Termas de Puritama: um banho nas águas termais do Atacama

COMO VISITAR E RELAXAR NAS TERMAS DE PURITAMA, NO ATACAMA

Aproveite um momento de relax e descanso nas águas termais do Atacama

  • Adriana
  • -
  • 16 de janeiro de 2020
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Se tem algo que podemos afirmar sobre o Deserto do Atacama é que se trata de uma viagem absurdamente linda – e também cansativa. Visitar todas aquelas paisagens deslumbrantes em alta altitude deixam qualquer viajante sem forças no fim do dia. Mas como o Atacama é realmente perfeito, existe um lugar maravilhoso para relaxar e recuperar as energias: as Termas de Puritama.

As Termas de Puritama contam com o total 8 piscinas, construídas ao longo de um rio, usando suas águas naturalmente quentes. Para relaxamento total, imagine que as temperaturas variam dos 28º aos 35ºC. Tudo isso em meio a um cenário maravilhoso da natureza.

Termas de Puritama - Alto
Momento de relax nas águas quentes e relaxantes das Termas de Puritama

Nós já escrevemos aqui tudo o que fazer no Atacama, mostrando as principais atrações desse deserto chileno. Agora vamos mostrar como é o passeio para Termas de Puritama. Nesse post você vai ver:

  • Como chegar às Termas de Puritama
  • Como é o passeio para as Termas de Puritama
  • Dicas e informações gerais para curtir as Termas de Puritama

Se você vai para o Atacama, é bom se preparar para o ‘soroche’ – o mal de altitude – que pode ser causado pela diminuição de oxigênio acima dos 3.000 metros. Portanto, faça um seguro viagem antes de embarcar. Recomendamos pesquisar seu seguro pela Segurospromo, um site que compara preços e dá uma enorme variedade de opções. Aproveite para usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e ganhar 5% de desconto!

Como chegar às Termas de Puritama

A distância entre San Pedro e as Termas de Puritama é de aproximadamente 30km.

Vale dizer que, para visitar as Termas de Puritama e fazer outros passeios pelo Deserto, você deverá usar a pequena de cidade de San Pedro de Atacama como base, pois é aqui que se encontram acomodações e comércio. 

Em San Pedro nós os hospedamos em dois lugares diferentes, que recomendamos:

Hostal Sonchek | Bem no centrinho, com opções de cama em dormitório e quartos privados. Banheiros compartilhados e cozinha de uso comum.

Termas de Puritama - Soncheck
Hostal Sonchek. Foto: divulgação

Posada Atacameña | A 5 minutinhos do centro, com quartos coletivos e privados, opção de banheiro privado ou compartilhado. Com cozinha e um pátio bem simpático.

Fechar com agência ou ir por conta própria?

Para chegar às Termas de Puritama, você terá duas opções: fechar um tour ou ir por conta própria (alugando um carro).

Existem várias agências em San Pedro que oferecem tours para as Termas de Puritama. Há saídas tanto na parte da manhã como na parte da tarde, o que permite você combinar Termas de Puritama com outro passeio no mesmo dia.

Para quem deseja ir por conta própria, é possível alugar um carro no Atacama. Pra isso recomendamos a Rentcars – sempre achamos o melhor preço com eles. Nós fizemos alguns passeios no Atacama por conta própria e achamos bem fácil explorar o Deserto de carro.

Para chegar lá, saia de San Pedro de Atacama pela rota B245. Quando chegar na bifurcação que leva para os Geysers del tatio, siga pela direita. A estrada não é asfaltada, mas suas condições não são tão ruins.

É possível também combinar a visita às Termas de Puritama com uma trilha pelo Vale de Guatin. São 3km de trilha, normalmente percorridas em 2h30 de passeio, em que o ponto final será nas Termas. Nós não fizemos essa trilha, mas nesse caso é mais recomendável fazer o passeio com uma agência.

O nome Puritama significa água quente, sendo Puri (água) e Tama (quente).

As Termas de Puritama ficam localizadas no meio de um cânion. Suas águas são enriquecidas de minerais, como cálcio e magnésio, o que ajudam na “função terapêutica” do passeio.

Como é o passeio para as Termas de Puritama

Depois de fazer alguns passeios pelo Atacama, é inevitável que o cansaço bata à sua porta. Como já sabíamos disso, nos programamos para deixar as Termas de Puritama para nossos últimos dias no Atacama – e sugiro que faça o mesmo.

