Escrito por Adriana
24 de fevereiro de 2018
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Com um mar abençoado e repleto de vidas marinhas, Moalboal nas Filipinas é um daqueles destinos onde não falta beleza natural: cachoeiras de água azul turquesa, praias maravilhosas e mergulhos incríveis. Por aí já dá pra ter uma noção sobre o que fazer em Moalboal, né?

Nós chegamos lá sem esperar muito mas, para nossa surpresa, encontramos cenários de tirar o fôlego e um clima que é mesmo uma delícia. Curtimos um misto de aventura e relaxamento na medida certa – e saímos de Moalboal revigorados!

Como vocês devem saber, somos fãs de mergulho – e esse foi o principal motivo de termos colocado Moalboal em nosso roteiro pelas Filipinas.

moalboal filipinas panagsama beach
Panagsama Beach. Foto: Robert Breivik / CC BY-SA

Mas se você não curte mergulhar, não tem problema: há muito mais o que fazer em Moalboal, sendo esse um destino ideal para quem busca descanso e aventura na mesma viagem. Vem com a gente nesse post descobrir o que te espera nesse paraíso!

Onde fica Moalboal

Dentre as mais de 7 mil ilhas das Filipinas, uma das mais importantes é Cebu, na região de Visayas. Moalboal fica localizado na parte sudoeste de Cebu, sendo um pequeno município costeiro. Moalboal pode ser pequeno no tamanho, mas é imenso na beleza!

Como chegar e circular

Como chegar em Moalboal

Para chegar até Moalboal, você terá que descer no aeroporto de Cebu City. Para ir de Cebu City até Moalboal são cerca de 100 km. Será preciso bastante paciência para suportar uma longa jornada com algumas paradas no meio do caminho.

Esse trecho pode ser feito de ônibus, transfer ― que pode ser negociado junto ao hotel ― ou táxi.

Para seguir viagem de ônibus, é necessário pegar um táxi até South Bus Terminal (em Cebu City). De lá, pegue o ônibus da empresa CERES até Bato, via Barili. Evite pegar via Oslob, pois são trechos diferentes.

Como circular por Moalboal

Se você quer conhecer bem o lugar, o ideal é alugar uma scooter para ter mais liberdade de explorar seus próprios caminhos. Se não encara as duas rodas, o triciclo é outro meio de locomoção que você pode encontrar pelas ruas de Moalboal, funcionando como uma espécie de táxi local.

Mas, se você é adepto de uma boa caminhada, coloque um bom tênis e desfrute do que Moalboal tem de melhor. Dá pra explorar bastante a pé, nós passeamos bastante por lá. De qualquer forma, o que vale é energia e disposição para aproveitar ao máximo!

Onde se hospedar em Moalboal

O forte da ilha é a prática de snorkeling e mergulho. Para isso, o ideal é se hospedar próximo às praias mais movimentadas. Assim você estará na área mais badalada da região, próxima a bares e restaurantes e, claro, a melhor área para mergulho.

O The Blue Orchid Resort é um dos melhores da região. Fica na beira da praia de White Beach, seus quartos são muito agradáveis e ainda têm vista para o mar. Eles têm uma escola de mergulho, ideal para quem quer curtir o esporte na região. Ainda tem piscina e restaurante.

Área de massagem com vista para o mar em Kawasan
The Blue Orchid Resort. Foto: divulgação.

Um pouco à esquerda da praia de Pagnasama, nós encontramos o Pescadores Seaview Suites, com uma ótima relação custo-benefício. Por lá você se hospeda do lado da praia, em quartos bem limpos e confortáveis – e ainda tem piscina! Vale à pena se você estiver procurando uma opção boa e acessível.

Vista de cima do hotel em Moalboal com piscina e acesso ao mar
Pescadores Seaview Suites. Foto: divulgação

Para relaxar na praia com muito conforto e ainda curtir um lindo pôr do sol, o Dolphin House Resort Moalboal é maravilhoso. Os quartos no estilo bangalô são bem espaçosos e alguns ainda têm vista para o belo mar de White Beach. Eles têm um restaurante espetacular servindo pratos asiáticos e europeus. Ainda oferecem transfer do aeroporto de Cebu, SPA e outros mini-luxos.

Piscina grande ao ar livre em hotel resort em Moalboal Filipinas
Dolphin House Resort Moalboal. Foto: divulgação

O que fazer em Moalboal: dicas e principais atrações

A região oferece diversas atividades e passeios para preencher todo o seu dia. Confira tudo o que fizemos por lá:

Praias de Moalboal

Como eu disse antes, é próximo a elas que você vai se hospedar. Então prepare-se para colocar os pés na areia e conhecer as praias de Moalboal:

Panagsama Beach

Na Praia de Panagsama você vai encontrar restaurantes, escolas de mergulho e a maioria dos hotéis. Por ter uma vida noturna um pouco mais agitada que as demais praias, é considerado o ponto de encontro de todos os turistas.

