Mar com águas cristalinas azuis e esverdeadas cercado pelas belezas da Mata Atlântica: essa é a definição das melhores praias de Búzios, um paraíso localizado na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro.
Chamada oficialmente como Armação de Búzios, essa península oceânica atrai milhares de turistas do Brasil e do mundo, muitos deles vindos dos cruzeiros marítimos que param por lá.
Mesmo com apenas 8 km de extensão, Búzios não decepciona quando o assunto é sol e mar. São mais de 20 praias belíssimas espalhadas ao longo de seu litoral, desde as mais badaladas até aquelas perfeitas para a prática de esportes náuticos, graças aos seus ventos fortes.
Além de curtir as praias, descubra todo o charme de Búzios no nosso post sobre o que fazer em Búzios. Para melhorar, a cidade ainda fica perto de destinos também muito famosos como Arraial do Cabo e Cabo Frio. Aposto que você irá se apaixonar por Búzios tanto quanto eu!
Sem mais delongas, vamos à lista das melhores praias de Búzios! No final, ainda dou dicas importantes para você aproveitar ao máximo dessas maravilhas do litoral fluminense. Então, vem comigo!
- Praia de Geribá
- Praia da Ferradurinha
- Praia João Fernandes
- Praia João Fernandinho
- Praia da Tartaruga
- Praia Azeda e Azedinha
- Praia da Ferradura
- Praia do Forno
- Praia Brava
- Praia Olho no Boi
Direto ao Ponto: melhores praias de Búzios
- Se você não se importa com a muvuca, não deixe de conhecer as praias mais populares de Búzios, como a Praia de Geribá e a Praia de João Fernandes.
- Para fugir das multidões, recomendo as praias mais rústicas e selvagens, como a Praia do Forno e a Praia Brava.
- Boa parte da faixa de areia das praias de Búzios ficam tomadas por cadeiras e guardas-sóis de comerciantes. Se não quiser gastar com o aluguel desses itens, minha dica é chegar cedo e garantir seu lugar na areia.
- Quer uma experiência e tanto em Búzios? Conheça a praia de nudismo Olho de Boi!
- Para a prática de esportes náuticos, algumas das melhores praias são a Praia da Ferradura, a Praia da Ferradurinha, a Praia do Forno e a Praia da Tartaruga.
- Apesar de não ser uma praia boa para banho, Praia da Armação vale ser incluída no roteiro, é nela que ficam a Orla Bardot e a famosa Rua das Pedras.
- Uma opção de estadia super completa pertinho da Rua das Pedras é a Pousada Aroma do Mar, um charmoso prédio colonial com piscina, bar e quartos espaçosos.
1. Praia de Geribá
Uma das praias mais populares – e bonitas – de Búzios, a Praia de Geribá é o lugar certo se você procura agito e descontração. Isso porque essa praia tem vários barzinhos que tocam música durante o dia todo e, por isso mesmo, é muito frequentada por jovens.
A estrutura aqui é super completa, com muitas opções de quiosques para almoçar ou tomar um drink, mas prepare o bolso, pois os preços não são dos melhores. Um restaurante e bar que recomendo por lá é o famoso Fishbone, onde fui super bem atendida e comi uma moqueca e um bobó de camarão deliciosos.
Aviso desde já que a Praia de Geribá costuma lotar bastante, mas, com seus quase 2 km de faixa de areia fofinha, não será problema achar um lugar ao sol, ou melhor dizendo, à sombra. Se quiser um cantinho menos lotado, minha dica é ficar mais ao lado direito da praia.
Com águas azuis e cristalinas, o mar da Praia de Geribá tem ondas bem fortes, que fazem a alegria dos surfistas, principalmente do lado direito.
E falando em canto direito, por lá, fiquei impressionada com a Ponta do Marisco e suas rochas com mais de dois bilhões de anos (pasmem!). Uma curiosidade interessante é que desse lugar saíram as pedras usadas na Rua das Pedras, no centrinho de Búzios.
Para curtir em família, indico o lado esquerdo da praia, que tem um mar mais calmo, pelo menos quando eu estive por lá. Ainda no lado esquerdo, encontrei uma trilha que leva até a Praia da Ferradurinha, uma praia tão gostosa que merece um tópico só sobre ela.
Vai passar o réveillon em Búzios? É na Praia de Geribá que acontece a festa que atrai muuitas pessoas. A queima de fogos é lindíssima!
Onde ficar na Praia de Geribá | A Praia de Geribá é bem servida por ótimas hospedagens. Pretendo ficar por lá na minha próxima estadia na cidade. Se quiser ficar com os pés na areia, super recomendo o Chez Pitu Praia Hotel, um hotel à beira-mar perfeito para casais. A poucos metros da praia, a Pousada dos Tangarás é outra opção super completa para famílias, com quartos grandes, bar e piscina.