Uma coisa boa é que não é necessário acordar tão cedo para visitar as termas de Puritama. Na verdade, você pode escolher entre dois horários, seja na parte da manhã ou da tarde. O local fica aberto todos os dias das 9h30 às 17h30.

Termas de Puritama - Espaço
Área onde ficam localizadas as águas termais

Os ingressos são vendidos de acordo com o turno escolhido: são 15.000 pesos (seg a sex de manhã, sábados e domingos) ou 9.000 pesos (seg a sex a partir das 14h)

Nós escolhemos encerrar o dia nas Termas de Puritama e fomos na parte da tarde, economizando também no valor da entrada. Fomos por conta própria e deixamos o carro no estacionamento, que fica a uns 500 metros da entrada das Termas.

Chegando lá, a gente já vai se impressionando com o visual. Fomos direto para o vestiário trocar de roupa e entramos na primeira piscina que vimos!

Termas de Puritama - Fluxo de Água
As termas não são piscinas com água parada, é um rio que foi represado em diversos pontos

São no total oito piscinas termais, sendo que uma é exclusiva para hóspedes/ convidados. Todas elas são lindas, cercadas de pedras e vegetação.

Quando soube que eram 8 piscinas, imaginei que ficaria na maior dúvida de qual piscina ficar, ou ainda que ficaria pulando de uma pra outra.

Termas de Puritama - Piscina
Curtindo a piscina termal no meio da natureza
Termas de Puritama - Queda Dágua

A verdade é que depois que entrei na primeira, não tinha mais vontade nem de me mexer! Como havia muita gente também (não espere exclusividade), escolhemos um cantinho mais vazio e por lá permanecemos.

O único momento ruim desse passeio é a hora de ir embora. Sair da água quentinha e sentir o choque térmico não é das melhores sensações. Por isso, deixe sua toalha por perto e leve um casaquinho caso a temperatura no dia esteja muito baixa.

Dicas e informações sobre o passeio para as Termas de Puritama

  • O valor dos tours para as Termas de Puritama varia entre 17 e 65 mil pesos, dependendo da agência. Não é necessário fechar o passeio com muita antecedência: busque por agências quando chegar em San Pedro, assim você pode buscar os melhores preços.  
  • Os valores da entrada para as Termas de Puritama são: 15.000 pesos (seg a sex de manhã, sábados e domingos) ou 9.000 pesos (seg a sex a partir das 14h)
  • Além da roupa de banho, não se esqueça de levar chinelos e uma toalha. É bom levar um casaco, caso esteja frio ou ventando quando sair da água quentinha.
  • Leve também água, protetor solar e óculos de sol. Não esqueça de se manter hidratado e protegido no deserto. Se quiser leve também um lanche, nada é vendido no local.
  • Há um armário disponível próximo ao vestiário para guardar seus pertences, porém você deverá levar seu próprio cadeado se quiser trancá-lo.
  • As Termas de Puritama ficam a 3.500 metros acima do nível do mar. Durante sua viagem pelo Atacama, é normal sentir uma falta de ar ou o coração um pouco mais acelerado por causa do ar mais rarefeito. Para amenizar os sintomas, veja como prevenir o soroche.
  • Sempre recomendamos fazer um seguro viagem, mas para o Atacama é imprescindível. Nós já passamos mal durante nossa trip pela América do Sul (por causa da altitude) e precisamos de médico. Portanto, não se arrisque.  Sugerimos fazer uma busca pela Segurospromo, o melhor site comparador de preços. Aproveite e use nosso código EMALGUMLUGAR5 pra garantir 5% de desconto.

O passeio para as Termas de Puritama combina com:

Como as Termas de Puritama podem ser visitadas em meio período (manhã ou tarde), você pode aproveitar e combinar esse tour com algum que seja feito em outro turno. Veja alguns deles:

Valle de La Luna + Valle de La Muerte | Um dos passeios mais imperdíveis do Atacama, com paisagens surreais do deserto. O tour dura meio período e geralmente é feito à tarde, para aproveitarmos o pôr do sol nesse cenário incrível.

Geyser del Tatio | Prepare-se para acordar cedo e assistir um dos espetáculos mais lindos da natureza. O melhor horário para observar o campo geotérmico é ao amanhecer, quando as baixas temperaturas nos permitem ver toda a água e vapor saindo dos geisers.

Laguna Cejar | Prepare-se para boiar em uma linda lagoa com uma concentração de sal maior que a do Mar Morto! O passeio também inclui uma visita ao Ojos del Salar e jfinaliza com um pôr do sol inesquecível na Laguna Tebenquiche

Lagunas Escondidas de Baltinache | Um conjunto de 8 lagunas, sendo duas permitidas para banho. Aqui o cenário é lindo e a alta concentração de sal também fará você boiar sem esforço. Esse passeio pode incluir uma visita ao ônibus abandonado do deserto.

Vale do Arco-Íris | Encha seus olhos com essas montanhas multi coloridas que ficam em um vale a 60km do centro de San Pedro de Atacama. Aproveite para aprender um pouco sobre a história do local, já que esse tour costuma incluir uma parada nos petroglifos de Hierbas Buenas.

Para planejar sua viagem, não deixe de conferir nosso guia completo com tudo o que fazer no Deserto do Atacama.

Pronto para relaxar nas Termas de Puritama e fechar sua viagem pelo Atacama bem relax?

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Chile: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

COSTA RICA NÃO É SÓ PRAIA! 
Se vc acha que o país (que por sinal é um dos lugares mais biodiversos do mundo) tem só belas praias a oferecer, dá uma espiada nessa beleza. 
Uma das cachoeiras mais bonitas que visitamos na Costa Rica foi a Catarata Rio Fortuna, com nada menos que 75 metros de queda d’água.

E para se banhar nessa maravilha, é preciso encarar uns 500 degraus de escadaria. Dica: desça na maior empolgação pra dar um mergulho nessa belezura e deixa pra sofrer na volta 😅 
Nós fomos não época de chuvas e mesmo assim a água estava linda! 
O que pode acontecer nessa época é que, devido ao grande volume de água, o mergulho na piscina principal seja proibido por questões de segurança. Mas dá pra se banhar logo adiante, no rio formado pela cachoeira. Então tá valendo o “esforço” de qualquer jeito!

E vc, tb curte uma cachoeira ou prefere mesmo uma praia?

#costarica #lafortuna #emalgumlugardomundo #nature #waterfall

🚙 🇨🇷Viajar pela Costa Rica de carro foi uma das melhores aventuras que vivemos! 
A gente ama a liberdade de dirigir pelo desconhecido, fazer as coisas do nosso jeito, no nosso tempo. 
Sabiamos que não iríamos muito longe alugando um carro comum, porque algumas estradas por lá são impraticáveis – então já fechamos num 4×4 da @nomad_america pra não ter erro. E gente, não é em qualquer lugar que a gente pode alugar um carro com barraca de camping e dormir em uma praia deserta, né? 🏕️🏖️ E foi assim que cruzamos rios e acampamos em lugares incríveis – tudo isso vivenciando uma conexão incrível com a natureza selvagem desse país que tanto nós surpreendeu 😍

🇨🇷 Dois ícones da Costa Rica: surf e por do sol ☀️ 🏄‍♀️ Como o país é estreito e comprido , quase todas as praias do lado do Pacífico têm espetáculo do pôr do sol garantido (isso quando as chuvas tropicais não atrapalham). Fora a água naquela temperatura gostosa e um tanto de ondas tranquilas, ótimo pra quem quer aprender a surfar. A gente até se animou fazendo umas aulinhas, mas precisava de mais uma temporada por lá pra se manter na prancha por mais tempo. Alguém aqui pensando em voltar? 😬😛

Saindo da rota: todo destino tem aqueles cantinhos escondidos, que não estão em nenhum guia de viagem ou que você nunca ouviu falar antes, por mais que tenha pesquisado tudo sobre o lugar. ⠀
“E se a gente virar aqui, onde que vai dar?”
⠀
Eu não sei vocês, mas pra gente uma das melhores partes da viagem é poder andar pelo desconhecido. É esticar a caminhada ou virar à esquerda no atalho, e chegar ali só pra ver o que que tem.
⠀
É verdade que você pode chegar numa rua sem saída (e obviamente não é em todo destino que dá pra fazer isso). Mas é numa dessas que você descobre um lugar especial, que já faz valer a viagem todinha – que até vale cortar atração do roteiro só pra aproveitar mais aquela descoberta. ⠀
O desconhecido definitivamente faz nossos olhos brilharem! E para você, qual o grande momento em uma viagem?⠀ ⠀
____________________________
⠀

🇨🇷 Na Costa Rica você passa o dia inteiro babando pelo azul, pra chegar no fim de tarde e ficar embasbacado com esse rosa. 😍😱 É um pôr do sol mais lindo que o outro por aqui! ☀️

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!