ÔNIBUS ABANDONADO DO ATACAMA: NÓS CONSEGUIMOS

Todas as informações que você precisa para chegar por conta própria

  • Caio
  • -
  • 12 de fevereiro de 2019
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e baixe nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Quando planejamos a nossa visita pelo deserto chileno, um dos primeiros comentários na nossa planilha era: “descobrir como chegar no ônibus abandonado do Atacama”. Depois de vermos muitas fotos lindas do local, descobrimos que não há quase nenhuma informação de como chegar lá, sem ser pelos tours de agências.

Ônibus Abandonado Atacama - Magic Bus - Caio
Caminhando sobre o ônibus

Para nossa infeliz supresa, também verificamos que não existe rota no Google Maps de como chegar até lá. Como desistir não estava nos nossos planos, fuçamos muito e finalmente conseguimos! Então aproveite, pois nesse post conto como chegar no ônibus abandonado do Atacama, incluindo as coordenadas de GPS.

Veja também: GUIA COMPLETO DO DESERTO DO ATACAMA

Se você vai para o Atacama, é bom se preparar para o ‘soroche’ – o mal de altitude – que pode ser causado pela diminuição de oxigênio acima dos 3.000 metros. Portanto, faça um seguro viagem antes de embarcar. Recomendamos pesquisar seu seguro pela Segurospromo, um site que compara preços e dá uma enorme variedade de opções. Aproveite para usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e ganhar 5% de desconto!

A história do ônibus abandonado do Atacama

Algumas agências de turismo vendem o passeio até o ônibus abandonado do Deserto do Atacama combinado com a visita às Lagunas Escondidas de Baltinache, mas não são todas. Como estávamos de carro e não faríamos esse tour, precisávamos descobrir como chegar até lá.

Mas o que é o ônibus abandonado? Como ele foi parar ali?

Ônibus Abandonado Atacama - Magic Bus - Interior
Pensando sobre o surgimento do ônibus

Ninguém sabe ao certo como foi e para que serve ou serviu. Mas para entender uma das principais teorias sobre o tal ônibus, é preciso saber de um fato: em San Pedro do Atacama é proibido dançar. Sim, isso mesmo.

Segundo relatos locais, existe um cemitério antigo sob a cidade e, em respeito aos ancestrais mortos, realizar festas e dançar é proibido na cidade.

Tá, muito estranho, mas o que isso tem haver com um ônibus destruído abandonado no meio do deserto?

Segundo algumas pessoas, esse ônibus serve ou serviu como cenário para uma (ou umas das) festas clandestinas que são realizadas no deserto. Afinal todo mundo quer se divertir, né?

Ao ver essas “prateleiras” que foram instaladas nas laterais do ônibus, tanto interna quanto externa, essa teoria ganhou um pouco mais de força com a gente, já que elas podem servir de apoio para copos e garrafas. Será?

Ônibus Abandonado Atacama - Magic Bus - Lateral
Dando um check nas prateleiras laterais da Micra

A pesquisa de como chegar ao ônibus abandonado no Atacama

OK, entendi, mas como você conseguiu chegar até lá?

Nossa primeira idéia foi entrar em contato com alguns amigos que já haviam visitado o Atacama, na esperança de que eles nos dessem alguma ideia de como chegar até lá. Dentre eles, os três que tinham alguma noção de direção me disseram que a entrada era no mesmo caminho das Lagunas Escondidas de Baltinache. Mas todos ressaltaram que era difícil, pelo fato do ônibus ser muito escondido, no meio do nada, sem estradas demarcadas. Ou seja, um grande desafio. Bem, não me encorajaram muito.

Partimos pra segunda ideia: pedir ajuda pra uma agência que opera alguns tours no Atacama, mas que não vendesse o tour para o ônibus (afinal não iriam informar se eles mesmos levassem). Consegui uma resposta similar a dos meus amigos, mas com um pouco mais de sensibilidade: “É realmente um pouco complicado, o ideal é ir com alguém que conheça a região, o ônibus fica meio escondido e você pode acabar se perdendo…” Também não muito animador.

Como eu sou teimoso e não desisto fácil, quanto mais dificuldade eu encontrava, mais eu estava certo de que chegaríamos lá de qualquer jeito.

Até que coloquei a terceira e última ideia em prática: procurar, centímetro a centímetro no Google Maps (na visão satélite), algo na região das Lagunas Escondidas que pudesse ser o tal ônibus.

Vou te dizer: perdi muuuuito tempo com isso. Mas consegui! E para te poupar do mesmo trabalho, seguem as coordenadas:

Eu havia buscado com todos os nomes possíveis. Muitos o chamam de La Micra, mas não funcionou. Até que finalmente achei: basta buscar por “Magic Bus Atacama” que o Google Maps te mostra direitinho a localização.

E a rota para se chegar até o tal ônibus abandonado do Atacama? Pois é, isso o Google não mostra! Foi pela visualização modo satélite que conseguir ver marcas dos pneus de carros no chão – e assim fui marcando diversos pontos fixos ao longo dessa rota de pneus. Usei o My Maps do Google, e eis o resultado:

Como chegar no ônibus abandonado do Atacama: em detalhes

Você deve sair de San Pedro de Atacama em direção a Calama e dirigir por 14km, até a entrada para as Lagunas Escondias. Há uma placa e a entrada fica à esquerda, mais precisamente na coordenada 22°52’23.3″S 68°18’12.8″W.

Entrando ali, depois de dirigir por uma estrada de chão nada boa, percorra  3,3km, até avistar uma entrada para o Valle de la Luna, à sua esquerda. Ela serve como referência, pois você seguirá reto. Quando alcançar o total de 7,2km percorridos nessa estrada de chão, você vai ver uma entrada a sua esquerda, na coordenada 22°55’05.0″S 68°21’10.5″W.

Entrando nessa esquerda, haverá um terreno bem ruim, mas você conseguirá visualizar um caminho de carros demarcado no solo. Além de seguir as marcas de pneu, coloque no seu GPS as coordenas, e siga nessa ordem:

  • 22°55’39.6″S 68°21’08.0″W, 22°56’32.4″S 68°20’59.6″W, 22°56’59.3″S (continue em frente após esse ponto)
  • 68°20’50.6″W, 22°57’49.5″S 68°20’40.7″W, 22°57’35.3″S 68°20’15.5″W (nesse ponto você verá um monte ao seu lado direito: o ônibus fica atrás dele, então procure uma entrada a sua direita para chegar até lá)
  • 22°57’38.9″S 68°20’05.5″W (essa é a localização final do ônibus).

Ufa! Finalmente chegamos. Na prática, eu acabei marcando muito mais pontos do que esses, como vocês podem ver no mapa. Mas seguindo esses citados no post, você conseguirá chegar lá sem problemas.

Dica | Não é necessário ter um 4×4, mas é recomendável um carro alto devido às pedras e buracos

Para o caminho de volta fizemos a mesma coisa, acompanhando os pontos no Google Maps. A volta não é tão óbvia assim, pois é tudo muito escuro, então continue seguindo as coordenadas.

Ônibus Abandonado Atacama - Magic Bus - Onibus
A fotogênica Micra ou Magic Bus

É realmente difícil chegar no ônibus abandonado do Atacama?

Sinceramente? Não! É verdade que o lugar é bem escondido, mas nada impossível de chegar. Com essas dicas então, vai ficar muito mais fácil.

Nós gostamos tanto da experiência que fomos duas vezes até lá. A primeira foi durante o dia, mas depois resolvemos arriscar e ir à noite também, para tirar foto das estrelas. Nós utilizamos a mesma tática e também deu certo – exceto pelo prejuízo do pneu, que rasgou no meio da estrada em pleno deserto. Pela foto dá pra dizer que valeu muito a pena, concordam?

Ônibus Abandonado Atacama - Magic Bus - Noite
A melhor foto da minha vida

Já sabe onde ficar hospedado no Atacama?

Se você está planejando sua viagem pro Atacama mas ainda não sabe onde se hospedar, saiba que sua base deve ser na cidade de San Pedro de Atacama, onde ficam todos os hotéis e também o comércio. Nossas recomendações são:

Hostal Sonchek | Bem no centrinho, com opções de cama em dormitório e quartos privados. Banheiros compartilhados e cozinha de uso comum.

Ônibus Abandonado Atacama - Magic Bus - Sonchek
Foto Divulgação

Posada Atacameña | A 5 minutinhos do centro, com quartos coletivos e privados, opção de banheiro privado ou compartilhado. Com cozinha e um pátio bem simpático.

Não se esqueça do seguro viagem

É indispensável fazer um seguro viagem para uma viagem pro Atacama. Nós precisamos de atendimento médico em nossa viagem pela América do Sul por causa do soroche, o mal de altitude. Por isso, não se arrisque.

Nossa recomendação é fazer uma busca pela Segurospromo, o melhor site comparador de preços. Aproveite e use nosso código EMALGUMLUGAR5 pra garantir 5% de desconto.

Vai para o Atacama? Você também pode incluir no seu roteiro:

Lagunas Escondidas de Baltinache | Um conjunto de 8 lagunas, sendo duas permitidas para banho. Aqui o cenário é lindo e a alta concentração de sal fará você boiar sem esforço. Esse passeio pode incluir uma visita ao ônibus abandonado do deserto.

Valle de La Luna + Valle de La Muerte | Um dos passeios mais imperdíveis do Atacama, com paisagens surreais do deserto. O tour dura meio período e geralmente é feito à tarde, para aproveitarmos o pôr do sol nesse cenário incrível.

Geyser del Tatio | Prepare-se para acordar cedo e assistir um dos espetáculos mais lindos da natureza. O melhor horário para observar o campo geotérmico é ao amanhecer, quando as baixas temperaturas nos permitem ver toda a água e vapor saindo dos geisers.

Termas de Puritama | Para um momento relaxante no Atacama, a melhor pedida é um banho em uma dessas piscinas termais: são 8 piscinas no total, que variam de 28 a 34 graus. E para completar, o cenário ao redor é lindo.

Vale do Arco-Íris | Encha seus olhos com essas montanhas multi coloridas que ficam em um vale a 60km do centro de San Pedro de Atacama. Aproveite para aprender um pouco sobre a história do local, já que esse tour costuma incluir uma parada nos petroglifos de Hierbas Buenas.

Laguna Cejar | Prepare-se para boiar em uma linda lagoa com uma concentração de sal maio

Lagunas Altiplanicas, Piedras Rojas e Salar do Atacama | Uma explosão de cores em um passeio de tirar o fôlego. Encante-se com o tom avermelhado de Piedras Rojas, com os diferentes azuis das Lagunas Altiplânicas e com o deserto branco do Salar de Atacama.

Para planejar sua viagem, não deixe de conferir nosso guia completo com tudo o que fazer no Deserto do Atacama.

E aí, pronto para encontrar o ônibus abandonado do Deserto do Atacama?

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Baixe agora nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Chile: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!