Escrito por Adriana
25 de outubro de 2018
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Se você pretende fazer o tour para as Ilhas Ballestas, vale reforçar que há outras opções muito interessantes sobre o que fazer em Paracas: os cenários da Reserva Nacional de Paracas são deslumbrantes e não se limitam apenas às Ilhas Ballestas.

Sabe quando você vai conhecer um lugar sem muita expectativa mas acaba se surpreendendo? Foi o que aconteceu com a gente em nosso tour para as Ilhas Ballestas, na Reserva Nacional de Paracas no Peru. Portanto, reserve um dia extra no seu roteiro para conhecer melhor o destino.

Além da parte mística sobre a curiosa figura do candelabro, o que ganhou nosso coração foram os pinguins e leões marinhos que moram por ali – e podem ser vistos facilmente!

ilhas ballestas
Um dos arcos formados pela erosão das rochas nas ilhas

Mas agora vamos mostrar aqui como é o tour para as Ilhas Ballestas, além de dar dicas e informações sobre o passeio. Confira!

Aproveite e veja também: 15 curiosidades do Peru.

Onde se hospedar para visitar as Ilhas Ballestas

Para fazer o tour para as Ilhas Ballestas, você deverá se hospedar em Paracas, já que é dessa cidade que partem os barcos. A maioria das opções de hospedagem estão no centro, pertinho da marina. Os mais luxuosos ficam um pouco mais afastados.

Nós recomendamos o Hotel Riviera Inka Paracas, bem próximo à praia e ao calçadão.

ilhas ballestas
Foto Divulgação

Se você gosta de hostels, a melhor pedida em Paracas é o Kokopelli Hostel Paracas, que tem opções de quartos compartilhados e também privativo.

Como é o tour para as Ilhas Ballestas na Reserva Nacional de Paracas

Podemos dividir o tour para Ilhas Ballestas em 3 partes.

Mineradora

Fazemos a primeira parada em frente a uma mineradora. O guia nos explica que a região explora a extração de alguns minerais, como ferro.

Mas o fato mais curioso está na extração de outro elemento: guano, que deriva das fezes das aves que vivem nas ilhas.

Com a quantidade de ave que tem por aqui, realmente não deve faltar matéria prima!

Candelabro

A segunda parada é em frente à famosa figura chamada “Candelabro”. Assim como as Linhas de Nasca, não há nada comprovado sobre sua origem, embora existam algumas teorias.

A teoria mais provável é que o candelabro seja uma obra do antigo povo Paracas.

Como você vai observar, as pontas do candelabro têm formato de cacto – e essa planta era muito utilizada pela antiga civilização em rituais religiosos e até em cirurgias.

E outras palavras, é o alucinógeno que conhecemos como Ayuasca ou cacto de São Pedro.

ilhas ballestas - Candelabro
A curiosa forma desenhada em uma das colinas da ilha

Outra possibilidade é que o candelabro tenha sido feito por piratas, que o utilizavam como um farol. Há também quem diga que o desenho é uma obra extra terrestre. E você, chutaria outra história?

Avistamento de animais

Sem dúvidas o melhor momento do tour para as Ilhas Ballestas e o que faz valer a visita à Reserva Nacional de Paracas. Nós sabíamos que iríamos encontrar bichos nesse passeio, mas não sabíamos que seriam tantos!

A começar pela quantidade de aves, que é realmente impressionante. O guia inclusive aconselha ter cuidado com a cabeça, pois qualquer um pode estar na mira – não é à toa que a região é produtora de guano.

ilhas ballestas - aves
São mais de 7 milhões de aves que vives nessas ilhas

Sem desmerecer as aves, mas o que ganha nossos corações no tour pra as Ilhas Ballestas são os pinguins e os leões marinhos. Podemos ver os pinguins em menor quantidade, mas certamente o caminhar desajeitado deles vai te arrancar um sorriso.

ilhas ballestas - Pinguins
Um grupo de pinguins de humboldt caminhando para mergulhar, ou melhor, se jogar na água

Os leões marinhos estão por toda parte, normalmente dormindo encostado em alguma pedra. É tanto leão marinho fofo e solto na natureza que você nunca mais vai querer pensar em um aquário (assim espero!).

ilhas ballestas - lobos marinhos
Um grupo descansa durante a manhã

E é com esse cenário lindo que nos despedimos das Ilhas Ballestas e retornamos ao píer, prontos para explorar as outras atrações da Reserva Nacional de Paracas.

