COMO É O TOUR ASTRONÔMICO DO ATACAMA

Tudo que você precisa saber para curtir o céu mais estrelado do mundo

  • Adriana
  • -
  • 3 de junho de 2019
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e baixe nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Nenhum lugar no mundo é tão propício à observação das estrelas quanto o Atacama. E não é a toa que o tour astronômico do Atacama é um dos passeios mais buscados por aqui: as condições climáticas do deserto chileno são perfeitas para se ver com clareza corpos celestes como estrelas, planetas, nebulosas e várias estrelas cadentes.

Com o clima mais árido do mundo, o Deserto do Atacama garante 300 dias sem chuva por ano que, juntos à baixa umidade do ar e à altitude elevada, oferece as condições perfeitas para observação.

Tour astronômico do Atacama - ônibus abandonado
Um dos nossos principais desejos no Atacama era chegar até aqui a noite

Nós já demos todas as dicas de viagem no Guia completo do Atacama. Agora chegou a hora de dar todas as informações que você precisa para reservar seu tour astronômico do Atacama. Veja como é a experiência e escolha a melhor opção de tour para você!

O que você deve saber antes de fazer o tour astronômico do Atacama

O céu do Atacama é tão especial que o deserto foi escolhido como local para construção do ALMA Observatory (Atacama Large Millimeter/Submillimeter Array), um projeto de cooperação entre diversos países – incluindo o Brasil – que financiaram a construção de telescópios de longo alcance. O maior deles está a 5.000 metros de altura e tem 66 antenas de alta precisão.

O observatório do ALMA está aberto para visitação aos sábados e domingos, mas é preciso se inscrever com um mês de antecedência – e a fila de espera é grande.

Tour astronômico do Atacama - Alma
Foto: ESO/C. Malin / CC BY 4.0

Mas não se preocupe: há diversas outras opções de tour astronômico no Atacama, que vamos mostrar a seguir.

Como escolher o melhor tour astronômico do Atacama

A dica mais importante aqui é: pesquise bastante antes de fechar o pacote, pois cada agência oferece serviços bem distintos. A maioria dos viajantes que se frustrou com o tour astronômico não prestou atenção nos detalhes ou fechou tours achando que era uma coisa, mas era outra.

Por isso, é importante definir seu objetivo principal durante esse tour:

Se seu objetivo é aprender sobre as constelações e observar o céu estrelado, enquanto ouve as explicações do guia e se encanta com a beleza da Via Láctea, você contará com boas opções de tour.

Tour astronômico do Atacama - Via láctea
A Via Láctea

Se seu maior interesse é por fotografia e sua intenção é passar um bom tempo clicando o céu estrelado, é bom considerar a ideia de contratar um tour privado.

Se você não tem muita experiência com fotografia, vale reforçar que câmeras simples ou de celular não vão captar a beleza do céu do Atacama – a culpa não será do seu tour ou do seu guia, e sim do seu equipamento inapropriado.

Tour astronômico do Atacama: principais agências

Como dissemos antes, há diversos tipos de tour disponíveis. Alguns são mais científicos e outros trazem elementos da cultura andina e sua interpretação das estrelas. No entanto, apenas agências especializadas oferecem esse passeio, por isso a necessidade de pesquisar e comparar não só valores, mas o pacote em si.

A seguir mostramos as principais agências que oferecem o passeio:

SPACE

Uma das opções mais populares é a SPACE, sigla para San Pedro de Atacama Celestial Explorations, que oferece os chamados Star Tours em Inglês, Espanhol e Francês.

A agência foi fundada pelo francês Alain Maury, um apaixonado por astronomia que sabe bem traduzir conceitos complicados para um público leigo.

Os tours da SPACE saem de uma das esquinas centrais de San Pedro de Atacama.

Expediciones Astrocoya

Outra agência queridinha dos viajantes é a Expediciones Astrocoya, fundada em 2014 por chilenos com o objetivo de educar os visitantes sobre as maravilhas do céu do Atacama.

Seus tours são feitos em Espanhol com tradução simultânea para Inglês, em grupos menores, mas os telescópios da Astrocoya são menos potentes do que os da SPACE, o que pode atrapalhar os aficionados por astronomia que querem o melhor equipamento disponível.

Um diferencial dessa agência é que no fim do tour eles tiram uma foto sua com câmera profissional que você pode comprar por 3.000 pesos chilenos.