2. Praia da Ferradurinha
Com apenas 100 metros de extensão, a Praia da Ferradurinha é um pequeno pedaço de paraíso na terra. Não é exagero dizer que essa é uma das praias mais bonitas do litoral de Búzios. Seu mar é de um azul apaixonante!
Seu nome se deve à semelhança com a Praia da Ferradura (que falo mais adiante), mas em menor tamanho. E sim, ambas têm um formato de ferradura composto por um bonito paredão de pedras.
Suas águas frias e calmas são perfeitas para um mergulho refrescante, para praticar stand up paddle ou caiaque. Ah, a vida marinha por lá é bem rica, então vale a pena levar ou alugar um snorkel para ver os peixinhos. Quem sabe você não tem mais sorte que eu e veja tartarugas nadando pertinho da costa!
O acesso à Praia da Ferradurinha é pelo canto esquerdo da Praia de Geribá. O caminho é tranquilo e leva uns 10 minutinhos. Minha dica é chegar cedo, pois como disse antes, a faixa de areia de lá é bem pequena. Além disso, a maior parte do espaço já está ocupado pelas cadeiras e guarda-sóis dos comerciantes locais.
Bateu aquela fome? Além dos quiosques da praia, você vai encontrar boas opções de restaurantes e bares na rua que dá acesso à orla. Mas, já deixo um aviso: os preços são um pouco salgados!
3. Praia de João Fernandes
Com um mar de águas azuis e cristalinas, a Praia de João Fernandes mais parece uma piscina a céu aberto. Essa praia é realmente muito bonita. Não é à toa que ela lota bastante!
O site da prefeitura da cidade conta duas versões para o nome do lugar. A primeira história é de um português chamado João Fernandes que defendia a costa de embarcações estrangeiras. A outra versão fala que João Fernandes foi um homem preso e condenado à morte por pescar nessa praia, atividade até então proibida na região.
Independentemente de qual seja a história verdadeira, uma coisa é certa: você vai amar se banhar nas águas mornas dessa praia! Seu mar calmo também é propício para prática de mergulho livre, caiaque e stand up paddle.
Pertinho da entrada da praia, não deixe de visitar o Mirante de João Fernandes, que oferece uma visão panorâmica de toda a orla. É um cenário para lá de instagramável!
Essa praia tem uma boa estrutura, então você não terá dificuldade de encontrar quiosques para comer uma porção ou tomar um drink. Muitos vendedores ambulantes também passam por lá oferecendo petiscos.
O difícil mesmo é achar um lugar para estender a canga, já que os comerciantes tomam conta da praia com suas cadeiras e guarda-sóis. Para não ter aborrecimentos, minha dica é chegar cedo para garantir seu lugar na areia.
Onde ficar na Praia de João Fernandes | Se quiser uma estadia de luxo com tudo o que se tem direito, considere o Hotel Ville La Plage & Beach Club, que tem acesso direto à praia. Outra opção de alto nível é a Pousada Santorini, uma das melhores da cidade. Para economizar sem abrir mão do conforto, minha sugestão é a Pousada Porta do Céu.
4. Praia de João Fernandinho
Próximo à Praia de João Fernandes, fica sua irmã, a Praia de João Fernandinho: menor em tamanho, mas igual em beleza. Elas ficam coladinhas uma com a outra, então dá para incluir as duas praias no mesmo roteiro tranquilamente.
Cercada por um paredão de rochas e pelas belezas naturais da Mata Atlântica, ela tem um cenário paradisíaco. Assim como sua vizinha, a Praia de João Fernandinho também atrai muitos turistas por sua beleza.
Suas águas calmas e cristalinas são ótimas para observar a vida marinha do lugar. Se você tiver a mesma sorte que eu, além dos peixinhos, vai ver até tartarugas marinhas!
Acessada por uma caminhada de 10 minutos pela Rua João Fernandes, essa praia é um pouco mais escondida e, por isso, lota menos que sua vizinha Praia de João Fernandes. Mas, o espaço também é menor, então pode ser difícil achar um lugar por lá. Então, já sabe: chegue cedo!
5. Praia da Tartaruga
Com um mar esverdeado de águas mornas e cristalinas, a Praia da Tartaruga é outra praia de Búzios que não pode ficar de fora do seu roteiro. O pôr do sol de lá é maravilhoso!
Além de ser linda, essa praia é ponto de desova de três diferentes espécies de tartarugas – daí seu nome. Durante meu passeio por lá, não vi nenhuma tartaruga, mas quem sabe você não tenha mais sorte que eu.
Suas águas calmas formam uma piscina natural perfeita para mergulhar e ver peixes e corais. É uma praia ótima para curtir o dia em família. Seu mar é rasinho, ideal para crianças pequenas.
Por lá, não deixe de visitar a gruta que fica do lado esquerdo da praia, é um lugar muito bonito para tirar fotos. Já no canto direito, você vai admirar a belíssima natureza intocada cheia de cactos e bromélias que faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol.
A estrutura da praia é completa, com quiosques, banheiros, barraca de aluguel de pranchas, máscaras de mergulho e caiaque e até escola de stand up paddle.
Onde ficar | A poucos metros da Praia da Tartaruga, a Pousada Casa Cactus é uma boa opção de estadia rústica e aconchegante na região. Outra que ouvi bons elogios foi a Pousada D’ Búzios. Ela fica um pouco mais longe da praia, mas tem acomodações super confortáveis.
6. Praia Azeda e Azedinha
Cercada por rochas e vegetação, as praias Azeda e Azedinha têm um mar esverdeado que impressiona e atrai muitos turistas. Dizem, inclusive, que suas águas verde-limão podem ter influenciado em seus nomes.
O mar calmo da Praia Azeda forma uma verdadeira piscina natural. Suas águas são um pouco mais quentes que a maior parte das praias de Búzios, o que a torna maravilhosa para nadar. Seu acesso é feito por uma escadaria que rende belas fotos.
Já a Praia Azedinha é um pouco menor, como seu nome já sugere, mas ainda mais bonita, com uma natureza mais selvagem. Ela é acessada por uma trilha de pedras no canto direito da Praia Azeda.
Graças às suas águas cristalinas, as duas praias são perfeitas para mergulhar com snorkel e ver muitos peixinhos e, quem sabe, até tartarugas. Voltarei nelas mais vezes, com certeza.
Por serem duas praias mais rústicas, não há uma estrutura de quiosques por lá, apenas algumas barracas. Minha dica é levar seu kit praia e aproveitar o dia na sombra de alguma árvore.
7. Praia da Ferradura
Lembra daquela praia em formato de ferradura que falei no início do texto? Pois bem, a Praia da Ferradura é mais uma das melhores praias de Búzios.
Confesso que ela não é tão bonita como sua irmã menor, a Praia da Ferradurinha, mas também vale a visita. A paisagem do céu se fundindo com o mar azul é apaixonante!
Graças a sua formação rochosa mais fechada, essa praia tem águas calmas e rasas e, por isso mesmo, é muito buscada por famílias com crianças.
A calmaria de seu mar também torna a Praia da Ferradura muito indicada para esportes náuticos. Na sua orla, o que não faltam são opções de lazer como stand up paddle, banana boat, pedalinho, caiaque, entre outras.
Dica | Quer ver uma vista de tirar o fôlego? Do lado esquerdo da praia, há um mirante que pode ser acessado de carro ou a pé. Só vale tomar cuidado pois a trilha não está lá muito boa e tem uma erosão bem grande no local. A paisagem do mar azul emoldurado pela vegetação faz valer a parada!
A estrutura por lá é ótima, com vários bares e restaurantes, além de banheiros, ducha e estacionamento. Você também vai reparar que há alguns hotéis de luxo e mansões de veraneio ao redor.
Onde ficar | Falando em luxo, o Hotel Ferradura Resort é o lugar perfeito se você busca uma estadia cheia de comodidades a poucos metros da praia. Outra opção muito bem avaliada é o hotel 3 estrelas Pontal da Ferradura. Minha sugestão de estadia mais econômica pertinho da praia é a Villa Bella Pousada, que também é muito confortável.
8. Praia do Forno
Pequena em tamanho mas enorme em belezas naturais, a Praia do Forno tem apenas 100 metros de faixa de areia cercada por rochas e vegetação preservada do Parque Estadual da Costa do Sol.
Essa praia é perfeita para quem busca um cantinho paradisíaco longe da muvuca e da badalação. As rochas de sua orla foram piscinas naturais deliciosas para relaxar ou brincar com as crianças.
Outra particularidade dessa praia é sua areia rosada, por conta da presença de muitos minérios vindos da costa rochosa. Mais uma curiosidade é que, em seu canto direito, a praia abriga uma gruta escondida – não deixe de visitar!
Os locais contam que o nome Praia do Forno se refere a um forno de uma antiga olaria que ficava na praia. Outros dizem que, na verdade, seu nome é uma referência às suas areias quentes. Seja qual for a versão correta, uma certeza é que essa praia é maravilhosa.