Aproveito para reforçar que, embora muita gente vá apenas para as Ilhas Ballestas, há muito o que fazer em Paracas. Portanto, acrescente um dia no seu roteiro para fazer outras atividades.

Como chegar na Reserva Nacional de Paracas

Paracas fica a 4 horas de Lima. A cidade de Paracas é o ponto de partida para fazer o passeio para as Ilhas Ballestas. Várias empresas de ônibus fazem o trajeto Lima – Paracas, como a Cruz del SurPeru Bus. É possível comprar a passagem online, e o valor fica entre 45 e 60 soles.

Se você vai seguir para destinos próximos, como Nasca e Ica, essas mesmas empresas fazem o trajeto.

Informações e dicas sobre o tour para Ilhas Ballestas

  • O tour parte da marina de Paracas e dura 2 horas. Normalmente há saídas diárias em dois horários, às 8h e às 10h.
  • O tour custa cerca de R$45 e você pode fechar em qualquer agência. Nós fechamos todos os nossos tours com a Paracas es Aventura
  • Se possível, escolha o horário das 10h (principalmente se for inverno), pois o sol demora a dar as caras por aqui – e é claro que é melhor curtir as Ilhas Ballestas com sol, né?
  • Tente sentar do lado esquerdo do barco para ter uma visão melhor do candelabro no trajeto de ida.
  • Não se esqueça de levar um casaco para se proteger do vento, que costuma ser frio.

Seu passeio pelas Ilhas Ballestas combina com:

Huacachina | Que tal aproveitar sua trip pelo Peru para conhecer o deserto de Huacachina e curtir o único oásis da América do Sul? Além de super fotogênico, esse oásis é um dos melhores lugares se divertir com sandboard e com passeios de buggy.

Ica | Além de ser ponto de partida para visitar Huacachina, em Ica você pode fazer um tour por vinícolas consagradas do Peru. Ou também pode esticar mais um pouco e visitar um enorme cânion em pleno deserto.

Nazca | faça um sobrevoo pelas misteriosas linhas de Nasca e fique ainda mais intrigado com as histórias místicas do Peru.

E aí, preparado para visitar as Ilhas Ballestas e conhecer a Reserva Nacional de Paracas? Vai incluir esse passeio na sua viagem pelo Peru?

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

4 comentários em “Peru: conheça as Ilhas Ballestas e Reserva Nacional de Paracas”

  1. Boa noite Caio!

    Gostaria de algumas orientações qto estes passeios.
    Estaremos hospedados em Lima e pretendemos fazer um bate volta, incluindo passeio na reserva nacional Paracas (vi algumas fotos como paredões costeando o mar, não sei o que mais teria para conhecer), as Ilhas B. e o Oásis Huacachina. Será possível? Não estou localizando nenhuma agencia que faça estes 3. Alguma dica?

    Responder
    • Olá Anelise, realmente nunca vi nenhum pacote que fizesse os três juntos. O que você pode fazer é fechar os tours de Paracas com uma agência e ir a Huacachina por conta própria. Mas os paredões em Paracas são lindos no pôr do sol e não me lembro se existe tour para Ilhas Balestras a tarde. Acho que combinar os três pode ser meio complexo a não ser que faça o passeio de barco para as ilhas de manhã, visite o parque nacional em Paracas logo depois e vá ver o pôr do sol em Huacachina.

      Responder