Você sabia que a Indonésia tem mais de 17 mil ilhas? Certamente fica difícil escolher quais conhecer, mas estou aqui para te dizer que Lombok é uma das que vale muito entrar pro seu roteiro. A ilha de Lombok está repleta de lugares fantásticos, como praias, florestas, cachoeiras e, de quebra, o segundo maior vulcão do país. Prepare-se para ter dias lindos e cheios, pois há muito o que fazer em Lombok.

Essa grande ilha não conta com a grande fama da sua vizinha Bali, e eu posso garantir que isso só conta pontos positivos para ela. O turismo aqui parece estar no nível certo, embora já dê sinais que não vá ficar assim por muito tempo. Não diria para deixar Bali de lado, mas faça o “esforço” de conhecer Lombok, pois as duas ilhas são muito diferentes.

Nesse post vamos mostrar o que fazer em Lombok, mostrando o que há de mais imperdível nessa grande ilha indonésia. Confira as melhores praias, os lugares mais legais, dicas de como se locomover, onde ficar e muito mais.

o que fazer em Lombok
Pantai Tanjung Aan

Saiba mais sobre Lombok

Lombok oferece uma enorme variedade de praias quase ou totalmente desertas, com águas cristalinas e areias brancas. Um lugar para se ter a sensação de que aquele paraíso é todo seu, sabe?

O melhor é que a beleza da ilha não se resume apenas às praias. Florestas, trilhas, cachoeiras, vulcão, um povo simpático e querido, comida boa… o que pode ser melhor que isso? Ah, ainda tem trânsito livre, lugares vazios e menos influência ocidental – quem esteve em Bali vai notar a diferença na hora!

Por isso, não perca a oportunidade de passar uns dias em Lombok. Ou ainda, não limite sua viagem para Indonésia conhecendo apenas Bali: há outras preciosidades nesse país que merecem muito sua visita. Já mostramos os templos de Yogyakarta, os dragões e as belezas de Komodo e o charme das Ilhas Gili. Chegou a hora então de falarmos de Lombok, a ilha que nos surpreendeu muito positivamente.

Como chegar em Lombok

Geralmente, a melhor opção para se chegar em Lombok é de avião. Dá pra achar ótimos preços no Momondo se buscar com uma certa antecedência. O vôo de Bali para Lombok é muito curto, pouco mais de meia hora.

Para quem vem de Bali, há também opções de barco e lancha.

A barca leva de 5 a 8 horas, sendo uma viagem cansativa, porém barata: custa 43 mil rúpias. As barcas partem a cada uma hora de Padang Bai (leste de Bali) e chegam em Lembar (oeste de Lombok), o serviço funciona 24 horas por dia. Mais informações sobre as barcas aqui.

Com a lancha, o trajeto é feito em pouco mais de meia hora, e custa cerca de 500 mil rúpias, o que é bem mais caro. Se o mar estiver agitado, pode ser desconfortável, mas a travessia é segura. Há diferentes empresas operando nesse trajeto, sendo que a maioria parte de Sanur (leste de Bali) e chega em Senggigi (oeste de Lombok). Nós usamos a Scoot e tivemos uma boa experiência. Ainda assim, voar pode ser mais vantajoso.

Onde ficar em Lombok

Senggigi

A maior concentração de hotéis em Lombok está em Senggigi. Aqui você encontra dos mais simples albergues até grandes hotéis de luxo, não faltam opções para os diferentes bolsos e gostos. Nós ficamos no Senggigi Cottages e recomendamos: quarto espaçoso, café da manhã simples e uma piscina gostosa por apenas 102 reais a diária. Foi o suficiente para duas noites.

o que fazer em lombok
Foto: Divulgação

Kuta

A boa variedade de hotéis em Kuta também atende a qualquer expectativa, com boas opções econômicas e belos 4 estrelas, mas com poucos hotéis de luxo. Se quiser estilo e conforto, fique em um dos bangalôs do Kies Villas Lombok. Camas maravilhosas, chuveiro ao ar livre e piscina com música subaquática – eu nunca tinha visto isso! Fica a 5 minutos da rua principal e a 10 minutos da praia de Kuta. Quartos a partir de R$200.

o que fazer em Lombok
Foto: Divulgação

Para algo mais econômico, confira o Banyu Urip Homestay. A localização também é ótima, uns 3 minutos da praia. Bem confortável, piscina gostosa e wifi funcionando sem problemas. Há bastantes restaurantes em volta e uma loja de conveniência bem do lado. Diárias a partir de R$82 reais.

O que fazer em Lombok: conheça as principais regiões da ilha

Leste de Lombok

o que fazer em lombok

Se você chegar em Lombok de barco, provavelmente é em Senggigi que irá desembarcar. A cidade é o principal centro turístico de Lombok, sendo a área mais desenvolvida da ilha. Ainda assim, é uma área bem tranquila.

