Laguna 69 em Huaraz: como é o trekking para a laguna mais linda do Peru

LAGUNA 69 EM HUARAZ: A LAGUNA MAIS LINDA DO PERU

O desafio e a recompensa de conhecer um dos cenários mais lindos do país

  • Caio
  • -
  • 11 de junho de 2019
  • 4 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Depois de ter visto a primeira foto da Laguna 69 no Peru, o efeito foi instantâneo: tornou-se quase uma obsessão querer conhecê-la. Quando começamos a planejar nossa viagem para o país, não tivemos dúvida: a Laguna 69 em Huaraz já estava com presença garantida na nossa lista antes mesmo de Machu Picchu!

É verdade que o Peru está cheio de cenários maravilhosos. Tanto a Rainbow Mountain como a Laguna Humantay são dois exemplos de que não faltam belas paisagens no Peru. Acontece que esses dois lugares têm algo mais em comum com a Laguna 69 além de beleza: o difícil acesso e a alta altitude.

Laguna 69 Huaraz Peru - fotos
Momento pra fotos

Eu fico imaginando Deus criando a Laguna 69 em Huaraz e pensando: “para conhecer isso aqui tem que fazer por merecer”. Mas pode acreditar, meu caro viajante, a recompensa pelo esforço de se chegar até lá é indescritível. A caminhada é longa e as subidas um pouco cruéis… mas o visual é nada menos que impressionante!

É inevitável sentir os efeitos do mal de altitude no Glaciar Pastoruri: aos 5.000 metros, há menos oxigênio e o mal estar pode bater. Portanto, não esqueça de fazer um seguro viagem. Sugerimos uma pesquisa no Segurospromo, um site que dá várias opções e sempre mostra o melhor preço. Aproveite para usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e ganhar 5% de desconto!

Saiba mais sobre a Laguna 69 no Peru

Antes de contar como é o passeio, vamos para algumas informações: a Laguna 69 fica localizada no lindíssimo Parque Nacional de Huascarán, mais precisamente em Yungay, uma cidade vizinha a Huaraz. A maioria das pessoas usam Huaraz como base para visitar a Laguna 69.

A Laguna 69 tem esse nome devido à contagem das lagoas do parque: são 368 na parte norte e 55 na parte sul. Buscamos informações sobre lendas que relacionassem o nome à fertilidade, mas nenhum dos 3 guias que conversamos citou essa relação.

A Laguna 69 em Huaraz é hoje um dos destinos mais procurados do Peru. Tem muito viajante que enfrenta a longa viagem de ônibus de Lima até Huaraz só para fazer esse passeio, sem conhecer as outras atrações de Huaraz. Achamos isso meio doideira, tanto pelo cansaço quanto pela correria. Sugerimos visitar pelo menos a Laguna Parón e o Glaciar Pastoruri.

Como chegar na Laguna 69 em Huaraz

Parece que as belezas do Peru estão muito bem guardadas, e com a Laguna 69 não seria diferente. Chegar até a Laguna envolve um grande deslocamento: são pouco mais de 80km entre o centro de Huaraz até o ponto de partida do trekking para a Laguna 69. Espere levar umas 3 horas do seu hotel até o começo do passeio.

O trajeto de carro até o Parque Nacional de Huascarán (onde iniciamos o trekking para a Laguna 69) envolve uma boa parte de estrada de chão. No caminho de ida também fazemos uma parada para um rápido café da manhã. No final das contas, pode-se levar até 7h30 de passeio, incluindo tempo de deslocamento de carro, trekking para a Laguna 69 e intervalo (para descanso/ contemplação).

É possível chegar à base da caminhada com transporte público, porém essa não é uma boa opção. Imagina toda essa função e ainda ter que arrumar transporte pra ir e voltar?! Por isso, o melhor mesmo é fechar com uma agência. Fizemos todos os passeios em Huaraz com a Inkaland Treks e não nos arrependemos.

Saiba mais sobre o trekking para a Laguna 69 no Peru

Os passeios costumam sair por volta das 5h da manhã de Huaraz. Como tínhamos um grupo bem pequeno, todos concordaram em pedir para a agência que saíssemos um pouco mais cedo, tentando chegar no topo da Laguna 69 antes dos grandes grupos. Essa “estratégia” tinha dado muito certo na visita ao Glaciar Pastoruri e resolvemos repetir.