Não achamos a praia das mais bonitas. Mas ela é a melhor para a prática de mergulho e é lá que você vai poder mergulhar com as famosas sardinhas. No fenômeno conhecido como “sardine run”, você vai acompanhar milhares de sardinhas juntas e nadando em ritmo frenético.

Moalboal Filipinas
Moalboal Filipinas
Mergulhando com sardinhas em Moalboal

Elas formam um verdadeiro paredão no fundo do mar. É lindo de se ver e você pode escolher entre o mergulho e o snorkel. Nessa segunda opção você só paga o aluguel do snorkel por volta de 100 a 250 PHP.

White Beach

A praia de White Beach conta com uma atmosfera mais relaxante. Perfeito para quem quer só curtir a praia e contemplar um belo pôr do sol. O lugar é muito frequentado pelos moradores locais que buscam tranquilidade e um clima agradável.

moalboal filipinas white beach
White Beach. Foto: Lindstrm / CC BY-SA

Passeio de barco

São vários os passeios de barco oferecidos na região, podendo variar os pontos visitados. O preço do tour fica em média 1.500 PHP. Na hora de escolher seu passeio, opte por um que passe por pelo menos esses dois pontos:

Pescador Island

É a parada de mergulho mais popular da região. Nela você vai encontrar uma boa diversidade de vida marinha, com destaque para as paredes de corais e para a quantidade de diferentes espécies de peixes.

Bem no lado oeste você vai se encantar com a famosa The Catedral, uma caverna subaquática aberta. A ilha é chamada de Pescador por ser a fonte de renda dos pescadores locais.

Tongo Point

Aqui o mergulho é entre cavernas a uma profundidade de 40 metros. É enorme a quantidade de espécies marinhas que você vai encontrar por lá. Se você curte a ideia de mergulhar ao lado de tartarugas marinhas, anêmonas-do-mar, corais e peixes… esse é o lugar!

Visitar Kawasan Falls

A beleza da cachoeira mais famosa das Filipinas é realmente indescritível. A Kawasan Falls possui três quedas d’água, desaguando em um grande poço. Ali você pode mergulhar e contemplar a beleza dessa água turquesa. O lugar é perfeito para aventura, e escrevemos um post exclusivo só para mostrar tudo sobre a Kawasan Falls, clique aqui. Destino imperdível na sua viagem pelas Filipinas!

Moalboal Filipinas_Kawasan Falls
Kawasan Falls

Visitar Oslob

O lugar é famoso, principalmente, pelo mergulho com tubarões-baleia. Nós estávamos doidos pra fazer esse mergulho, até pesquisarmos um pouco e descobrirmos que se trata de uma exploração totalmente predatória. Cortamos do roteiro.

Mas Oslob vale uma visita, já que oferece também outros atrativos. Um deles é a cachoeira Tumalog Falls: é encantador ver a beleza da água descendo em camadas suaves e caindo em um belo poço azul. Dá pra passar o dia inteirinho ali, só curtindo a natureza.

Explorar a região e interagir com os locais

Tem coisa melhor que alugar uma moto e sair pela cidade conhecendo cada cantinho? E o melhor, encontrando pelo caminho pessoas simples e acolhedoras que tornam a viagem ainda mais especial. Essa foi uma excelente oportunidade que tivemos de conhecer e interagir mais com a cultura local e levar ótimas lembranças de Moalboal.

Quando ir

A melhor época para conhecer Moalboal é entre dezembro e abril, pois é verão na região e dificilmente chove – já que a intenção é aproveitar ao máximo as praias e os passeios. Apesar de ser alta temporada e os preços ficarem mais altos, ainda assim, dá para curtir tranquilamente e economizar se necessário.

Quanto tempo ficar

Você pode incluir Moalboal no seu roteiro junto com outros destinos, como Malapascua e Bohol – todos de “fácil’ acesso de Cebu.

Se quiser, dá para fazer bate e volta de Cebu até Moalboal, mas você não vai aproveitar quase nada. O ideal é ficar de 2 a 3 dias para conhecer todas as atrações.

Lembre-se do seguro viagem!

Para não ter dor de cabeça caso algo aconteça, não se esqueça de contratar um seguro viagem antes de ir pras Filipinas. Não importa se sua viagem vai ser de aventura ou apenas relax, não vale correr o risco de viajar sem seguro!

Recomendamos fazer uma pesquisa pela Segurospromo, que funciona como um bom comparador de preços, e escolher o seguro que melhor se adequa ao seu estilo de viagem. E usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 você ainda ganha 5% de desconto.


Ficou com vontade de conhecer Moalboal nas Filipinas? Conta pra gente!

E se vai viajar pelo sudeste asiático, confira também esses posts:

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

2 comentários em “Tudo sobre Moalboal nas Filipinas: descanso, aventura e natureza”