em meio à pandemia? Todos os museus que citaram estão abertos? Obrigada por compartilharem experiências.

    Responder
    • Olá Danielle, infelizmente não temos a informação detalhada sobre como estão os museus no atual momento. Sugerimos que entre em contato com alguns deles para entender a situação atual. Obrigado pela sua mensagem!

      Responder
    • Que bom que você gostou das dicas! Para garantir que você consiga aproveitar ao máximo sua visita a Ouro Preto, sugiro que você agende com antecedência os passeios mais concorridos, como visitas a museus e igrejas mais famosas. Assim, você evita filas e garante sua vaga. Já os passeios mais comuns, como caminhar pelo centro histórico, geralmente podem ser feitos no dia, sem problemas. Aproveite sua viagem!

      Responder
  4. Adorei as dicas sobre Ouro Preto! Já fiz uma viagem para lá e fiquei fascinado com a arquitetura e a história da cidade. Vou seguir suas recomendações para minha próxima visita, especialmente a recomendação de visitar a Igreja de São Francisco de Assis. Obrigado!

    Responder
    • Que legal que você gostou das dicas sobre Ouro Preto! Realmente a cidade é encantadora, cheia de história e arquitetura incrível. A Igreja de São Francisco de Assis é um dos pontos altos, tenho certeza que você vai adorar! Aproveite muito sua próxima visita!

      Responder