Saindo de Huaraz

Saímos então às 4h30 do nosso hotel (nos hospedamos no Hotel Santa Cruz, um ótimo hotel no centro, por R$180 a diária). Fizemos uma parada rápida no caminho para o café da manhã, porque ninguém consegue acordar de madrugada na disposição para comer, né?

O café não estava incluído no valor do passeio. Mas durante todo o dia eles nos deram 2 boxes com sanduíches, biscoitos, chocolates e frutas para encaramos a aventura do trekking para a Laguna 69.

Na chegada ao Parque Nacional de Huascarán é cobrada uma taxa de 30 soles. Verifique se no preço que você pagou no seu tour está incluída a entrada. No nosso estava tudo incluído, então não precisamos nos preocupar.

Uma breve parada para conhecer as Lagunas Llanganuco

Pouco antes de chegarmos no ponto inicial do trekking para a Laguna 69, nosso carro faz uma parada imperdível: conhecemos as Lagunas Llanganuco. Tratam-se de duas lagunas de Huaraz, coladas uma na outra.

Elas são conhecidas pelo seu nome quéchua: chinancocha (laguna fêmea) e orconcocha (laguna macho). É fácil diferenciá-las, já que a água da laguna fêmea possui um tom de azul bem mais intenso que a laguna macho.

Quando paramos aqui, as condições não estavam muito promissoras: tempo feio e ameaça de chuva. Ligamos o pensamento positivo e seguimos até o ponto da caminhada.

Laguna 69 Huaraz Peru - Llanganuco
Laguna Macho na parte inferior da foto e Laguna Fêmea ao fundo

Como é o trekking até a Laguna 69

Uma placa no início da trilha sinaliza a distância do percurso: 7km o trecho. Isso seria uma caminhada tranquila se não estivéssemos a 3.800m acima do nível do mar, sabendo que precisávamos chegar aos 4.600m. É aqui que vale lembrar de estar bem prevenido contra o mal de altitude, porque a falta de ar vai bater de qualquer jeito!

Ao invés de fazer um resumo e dizer que a trilha é cansativa como um todo, vou fazer melhor: confira um detalhamento de como é cada trecho do trekking para a Laguna 69 em Huaraz.

Trekking para a Laguna 69: trecho a trecho

Vamos aproveitar a explicação que os guias nos deram, dividindo a caminhada em 3 trechos e 3 zig-zags. Confira no mapa:

Laguna 69 Huaraz Peru - Laguna 69 Huaraz Peru - Mapa
Mapa do trekking para a Laguna 69. Fonte: maps.me

1o trecho: Os primeiros 3kms são bem tranquilos, de caminhada plana. É tão de boa, que quando você vê a placa que faltam 5km quase não acredita: “já andei isso tudo? Ah, vai ser moleza!”.

Mas aí a natureza começa a te mostrar que não vai ser tão fácil assim chegar até lá. E então começa a inclinar o terreno. Logo após o terceiro km do 1o trecho começa o primeiro Zig-Zag. Até esse ponto você já subiu aproximadamente 200m da altitude inicial.

Zig-Zag 1: Para que as subidas não sejam tão íngremes e tão intensas (como é na Laguna Humantay por exemplo), foram criados esses caminhos para suavizar a inclinação. Esse primeiro zig-zag tem pouco menos de 1km e você sobe mais 150m de altitude. Ao final desse zig-zag, encontramos um lindo mirante. Se o tempo permitir, você também vai avistar o nevado Huascarán ao fundo.

Laguna 69 Huaraz Peru-49
Vista do Viewpoint no após o primeiro Zig-Zag. Foto tirada no caminho de volta

2o trecho: entre o primeiro e segundo zig-zags fica esse segundo trecho com aproximadamente 500 m, de subida leve mas constante. Lembre-se que você já passou os 4.000m de altitude, então vá no seu ritmo e respeite o seu limite.

Zig-Zag 2: Essa parte é curta, um pouco mais intensa que o zig-zag 1. Mas se serve de consolo, ao final dele você já vai estar na a Laguna 68!

Pensou que eu escrevi errado? É Laguna 68 mesmo! Ali vai ter uma placa dizendo que falta apenas 1h de caminhada até a Laguna 69. Mas é aí que eu te pergunto: caminhada de 1 hora no ritmo de quem???

