LAGUNAS ALTIPLÂNICAS, PIEDRAS ROJAS E SALAR DE ATACAMA

Confira dicas e informações sobre um dos passeios mais incríveis do Atacama

  • Adriana
  • -
  • 8 de abril de 2019
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e baixe nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Um dos programas clássicos do Deserto do Atacama é fazer o tour para Lagunas Altiplânicas, Piedras Rojas e Salar de Atacama. Esse passeio é uma verdadeira explosão de cores, com paisagens de tirar o fôlego. Simplesmente imperdível.

Foto da Laguna com o Vulcão Miscanti ao fundo. Lagunas Altiplanicas Piedras Rojas Salar do Atacama Laguna Chaxa
Na Laguna Miscanti, há uma trilha demarcando a área para a caminhada

Nós já mostramos por aqui tudo o que fazer no Atacama, em um guia completo sobre o deserto chileno. Agora vamos te contar tudo sobre como é o passeio para Lagunas Altiplânicas, Piedras Rojas e Salar de Atacama. Aproveite!

Nesse post você vai ver:

Se você vai para o Atacama, é bom se preparar para o ‘soroche’ – o mal de altitude – que pode ser causado pela diminuição de oxigênio acima dos 3.000 metros. Portanto, faça um seguro viagem antes de embarcar. Recomendamos pesquisar seu seguro pela Segurospromo, um site que compara preços e dá uma enorme variedade de opções. Aproveite para usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e ganhar 5% de desconto!

Como chegar às Lagunas Altiplânicas, Piedras Rojas e Salar de Atacama

As Lagunas Altiplânicas, as Piedras Rojas e o Salar de Atacama são atrações normalmente visitadas em um dia cheio de passeio pelo Atacama. Existem 2 formas de chegar. A primeira é contratando um tour. As agências fazem rotas diferentes, mas todas param nos mesmos pontos.

Estrada de acesso a Laguna Miscanti e Minique com uma Vicuña, um dos camélidos sulamericanos. Lagunas Altiplanicas Piedras Rojas Salar do Atacama Laguna Chaxa
Estrada de acesso às Lagunas Miscanti e Miñiques

E a outra forma é por conta própria alugando um carro. Dessa forma, nós recomendamos que você vá até o último ponto, a Laguna Tuyajto e vá parando nos outros pontos na volta.

Distâncias:

  • San Pedro de Atacama X Laguna Tuyajto – 166km, 3h20 aproximadamente
  • Laguna Tuyajto X Piedras Rojas – 14,2km, 35min
  • Piedras Rojas X Lagunas Miscanti e Minique – 40km, 1h25
  • Lagunas Miscanti e Minique X Laguna Chaxa – 96km, 1h45
  • Laguna Chaxa X Toconao – 90km, 1h40
  • Toconao X San Pedro de Atacama – 38km, 31min

Para fazer os tours pelo Deserto do Atacama, você deverá se hospedar em San Pedro de Atacama, a cidade que concentram hotéis e comércio. Em San Pedro nós ficamos em dois hotéis diferentes, que gostamos bastante:

Hostal Sonchek | Bem no centrinho, com opções de cama em dormitório e quartos privados. Banheiros compartilhados e cozinha de uso comum.

Posada Atacameña | A apenas 5 do centro, com quartos coletivos e privados, opção de banheiro privado ou compartilhado. Com cozinha e um pátio bem simpático.

Praticamente todas as agências de viagem em San Pedro oferecem esse passeio. O ideal é pesquisar preço, pois você consegue desconto se fechar os passeios já em San Pedro. Se tiver uma boa indicação, aproveite.

Outra opção é alugar um carro no Atacama. Nós, inclusive, fizemos esse tour por conta própria e foi super tranquilo. Para isso recomendamos comparar preços de aluguel no site Rentcars – nós sempre conseguimos o melhor preço com eles.

Como é o passeio para Lagunas Altiplanicas, Piedras Rojas e Salar do Atacama

Os tours para Lagunas Altiplânicas, Piedras Rojas e Salar do Atacama costumam começar bem cedo (6h da manhã), retornando por volta das 15h ao centro de San Pedro.

Nós saímos bem cedinho e começamos o dia seguindo pela Ruta 23, em direção à fronteira com a Argentina. As atrações desse passeio ficam ao leste do Atacama.

Já no caminho você cruzará o Trópico de Capricórnio. Foi a segunda vez que o cruzamos, sendo que a primeira foi na Namíbia.

Foto da nossa pickup e a placa indicativa do Trópico de Capricórnio - Lagunas Altiplanicas Piedras Rojas Salar do Atacama Laguna Chaxa
Cruzando o Trópico de Capricórnio

Vale ressaltar que a ordem das paradas nas atrações pode variar de acordo com a agência escolhida e, segundo nossa experiência, não faz muita diferença o horário de visitação desses lugares – são igualmente bonitos pela manhã ou pela tarde.

Laguna Tuyajto

Resolvemos fazer nossa primeira parada no ponto mais distante que chegaríamos nesse dia: a Laguna Tuyajto.

