Escrito por Kamilly Doria
18 de dezembro de 2022

Você está muito enganado(a) ao pensar que não há o que fazer em Palmas. A capital do Tocantins é um destino perfeito para conhecer a cultura e história do estado. 

Além disso, a cidade tem vários pontos turísticos que envolvem natureza, como uma reserva ecológica e praias de água doce bem gostosas, provando que o Tocantins não se resume a apenas ao Jalapão e às Serras Gerais.  

Vista panorâmica da Praia da Graciosa em Palmas com areia amarelada e orla com vegetação
Praia da Graciosa, a mais conhecida da capital

Agora vem com a gente ficar por dentro de todos os passeios em Palmas: conheça osprincipais atrativos da capital mais jovem do país! 

Aproveite e veja também:  

O que fazer em Palmas: seu guia completo pela capital do Tocantins 

Seja para curtir suas praias de água doce ou ficar por dentro da história da cidade, nosso post vai te garantir uma excelente experiência no destino! 

Nest post, você vai conferir: 

Por que conhecer Palmas 

Levando o título da capital mais jovem do país, fundada em 1989, Palmas foi totalmente planejada com o objetivo de trazer crescimento econômico para o Estado. 

Porém, não se assuste ao passar por estradas no “meio do nada” e áreas completamente vazias.  Palmas foi projetada para ter um milhão e meio de habitantes, mas, desse número, alcançou somente 306 mil atualmente.

E mesmo que a sua ida até o destino seja apenas de passagem, vale a pena reservar um ou dois dias para conhecer seus museus, monumentos, áreas cercadas pela natureza e, é claro, as belas praias de água doce. 

Onde fica Palmas 

Banhada pelo Rio Tocantins, um dos mais importantes do estado, a cidade de Palmas é a capital do Tocantins, sendo vizinha dos municípios Lajeado e Aparecida do Rio Negro. 

A cidade é a principal porta de entrada para quem deseja conhecer o Jalapão, que fica a cerca de 200 km. Já Brasília, distrito federal, fica a aproximadamente 842 km. 

Como chegar em Palmas 

A forma mais fácil e prática de se chegar até a capital tocantinense é de avião pelo Aeroporto de Palmas (Brigadeiro Lysias Rodrigue), o principal de todo o estado. 

Ele recebe voos diretos das cidades de São Paulo, Brasília e Goiânia. 

Se preferir, também há a possibilidade de chegar de ônibus e carro. Veja algumas rotas: 

Carro 

Se tiver disposição para encarar boas horas atrás de um volante, Brasília fica a 842 km. Todo o percurso é feito pela BR-010 e não há cobranças de pedágio. A viagem leva cerca de 10h30. 

A partir de Goiânia, são 823 km pelo percurso mais curto. Comece pela BR-153 e siga até Aliança do Tocantins. Depois, pegue a TO-070 até Palmas. A viagem leva, em média, 11h. 

São Paulo, a terra da garoa, fica a aproximadamente 1.773 km, e a viagem dura quase 24 horas. Você tem duas opções de caminho: uma delas é seguindo pela BR-050 até Cristalina, Goiás. A partir de lá, pegue BR-010 até Palmas. 

Neste trajeto, você irá passar por lugares incríveis, como a Chapada dos Veadeiros e Natividade, que faz parte das Serras Gerais, já no estado do Tocantins. 

A segunda opção de caminho é pela BR-153, passando por Goiânia e seguindo até Palmas. 

Ônibus 

A partir da Rodoviária Interestadual de Brasília, tem apenas um horário por dia, podendo ser em ônibus convencional ou leito. São cerca de 12h40 de viagem até Palmas. 

Para quem vem de Goiânia, há diferentes empresas que realizam o trajeto até a capital do Tocantins, disponibilizando vários horários por dia. A viagem dura, em média, 12h30, e os ônibus partem da Rodoviária da cidade. 

São Paulo, ficando ainda mais distante, a viagem leva cerca de 1 dia e 6 horas até Palmas. Há apenas um horário por dia, saindo do Terminal Tietê. 

Como circular em Palmas 

A cidade de Palmas é muito grande, mesmo com várias áreas vazias e até mesmo desertas. Tudo fica bem longe de tudo. 

