Escrito por Adriana
15 de março de 2024
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Tem mais alguns dias sobrando na sua viagem à capital da Catalunha? Pois saiba que os arredores da cidade reservam destinos incríveis para um bate e volta de Barcelona. Afinal, suas cidades vizinhas estão cheias de atrações incríveis que valem a visita.

Localizada no nordeste da Espanha, a Catalunha é dividida em quatro províncias: além de Barcelona, tem também Girona, Lérida e Tarragona. A região ostenta belas praias, obras de Gaudí e até estações de esqui durante o inverno.

Bate e volta de Barcelona: Park Guell
Entrada principal do Park Guell, em Barcelona.

Já mostrei por aqui um roteiro de 3 dias em Barcelona e também dei as melhores dicas de onde ficar em Barcelona. Agora, listei 12 cidades incríveis que você pode conhecer em um bate e volta de Barcelona. Vamos embarcar nessa viagem por terras catalunhas?

  1. Montserrat
  2. Tossa de Mar
  3. Cadaqués
  4. Girona
  5. Besalú
  6. Figuères
  7. Sitges
  8. Tarragona
  9. Colónia Guell
  10. Mataró
  11. Vall de Núria
  12. La Molina

Para passeios bate e volta de Barcelona, preferi viajar de carro, por conta da liberdade que o carro oferece – salvo algumas exceções que indicamos ao longo do post. Para alugar um carro, uso e recomendo a Rentcars, um comparador de preços que sempre mostra as melhores ofertas.

1. Montserrat

Pertinho de Barcelona – a apenas 50 km, Montserrat é lar da montanha mais importante e sagrada da região da Catalunha. Isso porque lá se encontra o Monastério Beneditino de Montserrat, uma construção belíssima a 1200 metros de altitude.

Com mais de mil anos de história, o monastério é um local de peregrinação e contemplação. Para chegar até lá, você pode escolher subir de teleférico ou de trem de cremallera.

Bate e volta de Barcelona: Montserrat
Montserrat e suas incríveis formações de rochas.

Cercado por pedras, o monastério abriga a imagem de Nossa Senhora de Montserrat, esculpida no século 12. Conhecida como “La Moreneta”, a santa é a padroeira da Catalunha.

Para os amantes da natureza, Montserrat tem uma extensa rede de trilhas pelas montanhas, sendo a mais popular a trilha até o cume de Sant Jeroni, que oferece uma paisagem de tirar o fôlego.

Como chegar a Montserrat

Montserrat fica a apenas 53 km de Barcelona e o trajeto de carro leva 1h. Caso não queira dirigir, você pode fechar um traslado em veículo com ar condicionado. O valor já inclui o ingresso para a Basílica do Mosteiro. 

Para mim, o melhor trajeto é de trem, pois a paisagem é bem mais bonita. O trem da linha regional R5 parte da estação da FGC da Plaça Espanya e leva até Monistrol de Montserrat. As passagens podem ser compradas na bilheteria da própria estação ou nas máquinas de venda automática.

Há também a opção de conhecer Montserrat com uma agência. O pacote inclui transporte de Barcelona, a entrada para o monastério e o acompanhamento de um guia. 

2. Tossa de Mar

Localizada na Costa Brava, região costeira da província de Girona, a Tossa de Mar é um pequeno vilarejo com apenas 6 mil habitantes, a cerca de 100 km de Barcelona.  

Com uma história que remonta aos tempos do Império Romano, a cidade preserva um centro histórico bem conservado, onde as muralhas medievais envolvem as ruelas de paralelepípedos.

Bate e volta de Barcelona: Tossa de Mar
Tossa de Mar e seus encantos medievais.

A principal atração de Tossa de Mar é, sem dúvida, seu impressionante Vila Vella, uma fortificação medieval que oferece uma vista panorâmica do Mar Mediterrâneo.

Além da riqueza histórica, Tossa de Mar tem praias paradisíacas, com destaque para a Praia Gran, ou Platja Gran, com sua extensa faixa de areia dourada e um mar azulzinho.

