Os 12 principais pontos turísticos da Alemanha | Em Algum Lugar do Mundo

OS 12 PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DA ALEMANHA QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Uma lista com algumas das atrações mais imperdíveis do país

  • Adriana
  • -
  • 18 de abril de 2020
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Quer conhecer os 12 pontos turísticos da Alemanha mais imperdíveis? Vem com a gente que nesse post mostramos algumas maravilhas sobre o que fazer na Alemanha durante sua viagem pelo país.

É claro que, ao pensar em lugares para conhecer na Alemanha, destinos como Berlim, Munique ou Hamburgo são os primeiros a surgir na cabeça.

Mas que tal ir além do óbvio e descobrir algumas maravilhas que o país tem a oferecer? Afinal, alguns castelos, burgos e florestas encantadas encontram-se em cidades na Alemanha mais para o interior, que poucos acabam conhecendo.

E como nós sabemos que definir o que conhecer na Alemanha pode ser um desafio, resolvemos te ajudar. Confira essa lista com os principais pontos turísticos da Alemanha e comece a planejar sua viagem agora mesmo!

O que fazer na Alemanha: os 12 principais pontos turísticos da Alemanha

1. Portão de Brandenburgo

O Portão de Brandenburgo não poderia faltar na lista dos principais pontos turísticos da Alemanha. Essa é a principal atração de Berlim e um dos símbolos do país. (Se você visitou a cidade e não tirou uma foto em frente ao famoso portão, você não estava lá! hehe).

Brincadeiras à parte, o Brandenburger Tor foi construído entre 1789 e 1793 e é um dos portões em estilo romano que restaram na Europa (a exemplo do Arco do Triunfo de Paris e a Porta de Alcalá, em Madrid). 

12-pontos-turísticos-da-alemanha: portão de brandemburgo
Um ponto turístico clássico da Alemanha

Hoje, o edifício classicista atrai milhões de visitantes todos os anos e está intimamente ligado à história alemã. Quando Berlim era dividida pelo Muro, ele ficava diretamente na fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental.

Confira as melhores dicas sobre o que fazer em Berlim

2. Castelo de Neuschwanstein

O Castelo Neuschwanstein é outro cartão postal da Alemanha e o ponto turístico mais famoso da Baviera.

Todos os anos mais de 1,5 milhões de turistas de todo o mundo vêm visitar o castelo que inspirou Walt Disney, com um limite de 6 mil pessoas por dia. Ele pode ser facilmente visitado em um bate-volta da cidade de Munique.

O Castelo fica no sopé dos Alpes e começou a ser construído em 1869 por ordem do rei da Baviera Ludwig II. Para ele, Neuschwanstein representava o ideal perfeito de um castelo medieval.

12-pontos-turísticos-da-alemanha: castelo
O Castelo de Neuschwanstein possui um visual de tirar o fôlego

200 quartos seriam construídos em Neuschwanstein, de acordo com os planos de Ludwig II. No final, apenas 15 quartos foram concluídos, incluindo um quarto em estilo neogótico, uma sala de estar com mobiliário original e a sala do trono.

Dica | reserve o seu passeio ao castelo com antecedência, pois o número de visitantes é limitado e as entradas podem acabar, especialmente durante os períodos de férias.

Veja também nossa sugestão de roteiro em Munique para 3 dias

3. Catedral de Colônia

Mais um dos pontos turísticos da Alemanha mundialmente famosos, a Catedral de Colônia é uma verdadeira obra-prima da arquitetura gótica.

No entanto, devido ao seu longo período de construção, que durou quase seis séculos (entre 1248 e 1880), engloba e une vários estilos arquitetônicos.

12-pontos-turísticos-da-alemanha: catedral de colônia
Uma belíssima Catedral de arquitetura gótica

Ela foi nomeada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1996.

O interior da igreja impressiona tanto quanto seu exterior. A nave tem 144 metros de comprimento e a cúpula tem mais de 43 metros de altura, o que torna a Igreja a terceira maior do mundo.

O Templo dos Três Reis Magos data do século XIII e é a maior obra em ouro da Europa medieval.

4. Marienplatz em Munique

A praça central em Munique não é apenas o ponto de partida da área de pedestres da cidade, mas é também onde você vai encontrar alguns dos pontos turísticos da Alemanha localizados na capital da Bavária. 

Devido aos seus edifícios adjacentes e aos muitos eventos que acontecem aqui regularmente, a Marienplatz está frequentemente na lista de quem busca o que fazer na Alemanha.

12-pontos-turísticos-da-alemanha: marienplatz
A Marienplatz é um ponto turístico bastante visitado em Munique

A Nova Câmara Municipal é um dos edifícios mais impressionantes e foi construído entre 1867 e 1909, pertencendo ao estilo arquitetônico neogótico.