Por isso, a melhor forma de circular pela cidade é alugando um carro. Assim você terá autonomia para fazer o seu próprio roteiro e definir seu horário. 

Se alugar um carro não for possível, em Palmas os aplicativos de viagem como Uber e 99 funcionam bem, e são bem mais em conta do que táxis. 

Também há transporte público em Palmas, como ônibus que circulam por toda a cidade. Porém, como eles dão várias voltas, chegar até um determinado atrativo pode demorar bastante. 

Onde se hospedar em Palmas 

Embora a cidade de Palmas seja bem grande, a maioria dos hotéis se concentram no centro, pelos arredores da Praça dos Girassóis. 

Estrategicamente, o Centro é o melhor lugar para ficar em Palmas, pois além de encontrar hospedagens que atendem aos mais variados perfis de viajantes, é mais fácil de se chegar nas demais regiões da cidade. 

Além disso, é no centro que está a maior parte dos pontos turísticos de Palmas, a exceção vai para as praias, o Parque Cesamar e o Palacinho.  

Mas se ainda estiver indeciso(a) sobre onde ficar em Palmas, nós mostramos algumas opções pelo centro e também próximo de outros atrativos: 

Hotel Girassol Plaza – $$$ | ficando em frente à Praça dos Girassóis, é considerado um dos melhores hotéis de Palmas. Trazendo quartos sofisticados e um café da manhã delicioso, tem uma ótima infraestrutura com piscina ao ar livre. Confira valores

ibis Styles Palmas – $$ | com uma arquitetura e decoração moderna, fica a 800 metros da Praça dos Girassóis. Além de ser pet friendly, conta com academia, bar e um bom café da manhã. Confira valores

Mac Hotel – $$ | com quartos amplos e bem equipados, tem um café da manhã cheio de variedades e funcionários excelentes. Fica bem próximo dos pontos turísticos do centro. Confira valores

Select Hotel – $$ | reunindo um ótimo custo-benefício e serviços de qualidade, fica a menos de 2 km do Parque Cesamar. Os quartos são bem bonitos e aconchegantes, assim como os demais ambientes do hotel. Confira valores

Hotel Castro – $ | aquele hotel simples, mas que tem tudo o que você precisa para ter uma ótima noite de descanso. Dispõe de café da manhã, bom atendimento e instalações confortáveis. Fica a cerca de 2 km da Praia da Graciosa. Confira valores

O que fazer em Palmas: 7 principais pontos turísticos + praias de água doce 

Além das suas praias de água doce, que são perfeitas para se refrescar do calor da cidade, o turismo em Palmas reúne atrativos para todos os gostos, como museus, monumentos e construções que marcaram a história da cidade. 

Ou seja, o destino vai te proporcionar uma viagem super agradável, ainda mais se você gosta de lugares calmos e cheios de natureza. 

Então, vem com a gente e confira de uma vez por todas tudo o que fazer em Palmas! 

  1. Praça dos Girassóis 
  2. Parque Cesamar 
  3. Palacinho 
  4. Feiras em Palmas 
  5. Mirante do Lajeado 
  6. Praias em Palmas 
  7. Cachoeiras de Taquaruçu 
     

1. Praça dos Girassóis 

Comece seu roteiro do que fazer em Palmas pela Praça dos Girassóis, a maior da América Latina e a segunda maior do mundo, com uma área de 571 mil metros quadrados. 

Cercada por muito verde e com vários desenhos de tribos indígenas do Tocantins pelo chão, a praça ainda é sede dos três poderes públicos do estado. 

A Praça dos Girassóis não é uma praça qualquer. Ela é enorme, então reserve um bom tempinho para conhecê-la. Afinal, ela abriga monumentos e construções muito importantes, que contam um pouco da história da cidade e do Tocantins.  

Vista de cima da Praça dos Girassóis em Palmas, durante o dia
Vista panorâmica da Praça dos Girassóis

O passeio por lá é bem agradável, e como reúne vários atrativos, o ideal é que você reserve a parte da manhã, quando o sol não está tão forte. 


Como chegar | a praça fica na Av. Joaquim Teotônio Segurado. 