Há várias praias ao redor, sendo a praia de Senggigi a principal delas. Sinceramente, não foi a região que mais gostamos, pois as praias do sul são mais bonitas. Ainda assim, achamos válido ficar em Senggigi por duas noites para descansar e explorar melhor a região, antes de irmos em direção ao sul.

Sul de Lombok

o que fazer em lombok

Kuta é aquele lugar que não pode faltar no seu roteiro. Você vai ver que há muito o que fazer em Lombok, mas a região de Kuta é simplesmente imperdível!

A cidade é pequena, menor ainda que Senggigi. Mas ali você encontra os melhores restaurantes de Lombok e ótimos hotéis para se hospedar. E o principal: uma coleção de praias paradisíacas estão por ali, o que fazem com que Kuta seja um dos melhores lugares para buscar acomodação, usando-a como base para explorar a região.

Norte de Lombok

o que fazer em lombok

É bom ressaltar que Lombok não é só feita de praias: o norte da ilha é o melhor lugar pra curtir outras paisagens.

O grande destaque aqui é escalar o Mount Rinjani, o famoso vulcão a 3.726 metros de altura. Uma bela dose de aventura, que inclui 2 a 3 dias de caminhada e uma vista alucinante, com um nascer do sol inesquecível.

Para quem acha isso tudo um grande perrengue, saiba que há outras paisagens incríveis que exigem muito menos esforço: as cachoeiras mais lindas de Lombok também estão nessa região. Sendang Gile e Tiu Kelep são duas das cachoeiras que fazem valer à pena sua viagem para o norte da ilha.

Ilhas Gili

O que fazer em Lombok

A maioria das pessoas que pensam em viajar para Lombok – ou mesmo Bali – já sonham com as ilhas Gili. São 3 ilhas paradisíacas que fazem muito sucesso por aqui: Gili Trawangan, Gili Meno e Gili Air. Cada uma tem suas próprias características, mas é possível agradar a todos os gostos. Se você quer praticar mergulho, snorkel, cair na festa ou simplesmente relaxar, você vai achar seu canto especial nessas ilhas.

O que fazer em Lombok: principais praias

Praias na Região Oeste de Lombok

Senggigi

Foto: Jpatokal at English Wikivoyage / CC BY-SA 3.0
Foto: Jpatokal at English Wikivoyage / CC BY-SA 3.0

Como disse anteriormente, essa é a praia mais turística da ilha. Aqui você acha uma série de bares, restaurantes de todas as especialidades e muitas opções de entretenimento. Ainda assim, o clima é bem relaxado, principalmente se compararmos com as praias de Bali.

À noite o lugar também se mantém animado, com os restaurantes em pleno funcionamento, alguns bares com música ao vivo e boates pra quem quiser mais agito.

O comércio é mais movimentado na rua principal, atrás da praia. Ali você encontra bancos, casas de câmbio, mercados e os mais diferentes tipos de hotéis.

Falando da praia em si, confesso que fiquei um pouco decepcionada. Não achei nada de especial ou de tão belo em Senggigi, além de ter visto sujeira espalhada e um clima turistão demais. Sugiro que dê uma passada pra conhecer, mas que vá aproveitar o mar nas praias vizinhas, como Nipah e Mangsit.

Malimbu e Nipah

o que fazer em lombok

Duas lindas baías a menos de meia hora de Senggigi, o lugar ideal pra curtir a praia e relaxar nesse canto oeste de Lombok.

Mangsit

o que fazer em Lombok

Essa região acabou crescendo e se tornando uma alternativa de acomodação a Senggigi, com uns ótimos hotéis boutiques. Mangsit é uma área boa para o surfe, atraindo amantes do esporte e visitantes que vão curtir sua bela paisagem.

Praias na Região Sul de Lombok

Kuta

Lombok Kuta Beach1-1

Essa é uma das praias mais conhecidas de Lombok. É a principal região turística na região sul da ilha. Mas não se engane, ela nem se compara com a Kuta de Bali. A Kuta de Lombok é beeeem mais tranquila e gostosa. E olha que nem foi a nossa praia preferida de Lombok!

A orla de Kuta estava em obras quando visitamos, e ficamos curiosos pra saber como vai ficar essa região daqui a alguns anos, quando os turistas começarem a chegar mais em peso. Enquanto isso, aproveite bem essa praia, mas reserve boa parte do seu tempo pra explorar as praias ao redor de Kuta, que são muito mais bonitas!

Além disso, lembre-se que Kuta é uma boa região para se hospedar, com ótimas opções de acomodação e restaurantes.

Sua localização também é boa pra quem chega em Lombok de avião, você irá levar apenas 15 minutos do aeroporto até Kuta.