Como chegar a Tossa de Mar

Tossa der Mar está a 100 km de Barcelona e o trajeto leva em torno de 1h20. Também dá para ir de ônibus. A empresa Moventis Sarfa faz o percurso e as passagens podem ser compradas pelo site ou na Estação Nord, em Barcelona, de onde parte o ônibus.

3. Cadaqués

Também parte da Costa Brava, Cadaqués é uma charmosa e pequena vila de pescadores com menos de 3 mil habitantes. 

É impossível não se apaixonar por seu centro histórico da vila, composto por um labirinto de ruas estreitas e casas caiadas de branco. No meio das construções brancas, se destaca a torre da Igreja de Santa Maria, um marco arquitetônico da cidade.

Bate e volta de Barcelona: Cadaqués
Um belo visual de Cadaqués.

Considerada uma das cidades litorâneas mais bonitas da Espanha, Cadaqués tem praias paradisíacas com águas calmas e cristalinas.

Além de sua beleza única, a cidade é famosa por sido lar do renomado pintor surrealista Salvador Dalí. Por lá, não deixe de visitar a Casa-Museu Salvador Dalí, a antiga residência do pintor.

Como chegar a Cadaqués

A melhor forma de chegar a Cadaqués é de carro. O trajeto de 170 km dura um pouco mais de 2h. Também dá para ir de ônibus, que demora cerca de 3h. A empresa de ônibus responsável pelo trajeto Barcelona-Cadaqués é a Moventis Sarfa, e pelo site você pode conferir os horários e valores.

4. Girona

Entre os destinos turísticos mais importantes da Costa Brava e de toda Catalunha, Girona é uma cidade histórica com encantadoras ruas de paralelepípedos e arquitetura medieval bem preservada.

Um fato interessante é que a cidade já foi cenário de inúmeras guerras. Hoje, as fortalezas e muralhas ainda estão conservadas. A fortaleza La Força Vella é uma das que podem ser visitadas.

Bate e volta de Barcelona: Girona
Um passeio em Girona é quase voltar no tempo!

A Catedral de Girona é outra construção antiga, do século 11, que você não pode deixar de conhecer por lá. Ela apresenta uma mistura de estilos arquitetônicos, incluindo o gótico e o românico.

Outra curiosidade é que a Catedral de Girona, as muralhas e as ruas do bairro histórico foram cenário da quinta temporada da série Game of Thrones. Se você é um amante da série (assim como eu rs) vale muito a pena dar uma passada por lá!

Se você quer apreciar uma boa gastronomia, é em Girona que está localizado um dos melhores restaurantes do mundo, o El Celler de Can Roca.

Como chegar a Girona

Para ir de carro alugado, o passeio bate e volta de Barcelona até Girona tem cerca de 100 km e o percurso dura cerca de 1h30. Você também pode optar por ir de trem de alta velocidade da empresa Renfe partem da estação Barcelona Sants e a viagem dura, em média, 30 minutos.

Uma opção mais econômica é ir de ônibus. Os ônibus saem da Estación Nord em Barcelona e as passagens podem ser compradas com antecedência pelo site oficial da Alsa. A viagem dura aproximadamente 1h50.

Mais uma opção é fechar um passeio com agência, que inclui transporte em ônibus e um guia bilíngue que acompanha a viagem e faz um tour a pé por Girona, conhecido como “tour Game of Thrones”. Imperdível para quem é fã da série!

5. Besalú

Às margens do Rio Fluvià, Besalú é outro pequeno vilarejo conhecido por sua arquitetura medieval bem preservada. 

Parte da província de Girona, sua história começa com os celtas, os primeiros a ocupar a cidade. Tempos mais tarde, foram os iberos e depois os romanos. 

Bate e volta de Barcelona: Besalú
O cartão postal de Besalú.

O cartão-postal do lugar é sua Ponte Medieval. Construída no século 12, a ponte de pedras tem 105 metros e oferece uma vista espetacular de todo o vilarejo. Além disso, também há um castelo onde moravam todos os condes da cidade. 