Suas águas frias e tranquilas são um convite para a prática de snorkeling, stand up paddle e caiaque. Por lá, vi vários peixinhos e tartarugas nadando bem pertinho de mim!
Há poucas barracas e quiosques na Praia do Forno, então, se eu fosse você, levaria seu próprio kit praia com comidinhas e bebidas.
9. Praia Brava
Mais uma das praias badaladas de Búzios, a Praia Brava me ganhou por suas belezas naturais. Ela tem um mar azul esverdeado maravilhoso e é cercada por costões cheios de vegetação.
Por ser uma praia de mar aberto, a Praia Brava é brava mesmo! Suas ondas fortes atraem muitos surfistas. Se você quiser surfar, recomendo ficar do lado esquerdo da praia.
Além do mar agitado e bem gelado, mais uma característica legal dessa praia é que ela é dividida em dois lados por rochas que permitem atravessar de uma parte para outra. Ah, ela também tem aquela areia rosada que falei na praia anterior.
Achei um cantinho mais isolado no lado direito da praia e curti por lá o dia todo. A estrutura de quiosques é muito boa. Inclusive, nessa praia ficam dois beach clubs bem famosos de Búzios: o Silk Beach Club e o Rocka Restaurant & Beach Lounge. O preço não é tão convidativo, mas garanto que vale a pena conhecer!
Do lado direito da praia, você vai encontrar uma trilha para a praia vizinha, a Praia Olho de Boi. Mas, atenção: essa é uma praia de nudismo, então não se assuste se ver alguém pelado por lá, rs. Vem comigo que falo sobre ela no próximo tópico!
10. Praia Olho de Boi
Localizada entre duas grandes rochas, a pequena Praia Olho de Boi é uma beleza escondida de Búzios. Acessada somente por trilha, sua exclusividade faz com que ela seja usada como praia de nudismo.
Então, antes de curtir sua natureza selvagem dessa praia, já saiba: ela é muito frequentada por naturistas, isto é, aquela galera que gosta de curtir uma praia como veio ao mundo! É uma experiência e tanto para sua viagem à Búzios.
No caminho até lá, você vai encontrar várias placas encorajando – quase obrigando – a tirar as roupas. A escolha fica a seu critério, mas, se resolver se entregar a essa experiência, garanto que a sensação de liberdade é maravilhosa!
Suas águas têm um tom de azul impressionante, tenho certeza que você vai ficar tão encantado quanto eu! O mar quase sempre é agitado, então avalie bem as ondas antes de entrar na água.
No canto esquerdo, você vai encontrar um costão rochoso, onde as ondas batem e formam cascatas. Não deixe de conferir!
Uma outra curiosidade é que o nome da praia vem de uma semente chamada Olho de Boi que é muito encontrada por lá.
Essa praia é bem isolada e não tem qualquer estrutura turística, somente alguns vendedores ambulantes. Minha dica é levar seu kit praia para curtir o dia.
Viajando pela Região dos Lagos? Veja também: As melhores praias de Arraial do Cabo
Outras praias de Búzios que você deve conhecer
Agora você já conhece as praias que consideramos as melhores de Búzios – aquelas que valem a pena priorizar no seu roteiro de viagem.
Mas, se sua estadia for mais longa, temos mais algumas sugestões de praias maravilhosas para você explorar nesse paraíso fluminense:
Praia de Manguinhos e Praia Rasa
Procurando uma praia perfeita para esportes náuticos em Búzios? Graças aos seus bons ventos, a Praia de Manguinhos é uma das melhores para praticar vela, kitesurf e windsurf. Além disso, o pôr do sol aqui é um espetáculo!
Seguindo para o lado esquerdo, você vai encontrar a Praia Rasa. Com águas rasas e morninhas, ela é muito buscada por famílias com crianças. Essa praia também é agraciada por ventos que favorecem os esportes náuticos.
Praia de Tucuns
Uma praia quase deserta, a Praia de Tucuns é ótima para quem gosta de praia vazia e bem tranquila. Meio esquecida pelos turistas, ela é muito buscada por surfistas por suas boas ondas.
Com uma das maiores faixas de areia de Búzios, essa praia é coberta por uma bonita vegetação protegida pelo Parque Estadual da Costa do Sol. Eu amei os cactos de sua orla!
Praia da Foca
A Praia da Foca é outra dica de praia para quem busca tranquilidade e sossego. Na verdade, ela é uma pequena enseada com apenas 50 metros de extensão.
Uma das particularidades dessa praia é a piscina natural formada pelas rochas de sua orla. É uma delícia! Seu acesso é por uma trilha bem tranquila.
