As melhores praias da Costa Rica: top 10 destinos imperdíveis | Em Algum Lugar do Mundo

AS MELHORES PRAIAS DA COSTA RICA

Uma seleção com os 10 destinos imperdíveis de praia na Costa Rica

  • Adriana
  • -
  • 26 de março de 2020
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Que tal conferir quais são as melhores praias da Costa Rica para planejar uma viagem inesquecível pelo país?

Localizado entre o Pacífico e o mar do Caribe, o país não tem economia de praia. E o melhor: cada uma tem suas próprias características.

Você vai encontrar praias de areia branca, de areia vulcânica, com boas ondas para surf, no estilo piscina, com palmeiras, com corais, rodeada por florestas, desertas, com resorts de luxo… tem para todos os gostos!

Depois de percorrer o país de norte a sul, montamos uma lista com as melhores praias da Costa Rica para você escolher quais visitar durante sua viagem. Aproveite!

Antes de definir seu roteiro pela Costa Rica, é importante incluir um bom seguro viagem no seu planejamento. Recomendamos que faça uma pesquisa na nossa página de seguros, que compara os preços e busca as melhores opções entre as seguradoras confiáveis. E aproveite que nós temos um desconto ótimo: basta usar o código EMALGUMLUGAR5 para ganhar até 10% de desconto (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).

Top 10 destinos com as melhores praias da Costa Rica

Selecionamos aqui 10 destinos imperdíveis e damos sugestões de quais praias conhecer em cada região. Confira:

  1. Manuel Antonio
  2. Costa Ballena
  3. Tamarindo
  4. Flamingo
  5. Conchal
  6. Nosara
  7. Santa Teresa
  8. Puerto Viejo
  9. Jacó
  10. Corcovado

1. Manuel Antonio

Não é a toa que a praia de Manuel Antonio é considerada uma das melhores praias da Costa Rica – e um dos destinos mais visitados do país. 

Mas antes de falarmos da praia, vamos esclarecer que: a Praia de Manuel Antonio fica dentro do Parque Nacional Manuel Antonio, localizado na cidade de… Manuel Antonio! 

As melhores praias da Costa Rica - Manoel Antonio
Parque Manoel Antonio

Isso quer dizer que essa linda praia está localizada em uma área de preservação. Ao chegar na entrada do Parque Nacional, você levará cerca de 30 minutos de caminhada até chegar nessa praia.

Mas a melhor parte é que o Parque Nacional não conta apenas com a praia de Manuel Antonio. Existem outras praias maravilhosas nessa área, que podem ser alcançadas através de trilhas de fácil acesso. E claro, tudo isso passando por florestas cheias de vida – espere ver muitos macacos!

Dica | Além das praias localizadas dentro do Parque Nacional, a cidade de Manuel Antonio conta com diversas praias que valem a visita. Nossa preferida foi a Playa Biensanz, uma pequena praia de águas cristalinas que fica “escondida” (o acesso se dá por uma pequena trilha, poucos metros após o hotel Shana by the Beach).

Saiba mais | O que fazer em Manuel Antonio na Costa Rica

2. Costa Ballena

Se você ainda tem alguma dúvida de que Costa Rica é um país abençoado pela natureza, espere até chegar na Costa Ballena.

Estamos falando de um ponto específico entre a Playa Hermosa e a Playa Uvita, localizado no Parque Nacional Marino Ballena. 

Como se não bastassem palmeiras e águas claras, por aqui você irá encontrar um banco de areia, no formato de… uma cauda de baleia!

As melhores praias da Costa Rica - Ballena
Parque Nacional Marino Ballena

E veja só: por coincidência, é aqui que as baleias jubarte fazem suas aparições entre os meses de agosto a outubro e de dezembro a abril. 

Infelizmente nós não tivemos a sorte de avistar uma baleia. De qualquer forma, garanto que vale incluir no seu roteiro essa que é, sem dúvidas, mais uma entre as melhores praias da Costa Rica!

Dica | A Costa Ballena fica a apenas 65km de Manuel Antonio. Você pode se hospedar na região, mas é perfeitamente possível conhecer em um passeio bate-volta.

3. Tamarindo

Outro destino disputado da Costa Rica, Tamarindo é uma cidade badalada, conhecida tanto por suas belas praias como pela vida noturna agitada. 

