Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.
A Laguna Parón em Huaraz é um dos passeios imperdíveis para quem quer se aventurar por essa região norte do Peru.
O cenário da Laguna Parón é realmente espetacular: um lago enorme todo turquesa, com montanhas nevadas ao redor (destaque para o Glaciar Pirâmide ou Garcilaso ao fundo).
Nesse post vamos te dar todas as informações e mostrar como é o passeio para a Laguna Parón em Huaraz. Vem com a gente!
Veja também: 15 curiosidades do Peru.
Um pouco sobre a Laguna Parón
Localizado a 4.200 m de altura e chegando aos 72 metros de profundidade, a Laguna Parón é considerada um dos maiores lagos da Cordillera Blanca.
E sim, esse azul da Laguna Parón é de verdade – embora eu tenha duvidado mesmo vendo ao vivo!
Nós fomos visitar a Laguna Parón logo no nosso primeiro dia em Huaraz, seguido do passeio ao Glaciar Pastoruri no segundo dia (também com nível leve de esforço).
Nós escrevemos um post com tudo o que fazer em Huaraz, onde você pode ver que a Laguna Parón é um dos passeios mais indicados para se fazer logo na chegada à cidade.
Por ter um nível leve de dificuldade, o tour para a Laguna Parón é uma boa maneira de ir se aclimatando à altitude de Huaraz.
Como chegar à Laguna Parón
O passeio para a Laguna Parón é uma atividade que dura o dia todo (de 8 a 9 horas), não sendo possível combinar mais de um tour no mesmo dia.
Ela fica a 100km de distância de Huaraz, o que implica em um deslocamento de cerca de 3 horas pra chegar lá. Fica tranquilo porque vale muito a pena!
Para visitar a Laguna Parón, é possível ir por conta própria ou fechando um tour com uma agência.
Ir por conta significa pegar transporte público até o povoado de Parón, e depois encarar mais uma longa caminhada até a Laguna. É muita coisa pra pouco tempo, portanto não indicamos.
O ideal é ir com uma agência. Nós fechamos com a Inkaland Treks, que nos deixou muito satisfeitos com seu serviço diferenciado. Falaremos sobre ela mais pra frente.
Como foi nosso passeio para a Laguna Parón em Huaraz
Saindo de Huaraz até Callejón de Huaylas
Os tour costumam partir de Huaraz às 8h, levando aproximadamente 3h para chegar na Laguna Parón.
Nós saímos às 8h do hotel e seguimos por 1h30 até o vale de Callejón de Huaylas, onde fizemos uma parada para apreciar a vista. Aqui estamos a 2.000 metros de altitude.
Nesse ponto estamos entre a majestosa Cordilheira Branca, com 170km de extensão e vários picos nevados; e a Cordilheira Negra, que não tem neve e chega no máximo a 5.100 metros.
Seguindo viagem até a Laguna Parón
Continuamos viagem e logo entramos na estrada não asfaltada. A partir daqui o cenário vai ficando bonito e seguimos subindo até chegarmos na Laguna Parón, aos 4.200 metros.
Ainda da janela do carro já é possível ficar impressionado com a vista do lago. O estacionamento fica em frente a Laguna, onde também funciona um “refúgio” que oferece banheiro e umas camas para os mais aventureiros.
O que fazer na Laguna Parón
Depois de uns minutos paralisados com a beleza da Laguna Parón, é hora de decidir o que fazer.
Há 3 opções: seguir por uma trilha pela lateral do lago, andar de barquinho nas águas azuis ou subir até o mirante. Nosso pequeno grupo seguiu para o mirante, acompanhado do guia.
Subida até o mirante
O passeio para a Laguna Parón não exige nenhum esforço – a menos que sua escolha seja subir até o mirante. Daí você vai encarar uma subida de 40 minutos que pode facilmente tirar seu fôlego – seja pelo visual ou pela falta de oxigênio mesmo.
A subida começa em um caminho de terra, mas na metade do trecho o caminho é de pedras.
O trajeto não é tão íngreme ou longo, o que dificulta é mesmo a altitude. Portanto, vá no seu ritmo, tome fôlego e não desista – porque esse visual é a melhor recompensa pro esforço!
No alto do mirante, encontramos bastante gente fazendo um piquenique enquanto curtia um visual.
Nós ficamos ali por um tempo, ainda nos questionando se todo aquele azul era de verdade. Só saímos quando o guia nos chamou, porque se deixasse acho que a gente tava lá até agora.
Almoço de frente para a Laguna Parón
O caminho de volta foi mais tranquilo, porque pra baixo todo santo ajuda. De qualquer forma, voltamos em ritmo lento porque o caminho pelas pedras exige um pouco de cuidado.
E chegando de volta ao estacionamento… uma mesa pronta nos esperava! Não sei vocês, mas não é todo dia que a gente tem o privilégio de almoçar com uma vista es-can-da-lo-as dessas.