Praia da Armação
Cheia de barquinhos de pesca ancorados, a Praia da Armação é a praia que fica às margens da Orla Bardot e da famosa Rua das Pedras. É aqui que você vai encontrar a estátua da Brigitte Bardot, atriz francesa que é um dos motivos pela fama internacional de Búzios.
Nessa praia acontece a badalação da cidade, tanto de dia quanto de noite. Sua orla é cheia de restaurantes, bares e casas noturnas. Ela não é boa para o banho, mas é da onde saem os passeios de barco para outras praias. Ah, o pôr do sol visto de lá é uma maravilha!
Onde ficar | Além de ter uma localização estratégica, a região concentra vários hotéis e pousadas. A poucos metros da Rua das Pedras, uma opção de estadia super completa é a Pousada Aroma do Mar. Pertinho da Orla Bardot, recomendo o Hotel Doce Mar. Agora, se você quer luxo e sofisticação, com certeza minha indicação é o maravilhoso Hotel Atlântico Búzios Convention.
Praia do Canto e Praia dos Amores
Com um clima de vila de pescadores, a Praia do Canto é uma opção de praia tranquila perto do centro da cidade, sendo mais frequentada por locais do que por turistas.
Seu mar é bem calmo e bom para se banhar. A depender da maré, você ainda pode aproveitar uma piscina natural deliciosa.
Seguindo pelas rochas do canto esquerdo da praia, você chega na Praia dos Amores, uma praia deserta e bem selvagem. Essa pequena enseada muito frequentada por casais tem águas calmas e cristalinas, ótimas para um mergulho.
Praia dos Ossos
Assim como a Praia da Armação, a Praia dos Ossos é ponto de partida de barcos de passeio e táxis marítimos. Além de estar no caminho para a Rua das Pedras, dali saem as trilhas para as praias Azeda e Azedinha.
Cheia de barquinhos coloridos em sua orla, ela mais parece um cartão-postal de Búzios. A praia ainda abriga a bonita Igreja de Sant’Anna, construída no século 18. Por ali, você também vai encontrar várias opções de hospedagem.
Onde ficar | Por conta de sua proximidade com o centro, vale super a pena se hospedar por aqui. Se está for sua escolha, recomendo a charmosa e sofisticada pousada La Chimère Buzios Essence, situada a poucos metros da praia. Outra opção super bem avaliada é a Pousada Corsário Búzios, também pertinho da Praia dos Ossos.
Ainda não sabe onde se hospedar durante sua estadia em Búzios? Temos um post completo cheio de dicas de pousadas e hotéis bem avaliados na cidade! É só conferir nosso post Onde ficar em Búzios: melhores regiões + dicas de hotéis e pousadas em Búzios.
Praias de Búzios: o que você precisa saber antes de ir
Antes de fechar seu roteiro, tenho mais algumas dicas bem importantes para você considerar ao planejar sua viagem à Búzios. Olha só:
1. Evite a alta temporada
Por ser um destino muito procurado no litoral do Rio de Janeiro, Búzios costuma ficar bem lotado durante a alta temporada e datas comemorativas. E, como você viu, suas faixas de areia não são muito grandes.
Para curtir sem estresse, minha dica é viajar durante a baixa temporada, e chegar cedo para garantir seu lugar na areia, é claro.
2. Leve comidinhas
O preço dos quiosques é uma reclamação geral das praias de Búzios. Se seu objetivo é economizar, recomendo que você não abra mão de um kit praia com muitas comidinhas e bebidas.
A mesma dica vale para praias mais afastadas e desertas, como a Praia do Forno, a Praia Azeda e a Praia Azedinha. Assim você curte o dia sem preocupações.
3. Vai de carro? Entenda como estacionar
Encontrar uma vaga para estacionar nas praias de Búzios podem ser um baita desafio, ainda mais nas praias mais populares, como a Praia de Geribá e a João Fernandes.
Antes de ir, saiba que o estacionamento rotativo, geralmente, custa R$3,50 a hora. Você pode pagar em dinheiro ou cartão pelo site da Summer Parking ou com os funcionarios que circulam por lá com coletes azuis.
Outra opção são os estacionamentos particulares, onde os valores variam. Uma vantagem é que eles costumam fechar um valor para ficar o dia todo.
Agora que você já sabe quais são as melhores praias de Búzios, conta pra gente: qual a sua preferida?
Agora que você já conheceu nosso top melhores praias de Búzios, me conta: qual não vai ficar de fora do seu roteiro de jeito nenhum? Me conta aqui nos comentários e boa viagem para esse paraíso da costa fluminense!
Veja também:
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.