Stargazing

A terceira agência tradicional que oferece o tour astronômico é a Stargazingque, além do pacote normal, tem diversos outros tipos de passeios para grupos, tours mais longos ou combinados com outras atrações locais – e até um em que eles ensinam sobre fotografia astronômica.

Tour astronômico do Atacama - Agênciaa Stargazing
Foto: Stargazing Atacama

As explicações aqui também são em Espanhol com tradução para Inglês, e eles buscam e deixam os visitantes em seus hoteis. Os grupos do tour tradicional têm no máximo 14 pessoas.

Alarkapin

Os mais místicos podem contratar um passeio com a Alarkapin, uma agência fundada por empreendedores indígenas que combinam em suas explicações a astronomia científica com a cultura andina.

O diferencial desse passeio é que depois da aula feita pelos guias, você poderá identificar no céu as constelações gregas e também os conglomerados nomeados pelas populações atacamenhas.

Outros

Por fim, há em San Pedro de Atacama opções de hospedagem com seus próprios observatórios com telescópios, oferecendo tours espontâneos com explicações sobre os corpos celestes. Entre algumas opções, estão o Lodge Altitud e o Explora Atacama.

Como é o tour astronômico do Atacama

Trajeto

Em um tour clássico desses, há algumas variações de uma agência para outra, mas a estrutura principal muda pouco. Os grupos são de 14 a 24 pessoas, a depender do pacote contratado, e o ponto de encontro é sempre em alguma rua central de San Pedro de Atacama, caso a agência não busque os visitantes em seus respectivos hoteis.

Após a partida, os ônibus e vans seguem até os centros de observação localizados no meio do deserto. Apesar de estarem distantes da cidade o suficiente para garantir a escuridão total, a viagem dura no máximo 15 minutos.

Chegada

Os visitantes chegam no observatório, onde há telescópios de diversos tamanhos posicionados estrategicamente para mostrar as constelações mais importantes. Há também algumas cadeiras em círculo e uma tenda onde o tour termina.

Tour astronômico do Atacama - os telescópios
Foto: Stargazing Atacama

A observação

O momento mais importante é quando o guia apaga todas as luzes do local e a mágica acontece: é impressionante como dá pra ver a olho nu o céu estrelado de uma forma inimaginável – principalmente se você vive em uma cidade grande com alta poluição.

O guia começa a explicar as coisas usando um laser verde super potente, apontando para as estrelas das quais ele estava falando. É praticamente uma aula de astronomia para leigos, tudo feito com uma linguagem clara e compreensível até para crianças.

Algumas agências oferecem ainda uma carta celeste, espécie de mapa, que você usa para se guiar entre estrelas. Esse mapa em forma de roda por ser girado para mostrar exatamente a posição de tudo a cada dia e horário.

Pausa pro lanche

Depois dessa parte, os participantes vão para uma tenda onde rolam mais explicações. Em seguida, um lanche é servido, com vinho, chocolate quente, biscoitos e algumas guloseimas doces e salgadas. Ótimo para esquentar o corpo depois de sentar do lado de fora por tanto tempo.

Finalizando

Por fim, seguimos para observar tudo o que aprendemos nos telescópios. Algumas agências têm mais telescópios que outras, dependendo do tamanho dos grupos, mas há tempo o suficiente para que todos possam olhar com calma para onde cada um deles está apontando.

Ao final, há sempre uma foto com o grupo e, no caso da Astrocoya, cada um tira sua foto com o céu estrelado ao fundo. No total, o passeio tradicional dura cerca de 2h30, contando a saída e o retorno a San Pedro de Atacama.

Tour astronômico do Atacama - Foto da Dri em cima do ônibus
A nossa foto dos sonhos

Quanto custa o tour astronômico do Atacama

O valor do tour tradicional varia entre as agência, mas está sempre entre 20.000 e 25.000 pesos chilenos. Os tours especiais da Sightseeing são geralmente um pouco mais caros.

Quando fazer o tour astronômico do Atacama

O tour acontece durante todo o ano, faça frio ou calor. Para os mais friorentos, marque sua viagem para San Pedro de Atacama nos meses de verão (entre novembro e março). Mesmo que esteja frio à noite, ainda é melhor do que os graus quase negativos do inverno.

No Atacama, os meses de chuva são janeiro e fevereiro e, apesar de chover muito pouco no deserto, existe alguma probabilidade de o céu estar nublado à noite. Isso não quer dizer que o passeio não aconteça nessa época, mas nas noite de pouca visibilidade, eles são cancelados.