Confira alguns dos atrativos que ficam na praça: 

Palácio Araguaia 

Localizado na Praça dos Girassóis, o Palácio Araguaia é a sede do Governo do Estado, e traz uma arquitetura moderna muito bonita com grandes arcos e vitrais que atraem os olhares dos visitantes. 

Fachada do Palácio Araguaia  na Praça dos Girassóis
Fachada do Palácio Araguaia

Inaugurado em 1991, o primeiro andar é aberto para visitação e você pode conhecer um pouco da história do Tocantins através de painéis e maquetes. 

Horário de funcionamento | de segunda a sexta, das 8h30 às 11h, e das 14h30 às 17h. A entrada é gratuita. 

Memorial Coluna Prestes 

Construído por Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos do Brasil, o memorial homenageia o movimento político comandado pelo militar e comunista Luís Carlos Prestes. 

A marcha, que marcou a história do país, percorreu mais de 25 mil km pelo Brasil, partindo do Rio Grande do Sul e indo até o Rio Grande do Norte. 

Construção branca do Memorial Coluna Prestes na Praça dos Girassóis em Palmas
Memorial Coluna Prestes

Também situado na Praça dos Girassóis, a fachada do Memorial Coluna Prestes é composta por uma rampa que lembra uma foice, onde o arquiteto Niemeyer trouxe uma referência ao comunismo.  

Já a cor vermelha representa a cor do partido e o sangue dos revolucionários. Há ainda uma estátua de bronze de Carlos Prestes bem na entrada. 

Dentro do memorial, há um acervo de fotos, notícias da época e itens pessoais usados por Carlos Prestes. 

Horário de funcionamento | de segunda a sexta, das 8h às 18h. A entrada é gratuita. 

Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana 

Finalizando as atrações dentro da Praça dos Girassóis, o Monumento aos Dezoito marca a importante revolução que aconteceu no Rio de Janeiro em 1922 contra o governo da República Velha.  

A atração conta com 18 esculturas de bronze que representam os 17 militares e o civil que pediram ao fim das oligarquias. 

Esculturas em bronze do Monumento dos Dezoito do Forte de Copacabana
Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana

No local, ainda há a frase “À Pátria, tudo se deve dar, nada se deve pedir, nem mesmo compreensão”, dita pelo tenente Siqueira Campos, líder da revolução, representado pela escultura que carrega a bandeira do Brasil. 

Relógio de Sol 

Desenhado pelo arquiteto Silênio Martins Camargo, é o maior relógio de sol horizontal do Brasil, com 6m de altura e 60m de diâmetro, onde marca as horas e os meses do ano. 

  Vista panorâmica do Relógio de Sol na Praça dos Girassóis em Palmas
Relógio de Sol

No período da noite, a haste do ponteiro nos permite ver a movimentação da constelação do Cruzeiro do Sul. 

Monumento Súplica dos Pioneiros 

Mais um atrativo que reflete a história de Palmas: o Monumento Súplica dos Pioneiros é um conjunto de esculturas de bronze de uma família, que homenageia os primeiros moradores de Palmas e que ajudaram na construção da capital. 

Esculturas em bronze de família representada pelo Monumento Súplica aos Pioneiros
Esculturas do Monumento Súplica dos Pioneiros

Centro Geodésico do Brasil 

O Centro Geodésico do Brasil marca o ponto central entre os extremos do país, de norte a sul e de leste a oeste, e por isso tem grande importância geográfica. 

Ele fica no hall de entrada do Palácio Araguaia, no mesmo ponto do Monumento à Bíblia. 

Monumento à Bíblia 

Localizado na ala norte da praça, o Monumento à Bíblia fica bem ao centro da imagem da Rosa dos Ventos desenhada no chão em pedras portuguesas.  

Escultura simbolizando o Monumento à Bíblia na Praça dos Girassóis, ao fundo o Palácio Araguaia
Monumento à Bíblia, onde também se encontra o Centro Geodésico do Brasil

A escultura possui um homem com os braços estendidos em direção ao céu, segurando em suas mãos uma bíblia sagrada. 

2. Parque Cesamar 

Cercado pela natureza, o Parque Cesamar é o maior da cidade, abrigando uma reserva ecológica com mais de 96 mil metros quadrados. 

