Ah, o litoral fluminense! A Região dos Lagos, conhecida também como a Região da Costa do Sol, fica a, aproximadamente, 1h30 da capital do Rio de Janeiro. Pertinho. Passei ótimos momentos lá, em vários momentos da minha vida, e Cabo Frio é um dos tesouros dessa parte do estado.
Por ser a cidade mais populosa da Região dos Lagos, Cabo Frio tem uma super estrutura, o que se manifesta também na sua rede hoteleira, nos seus espaços gastronômicos e organização no geral.
É um fato de que eu volto para Cabo Frio sempre que posso. Adoro passear pelo Bairro da Passagem, curtir as praias menos agitadas, passear pelas ilhas e sempre voltar para ter a vista do Forte de São Mateus.
Se é sua primeira vez, vou te dar uma perspectiva boa da região e te falar o que fazer em Cabo Frio para que seu roteiro seja recheado de atrações:
- Praias de Cabo Frio
- Ilha do Japonês
- Passeio de barco
- Rua dos Biquinis
- Bairro da Passagem
- Forte São Mateus
- Lençóis do Peró
- Canal Itajurú
- Museus
- Morro do Guia
- Bate e volta Arraial do Cabo
- Bate e volta Búzios
Direto ao Ponto: o que fazer em Cabo Frio
- Dois dias é o tempo mínimo para conhecer as praias. Reserve um dia para conhecer as Praias do Forte e Dunas; e mais um dia para as Praias da Concha e Peró.
- Separe uma manhã adicional no roteiro para atividades como passeio de barco, mergulho ou Ilha do Japonês.
- Além das praias, não podem faltar no seu roteiro a Rua dos Biquinis e o Forte São Mateus (que fica na praia, mas considero um passeio à parte).
- Búzios e Arraial do Cabo podem ser visitadas em um bate e volta. Mas se possível, reserve uns dias extras para se hospedar nessas duas cidades. Você vai aproveitar muito mais!
- Para curtir a noite, aposte em um passeio pelo Canal de Itajuru e pelo bairro Passagem. Eu simplesmente amei o restaurante Arcos do Canal!
- Para se hospedar, minha região preferida é o bairro Passagem, especialmente o Passagem Concept Hotel. Mas há ótimas opções nas Praia do Forte, Dunas e Peró.
1. Praias de Cabo Frio
Cabo Frio tem praias maravilhosas. Algumas são bem cheias, como a Praia do Forte e a Praia das Conchas, mas a beleza de todas elas é inegável. A minha preferida é a Praia das Dunas, mas vou te contar sobre cada uma delas:
Praia do Forte
A Praia do Forte é a mais famosa e mais visitada praia de Cabo Frio. Fica bem pertinho do centro da cidade e, frequentemente, tem águas muito menos geladas do que outros lugares da Região dos Lagos. Você vai encontrar o básico das praias bonitas: areia branquinha e fina, mar super azul.
Tem muitos quiosques, barracas, pessoas vendendo todo tipo de coisa. O problema, pra mim e pra muita gente, é que a multidão que aparece por lá nos fins de semana acaba atrapalhando a experiência. É muito lixo espalhado! Uma amiga minha me contou, uma vez, que achou cacos de vidro espalhados pela areia, o que é pra lá de preocupante.
Outro problema é estacionar, porque muitas pessoas podem ser bem intrusivas nessas horas. Mas a praia ainda vale a pena. Meu conselho é que você tente ir em um dia de semana, caso sua viagem permita isso, porque como eu disse antes, é uma praia muito bonita e com uma água muito gostosa.
Dica | A orla é muito legal. O letreiro “Amamos Cabo Frio”, a cadeira azul enorme com inscrições positivas e a passarela emoldurada pela praia ao fundo são ótimos lugares para tirar fotos! Sua foto do letreiro terá, ainda, o Forte de São Mateus ao fundo.
Dica 2 | Bem pertinho da Praia do Forte, há a Praça das Águas, que merece ser revitalizada, a Feirinha da Praia do Forte, onde você pode comprar roupas de banho e lembrancinhas, e também o Museu do Surf, que é bem bonito por dentro e fica na Praça da Cidadania.
Praia das Conchas
Apesar de não ser uma praia extensa (tem cerca de 600 metros), a Praia das Conchas é lindíssima e muito querida pelos viajantes e pelos moradores. O nome se deve ao formato de concha que você consegue ver facilmente pelas fotos ou pelos pontos mais altos dos arredores.
