Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.
A cidade de Tacna não está entre os destinos mais interessantes do Peru, sejamos sinceros. Mas já que iríamos passar por aqui de qualquer jeito, por que não aproveitar e conferir o que fazer em Tacna em um dia?
A maioria dos viajantes que chegam a Tacna estão de passagem, já que a cidade é passagem obrigatória para quem cruza para o Chile, mas no final das contas a gente até se surpreendeu, quando descobrimos que Tacna tem uma grande importância na história do Peru.
A cidade carrega o título de “cidade heroica” desde 1828 e já foi palco de uma grande batalha durante a Guerra do Pacífico.
Se sua viagem pelo Peru inclui uma passagem por aqui, aproveite nossas dicas de como curtir um dia em Tacna.
O que fazer em Tacna em um dia na cidade
Nada melhor do que iniciar seu tour pelo centro de Tacna: a região é um bom ponto de partida para explorar as principais atrações da cidade.
Partindo da praça principal de Tacna, estamos a poucos passos de alguns lugares importantes: a começar pela Catedral de Tacna, de estilo neorrenascentista com a assinatura da empresa de Eiffel (da torre Eiffel em Paris).
Na frente da igreja fica o Arco Parabolico, um dos cartões postais da cidade. A obra tem 18 metros de altura e foi construída em 1959 como homenagem aos militares que lutaram na Guerra do Pacifico, um grande confronto que envolveu os vizinhos Chile e Bolívia.
Para quem quer se aprofundar na história do local, há duas boas opções. A primeira é o Museo Histórico, obra de 1957 que guarda arquivos da emancipação e da república, além de ter uma biblioteca pública.
Outra pedida é a Casa Francisco Antonio de Zela, que já foi casa dessa figura importante na independência do Peru. O lugar guarda uma exposição fotográfica da revolução comdandada por Zela na cidade.
Poucos passos adiante chegamos no Teatro Municipal, que foi construído em 1870 e é considerado Patrimônio Histórico e Artístico. Infelizmente não pudemos entrar pois é preciso agendar visita antecipadamente.
Em um passeio pelo centro, não deixe de passar pela Alameda Bolognesi, uma das ruas mais movimentadas de Tacna. A rua é bem bonita, com palmeiras em toda sua extensão e uma arquitetura antiga no trecho inicial, partindo do centro.
Outro ponto que pode valer a visita é o Museo Ferroviário, mas ele estava fechado para reformas durante nossa visita. Por lá você poderá conferir parte do maquinário usado no século XIX.
Um lugar importante para incluir no roteiro de Tacna é o Campo de La Alianza , que fica a uns 10 minutos de distância do centro da cidade.
Foi nesse local que aconteceu em 1880 a Batalha da Aliança, durante a Guerra do Pacífico. Aqui encontramos um monumento em homenagem aos combatentes, além de um museu que expõe armas, uniformes e documentos da batalha.
E se você tiver um tempo extra, vale estender seu passeio pela Rota do Pisco e do Vinho, já que essa é uma das regiões produtoras mais tradicionais do Peru.
Você pode fazer um tour pelas vinícolas e aprender sobre o processo de produção das bebidas, incluindo uma boa degustação no final.
Viajando pelo país? Confira 15 curiosidades sobre o Peru.
Onde ficar em Tacna
Apesar de não ser uma cidade muito grande, Tacna conta com boas opções de acomodação, a maioria delas no centro ou arredores. O ideal é ficar nessa localização central, para poder fazer tudo a pé. Nós recomendamos dois hotéis:
Casa Andina Select Tacna – $$$ | Para quem quer conforto e garantia de uma ótima hospedagem, o Casa Andina é a melhor opção em Tacna. Ficamos em outros hotéis da rede, que é a maior do Peru.
Primavera Plaza Hotel – $ | Ótima opção para quem quer algo mais em conta, sem abrir mão de qualidade. Ótima localização, um bom café da manhã incluído e quartos limpos e confortáveis.
Como chegar em Tacna
Tacna conta com um aeroporto, recebendo voos das principais cidades do país. Um voo de Lima leva 1h45, enquanto em um de Arequipa são apenas 30 minutos, podendo compensar mais fazer o trajeto via terrestre.
Para quem chega de carro ou ônibus, Tacna fica a 1.293km de Lima (18 horas de viagem), enquanto Arequipa está a 368km (6 horas) e Puno a 415km (7 horas). As cias de ônibus Cruz del Sur, Oltursa e Peru Bus ligam Tacna a essas cidades.
E quem vai cruzar para o Chile levará apenas meia hora até chegar à fronteira. Ao cruzar para o Chile, a primeira cidade é Arica. A distância entre Tacna e Arica é de 58km.
Não esqueça o seguro viagem!
Sempre bom lembrar que seguro viagem é indispensável para uma viagem tranquila e sem maiores estresses.
Já precisamos de atendimento médico durante nossa viagem pela América do Sul e felizmente tínhamos o seguro para cobrir as despesas.
Sugerimos fazer uma busca pela Segurospromo, um site que compara preços e dá uma enorme variedade de opções de seguro. Pra melhorar, é só usar nosso código EMALGUMLUGAR5 para ganhar 5% de desconto!
Uma viagem para Tacna combina com:
Arequipa | Se você está viajando pelo Peru, certamente chegará em Tacna vindo de Arequipa, uma das cidades mais lindas do Peru. Encante-se com seu centro histórico riquíssimo e obras muito bem conservadas, entre mosteiros, catedral e a imperdível Plaza de Armas.
Vale do Colca | Uma das atrações mais imperdíveis dessa região é o Vale do Colca, que fica a 208km de Arequipa. Tenha um encontro marcado com um visual de tirar o fôlego: um dos cânions mais profundos do mundo está aqui, e enormes condores voam por aqui para completar o visual.
Arica | Na fronteira com o Peru, Arica é uma boa porta de entrada em terras chilenas: entra suas melhores atrações estão um centro histórico interessante, uma orla agradável e a possibilidade de visitar um vulcão com pico nevado em um belíssimo Parque Nacional.
Vai passar por Tacna no Peru? Aproveite nossas dicas e conheça a cidade em um dia!
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.