Cheio de árvores e espaços ao ar livre, o parque é perfeito para quem gosta de relaxar em locais tranquilos em meio à natureza. 

Entardecer no lago do Parque Cesamar em Palmas
Lago no Parque Cesamar ao entardecer

Aproveite o espaço para fazer caminhadas, andar de bicicleta, fazer piqueniques ou andar de pedalinho pelo lago. Há ainda pista de skate, academia ao ar livre, orquidário e barraquinhas de comida. 

Outro atrativo no parque é a Casa Suçuapara, que foi a sede do primeiro governo do estado. 

Como chegar | está situado na Área Verde 308 Sul, Av. NS-4. Ele abre diariamente, das 5h às 23h, e a entrada é gratuita. 

3. Palacinho 

Além de ter sido a primeira sede do Poder Executivo do Governo do Tocantins, foi o primeiro edifício construído em Palmas, em 1989, e possui uma bela arquitetura em madeira jatobá.  

Hoje, é no Palacinho que está instalado o Museu Histórico do Tocantins, reunindo um rico acervo em que é possível entender todo o processo de criação e desenvolvimento do estado. Há ainda uma sala Multiuso e uma sala de Leitura. 

Os ambientes externos também mantêm toda a decoração original, como o antigo Gabinete do Governador.  

Como chegar | fica na 112 N, av. NS 10, Plano Diretor Norte. A visita é gratuita. 

4. Feiras em Palmas 

Mais uma oportunidade de conhecer ainda mais a cultura e gastronomia local. As feiras em Palmas estão repletas de produtos regionais, que vão desde artesanato, até comidas típicas.  

Feira da 304 Sul 

Com várias barraquinhas, a Feira da 304 Sul funciona como um Mercadão Municipal, onde você vai encontrar de tudo um pouco, incluindo as comidas típicas do Tocantins.  

A feira é um ótimo espaço para a venda e exposição dos produtos de pequenos agricultores e artesões locais. Nela, você vai encontrar desde verduras, legumes e frutas orgânicas, até produtos caseiros como compotas, mel e queijos. 

Feira 304 Sul com verduras expostas e pessoas caminhando
Feira 304 Sul

Mas as opções não param por aí, e o artesanato local também encanta os turistas, principalmente os itens do famoso capim dourado e buriti. Vale a pena conhecer! 

Horário de funcionamento | todas as terças e sextas-feiras, das 8h às 21h. 

Como chegar | fica na Avenida LO-5, 2 Plano Diretor Sul. 

Feira do Bosque 

Para quem procura o que fazer em Palmas à noite, a Feira do Bosque é uma boa pedida. 

Acontecendo aos domingos, o atrativo reúne mais de 200 feirantes e empreendedores que oferecem uma enorme variedade de produtos. 

Por lá, você vai encontrar desde pratos típicos da região, até itens do artesanato local, como o famoso capim dourado. 

Como chegar | a feira fica na quadra Avenida NS – 02 (Quadra 502 Sul), região central de Palmas, entre a Arse 51 (Quadra 504 sul) e a Avenida Teotônio Segurado. 

5. Mirante da Serra do Lajeado 

Ficando no caminho para o município vizinho de Lajeado, o Mirante da Serra do Lajeado nos proporciona uma vista fascinante da natureza que se faz presente na região. 

A partir do topo do mirante, ainda é possível avistar a cidade de Palmas e o lago da Usina Hidroelétrica do Lajeado, banhado pelo Rio Tocantins. 

O mirante também é muito frequentado pelos praticantes de parapente.  

Como chegar | o acesso é feito pela antiga estrada de terra que liga Palmas a Aparecida. 

6. Praias em Palmas 

Não existe nada melhor do que se refrescar do calorzão que faz na capital do Tocantins em alguma de suas praias de água doce. 

Banhadas pelo Rio Tocantins, as praias são, na verdade, lagos formados devido às atividades da Usina Hidrelétrica do Lajeado.  

Ao todo, os lagos possuem cerca de 630 km² e, desse número, 54 km ficam na capital. Agora, vem conferir as melhores praias de Palmas para você curtir durante um dia de sol. 