Por falar nisso, as pessoas costumam fazer pequenas trilhas para o Mirante da praia das Conchas, um ponto panorâmico que eu não perderia se você você e também o Morro do Vigia, que fica pertinho, apesar de estar, tecnicamente, na região do Peró.
A depender da maré, se formam piscinas naturais lindíssimas.Essa praia enfrenta os mesmos problemas da Praia do Forte – lotação, lixo e som alto – mas acabei não tendo muitos problemas da última vez que fui. Te dou as mesmas dicas de antes: tente ir em dias de semana, em horários mais tranquilos (bem cedinho ou no final da tarde).
Praia do Peró
Você assistiu Avenida Brasil? Lembra que Tufão morava em Cabo Frio? A Cabana do Pescador fica entre o Peró e a Praia das Conchas, e foi palco das gravações de Avenida Brasil e A Força do Querer, dois sucessos globais que atraem pessoas até hoje. Mas não só por isso! A caipirinha de milho e o pastel de camarão são sucesso. O espaço é até patrimônio estadual.
Outra parte interessante é o Morro do Vigia. As pessoas costumam fazer trilha para chegar até o topo – fica pertinho da Praia das Conchas.
Dica | É bem fácil sair da Praia do Peró, ir na direção do estacionamento da Praia das Conchas e, daí, chegar nas piscinas naturais da Praia das Conchas. Uma delícia. Você pode dar uma conferida no tutorial do Canal Rebeca Rezende.
Praia das Dunas
A Praia de Balneário das Dunas, conhecida simplesmente como Praia das Dunas fica bem ao lado da Praia do Forte. Sim, essa é mais tranquila! Finalmente a opção para quem não quer muvuca. É movimentada, mas não é atulhada. É o suficiente para me agradar bastante.
Ainda é bastante turística e os preços são salgados, mas a praia tem uma faixa de areia generosa, então as barracas não costumam ficar super próximas uma da outra nem nada assim.
Mas a melhor parte são as dunas, a areia da praia e o mar, que formam uma paisagem linda, para ninguém querer ir embora. Tenho que dizer que a areia da praia é fofinha demais, o que deixa a experiência toda muito boa.
Pretendo, em algum momento, ter outra experiência: a de ver um nascer do sol da Praia das Dunas. Recomendo e pretendo voltar nela.
Dica | A Praia do Foguete fica logo depois da Praia das Dunas, já, em Arraial do Cabo. É bem mais vazia e mais tranquila até que a Praia das Dunas. E se quiser, pode aprar para esticar o passeio e conhecer algumas das melhores praias de Arraial do Cabo também.
Outras Praias de Cabo Frio
- Praia Brava | muito linda, mais vazia, mas não tão boa para banho, como o próprio nome já denuncia. Uma parte é para surfistas e outra para nudistas, e uma pedra separa os dois grupos! Não cheguei a visitar ainda, mas as pessoas comentam que o acesso pode ser feito a partir da Ilha do Japonês. Comentam também sobre falta de vigilância.
- Praia de Unamar | praia com água na temperatura amena e boa, do jeito que a gente gosta, mas que também tem ondas. É bem boa para corridas, e fica perto de Búzios, no município de Tamoios.
2. Ilha do Japonês
A Ilha do Japonês é um verdadeiro paraíso, e é famosa por suas águas cristalinas. A realidade é ainda melhor que as fotos que você já pode ter visto. É fácil chegar até ela, então se prepare para enfrentar uma certa multidão a depender do momento da sua visita, ok?
Você pode chegar na Ilha do Japonês a partir da Praia do Forte ou do Bairro da Passagem, através de barquinhos que vão e vêm o tempo inteiro. Se a maré estiver baixa, você consegue atravessar andando, mas eu recomendo que você pegue uma embarcação, pelo menos na sua primeira vez, por segurança.
Sendo hiper sincera, os valores são bem altos por lá, até pelo acesso e pela pouca estrutura presente na ilha em si – o abastecimento fica por conta dos arredores. Então, se você puder levar algumas coisas, melhor ainda. Fica mais fácil passar um bom tempo por lá.
Da última vez que fui, estava tudo tranquilo, mas não posso deixar de dizer que muitas pessoas (especialmente as que vão na alta temporada) se incomodam com a multidão e com uma certa insistência dos vendedores. Então, tente ir em dias de semana, como eu fiz, porque, assim como a Praia do Forte, vale muito a pena.
3. Passeio de barco em Cabo Frio
Se você se interessar por um passeio de barco em Cabo Frio, vou te mostrar um pouco sobre como ele é.