Além disso, durante a lua cheia, há um período de seis dias quando o passeio não acontece, pois a visibilidade é muito ruim. O ideal é quando é lua nova. Portanto, fique de olho no calendário lunar e boa observação astronômica!

Tour astronômico do Atacama - Spin das estrelas
Imagina tirar uma foto dessa? Essa foto infelizmente não é nossa, rs! Foto: A. Duro/ESO / CC BY 4.0

Dicas para aproveitar o tour astronômico do Atacama

  • Os horários de saída dos tours mudam ao longo do ano, por isso consulte sempre com a agência antes de finalizar a reserva para se programar com antecedência. Os primeiros grupos saem às 19h no inverno e às 21h no verão, e os últimos entre 21h e 23h, respectivamente.
  • Os tours não funcionam em dias nublados por conta da visibilidade, nem em dias de lua cheia por conta da claridade do nosso satélite natural. Por esse motivo, os tours são confirmados no mesmo dia ou até com poucas horas de antecedência. Nesse caso, a agência devolve 100% do valor pago ou remarca o passeio para outro dia.
  • O melhor dia para fazer o tour é um dia após a lua nova. Isso porque esse é o dia de cada mês com menos claridade, sendo possível ver as estrelas, planetas e outros com uma nitidez impressionante.
  • Apesar de os tours dependerem das condições do céu, é importante agendá-los com antecedência para garantir seu lugar. Assim, se houver um imprevisto como o céu nublado, você ainda terá tempo de remarcar seu passeio com tempo hábil. Se deixar para a última hora, poderá perder a chance de ter uma das experiências mais singulares do Atacama.
  • No deserto as temperaturas tendem a cair à noite, mesmo no verão quando o dia tem um sol escaldante. Lembre-se de ir bem agasalhado, levando também toucas, luvas e cachecóis se estiver viajando durante o inverno. Boa parte do tour é feita ao ar livre e o frio pode estragar o seu passeio, caso você não esteja preparado.
  • Sempre recomendamos fazer um seguro viagem, mas para o Atacama é imprescindível. A altitude por lá é elevada, o que pode causar um mal estar chammado soroche. Portanto, não se arrisque: faça uma busca pela Segurospromo, o melhor site comparador de preços. Aproveite e use nosso código EMALGUMLUGAR5pra garantir 5% de desconto.
Seguros Promo

O tour astronômico do Atacama combina com:

Confira outros passeios para você incluir no seu roteiro do Atacama:

Valle de La Luna + Valle de La Muerte | Um dos passeios mais imperdíveis do Atacama, com paisagens surreais do deserto. O tour dura meio período e geralmente é feito à tarde, para aproveitarmos o pôr do sol nesse cenário incrível.

Geyser del Tatio | Prepare-se para acordar cedo e assistir um dos espetáculos mais lindos da natureza. O melhor horário para observar o campo geotérmico é ao amanhecer, quando as baixas temperaturas nos permitem ver toda a água e vapor saindo dos geisers.

Laguna Cejar | Prepare-se para boiar em uma linda lagoa com uma concentração de sal maior que a do Mar Morto! O passeio também inclui uma visita ao Ojos del Salar e jfinaliza com um pôr do sol inesquecível na Laguna Tebenquiche

Termas de Puritama | Para um momento relaxante no Atacama, a melhor pedida é um banho em uma dessas piscinas termais: são 8 piscinas no total, que variam de 28 a 34 graus. E para completar, o cenário ao redor é lindo.

Vale do Arco-Íris | Encha seus olhos com essas montanhas multi coloridas que ficam em um vale a 60km do centro de San Pedro de Atacama. Aproveite para aprender um pouco sobre a história do local, já que esse tour costuma incluir uma parada nos petroglifos de Hierbas Buenas.

Lagunas Altiplanicas, Piedras Rojas e Salar do Atacama | Uma explosão de cores em um passeio de tirar o fôlego. Encante-se com o tom avermelhado de Piedras Rojas, com os diferentes azuis das Lagunas Altiplânicas e com o deserto branco do Salar de Atacama.

Para planejar sua viagem, não deixe de conferir nosso guia completo com tudo o que fazer no Deserto do Atacama.

Aproveite: encante-se com o céu estrelado em um tour astronômico no Atacama!

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Baixe agora nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Chile: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!