Nós já fizemos um post completo falando sobre as Praias de Palmas. Mas vamos trazer aqui algumas que você deve conhecer em sua viagem: 

Praia da Graciosa 

A Praia da Graciosa é a mais famosa da cidade. Com águas escuras e com uma temperatura bem gostosa, ela ainda tem uma orla que é ótima para caminhadas, além de bares e restaurantes no entorno. 

Dentro d’água, ficam guarda-sóis. Então você pode petiscar ou beber algo sem sair da água. 

Vista panorâmica de uma parte da Praia da Graciosa com a cor do rio clara
Vista panorâmica da Praia da Graciosa

Em uma determinada distância, há redes de proteção para impedir a entrada de piranhas que vêm do Rio Tocantins. Mas não se preocupe, pois a segurança é garantida e você pode mergulhar sem medo.  

Uma dica é ficar para assistir ao pôr do sol, que é um dos mais bonitos da capital. 

Como chegar | fica na Orla da Graciosa, no Plano Diretor Sul. 

Ilha Canela 

Com barcos saindo do Píer 1 da Praia da Graciosa, a Ilha Canela é um dos principais pontos turísticos de Palmas. 


Formada devido ao alagamento do Rio Tocantins durante a construção da Usina Hidrelétrica do Lajeado, a ilha artificial tem águas com uma temperatura maravilhosa, rasas e calminhas.  

A vista para a cidade também é bem bonita, assim como o pôr do sol.  

Para deixar o seu dia por lá ainda mais confortável, há várias barracas de palha com mesas e cadeiras, além do restaurante com um cardápio variado. 

Como chegar | de barco a partir da Praia da Graciosa. 

Praia do Prata 

Ficando a 9 km da Praça dos Girassóis, a Praia do Prato é a mais frequentada pelos habitantes e Palmas e muito procurada pelos turistas. 

Suas águas são bem mais claras quando comparadas à Praia da Graciosa, e tem as típicas barracas de palha, além de mesas e cadeiras de plástico para sua comodidade. 

Por lá você encontra bares, restaurantes, banheiros e quadra esportivas. Se estiver de carro, há estacionamento. 

Como chegar | é acessada a partir da Av. NS 15, no Plano Diretor Sul. 

Praia das Arnos 

Bastante conhecida entre os locais, a Praia das Arnos segue as mesmas características das praias de Palmas: barracas de palha pela areia e dentro da água, que possui uma coloração mais esverdeada. 

Mulher e cachorro sentados em banco de madeira em frente à Praia dos Arnos em Palmas
Apreciando a vista da Praia dos Arnos com o Muleke

Ao redor, há uma área repleta de árvores e uma bela vista do Rio Tocantins ao horizonte. Para sua comodidade, tem alguns quiosques e restaurantes à beira-mar. 

Como chegar | fica próxima ao Residencial Parque da Praia, localizado na 309 Norte ALC-NO 33. 

Quer conhecer outras praias da cidade e arredores? Então confira o nosso post sobre as Praias de Palmas

7. Cachoeiras de Taquaruçu 

Ficando a apenas 32 km de Palmas, a pequena cidade de Taquaruçu reúne 82 cachoeiras catalogadas. 

Apesar de nem todas estarem abertas para visitação, um bate-e-volta até o destino merece estar na sua lista sobre o que fazer em Palmas.  

Com paisagens deslumbrantes, águas transparentes e muita natureza ao redor, incluindo grutas e mirantes, as cachoeiras mais famosas são: 

  • Cachoeira do Escorrega Macaco 
  • Cachoeira da Roncadeira 
  • Cachoeira do Evilson 
  • Cachoeira de Taquaruçu 
  • Cachoeira do Bela Vista 
  • Cachoeira das Araras 
  • Cachoeira Vai Quem Quer 
  • Cachoeira da Sambaíba 

E pra te ajudar a entender melhor sobre como chegar até o destino, escrevemos um post exclusivo sobre as cachoeiras de Taquaruçu. Vale a pena conferir! 

Onde comer: melhores restaurantes em Palmas 

É impossível viajar até o Tocantins e não provar as comidas típicas do estado, como o arroz com pequi, o chambari e o feijão tropeiro.  

Aliás, muitos dessas comidas típicas você encontra na Feira da 304 Sul, que citamos mais acima.  