Diariamente, às 11 horas e ao meio-dia, os sinos tocam na câmara municipal para representar o casamento do Duque Wilhelm V. com Renate de Lorraine.

5. Igreja de Nossa Senhora (Frauenkirche), em Dresden

A Frauenkirche em Dresden é um dos pontos turísticos mais populares da cidade e tem a fama de ser um destino especial em toda a Alemanha. Isso porque a Igreja foi completamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, restando apenas algumas paredes e a fundação.

12-pontos-turísticos-da-alemanha: igreja frauenkirche
A Frauenkirche é um dos pontos turísticos mais populares da cidade

Entre 1994 e 2005, ela foi reconstruída e restaurada com completa atenção aos detalhes. Todas as pedras que restaram foram meticulosamente catalogadas e colocadas de volta na igreja recém-construída.

Se você estiver em Berlim, poderá fechar um passeio de um dia para Dresden e aproveitar para conhecer a famosa igreja.

6. Miniatur Wunderland, em Hamburg

Você pode ver o mundo em miniatura em Hamburgo, na Miniatur Wunderland.

Fundada em 2000, esse é o principal ponto turístico da Alemanha entre os turistas estrangeiros, de acordo com o German National Tourist Board de 2017. 

Lá você pode ver as montanhas de Harz ou conhecer na cidade fictícia de Knufflingen e seu aeroporto. Há também miniaturas dos Estados Unidos, Escandinávia, Hamburgo, os Alpes, a Suíça e a Itália.

Mas vem mais coisa por aí, já que os criadores têm muitas ideias para uma expansão da loja no futuro.

Tecnologia de ponta tem sido usada para garantir que o mundo em miniatura não seja muito estático. Carros, navios e trens viajam pelos pequenos territórios. Além disso, há muitos efeitos de luz e som.

Opinião da Dri | estive por lá e posso dizer que é bem legalzinho, mas não sei se merece o topo da lista não… tem lugares para conhecer na Alemanha mais bonitos e interessantes!

Massss… Hamburgo é uma das cidades na Alemanha vale totalmente a pena conhecer! Então coloque o destino na sua lista do que visitar na Alemanha que você não vai se arrepender!

Confira o post com dicas do que fazer em Hamburgo

7. Castelo Imperial de Nuremberg

Outro lugar importante entre os pontos turísticos da Alemanha é o Kaiserburg, que fica na cidade de Nuremberg.

O castelo tem cerca de mil anos e era a residência imperial e sede do burgo da família Hohenzollern, nobres alemães que fazem parte da história do país. 

12-pontos-turísticos-da-alemanha- castelo imperial
É possível conhecer o interior do castelo

Durante a Segunda Guerra Mundial, ele foi quase completamente destruído, mas depois foi reconstruído e hoje é um destino turístico popular entre estrangeiros e alemães.

No castelo você encontrará um museu que conta a história da região e de seus habitantes. Você também pode visitar os quartos, o salão dos cavaleiros, e a Capela Dupla. 

O jardim do castelo Kaiserburg também merece uma visita. O jardim existe no terreno do castelo desde 1425, mas mudou bastante ao longo dos séculos.

Quer conhecer? Você poderá fazer um passeio para Nuremberg saindo de Munique em 1 dia

8. Campo de Concentração de Sachasenhausen

Ao pensar sobre o que fazer na Alemanha, não é todo mundo que se interessa em visitar um campo de concentração. Mas saber mais sobre esse passado da Alemanha de perto pode ser uma experiência marcante.

O Campo de Concentração de Sachsenhausen foi projetado pelos arquitetos da SS e fundado em 1936. Foi concebido como um modelo de campo de extermínio, onde as ideias do Nacional-Socialismo foram projetadas e colocadas em prática.

12-pontos-turísticos-da-alemanha: campo de concentração
A Segunda Guerra Mundial ficou marcada na história da Alemanha

Entre 1936 e 1945, mais de 200 mil prisioneiros foram presos no campo de concentração.

As primeiras pessoas enviadas para o Campo de Morte foram adversários políticos do regime nazista.

No entanto, nos anos seguintes, os nazistas prenderam qualquer pessoa que eles acreditassem ser racial ou biologicamente inferiores.

Milhares de prisioneiros morreram devido a doenças, trabalhos forçados e fome. Muitos outros foram vítimas das técnicas de extermínio dos nazistas. No final da guerra, em 22 e 23 de abril de 1945, os soldados soviéticos e poloneses libertaram mais de 3 mil prisioneiros somente em Sachsenhausen.

Dica | É possível conhecer o campo a partir de Berlim. Nós sugerimos que você faça uma visita guiada a Sachsenhausen. A maioria dos edifícios do Campo de Concentração não estão mais em pé e a maioria das instalações estão vazias, então você não entenderá o passado terrível deste campo de concentração sem um guia profissional.