O passeio começa em direção ao Canal do Itajuru, passa pela Ilha do Japonês e, depois, pelo Forte de São Mateus (falarei dele depois). A primeira parada mesmo é na praia do Forte, onde fica parado por um tempo.
Depois você vai passar por outros pontos interessantes até fazer a última parada na Ilha dos Papagaios que, pra mim, é o ponto alto. Inclusive, ótimo passeio para casais, porque reza a lenda que os casais que se beijam diante da ilha jamais se separam! Será?
O importante a dizer aqui é que muita gente que visita Cabo Frio acaba optando por fazer um passeio de barco em Arraial do Cabo. E sinceramente? É difícil competir com as belezas de Arraial. Mas se você tiver tempo suficiente, recomendo fazer os dois e eleger seu preferido!
4. Rua dos Biquinis
A Rua dos Biquínis é o maior shopping a céu aberto especializado em moda praia do mundo, e não sou eu quem estou dizendo, é o Guinness! São mais de 100 lojas de roupas de banho, mas também de moda fitness.
Leva esse nome pela quantidade de lojas, mas também porque sempre teve preços que você encontraria em poucos lugares, e, arrisco dizer, em quase nenhum local litorâneo. Moda praia e moda fitness eram seus carros-chefe e continuam sendo, mas, na minha última visita, achei os preços um pouco menos acessíveis.
Arrisco dizer que vale sim sua visita, e o custo-benefício das peças continua muito bom, mas tem que ter paciência para encontrar a peça certa. São muitas lojas, então, se você gosta de garimpar, esse ponto turístico de Cabo Frio foi feito para você.
5. Bairro da Passagem
O Bairro da Passagem se originou de um dos vilarejos mais antigos da região, e, por isso, mantém construções centenárias! É lindo de dia e lindo de noite. Muitas pessoas comparam essa parte de Cabo Frio à Paraty.
São tantos cantinhos bonitos para fotos que minha melhor indicação é que você reserve um tempo para passear e conhecer sem tanto planejamento. Vá também ao Beco do Príncipe, um arco presente em casarão colonial construído pela família Orleans e Bragança, onde hoje funciona o hotel Hotel Solar do Arco , conheça a linda Capela de São Benedito, e passeie pelo Canal Itajuru, que margeia o bairro.
De lá você pode pegar uma embarcação para a Ilha do Japonês e chegar bem rapidinho. É um lugar super gostoso para caminhar, tirar boas fotos, mas, especialmente, para comer, porque concentra bistrôs e restaurantes muito bons.
Eu indico o restaurante Casa Kanaloa nesse bairro, um restaurante tailandês surpreendente com espaço lindo – comi e indico a entradinha Satay Gay, espetinhos de frango com um gosto maravilhoso de leite de coco, curry ao molho de amendoim e pepinos.
6. Forte São Mateus
Um dos cartões postais mais bonitos de Cabo Frio, o Forte São Mateus fica na Praia do Forte, e é tombado pelo IPHAN. Foi construída pelos portugueses com objetivos militares no século 17 – bota tempo nisso – é um dos melhores lugares para conhecer melhor a nossa história.
A intenção era defender a cidade dos franceses e holandeses, para que os recursos naturais do Brasil se mantivessem monopolizados. É todo feito de pedra, e é uma das construções históricas mais antigas do país.
Para ir para o forte, é necessário fazer uma trilhazinha, mas nada demais. Lá você encontra os canhões preservados da época, e também exposições permanentes e temporárias que são explicadas por professores de história.
Eu adorei aprender mais e ainda ter a vista da Praia do Forte e Ilha do Japonês. Não deixe de ir.
Dica | Não deixe de tirar a foto clássica do Forte: na guarita, perto dos canhões, com a parte branca da construção emoldurada pelo mar hiper azul atrás.
7. Lençóis do Peró
Os lençóis maranhenses deram a ideia para o nome: Lençóis do Peró. Pouco tempo atrás, essa maravilha nem era conhecida! Esse foi um achado do guia turístico Henrique Nascimento, que descobriu por acaso dunas que formam uma piscina natural de água doce no bairro do Peró.
Mais parece um deserto em pleno litoral e está entre o Parque Estadual Costa do Sol e a Área de Proteção Ambiental do Pau Brasil. Apesar de estar bem pertinho do centro (a só 8km!), o melhor é contratar um guia licenciado para ir e para voltar, porque a trilha é longa e, quem não tem experiência, pode se perder com facilidade.
Mal posso esperar para visitar.