Tá bem, preciso dizer que a comida esfriou em 2 minutos e meio. Mas pelo menos tava uma delícia. E quem se importa de comer um prato frio com um visual desses? Foi o almoço mais lindo dos últimos tempos!
Passeio de barco
É possível fazer um passeio em um pequeno barco, seja para você mesmo remar ou com um “marinheiro” para te levar por esse lago incrível. Ouvimos que o valor fica entre 5 e 10 soles dependendo da sua negociação, mas não fizemos.
Mais um tempinho de contemplação
Ainda tivemos meia horinha pós almoço para curtir a Laguna Parón: andamos pela sua margem, chegamos pertinho da água (sério que é esse azul mesmo?), tiramos fotos perto dos barquinhos, encaramos o vento frio e curtimos essa paisagem até o último segundo.
Mas o caminho até Huaraz era longo e já estava na hora de voltar.
Retorno a Huaraz
O caminho de volta leva as mesmíssimas 3h de ida, mas o cansaço faz parecer mais longo.
O bom papo com nosso pequeno grupo brasileiro nos distraiu, mas a melhor parte do retorno foi a pausa que fizemos em uma sorveteria numa cidadezinha no caminho.
Chegamos em Huaraz já sem luz do sol, cansados e extasiados com a beleza da Laguna Parón. Agora era hora de descansar e recuperar as energias pros dias seguintes, quando visitaríamos o Glaciar Pastoruri e a Laguna 69.
Como escolher uma agência para fazer o passeio a Laguna Parón em Huaraz
Você vai ver que há várias agências em Huaraz oferecendo o tour para a Laguna Parón. Nós pesquisamos bastante e recebemos indicações da Inkaland Treks, que cobram um valor um pouquinho acima da média, mas em compensação oferecem um serviço muito diferenciado.
Nós achamos que valeu a pena por diferentes motivos. Primeiro que os passeios que eles oferecem são privados ou feitos em grupos muito pequenos, o que pra gente faz toda a diferença (temos horror a grupos grandes de turistas).
Como consequência, eles são muito mais flexíveis em relação ao tempo de permanência e duração do passeio, sem aquilo de ficar nos apressando o tempo todo.
Outra coisa que conta muitos pontinhos de alegria: o almoço era delicioso (mesmo frio por causa do vento), nunca comi tão bem em um passeio. Eles ainda dão um lanchinho bem servido no caminho, ou seja, nada de sentir fome durante o dia.
Normalmente curtimos fazer os passeios por conta própria, mas em Huaraz isso não é indicado (devido às distâncias e/ou dificuldades das trilhas) – e nossa experiência com a Inkaland Treks foi muito boa!
Dicas do passeio para a Laguna Parón em Huaraz
– Vá preparado: um bom agasalho e um casaco corta vento são essenciais. Não dispense um calçado confortável, como tênis ou bota de trekking.
O passeio não exige uma longa caminhada, mas um bom calçado pode facilitar a subida até o mirante. E use protetor solar, mesmo se estiver nublado. Ficamos com o rosto bem vermelho apesar do tempo instável.
– Embora o passeio para a Laguna Parón seja indicado para aclimatação, o mal estar devido à altitude pode bater. Por isso, leia nosso post sobre o mal de altitude para saber como evitar e/ou aliviar os sintomas.
Respeitar seus limites e beber muita água são duas medidas fundamentais para evitar o soroche.
– Não se esqueça de fazer um seguro viagem sob hipótese alguma. Mesmo com todos os cuidados, o soroche nos pegou de jeito no Peru e tivemos que fazer uma visita ao hospital.
Por isso, o ideal é viajar com segurança e evitar mais uma dor de cabeça. Sugerimos fazer uma busca n nossa página de seguros, que compara preços e sempre mostra as melhores opções. E se você usar o código EMALGUMLUGAR5 ainda garante 5% de desconto!
Onde se hospedar em Huaraz
A cidade de Huaraz será sua base para fazer os passeios da região, como a Laguna Parón, Glaciar Pastoruri e Laguna 69.
Nós nos hospedamos em Huaraz no Hotel Santa Cruz, que oferece quartos confortáveis com uma vista maravilhosa para os picos nevados da Cordillera Blanca. O atendimento foi ótimo e o café da manhã delicioso, cada dia com uma opção diferente. A diária aqui custa a partir de R$180.
Você pode conferir aqui mais opções de hotel em Huaraz.
E aí, pronto para ficar de queixo caído com a beleza da Laguna Parón em Huaraz? Bom passeio!
*Nós visitamos a Laguna Parón em Huaraz com o apoio da Inkaland Treks. Os relatos desse post foram baseados na experiência que tivemos durante nossa viagem. Só recomendamos aquilo que aprovamos.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.