Mawun

o que fazer em Lombok

Uma das praias mais próximas de Kuta, mas menos desenvolvida. Ela tem um clima bem gostoso: há uma estrutura com barraquinhas na areia, mas a praia estava bem vazia e, honestamente, achamos melhor que Kuta.

Tampah

o que fazer em lombok

Saindo de Kuta, você irá ver uma plaquinha no meio da estrada sinalizando a entrada para essa praia. Não estava nos nossos planos, mas resolvemos dar uma paradinha para conhecê-la e não nos arrependemos. Uma praia deserta pra encher os olhos de turquesa, nada mal!

Mawi

o que fazer em lombok

Uma das praias desertas mais lindas e de difícil acesso, só pra fazer valer o esforço de chegar até ela. O acesso é por uma longa estradinha de chão, que estava em uma situação nada fácil depois de 2 dias intensos de chuva.

Aqui há uma praia e um mirante, mas o caminho de acesso ao mirante estava ainda mais complicado. Ficamos na praia e visitamos o mirante com nosso drone mesmo, deu pra ver que a vista é sensacional.

Selong Belanak

o que fazer em lombok

Destino certo dos surfistas, essa foi a praia em que vimos mais movimento de pessoas – e olha que chegamos debaixo de muuuita chuva!

O mar parece ser perfeito para quem quer se aventurar pela primeira vez numa prancha, e não falta oferta de aulas de surfe nessa praia. Mas se você não curte surfe, não se preocupe: dá pra aproveitar muito essa praia, mergulhando ou simplesmente relaxando.

Há também barraquinhas com bebidas e comidas, que foi onde ficamos o tempo todo nos escondendo da chuva!

Uma dica: há um mirante a poucos quilômetros da praia, na direção nordeste. Se estiver de scooter, chegará em menos de 10 minutos. Não pudemos conferir pois a chuva não deu trégua, mas dizem que a vista é linda! Vai lá e depois conta pra gente 🙂

Tanjung Aan

o que fazer em lombok

Mais uma praia que fica a menos de 15 minutos de Kuta, com água azul turquesa e areias brancas. Tem como não amar? A baía é bem longa e não existe tumulto por aqui. Você ainda pode ir para a segunda baía do outro lado dar um mergulho, ou subir umas pedras pra curtir o visual das duas baías.

Pink Beach

o que fazer em Lombok

Outra bela praia de Lombok, com um mar calminho de baía. A fama dessa praia é explicada pelo seu próprio nome: Pink Beach é uma das praias da Indonésia com areia rosa. Porém, essa praia vale uma visita se você considerar 3 fatores:

Primeiro: a praia não é roooosa assim. Ela tem um tom rosa devido aos corais, mas nao espere encontrar uma areia incrivelmente rosa, como algumas fotos na internet mostram. Vimos uma praia muito mais rosa na Ilha de Komodo por exemplo.

Segundo: não vá de moto. O caminho de Kuta até Pink Beach pode levar umas 2 horas e a estrada é muito ruim por um longo trecho. Vimos pessoas de moto no caminho, mas sugiro alugar um carro ou fechar um tour para a viagem ser menos cansativa

Terceiro: considere um dia inteiro pra esse passeio. Como disse, o caminho é longo pra chegar até lá, não vale a pena o esforço pra passar apenas uma horinha. Aproveite e conheça Tanjung Ringgit, uma formação rochosa bonita que fica próximo de Pink Beach. Infelizmente nós chegamos tarde e o sol já estava baixo demais.

Quer mais dicas de viagem? Curta nossa página no Facebook!

em algum lugar do mundo no facebook

O que fazer em Lombok além das praias

Nem só de praias vive a ilha. Existem mais opções sobre o que fazer em Lombok que você deve considerar no seu roteiro:

Vulcão

Foto: Thorsten Peters / CC BY-SA 3.0
Foto: Thorsten Peters / CC BY-SA 3.0

O famoso vulcão de Lombok, Monte Rinjani, é um gigante. São 3.726 metros de altura, sendo esse o segundo maior vulcão da Indonésia. Paraíso dos aventureiros e escaladores, é um passeio que dizem valer todo o esforço.

Para encarar o desafio, você deve escolher entre passeios de dois, três ou quatro dias. Várias empresas organizam o tour, a maioria deles partindo de Senaru, uma cidade ao norte de Lombok.

A enorme cratera próxima ao topo do vulcão tem um lago lindo, chamado Danau Segara Anak. Em volta do vulcão, você também encontra cachoeiras e cavernas. É um show completo da natureza, que infelizmente não pudemos curtir por falta de mais empo na ilha.

Cachoeiras

o que fazer em Lombok

Se chegar ao topo do Monte Rinjani parece algo impossível para você, não se preocupe. Ainda há muita natureza para se apreciar em Lombok, sem ter que fazer tanto esforço.

Um bom exemplo são as belas cachoeiras de Lombok, como Sedang Gile e Tiu Kelep.