Por lá, faça um passeio na Praça da Liberdade (Plaça de la Llibertat), o coração de Besalú, cercada por edifícios medievais que abrigam lojas, cafés e restaurantes. Conheça também o Monastério de Sant Pere, com sua arquitetura românica.

Como chegar a Besalú

Minha dica é visitar Besalú em um passeio combinado com Girona. O vilarejo é bem pequeno, então pode ser conhecido em um roteiro de 2h. 

Como expliquei no tópico anterior, dá para chegar em Girona de carro, trem ou ônibus. De Girona para Besalú são cerca de 35 km. Se não estiver em um carro alugado, você deverá pegar um ônibus local (50 minutos de viagem) ou um táxi (30 minutos) para Besalú.

Outra opção é fechar um tour com agência de Barcelona para Besalú, que também inclui outras cidades medievais no roteiro. 

6. Figuéres

Mais um destino na província de Girona, Figuéres é famosa por abrigar o icônico Teatro-Museu Dalí, dedicado ao famoso pintor surrealista Salvador Dalí.

Inaugurado em 1974, o museu está localizado em um antigo teatro. Sua arquitetura extravagante e surrealista já é uma atração por si só.

Bate e volta de Barcelona: Museu Dalí
O famoso Teatro-Museu Dali.

Lá dentro, você conhecerá uma extensa coleção de obras de Dalí, incluindo pinturas, esculturas, joias e outras criações fascinantes que destacam a genialidade e a excentricidade do artista.


Além do teatro-museu, Figuéres tem um charmoso centro histórico, repleto de ruas de paralelepípedos, praças e edifícios coloridos.

Como chegar a Figuéres

Para chegar em Figuéres, o percurso de carro leva cerca de 1h45, totalizando 140 km. Mas, a minha sugestão é combinar, em um único dia, um bate e volta de Barcelona para Girona (incluindo Besalú) e Figuéres.

Pode ser um pouco cansativo, mas vale a pena – ainda mais se você tiver pouco tempo de viagem. Isso porque as cidades são pequenas e podem ser conhecidas rapidamente.

Uma boa sugestão é o tour que combina Figuéres e Girona, incluindo guia e ingresso para o Museu Dalí.

Também dá para chegar em Figuéres de trem. Todos os trens em direção à Figuéres partem da estação de trem Barcelona Sants. Os trens de alta velocidade de Renfe duram cerca de 1h20 até Figuéres. Já os trens comuns e mais econômicos duram quase 2h10 de viagem.

Outra opção menos vantajosa é o ônibus que ligam Barcelona-Figuéres, que são operados pela empresa Sagalés. Não vale tanto a pena pois o tempo de viagem é consideravelmente maior, com aproximadamente 3h30 de duração.

7. Sitges

Uma charmosa cidade litorânea na Costa Brava, Sitges é perfeita para curtir uma praia e ainda aproveitar o agito noturno. Sitges também é conhecida por “cidade branca”, já que suas construções têm a mesma cor. 

Sitges tem praias deslumbrantes para todos os gostos, desde praias de nudismo até praias para os cachorros se refrescarem. Ao todo, são 17 praias e pode ser até difícil escolher só uma. Por conta disso, a cidade também é conhecida como “St. Tropez de Espanha”.

A vida noturna de Sitges é animada, com uma variedade de bares, clubes e discotecas. Além disso, a cidade é um dos principais destinos turísticos LGBTs da Espanha

Bate e volta de Barcelona: Sitges
A badalada cidade de Sitges.

Sua vida cultural também não é nada mal. A cidade abriga uma série de festivais e eventos ao longo do ano. Um deles é o carnaval super animado inspirado em ninguém menos do que o nosso Brasil!

Como chegar a Sitges

A apenas 40 km de Barcelona, Sitges pode ser facilmente acessada por carro. O trajeto dura cerca de 45 minutos. Outra opção é o tour de dia inteiro, que combinam Sitges e Tarragona no mesmo roteiro, incluindo traslado e guia. 

No quesito transporte público, temos os trens de alta velocidade da empresa Renfe, que partem da Estação Passeig de Gràcia ou Barcelona Sants, e os ônibus da empresa Monbus. Ambos duram, em média, 40 minutos. 

8. Tarragona

Tarragona é o destino perfeito para conhecer um pouco da história romana. Por sua importância histórica, a cidade foi até eleita um Patrimônio Mundial da Unesco.

Antigo centro administrativo e comercial do Império Romano, a cidade é repleta de construções romanas, incluindo um anfiteatro que comportava até 12 mil pessoas. Outras preciosidades arqueológicas são os vestígios do circo, da muralha e do Fórum Romano.

Bate e volta de Barcelona:  Tarragona
Anfiteatro da era Romana, na cidade de Tarraco, em Tarragona.

Além de muita história, Tarragona é banhado pelo Mar Mediterrâneo e abriga belíssimas praias. Uma das mais populares é a Platja Arrabassada, com suas águas de uma azul apaixonante.

Em Tarragona, vale também conhecer lugares como o monastério de Poblet, vilas de pescadores e o famoso parque de diversões Port Aventura, o maior da Europa, com atrações para todas as idades.

Como chegar a Tarragona

A cerca de 100 km de Barcelona, o trajeto de carro até Tarragona demora cerca de 1h15. Vale conferir também a opção de tour com Tarragona e Sitges no mesmo dia. 

Outra boa opção é ir de trem, que parte das estações de Francia, Barcelona-Passeig de Gràcia e da Barcelona Sants. 

Apesar de existir a opção do trem bala, minha dica é ir de trem comum, pois sua estação fica mais perto do centro de Tarragona. As passagens podem ser compradas no mesmo dia de viagem e os assentos não costumam ser marcados. 

Ainda falando em transporte público, também dá para ir de ônibus. A rota é feita pela empresa Alsa, partindo da rodoviária Barcelona Nord. O tempo de viagem é de 1h30 a 1h45.

9. Colònia Güell 

Nos arredores de Barcelona – a apenas 20 km, a Colónia Guell é uma das atrações mais importantes para a arquitetura da Catalunha, sendo considerada um Patrimônio Mundial da Unesco.

Construída pelo industrialista Eusebi Güell em 1890 em parceria com o arquiteto Antoni Gaudí, a colônia foi projetada como uma utopia industrial para proporcionar habitação e bem-estar aos trabalhadores de sua fábrica têxtil.

Essa parceria é responsável pelas construções modernistas Palau Guell e Park Guell, além da principal delas: a Cripta de Gaudí e a Igreja de Colònia Guell.

Bate e volta de Barcelona: Cripta de Gaudí
Cripta de Gaudí em Colònia Guell. Foto: Maria Rosa Ferre / CC BY-SA

Devido a questões financeiras, a igreja nunca foi concluída. Apesar de ser uma obra inacabada, ela é exemplo do estilo arquitetônico distinto de Gaudí e uma precursora de suas futuras obras, como a Sagrada Família.

Como chegar a Colònia Güell

Apesar de ser acessível por carro, o trem é a melhor forma de chegar a Colònia Güell. O trem regional sai da Estação FGC, que fica no subsolo da Praça Espanya. A viagem dura cerca de 40 minutos.

Também há uma opção de tour que combina Montserrat e Colònia Guell em um passeio de dia inteiro. Vale a pena!

10. Mataró

Outra cidade costeira pertinho de Barcelona, Mataró também é agraciada pelas belezas do Mar Mediterrâneo. Além de praias encantadoras, como a Platja del Callao, a cidade tem uma cultura riquíssima. 

A apenas 30 km de Barcelona, ela é considerada o berço do modernismo catalão, onde o arquiteto Antoni Gaudí fez a sua primeira obra. 

Passeando pela cidade, você também vai encontrar vários projetos de Josep Puig Cadafalch, responsável pela Casa Amatller, em Barcelona.