Mas além da famosa feira, vale a pena incluir alguns desses restaurantes durante a sua viagem para capital: 

Soho Food Park – $$ | não é um restaurante, e sim um local mega agradável e descontraído com diversas opções de comida, que vão desde pratos locais, até a culinária internacional. O local funciona no período da noite e tenho certeza que você vai adorar. 

Área do Soho, com vários estabelecimentos alimentícios em Palmas
Soho, um local bem agradável para comer em Palmas

Restaurante e Pizzaria Fogão a Lenha – $$ | com um cardápio variado, é considerado o melhor restaurante de Palmas. A pizza é feita no forno à lenha e tem um sabor maravilhoso. O local ainda é bem decorado, aconchegante e com um ótimo atendimento. 

Restaurante Ecológico – $$ | trazendo um ambiente rústico muito agradável, é especializado na culinária sul-americana e em pratos regionais. Só tente chegar cedo, pois costuma ficar bem cheio, principalmente aos finais de semana e feriado. 

Churrascaria Portal Do Sul – $$ | um churrasco sempre cai bem, né? Com carnes de excelente qualidade e uma comida bem gostosa, ele é uma opção de restaurante a quilo e possui um ótimo custo-benefício. 

Dom Vergilio – $$ | com um ambiente mais sofisticado, possui um cardápio que atende todos os paladares, servindo desde o tradicional churrasco e pratos sul-americanos, até massas italianas deliciosas. Os preços são ótimos e ele funciona para o almoço e jantar. 

Köwa Hamburgueria – $ | se você não abre mão de um bom hamburguer, certamente aqui é um lugar que você precisa conhecer. Com um ambiente bem descontraído e jovial, o estabelecimento ainda funciona como pub e restaurante. 

Mais dicas de viagem para Palmas 

Agora que você já sabe tudo o que fazer em Palmas, é preciso ficar por dentro de outras informações importantes sobre o destino: 

Qual melhor época para conhecer Palmas 

Não tem tempo ruim para conhecer Palmas, e você pode viajar até o destino em qualquer época do ano

Mas se quiser aproveitar dias ensolarados, os meses de maio a outubro são os mais indicados, ainda mais para curtir as praias de água doce e as cachoeiras de Taquaruçu.  

No entanto, vale dizer que Palmas é a capital mais quente do Brasil por conta do seu clima seco e baixa umidade do ar.  

Fonte cercada por área verde na Praça dos Girassóis
Fonte na Praça dos Girassóis

A temperatura média anual por lá é de 27°C, mas pode tranquilamente ultrapassar os 40°C em determinas épocas do ano, principalmente no mês de outubro, considerado o mais quente.  

Por isso, não se esqueça de passar o protetor solar, beber bastante água e usar roupas e calçados apropriados. 

Já o período das chuvas ocorre entre novembro e abril

Quantos dias ficar em Palmas 

Dois dias cheios são o suficiente para conhecer os principais atrativos de Palmas e algumas praias de água doce. 

Agora, se você quiser fazer um bate e volta para conhecer as belíssimas cachoeiras de Taquaruçu, o ideal é acrescentar mais um dia no seu roteiro.  

Palmas também é um ótimo ponto de partida para se aventurar em uma viagem para o Jalapão ou para conhecer outros pontos turísticos do Tocantins

Mapa das atrações em Palmas 

Confira no mapa abaixo, todos os pontos turísticos de Palmas para facilitar o seu deslocamento pela cidade. 

Agora é só planejar a viagem e curtir tudo o que fazer em Palmas! 

Palmas consegue reunir diversos atrativos em um só lugar, desde monumentos históricos, museus e construções marcantes na cidade, até passeios que envolvem natureza. 

E você ainda pode conhecer outros lugares incríveis em um bate-e-volta, como as belas cachoeiras de Taquaruçu. 

Depois conta pra gente como foi a sua experiência na capital! 

Escrito por Kamilly Doria
Ka é nossa colaboradora de conteúdo no blog. É atriz, jornalista e feliz. Mãe de duas gatas, é apaixonada por animais e amante da arte. Seu sonho é carregar uma mochila repleta de culturas e histórias.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário