Escrito por Adriana
09 de maio de 2016
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Você sabia que Botswana é um dos destinos turísticos mais populares do interior da África? Um safari no país é uma experiência única para qualquer viajante: há muitas opções de turismo em Botswana, sendo esse um dos melhores destinos pra quem quer explorar as belezas do continente africano. Nesse post mostramos o que fazer em Botswana, com 3 lugares imperdíveis para conhecer em sua viagem. Aproveite também as dicas e informações pra se aventurar pelo país.

Turismo_em_Botswana
Hipopótamos no Rio Chobe, em Botswana

Onde fica Botswana

Sem nenhuma ligação com o oceano, esse país africano está cercado por Zimbabwe, Zâmbia, África do Sul e Namíbia.

Apesar de bem grande, Botswana tem uma população pequena, com pouco mais de dois milhões de pessoas. Isso porque os parques nacionais e reservas juntos protegem cerca de 40% da área total do país. Além disso, uma extensa área é tomada pelo deserto do Kalahari.

Primeira vez no país? Confira nosso Guia Prático da Botswana: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem.

O que fazer em Botswana: 3 lugares imperdíveis

Botswana é bem grande, mas aqui estão os 3 principais destinos pra quem quer explorar o país em um safari:

  1. Okavango Delta
  2. Chobe National Park
  3. Kalahari

1. Okavango Delta

Na hora de planejar o que fazer em Botswana, o Delta do Okavango geralmente aparece em primeiro lugar na lista: esse é o destino mais popular de Botswana – e uma das principais áreas de safari da África.

O rio Okavango nasce na Angola, fluindo pro sudeste e se espalhando em uma formação de delta já em Botswana. A paisagem é cênica e a diversidade de vida animal é impressionante.

Existem diversas atividades pra se fazer no Okavango, mas a que consideramos imperdível é aproveitar o safari em um “Mokoro”, uma canoa fina que leva até dois passageiros, além do guia que fica na parte de trás.

Com o Mokoro é possível chegar em algumas áreas em que os barcos maiores e os carros não chegam, como por exemplo a “Hippo Pools”, uma pequena área habitada por muitos hipopótamos.

Turismo_em_Botswana
Passeio de Mokoro pelo Delta

Outras atividades incluem fazer um safari a pé, explorando as redondezas do Okavango em uma caminhada (e podendo chegar perto de alguns animais), ou ainda, curtir um voo panorâmico, pra apreciar o visual do Delta de outro ângulo.

2. Chobe National Park

Com uma das maiores concentrações de vida selvagem do continente, dizem que o Chobe National Park abriga a maior população de elefantes da África – são 120 mil espalhados pelo parque. Além desses gigantes, encontramos especialmente muitos búfalos e leões pelo Chobe.

O parque foi estabelecido em 1968 e está a noroeste de Botswana. Ocupa 11.700km2, sendo dividido em quatro grandes seções.

O safari no Chobe pode ser feito por barco ou por terra, em uma 4×4. Nós fizemos os dois, mas preferimos o barco, que nos dá uma visão diferente do parque e nos permitiu chegar bem perto dos animais. O pôr do sol visto do rio é inesquecível!

Turismo_em_Botswana
Por do sol no Chobe

No blog Viajoteca você encontra mais informações sobre o Chobe National Park.

3. Kalahari

Em uma região remota, o Kalahari se estende por mais de 50.000 km2, sendo a maioria inacessível. Há pouco tempo a região era fechada ao público, que começa aos poucos a chegar na região.

No Kalahari pode-se encontrar uma boa variedade de animais, incluindo guepardos, gnus, girafas e leões.

Mais ao norte da região fica também o deserto de sal, com mais de 65 milhões de anos e praticamente intocado.

Turismo em Botswana: tudo que você precisa saber

Quando ir a Botswana

Como regra geral, a melhor época para visitar Botswana é no inverno – fim de maio até agosto. Nesse período os dias costumam ser ensolarados, com as noites mais frescas ou frias. No verão o clima é muito úmido e o calor é bem forte, podendo dificultar um pouco os passeios.