9. Floresta Negra

Uma floresta verde profunda e densa, que cria uma penumbra que deu origem ao seu nome e a diversas lendas e contos de fadas. O Parque Nacional da Floresta Negra fascina turistas e moradores da região. 

A floresta em si fica no estado alemão de Baden-Württemberg, uma região repleta de vales e cidades históricas, e se estende por quase 200 quilômetros de norte a sul. 

A região é também bastante montanhosa e do pico das montanhas mais altas, com mais de 1.000 metros de altura, você pode ter vistas panorâmicas da planície do Reno.

A Floresta Negra não é bem uma atração turística, mas está cheia delas. Há a Rota dos Relógios, que mostra a história e processo de fabricação dos relógios cucos. Há também uma culinária riquíssima e natureza exuberante.

Dica | a melhor cidade para se hospedar na hora de visitar a Floresta Negra é Freiburg im Breisgau, uma cidade universitária de 900 anos e 230 mil habitantes. Você também poderá usar a cidade de Frankfurt como ponto de partida.

10. Zugspitze, na Bavária 

A montanha mais alta da Alemanha fica na fronteira com a Áustria, no estado da Bavária, e é um dos pontos turísticos naturais mais famosos do país.

12-pontos-turísticos-da-alemanha: Zugspitze
É possível encontrar pontos turísticos naturais no país

Subir ao topo e encarar os 2.962 metros da montanha é uma experiência inesquecível, especialmente se você esquece seu casaco (lá em cima é bem frio!). 

Para fazer esse passeio gelado, você pode fechar um tour de um dia para Zugspitze partindo de Munique.

11. Palácio Sanssouci

Potsdam é uma cidade que fica ao lado de Berlim e é a capital do estado de Brandenburgo. Um bate-e-volta partindo da capital da Alemanha é perfeito para visitar uma infinidade de castelos e outros edifícios imponentes. 

No entanto, nenhum deles é tão magnífico como o Palácio Sanssouci, cercado por um grande parque construído a mando do rei Wilhelm II da Prússia.

12-pontos-turísticos-da-alemanha: palácio sanssouci
O Palácio de Sanssouci possui uma linda arquitetura

A fachada é dominada por uma grande escadaria aberta que leva ao palácio através do jardim em terraços. Dentro do palácio, no entanto, o esplendor e os detalhes estão por toda a parte. Perceba as decorações na forma de pássaros, frutas, folhas e outras coisas da natureza.

Além do Palácio Sanssouci você também pode visitar o Palácio Novo, o Palácio Orangery ou o Belvedere.

Veja também: os 6 melhores bairros para se hospedar em Berlim

12. Castelo de Heidelberg

O Castelo de Heidelberg é outra famosa construção medieval da Alemanha. Na verdade, o que existem são apenas ruínas do castelo, mas há uma parte bem preservada onde se pode visitar exposições sobre a sua história.

Como símbolo do romantismo alemão, o castelo atrai anualmente inúmeros turistas de todo o mundo e é um dos pontos turísticos da Alemanha mais famosos.

12-pontos-turísticos-da-alemanha: heidelberg
O Castelo de Heidelberg é visitado por turistas do mundo inteiro

Sua primeira estrutura foi construída antes de 1214 e, mais tarde, expandida para dois castelos.

As estruturas atuais tinham sido expandidas em 1650 e depois foram destruídas por guerras e incêndios.

Uma visita ao castelo é imperdível, mas veja também os arredores. Os jardins que o cercam são mundialmente famosos, bem como o Philosophenweg, o caminho dos filósofos. Esta trilha de 2km foi percorrida por poetas e pensadores ao longo dos séculos em busca de inspiração.

O que saber antes de conhecer os principais pontos turísticos da Espanha

Planeje-se com antecedência

Não importa o tamanho ou forma da sua viagem, com certeza há várias cidades na Espanha que vão te deixar apaixonado.

Mas vale ressaltar de antemão que o país é extremamente turístico – então não espere encontrar os principais pontos turísticos da Espanha vazios.

O ideal é se planejar com antecedência, para evitar filas nas atrações e não deixar nenhum lugar interessante de fora do roteiro. Se sua viagem começar pela capital, confira o que fazer em Madrid e planeje seus dias por lá.

Nós também já fizemos um post com o que fazer em Barcelona em 3 dias, incluindo as principais atrações em um roteiro super completo.

Portanto, ao planejar sua viagem pelas demais cidades na Espanha, tente mesclar atrações ultra-turísticas com passeios mais tranquilos.

Seguro viagem é obrigatório para visitar a Alemanha!

Depois de conferir os principais pontos turísticos da Alemanha, é importante saber que é obrigatório ter um seguro viagem para entrar no país. A Alemanha é um dos países que faz parte do Tratado de Schengen, exigindo dos visitantes um seguro com cobertura mínima de EUR 30.000 para cobrir acidentes e eventuais despesas médicas.