Com uma história que remonta à época romana, a cidade abriga monumentos históricos como a Villa Romana de Torre Llauder, um museu arqueológico. Também não deixe de visitar a Basílica de Santa Maria de Mataró, uma imponente igreja gótica do século 16.

Como chegar a Mataró

O trajeto de carro de Barcelona até Mataró leva cerca de 30 minutos. O caminho de ônibus também leva esse tempo e é feito pela empresa Moventis Sarfa.

Você também pode pegar o trem R1 da Renfe, em direção a Mataró na estação Plaça de Catalunya. O trajeto dura cerca de 45 minutos.

11. Vall de Núria 

Nem só de praia vivem os catalães: a região de Barcelona também tem ótimos lugares para curtir neve e esquiar, perfeitos para quem viaja durante o inverno e quer aproveitar o frio. Um desses destinos é o vale de montanha Vall de Núria.

Localizado entre as montanhas dos Pirineus catalães, Vall de Nuria abriga uma das estações de esqui mais visitadas da Catalunha. Isso sem falar da paisagem montanhosa deslumbrante.

Bate e volta de Barcelona: Vall de Núria
Estação de Esqui em Vall de Núria. Foto: Victor Molas / CC BY-SA

A estação de Vall de Núria oferece diversas comodidades, incluindo restaurantes que servem pratos locais, lojas de artesanato e áreas de lazer para toda a família.

Como chegar a Vall de Núria

Você deve pegar o trem da linha R3, que vai para Vic ou Puigcerdá (partindo da Plaça Catalunya ou da estação Barcelona Sants). 

Após 2 horas de trem, você irá chegar na estação de Ribes de Freser e, ao caminhar até a estação antiga Ribes-Enllaç, você deverá pegar o trem da cremalheira para subir a montanha.

12. La Molina

Também localizada nas montanhas do Pirineus, La Molina é outro lugar perfeito para curtir o inverno na região da Catalunha. Se trata de uma estação de esqui a 150 km de Barcelona.

Durante a temporada de inverno, La Molina atrai entusiastas de esportes de inverno com suas extensas pistas de esqui e snowboard. São mais de 60 pistas de diferentes níveis!

Além de ser bem acessível, a estação tem uma infraestrutura moderna, incluindo restaurantes, lojas de equipamentos esportivos e áreas de lazer.

Como chegar a La Molina

De carro, o tempo de viagem é de aproximadamente 2 horas. 

Já de trem, assim como Vall Núria, você também deve pegar a linha de trem regional R3, em direção a Vic ou Puigcerdá, partindo das estações Sants, Plaça Catalunya ou Arc de Triomf. A viagem dura cerca de 2h30. 

Ao chegar na estação La Molina, é preciso pegar um ônibus até a estação de esqui.


Não se esqueça do seguro viagem!

Sabia que o seguro viagem é obrigatório na Espanha e em todos os países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen? Pois é! E não é qualquer seguro, não. A cobertura para despesas médicas precisa ser de, no mínimo, € 30 mil.

Por isso, é importante pesquisar bem antes de contratar um seguro para viajar tranquilo pela Espanha. Para facilitar sua vida, indico nossa página de seguros. Além de tirar todas suas dúvidas, você ainda pode garantir até 10% de desconto.

Se ainda tiver dúvidas, você pode conferir o nosso post completinho sobre como funciona o seguro viagem na Espanha. Nele, mostro o passo a passo da contratação e tudo o que ele inclui.

E você, já escolheu quais cidades próximas de Barcelona visitar durante sua viagem?

Com tantas cidades maravilhosas da região da Catalunha, fica até difícil escolher qual visitar, não é mesmo? 

Me conta nos comentários para qual cidade você pretende fazer seu bate e volta saindo de Barcelona.

Vai viajar para a Espanha? Confira os nossos posts:

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

6 comentários em “Bate e volta de Barcelona: conheça 12 cidades próximas de Barcelona”