8. Canal Itajurú
O Canal Itajurú liga a Lagoa de Araruama com o Oceano. É um lugar excelente para caminhar em Cabo Frio, e concentra alguns ótimos restaurantes, como o Bravíssimo Osteria. Fica bem perto do Morro do Guia e também da Praia do Forte. Vale a pena conferir, mas você, provavelmente, vai passar por lá de um jeito ou de outro para chegar em outros pontos turísticos.
9. Museus
Cabo Frio tem alguns museus que merecem sua visita. Vou te contar um pouco sobre eles:
- Museu Internacional do Surf | prestigia o esporte de forma muito dinâmica e bonita. Foi criado por Telmo Moraes em 2007, e tem um acervo rico de pranchas de surf, troféus, parafina, quilhas de várias épocas, além de outros objetos praianos. Fique atento aos horários de visitação, porque, aos finais de semana, o museu abre apenas no final da tarde.
- Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio | fica pertinho do Morro do Guia, ótima oportunidade para visitar as duas atrações. O museu foi era o Convento Nossa Senhora dos Anjos e é um representante da arquitetura franciscana da época colonial. Apresenta dos séculos 17 e 18 e visitas guiadas.
- Casa-Ateliê Scliar | local de exposição permanente das obras do artista moderno Carlos Scliar, na casa onde ele morou. Todo o ambiente é muito bonito, assim como o entorno. Esse museu tem propósitos educacionais, uma lojinha, um café e até uma sala de cinema. Quem vai, adora.
10. Morro do Guia
Tenho a filosofia de sempre procurar pontos para ver as cidades que visito de cima. Em Cabo Frio, esse lugar é o Morro do Guia, o maior mirante da cidade. O Morro do Guia contempla em uma visão em 360° de todo o centro histórico, da Praia do Forte, do Canal do Itajuru e até da Ilha do Farol, que fica em Arraial do Cabo.
Também é onde fica a Capela Nossa Senhora da Guia, uma igrejinha de mais de 200 anos de existência, tombada pelo IPHAN por sua importância cultural. Dizem que a imagem da santa aparecia frequentemente no alto do morro, e não no Convento Nossa Senhora da Guia. A história contada é de que foi vontade da Nossa Senhora da Guia que sua imagem ficasse ali, no ponto alto de Cabo Frio.
É um lugar realmente muito importante e belíssimo. Eu sempre volto lá quando posso. Esse lugar deve ser uma prioridade na sua visita para Cabo Frio.
11. Bate e volta em Arraial do Cabo
Só 13 km que separam Cabo Frio de Arraial do Cabo! É muito fácil fazer um bate-volta ou conhecer os dois destinos juntos, mas já te deixo ciente que as praias de Arraial do Cabo são muito lindas para você aproveitar em tão pouco tempo!
Caso você realmente tenha poucos dias disponíveis, minha melhor indicação é um tour de Cabo Frio para Arraial do Cabo. A parte da manhã é reservada para fazer um passeio de barco pelos cenários mais lindos do litoral de Arraial do Cabo. Depois de uma pausa para o almoço você segue em um tour pela parte histórica de Cabo Frio. Deve ser muito legal conhecer a região assim.
Aproveite para ler o nosso post sobre o que fazer em Arraial do Cabo. Você vai querer separar vários dias para ficar por lá.
12. Bate e volta em Búzios
Búzios despontou como um dos destinos turísticos mais importantes do país nos anos 60 e nunca mais deixou de ser relevante. Fica a menos de 40 quilômetros de Arraial do Cabo.
É perto o suficiente para um bate e volta, mas a região tem praias lindas (das agitadas às semi-paradisíacas), lugares super charmosos como a Rua das Pedras e uma ótima estrutura hoteleira.
Minha recomendação principal é que você fique hospedado em Búzios por alguns dias e que aproveite um bom passeio de barco por lá.
Não deixe de conferir nosso post sobre o que fazer em Búzios! Aposto que você vai adorar.
Mais sobre sua viagem para Cabo Frio
Se empolgou com tudo o que você vai conhecer em Cabo Frio? O litoral fluminense é lindo, mesmo que eu seja super suspeita para falar. Vou te dar mais algumas dicas e informações úteis sobre essa jóia da Região dos Lagos:
Onde se hospedar
A rede hoteleira de Cabo Frio é muito bem desenvolvida. Vou te dar sugestões de hotéis e pousadas nas principais regiões:
Praia do Forte e Região Central | ótima escolha para quem vai para Cabo Frio pela primeira vez. Indico o Malibu Palace Hotel, a Pousada Porto Fino I que fica a 3 minutinhos do centro e o Hotel Marlen, que fica em frente à praia.