Laguna 69 Huaraz Peru - placa 1 hora

3o trecho: Esse, assim como a 1o trecho, é uma parte bem tranquila. Seguimos por 1km de caminhada plana, onde a variação de altitude é de apenas 80m. É desse trecho que você vai avistar a pior e última parte do trekking para a Laguna 69. Aproveite esse trecho para respirar e guardar energia para a parte final.

Laguna 69 Huaraz Peru - A pior parte
A Laguna 69 fica aos pés da montanha nevada, essa á a visão que você tem no 3º trecho

Zig Zag 3: Quando você avistar uma placa dizendo “Laguna 69 – 1km”, prepare-se: é ali que começa o desafio! Bem, pelo menos na minha opinião – e na opinião de todo mundo que eu conheço e que completou o trekking para a Laguna 69.

Nesse trecho você percorre mais 950m de caminhada, onde irá subir mais 170m de altitude. Se você respirou fundo e conseguiu terminar essa parte, ande por mais 50m e… tcharan! Você terá a visão que vamos mostrar logo abaixo!

Laguna 69 Huaraz Peru - Placa 1km
Tão perto, mas tão longe…

Eu pensava que já era o trecho final, mas ainda faltava “apenas” 1km!

Finalmente: chegando à Laguna 69 em Huaraz no Peru

Eis que nosso esforço é recompensado com a vista estonteante da Laguna 69. Ficamos impressionados com a cor da água, com aquela paisagem incrível, o azul cintilante, a água clara, as montanhas nevadas ao redor… é tanta beleza que o cérebro demora a processar!

Passe um tempo ali, em silêncio. Esqueça um pouco o momento de fotos e viva a experiência de ter alcançado esse lugar. É uma sensação inexplicável! Ficamos cerca de 2h por lá, tempo suficiente para curtir, comer, conversar e esperar o restante do grupo que chegou um pouco depois – mas todos chegaram!

Laguna 69 Huaraz Peru - Placa de chegada
A chegada

No dia que visitamos o tempo não estava bom, mas isso não tirou a beleza do lugar.

Todo a Laguna 69 é formada por água de degelo da neve e dos glaciais em volta. Apesar de sinalizada a proibição do mergulho logo na entrada, muita gente encara o mergulho na Laguna 69. A água é muito, mas muuuuito gelada. Nós só checamos colocando a mão.

Laguna 69 Huaraz Peru - sozinho
Momento de contemplação
Laguna 69 Huaraz Peru - Panorâmica
Vista Aérea da Laguna 69

Levamos pouco mais de 3 horas para chegar até a Laguna 69. Muita gente desiste no meio, às vezes chegando até a número 68. Acredito que indo devagar, respeitando o próprio ritmo, e se mantendo positivo e constante, todos conseguem (sem nenhuma limitação de saúde). A verdade é que grande parte do desafio está na cabeça, não nas pernas ou pulmões.

O caminho de volta da Laguna 69

Foi triste virar as costas e ter que dar adeus a esse lugar lindo. Mas o caminho era longo, afinal deveríamos encarar mais 7km do retorno.

Aproveite a descida para apreciar a vista que é linda, parar com calma no mirante, tirar fotos ou conversar – fazer isso na subida é mais complicado. Ah, e como o chão tem muitas pedras soltas, vale um cuidado especial pra não escorregar (passos curtos ajudam).

Laguna 69 Huaraz Peru
Na volta o tempo resolver abrir para fechar bem o passeio

Resumão do trekking para a Laguna 69 em Huaraz no Peru

  • Vale MUITO a pena. Indiscutível.
  • São 14 km no total: 7km de ida e 7km de volta.
  • É bem cansativo. Conclusão tirada baseada na minha experiência e na do meu grupo. Todos acharam cansativo, mas todos completaram.
  • A pior parte é o último trecho, o mais cansativo de todos.
  • Se for ficar mais de um dia em Huaraz, deixe esse passeio por último para poder se aclimatar à altitude.
  • Vale MUITO a pena. Não custa repetir.