Nós estivemos em Botswana durante um safari que fizemos pelo continente africano, que incluiu outros destinos. Para saber mais, confira o post com todas as informações sobre um safari na África.

Quanto tempo ficar em Botswana

Isso depende da forma que o safari será feito, pois irá afetar inclusive o tempo dos deslocamentos. Você pode voar direto pra um lodge no Okavango ou cruzar as estradas do país, que em muitos trechos não têm as melhores condições.

Programe-se para o mínimo de duas noites em cada destino escolhido, se puder reservar 3 noites melhor ainda! Os dias podem ser cansativos, e você não vai querer passar correndo por aquela família de leões bem do seu lado!

Turismo_em_Botswana
Em um safari pelo Chobe, vimos mais de 10 leões a menos de 10 metros de distância

O que levar para Botswana

O mínimo possível. Para voos internos, o limite é 20kg. E mesmo que você viaje por terra, um safari não exige muitas coisas. Não esqueça repelente, protetor solar, um calçado confortável e roupas leves (incluindo um casaco pras noites frias, dependendo da época).

Passaportes e vistos para Botswana

Brasileiros conseguem o visto de entrada na entrada do país, sem custo. Confira a validade do seu passaporte (mínimo de 6 meses) e se tem 3 folhas em branco.

Atenção | Depois do carimbo, confira as informações. Em nosso grupo tivemos um caso de passaporte trocado e outro com data de entrada errada – o que poderia dar problema na hora da saída. Por sorte, todos conferiram na hora.

Vacinas, seguro viagem e outras recomendações:

A vacina contra febre amarela é obrigatória para a entrada no país, então não se esqueça de levar o certificado – ninguém nos pediu, mas é bom não arriscar.

Outras vacinas não são obrigatórias, mas são recomendadas, como tifoide e hepatite A. Na época em que fomos, também nos foi indicado a vacina contra polio, pois estava havendo um surto por aquela região.

Também é altamente recomendado se prevenir contra malária, já que o país está em zona de risco da doença. Veja o que falamos sobre formas de prevenção da malária.

Pra viajar seguro e se prevenir adequadamente, sugerimos uma consulta médica especializada, como indicamos no post sobre Medicina do Viajante. O médico irá levar em consideração seu histórico e o seu destino de viagem pra fazer as recomendações corretas.

Outro requisito obrigatório para se fazer um safari é um seguro viagem. Mais uma vez, não nos foi solicitado nenhum comprovante, mas recomendamos fortemente que você providencie um seguro antes do seu embarque. 

Escolha um com a melhor cobertura de acordo com suas necessidades e garanta uma viagem sem maiores problemas. Recomendo que você acesse nossa página de seguros para tirar suas dúvidas, fazer uma pesquisa e encontrar a melhor cotação. E usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 você ganha até 10% de desconto (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).

Dinheiro

A moeda em Botswana é o Pula. Se você for pagar o safari no local, verifique se o valor deve ser pago em moeda local ou em dólares, que também é amplamente aceito. Para trocar o dinheiro, procure sempre casas de câmbio ou bancos locais.

Veja mais sobre Botswana

Ficou com vontade se aventurar em um safari por Botswana? Então assista ao vídeo com os melhores momentos da nossa viagem:

Conta pra gente: qual destino você não deixaria de fora em um safari por Botswana?

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você


Deixe o seu comentário

3 comentários em “Turismo em Botswana: informações e dicas de viagem”

  1. Gente!! Que lindos estes posts sobre Botswana! Estou louca pra conhecer! Estive na África (Africa do Sul e Suazilandia) pela primeira vez no mês passado e minha vontade é voltar e conhecer outros países! Amei os posts e vídeos! Parabéns!

    Responder
    • Que coisa boa Liliane! Botswana foi um lugar que nos surpreendeu muito, é um absurdo de lindo! Não estive por Suazilândia, mas todos os destinos que visitamos pela África foram maravilhosos! Também não vemos a hora de voltar e explorar outros destinos desse continente! Um abraço!

      Responder