Bairro da Passagem | meu preferido, porque adoro passear pelas ruas históricas e encontrar vários cantinhos bonitos. O Hotel Paradiso del Sol tem uma vista maravilhosa do Canal Itajuru, e o Passagem Concept Hotel e Spa é uma opção mais sofisticada.
Praia das Dunas | uma região um pouco mais afastada do centro, ideal para quem quer tranquilidade e ótimas vistas. Fica no caminho para Arraial do Cabo, então é perfeito se você quiser fazer um bate-volta. Uma das melhores opções à beira mar é o Mandai Apartamentos. O Hotel Matiz Oasis Cabo Frio oferece um pôr do sol incrível do terraço de bônus!
Região do Peró | pertinho da Praia das Conchas, uma boa opção também. A Pousada Encantos do Peró fica a 700 metros da Praia do Peró, é lindinha e tem um café da manhã ótimo, e o Paradiso Peró Praia Hotel é uma opção 4 estrelas, bem luxuosa, para quem quer uma experiência diferenciada.
Parque Central | fica entre o centro, a Praia do Forte e a Praia das Dunas. Indico o Hotel Real, que oferece até a possibilidade de banheira de hidromassagem em alguns quartos e o Green Hotéis, opção mais moderna pertinho da Praia das Dunas.
Fiz também um post super completo de onde ficar em Cabo Frio, vale conferir para que você não erre na escolha.
O que fazer a noite
Tem muita vida em Cabo Frio durante a noite, então guarde um pouco da energia. Praias e passeios podem ser bem cansativos, mas eu separaria pelo menos uma noite, se fosse você, para passear na beira do Canal do Itajuru, na Avenida Boulevard ou pelo Bairro da Passagem, que é muito legal à noite – e um pouco cheio também.
Onde comer
Ah, não faltam opções boas em Cabo Frio, mas vou dar algumas dicas boas:
Passagem Altto Sushi | um japonês no Bairro da Passagem com altíssimo padrão de qualidade. Escolhi o rodízio e indico muito, além de ter achado o atendimento muito bom. O ambiente com as luzinhas é nota 10 e me conquistou.
Galápagos Restaurante | Ainda no bairro da Passagem, dessa vez apostando na culinária brasileira, com um super destaque para pratos com frutos do mar. A decoração rústica e aconchegante, mas bem sofisticada.O menu tem opções vegetarianas!
Arcos do Canal | lindíssimo e com uma localização privilegiada às margens da Lagoa de Araruama. Pedi a entrada o camarão citron, e o molho era de outro mundo! Os preços são mais altos, mas com certeza valem a pena, porque a qualidade é impecável.
Melhor época para visitar
Cabo Frio atrai turistas o ano inteiro. A alta temporada é entre dezembro a fevereiro, como você já deve imaginar, porque são os meses mais quentes, em que as praias lotam, especialmente no ano novo e no carnaval.
Março a junho são bons meses, porque ainda está quente, mas não há muita lotação. Já entre agosto e novembro há a desvantagem de as temperaturas caírem um pouco.
As águas ficam ainda mais frias do que já naturalmente são, então tem que ter coragem ou muita vontade para ir. Definitivamente é uma época bem mais tranquila.
Quanto tempo ficar
Eu diria que você consegue curtir Cabo Frio em um final de semana, sim, mas quem quiser incluir visitas a cidades próximas de Cabo Frio, como Arraial do Cabo e Búzios, deve separar pelo menos uma semana para a viagem.
Mapa com os pontos turísticos de Cabo Frio
Para te ajudar a se localizar na cidade, marquei no mapa todos os lugares e pontos turísticos de Cabo Frio:
Depois das minhas dicas, já sabe o que vai fazer quando chegar a Cabo Frio?
Pertinho da capital carioca, Cabo Frio é um destino único e muito especial para mim. Sempre bate a vontade de voltar, passear pelas ruas históricas e curtir uma boa praia. Me conta, qual o lugar que você mais tem vontade de visitar por lá?
Foto de destaque: Marcus Guimarães.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
As dicas foram excelentes!
Que bom que gostou! Muito obrigado pela mensagem!
Boas dicas e ótimo resumo. Eu acrescentaria que o museu do morro da guia (próximo a ponte que cruza o canal para a rua dos biquinis) abre as 10:00 e é uma visita histórica importante! A praia do Peró e das Conchas são praticamente a mesma praia e com infra de bares, restaurantes e estacionamento na praia das conchas.
Que legal saber mais sobre o Museu do Morro da Guia! Vou incluir essas informações no meu roteiro, obrigado!