Não são muitas as agências que vão até esse ponto, mesmo ela estando a cerca de 14km do mirante de Piedras Rojas. Enquanto estávamos por ali, vimos apenas um carro de agência indo até esse ponto. O que é uma pena, pois essa laguna branca é incrível.

Quando fechar seu tour, não custa verificar se ele inclui uma parada por aqui. Como estávamos com nosso próprio carro, chegamos o mais próximo possível que conseguimos, já que o acesso é restrito.

Foto da Adriana próxima da margem da Laguna Tuyajto com sua água branca- Lagunas Altiplanicas Piedras Rojas Salar do Atacama Laguna Chaxa
A Laguna Tuyajto, menos visitada em tours

Piedras Rojas

Saindo da Laguna Tuyajto, seguimos em direção a próxima parada: o mirante de Piedras Rojas, um cenário quase surreal por conta da sua tonalidade avermelhada, devido à oxidação do ferro.

O contraste com o azul claro das águas e com o topo das montanhas brancas de neve forma uma paisagem inesquecível.

Vista do Alto das Piedras Rojas - Lagunas Altiplanicas Piedras Rojas Salar do Atacama Laguna Chaxa
Vista do Mirador de Piedras Rojas

Antigamente, era permitido caminhar pelas pedras mas, atualmente, é preciso admirar o visual por um mirante. Isso por causa de uns turistas mal educados que estavam jogando lixo e depredando o local. Inclusive um brasileiro foi pego fazendo kitesurf nessa laguna – no final, todos acabam pagando pela falta de educação de alguns.

Lagunas Altiplânicas

O próximo cenário desse passeio é encantador: na verdade, são duas atrações – as Lagunas Miscanti e Miñiques. As lagunas foram formadas por uma mistura de águas da chuva e pelas águas de degelo do vulcão Miñiques.

As lagunas foram formadas por uma mistura de águas da chuva e pelas águas de degelo do vulcão Miñiques.

Apesar de serem duas lagunas separadas hoje, nem sempre foi assim. No passado – coisa de milhões de anos atrás – elas eram uma laguna só, mas acabou sendo dividida por uma faixa de terra após uma atividade vulcânica e expedição de lava.

A Laguna Miscanti é a maior das duas, mas ambas possuem as mesmas águas com tonalidade azul intenso, que forma um contraste lindo com a vegetação local amarela e com as montanhas ao fundo.

Foto da Dri andando pelo caminho demarcado da Laguna Miscanti - Lagunas Altiplanicas Piedras Rojas Salar do Atacama Laguna Chaxa
Trilha demarcada para caminhada
Foto da Dri sorrindo com o Vulcão Miscanti ao fundo- Lagunas Altiplanicas Piedras Rojas Salar do Atacama Laguna Chaxa
Felicidade estampada no rosto apesar do frio
Foto da Laguna Miñique com sua água azul- Lagunas Altiplanicas Piedras Rojas Salar do Atacama Laguna Chaxa
Laguna Miñiques, onde fizemos nossa parada para o almoço

Normalmente, os carros param em um local um pouco mais afastado e você precisa fazer uma pequena trilha (bem leve, menos de 1 hora) para chegar até o outro lado das lagunas. A trilha acaba sendo uma oportunidade de conhecer a área e tirar fotos com calma pelo caminho.

Alguns tours incluem uma parada mais longa nas Lagunas, aproveitando o cenário para servir o almoço.

Salar de Atacama

Após as Lagunas Altiplânicas Miscanti e Miñique, paramos na Reserva Nacional de los Flamencos, mais conhecida como Salar de Atacama. Esse é o maior salar do Chile, terceiro maior da América Latina e quarto maior do mundo.

Dri andando pelo Salar de Atacama - Lagunas Altiplanicas Piedras Rojas Salar do Atacama Laguna Chaxa
Caminhando pelas trilhas no Salar de Atacama

Fomos direto para a Laguna Chaxa, um lugar lindo que atrai uma boa quantidade de flamingos e outras aves.

Ficamos lá parados um bom tempo, tentando reconhecer os três tipos de flamingos da região: o flamingo andino, o flamingo de James e o flamingo chileno. Não conseguimos, mas valeu a tentativa!

 Flamingos na laguna Chaxa com o Vulcão Lincancabur ao Fundo- Lagunas Altiplanicas Piedras Rojas Salar do Atacama Laguna Chaxa
Observação de flamingos – ok. Distinção de espécies – fail!

Aprendemos por lá que o salar foi formado pelas águas que escorrem ao leste da Cordilheira dos Andes e ao oeste da Cordilheira Domeyko. Após o processo de evaporação, o que resta dessas águas são cristais de sais, que permanecem na planície.

Normalmente os tours levam cerca de 3 horas parados no Salar de Atacama, pois os guias aproveitam a bela paisagem para servir o café da manhã pro grupo quando o passeio começa por aqui. Nada mal começar o dia com um café tendo o Licancabur ao fundo.

Vilarejo Toconao

Alguns tours incluem uma parada no simpático vilarejo Toconao, localizado a 38km de San Pedro do Atacama. Nós passamos cerca de 1 hora rodando pela praça e pelas ruas nos arredores.

Apesar de simples, o vilarejo tem uma arquitetura única, pois foi todo construído com o uso de pedras vulcânicas. Ele também tem bastante árvore, o que é meio estranho em uma região tão desértica. Descobrimos que há um rio subterrâneo por ali, que abastece a cidade.

Durante a parada em Toconao, aproveite para a conhecer a Igreja de San Lucas e sua torre, que datam do século 18, além das casinhas de adobe da região.

Foto da praça e da igreja no vilarejo de Toconao - Lagunas Altiplanicas Piedras Rojas Salar do Atacama Laguna Chaxa
Pracinha simpática em Toconao

Há também diversas lojinhas de artesanato por lá e, se você der sorte, dá para encontrar até uma lhama passeando pela praça. Essa parada é uma boa desculpa para tomar um sorvete sentado em um banco e apenas apreciar a vida passando no Atacama, sem pressa nenhuma.

Dicas e informações sobre o passeio para Salar de Atacama, Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas

  • O valor dos tours varia entre 50 e 95 mil pesos, dependendo da agência. Normalmente estão incluídos transporte e guia, sendo que alguns oferecem refeição. A saídas são sempre no turno da manhã.
  • A entrada do parque custa 3 mil pesos. Esse valor deve ser pago na hora, não estando incluso no valor dos tours.
  • Vá muito bem protegido contra o frio: gorro, cachecol, botas e um bom casaco. Porém, o ideal é se vestir em camadas, pois a temperatura varia ao longo do dia (e você vai querer ir se livrando das roupas pelo caminho).
  • Leve água, protetor solar e óculos de sol. Deserto e alta altitude: você precisa se manter hidratado e protegido.
  • As Lagunas Altiplânicas estão a 4.200 acima do nível do mar. Por isso, é recomendável você deixar esse passeio para seus últimos dias no Atacama. Assim seu corpo tem tempo de se aclimatar e você tem menos chance de se sentir mal com a altitude.
  • Beber água e deixar pro último dia podem não ser o suficiente para evitar o mal de altitude. Durante o passeio, é normal sentir uma falta de ar ou o coração um pouco mais acelerado. Para amenizar os sintomas, veja como prevenir o soroche.
  • Sempre recomendamos fazer um seguro viagem, mas para o Atacama é imprescindível. Nós já passamos mal durante nossa trip pela América do Sul (por causa da altitude) e precisamos de médico. Portanto, não se arrisque.  Sugerimos fazer uma busca pela Segurospromo, o melhor site comparador de preços. Aproveite e use nosso código EMALGUMLUGAR5 pra garantir 5% de desconto.hidratado e protegido.

O passeio para Lagunas Altiplanicas, Piedras Rojas e Salar do Atacama combina com:

Confira outros passeios para você incluir no seu roteiro do Atacama:

Valle de La Luna + Valle de La Muerte | Um dos passeios mais imperdíveis do Atacama, com paisagens surreais do deserto. O tour dura meio período e geralmente é feito à tarde, para aproveitarmos o pôr do sol nesse cenário incrível.

Geyser del Tatio | Prepare-se para acordar cedo e assistir um dos espetáculos mais lindos da natureza. O melhor horário para observar o campo geotérmico é ao amanhecer, quando as baixas temperaturas nos permitem ver toda a água e vapor saindo dos geisers.

Laguna Cejar | Prepare-se para boiar em uma linda lagoa com uma concentração de sal maior que a do Mar Morto! O passeio também inclui uma visita ao Ojos del Salar e jfinaliza com um pôr do sol inesquecível na Laguna Tebenquiche

Lagunas Escondidas de Baltinache | Um conjunto de 8 lagunas, sendo duas permitidas para banho. Aqui o cenário é lindo e a alta concentração de sal fará você boiar sem esforço. Esse passeio pode incluir uma visita ao ônibus abandonado do deserto.

Termas de Puritama | Para um momento relaxante no Atacama, a melhor pedida é um banho em uma dessas piscinas termais: são 8 piscinas no total, que variam de 28 a 34 graus. E para completar, o cenário ao redor é lindo.

Vale do Arco-Íris | Encha seus olhos com essas montanhas multi coloridas que ficam em um vale a 60km do centro de San Pedro de Atacama. Aproveite para aprender um pouco sobre a história do local, já que esse tour costuma incluir uma parada nos petroglifos de Hierbas Buenas.

Para planejar sua viagem, não deixe de conferir nosso guia completo com tudo o que fazer no Deserto do Atacama.

Lagunas Altiplanicas, Piedras Rojas e Salar do Atacama: passeio  imperdível no Deserto do Atacama!

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Baixe agora nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Explore o/a Chile

Fazer Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-Nos No Instagram @emalgumlugardomundo