Elas ficam também na região norte, nos pés do Monte Rinjani. As cachoeiras não ficam muito distantes uma da outra, podendo facilmente visitá-las no mesmo dia. As duas são simplesmente lindas, no meio de uma floresta densa. Nada mais refrescante!

No centro de Lombok você também encontra belas cachoeiras, como Benang KelambuBenang Stokel e a Jeruk Manis, próxima a Tetebatu.

Dica: Lombok é uma ilha bem extensa. Se você estiver hospedado em Senggigi ou Kuta, sugiro alugar um carro ou fechar um tour pra conhecer as cachoeiras.

Quantos dias ficar em Lombok

Agora que você viu tudo o que fazer em Lombok, já deve imaginar que é preciso um bom tempinho pra explorar o melhor da ilha. Eu diria que o tempo ideal seria de 5 dias em Lombok. Se não tiver pelo menos 3 dias cheios, nem sei se vale à pena.

Você gastará pelo menos um dia para conhecer a região de Senggigi e as praias do lado oeste. Indo para Kuta e a região sul, separe dois dias ou mais para curtir as melhores praias da Ilha.

Se quiser curtir as cachoeiras, reserve um dia cheio para a região norte de Lombok, e considere o tempo de deslocamento até lá. Caso queira ir até as Ilhas Gili ou escalar o Monte Rinjani, acrescente mais uns 2 ou 3 dias no roteiro.

Como se locomover em Lombok

Assim como muitos outros destinos do sudeste asiático, Lombok será melhor explorada se você alugar uma scooter. Na maior parte da ilha, o tráfego é tranquilo e as estradas são boas, não é problema dirigir por lá. Por 50 mil rúpias você consegue alugar uma motoca pra passar o dia.

Entretanto, algumas distâncias podem ser muito grandes. Lombok é uma ilha extensa e viajar de norte a sul da ilha pode ser cansativo em uma moto. Por isso, alugar um carro ou fechar um táxi/ carro com motorista pode ser a melhor alternativa, dependendo do caso.

Há também opção de transporte público, que inclui vans, carroças de cavalo e garupa numa moto. Nós não usamos nenhuma dessas, mas vimos que funciona.

O que nós fizemos foi fechar um transfer para o traslado hotel-aeroporto. Depois alugamos um carro para circular pela ilha, já que éramos 4 pessoas viajando juntas.

Onde comer em Lombok

Apesar da culinária indonésia não ser tão famosa como a tailandesa, você irá encontrar alguns pratos que dão água na boca. Não vá embora sem provar um delicioso Nasi Goreng, a versão indonésia do arroz frito, ou um peixe grelhado com Sambal, que é um molho típico bem picante. Difícil sugerir um restaurante, pois todos os que provamos comida típica foram maravilhosos!

Para uma comida diferente, não deixe de conferir o El Bazar, em Kuta, servindo uma comida marroquina espetacular. O KRNK é outro restaurante maravilhoso bem na frente, servindo diferentes tipos de comida ocidental, com destaque pras massas e hambúrgueres.

Para uma refeição com vista, o lugar certo é o restaurante Ashtari. Chegue antes do pôr do sol pra saborear uma refeição deliciosa com visual incrível.

Lembre-se do seguro viagem

Para não ter dor de cabeça caso algo aconteça, não se esqueça de contratar um seguro viagem antes de ir pra Indonésia. Recomendamos fazer uma pesquisa pela Segurospromo, que funciona como um bom comparador de preços, e escolher o seguro que melhor se adequa ao seu estilo de viagem. E usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 você ainda ganha 5% de desconto.

Agora que você já sabe o que fazer em Lombok, planeje seu roteiro e boa viagem!

Espero que tenha percebido que Lombok é uma ilha fantástica, com um clima descontraído e delicioso. A sensação que tivemos é que Lombok deve se parecer com o que era Bali há uns 20 anos atrás. Um povo acolhedor e paisagens de tirar o fôlego… não perca a oportunidade de conhecer Lombok do jeitinho que ela é!

Quer mais dicas da Indonésia e do sudeste asiático? Confira:

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.

Booking.com

Foto de Capa: Juan Antonio Segal / CC BY 2.0

COMPARTILHAR
Artigo anteriorO QUE FAZER EM INTERLAKEN NA SUÍÇA: GUIA DE VIAGEM
Próximo artigoCONHEÇA AS MELHORES POUSADAS EM ARRAIAL DO CABO
32 anos. Carioca. Colecionava carimbos no passaporte durante as férias, mas resolveu levar esse hobbie a sério. Jornalista, trabalhou com marketing por um bom tempo, mas deixou o mundo corporativo para viver uma vida com mais significado. Convenceu o Caio a se jogar no mundo e hoje se dá por satisfeita carregando um caderninho, uma câmera e um tapete de yoga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here