Por isso, é bom incluir esse gasto no seu orçamento de viagem. Há uma infinidade de opções de seguros, cada um com uma cobertura diferente.

Recomendamos que você faça uma boa pesquisa antes de fechar sua compra. Acesse a nossa página de seguros para tirar todas suas dúvidas e encontrar a melhor cotação.

E você ainda pode garantir até 10% de desconto usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).

Mais dicas de viagem para Alemanha

Economia nos passeios | Se você vai viajar para Berlim, essa dica vale ouro: confira o Berlin City Pass Ele inclui a entrada para alguns dos principais pontos turísticos, além de transfer do aeroporto pro hotel e ônibus hop on hop off pela cidade. Eles ainda garantem 20% de desconto nos principais museus e atividades. Foi um verdadeiro achado!

Transporte | Se você pretende conhecer apenas as grandes cidades na Alemanha, poderá fazer bom uso do transporte público e usar o trem para se locomover entre as cidades – para isso sugiro planejar seus trajetos pelo site da GoEuro. Para viagens mais longas ou distantes, pode ser uma ótima opção contar com um automóvel. Nós já demos todas as dicas para alugar um carro na Alemanha.

Chip internacional | Nós preferimos já chegar na Alemanha com um chip de viagem – e foi uma ótima decisão. Nós pudemos pedir Uber (quando bateu o cansaço do metrô), e usamos internet o tempo inteiro – para achar um bom restaurante, para consultar o GPS, para confirmar nossas reservas de passeios e pra postar nossas fotos. Nós compramos o chip do Viaje Conectado e super recomendamos, porque ele funcionou perfeitamente. Você ainda pode garantir 10% de desconto usando o código EMALGUMLUGAR10!

Dinheiro | Como você deve saber, a moeda da Alemanha é o Euro. Cartões de crédito são bem aceitos e há diversos caixas automáticos espalhados pelas principais cidades na Alemanha. Atente-se para a cobrança de taxa no saque. Para comprar euros, nós sempre fechamos com uma agência de câmbio online com boa reputação. Temos usado o Cotação, que é super seguro, tem um ótimo valor e ainda entrega em casa.

Curtiu os principais pontos turísticos da Alemanha? Quais deles não podem ficar de fora do seu roteiro?

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Escrito por Adriana

37 anos. Carioca. Colecionava carimbos no passaporte durante as férias, mas resolveu levar esse hobbie a sério. Jornalista, trabalhou com marketing por um bom tempo, mas deixou o mundo corporativo para viver uma vida com mais significado. Convenceu o Caio a se jogar no mundo e hoje se dá por satisfeita carregando um caderninho, uma câmera e um tapete de yoga.

Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Alemanha: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

CONHECE O MIRANTE DA CABOCLA? 📷 Esse é o Mirante da Cabocla, um dos mirantes mais bonitos de Arraial do Cabo. Do alto se vê a Praia do Forno, a Praia dos Anjos e, de longe, a Praia do Farol. 👣 Você acessa o Mirante por uma trilha que começa na Prainha, passa pela Praia da Graçainha, pelo Mirante da Cabocla e termina na Praia do Forno. 👉 Vale lembrar que é extremamente recomendado fazer qualquer trilha da região acompanhados de um guia local.

⛴️ IMAGINA UM BARCO DENTRO DE UMA PISCINA!Foi exatamente o sentimento que  tivemos nesse dia. Mar calmo, quase sem vento e uma água que parecia ter sido tratada que nem a de piscina!Esse talvez tenha sido um dos dias de mar mais bonito que já pegamos em Arraial do Cabo 💙Saudade desses passeios @arraialvipturismo !

SAUDADE DE IR A PRAIA, NÉ MINHA FILHA?Assim que abrirem as praias vamos ficar o dia inteiro com a Sol na água brincando! 🐕Esse é o dog que a gente sequestrou do pai da Dri pra fazer a quarentena ficar mais leve!

NAUFRÁGIO EM ARRAIAL DO CABO? 🚢Com o vai e vem das marés, em algumas épocas do ano é possível ver a embarcação Imbetiba, que naufragou no canto da Praia Grande em 10 de setembro de 1881.O naufrágio passa a maior parte do tempo encoberto. Ele fica ali bem pertinho da areia, do lado esquerdo da praia. E é possível avistá-lo principalmente quando a água está bem clara e com a maré baixa.

FELIZ DIA DOS NAMORADOS!Para ela que é a melhor companhia que eu poderia ter para viver a vida que a gente sonha juntos!Esse é o nosso sexto dia dos namorados juntos. E apesar de tudo que está acontecendo no mundo, eu continuo dizendo que o nosso mundo é o melhor lugar no mundo!
Feliz dia dos namorados a todos os casais que se amam ♥️

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!