Dicas para fazer o trekking para a Laguna 69 no Peru

  • Durma bem na noite anterior. Como os tours saem muito cedo, estar descansado ajuda.
  • Beba bastante água. Durante o período que estiver na altitude, água é o melhor remédio para ajudar a evitar o soroche.
  • Leve chocolates, barrinhas de cereal, biscoito doce/ salgado. Os snacks ajudam a dar uma energia a mais durante a subida.
  • Vista-se em camadas. Fomos no inverno e estava bem frio, mas em vários momentos tiramos algumas camadas pois começamos a suar pelo esforço.
  • Seja positivo, tenha paciência, respeite o seu limite e o seu corpo e seja constante.
  • Fazer muitas paradas não ajudam muito. Diminua seu ritmo mas tente continuar em movimento, mesmo que bem devagar. respire, respire, respire!
  • O mal de altitude é uma realidade. Embora não seja regra geral, a maioria das pessoas sentem um mal estar. Veja como amenizar os sintomas do soroche.
  • Não deixe de fazer um seguro viagem. Coloque esse custo no orçamento e curta sua viagem tranquilo. Recomendo o site da Segurospromo, que compara preços e dá as melhores opções de seguros. usando o código EMALGUMLUGAR5 você ainda garante 5% de desconto.

*Nós visitamos a Laguna 69 em Huaraz no Peru com o apoio da Inkaland Treks. Os relatos desse post foram baseados na experiência que tivemos durante nossa viagem. Só recomendamos aquilo que aprovamos.

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Peru: explore

4 comentários em “LAGUNA 69 EM HUARAZ: A LAGUNA MAIS LINDA DO PERU”

  1. Juliana disse:

    Oi Caio,

    Gostei mt do seu relato trecho a trecho da trilha para laguna 69.
    Em que época do ano vc foi?

    1. Caio Farias disse:

      Olá Juliana, obrigado pela mensagem. Fui em setembro.

  2. Isabella disse:

    Oi Caio. Como entrou em contato com a Inkaland Treeks? Direto na cidade ou fechou com eles antes aqui no Brasil mesmo? Irei em meados de setembro para lá.

    1. Caio disse:

      Olá Isabella. Falamos com eles pelo email. Como tínhamos pouco tempo na cidade já fizemos passeios no primeiro dia, então já tínhamos fechado todo o roteiro.

      Boa viagem

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Ahh Costa Rica! Essa é uma formação natural que parece a cauda de uma baleia –  e o local de chama Parque Nacional Marino Ballena.
Tudo bem, já sabemos que o nome do parque veio desse formato. Mas quem explica a “coincidência” desse local ser o melhor ponto do país para  para o avistamento de baleias? 🤔#emalgumlugardomundo #costarica #visitcostarica #baleiajubarte

Pura Vida!Mal desembarcamos na Costa Rica e já começamos a ouvir a expressão por todos os cantos. Embora não tenha uma tradução exata, essa é uma forma de cumprimentar, de dizer olá, tchau – ou qualquer coisa que tenha uma intenção positiva – dá pra usar de diversas formas!A nossa conclusão é que “Pura Vida” é essa coisa boa que você sente ao chegar por aqui e que te faz ficar sorrindo o tempo todo. É como encostar o carro em uma praia deserta, assistir o por do sol e dormir por ali mesmo, ao som dos macacos, com o barulho das ondas. Bem do jeitinho que a gente fez nesse dia!#emalgumlugardomundo #costarica #puravida #visitcostarica #destinosimperdiveis

O Parque Nacional Corcovado é um dos lugares menos explorados da Costa Rica – e até agora um de nossos destinos preferidos no país!A natureza aqui ainda é selvagem e é possível avistar araras, tucanos, macacos, bichos preguiça, quatis, antas… a lista é extensa!
E como se não bastasse a diversidade animal, tem essa praia de areia escura bem intocada. A constante névoa na praia dá um ar de paraíso perdido nesse lugar.Essa viagem pra Costa Rica tá tendo um cenário mais lindo que o outro! Estamos amando!!! #emalgumlugardomundo #costarica #corcovadonationalpark #visitcostarica

Ainda encantados com o lado do Caribe da Costa Rica!
Sem dúvidas, Punta Uva foi uma das praias mais bonitas das bandas de lá – pelo menos foi a nossa preferida!Agora estamos no lado do Pacífico. Estamos mostrando tudo no stories e já já vamos postar as fotos daqui!

A felicidade de quem estacionou o quarto do hotel e vai dormir em frente a praia no Caribe costa riquenho! Valeu @nomad_america !#emalgumlugardomundo #costarica #puntauva #destinosimperdiveis #visitcostarica

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!