Aliás, as ondas na Playa Tamarindo aqui são perfeitas para os iniciantes no surf – foi aqui que nos aventuramos pela primeira vez na prancha.

As melhores praias da Costa Rica - Tamarindo
Praia de Tamarindo

Além da Playa Tamarindo, você poderá curtir outras praias deliciosas na região, como a Playa Langosta e a Playa Avellanas.

Saiba mais | Dicas de Tamarindo, Costa Rica

4. Playa Flamingo

Ao norte de Tamarindo fica a Playa Flamingo, um destino mais requintado com condomínios e resorts mais luxuosos – e claro, com belíssimas praias. 

O mar aqui costuma ser bem calminho – isso significa que os surfistas não aparecem por aqui. O clima é mais familiar mesmo, e a praia nunca está muito cheia. Ah, o pôr do sol é imperdível!

As melhores praias da Costa Rica - Playa Flamingo
Ah, esse pôr do sol!

Se você quer uma experiência requintada, onde você terá uma estadia em super alto estilo com um visual de tirar o fôlego, Flamingo é o seu destino. Caso contrário, faça como a gente: hospede-se em Tamarindo e conheça Flamingo em um bate-volta. 

5. Conchal

Entre Tamarindo e Flamingo há diversas praias, mas existe uma que merece destaque. A Playa Conchal é um verdadeiro achado: menos frequentada que suas vizinhas, essa praia é o lugar perfeito para mergulhar no mar turquesa e relaxar nas areias brancas. 

Ainda dá pra trazer um snorkel e nadar sobre os corais que enfeitam o fundo do mar por aqui. 

Outras praias próximas que você também pode conhecer são a Playa Brasilito e a Playa Grande

6. Nosara

Ao sul de Tamarindo fica Nosara, que consegue unir o rústico, o belo e o confortável ao mesmo tempo. 

É em Nosara que você irá encontrar uma cidade ainda pouco desenvolvida, mas clima meio hippie-chique. O cenário guarda ótimas praias e restaurantes deliciosos em meio a ruas empoeiradas. 

As melhores praias da Costa Rica - Nosara
Playa Pelada e Plara Rosada

E falando de praias, por aqui tem várias. Para citar algumas: além da Playa Nosara, você poderá curtir a Playa San Juanillo, a Playa Junquillal e a Playa Guiones.

Mas sem dúvidas, o grande destaque aqui é a Playa Ostional, que ocupa um lugar de destaque entre as melhores praias da Costa Rica.

As melhores praias da Costa Rica - Ostional
A arribada das tartarugas

É aqui que acontece a arribada de tortugas, quando milhares de tartarugas tomam conta da areia na época de desova. Sem dúvidas um espetáculo inesquecível que guardaremos pra sempre na memória!

Saiba mais | O que fazer em Nosara

7. Santa Teresa

Outro destino de praia da Costa Rica que consegue uma combinação perfeita entre beleza natural, rusticidade e clima gostoso. 

Chegar até Santa Teresa pode não ser das tarefas mais fáceis, já que a estrada de acesso é de chão e em péssimas condições. Mas a beleza de suas praias fazem valer todo o esforço.

As melhores praias da Costa Rica - Santa Teresa
Praia de Santa Teresa

Como já é de se esperar na Costa Rica, não é só a praia principal que faz sucesso. Além da Playa Santa Teresa, a longa faixa do litoral nessa região guarda praias diferentes como: Playa Manzanillo, Playa Malpais, Playa Carmem e Playa Hermosa. Tente conhecer todas elas!

E ainda perto daqui fica Montezuma, uma cidade ainda menor, com clima mais rústico e praias igualmente lindas. Algumas delas são: Playa Cedro, Playa Las Manchas e Playa Cocalito

Saiba mais | O que fazer em Santa Teresa na Costa Rica

8. Puerto Viejo

Algumas das melhores praias da Costa Rica se encontram no lado caribenho do país. Puerto Viejo tem uma vibe diferente do restante do país: é possível sentir a influência rastafari tanto nos costumes (reggae!) como na culinária. 

As praias daqui também se diferenciam um pouco. 

A própria praia de Puerto Viejo tem areia vulcânica mais escura, que garante um cenário bem interessante. 

Outra praia que faz sucesso nessa região é a Playa Manzanillo, que conta com areia mais clara e palmeiras que quase tocam a água. Com um visual desses, resta alguma dúvida que essa é também uma das melhores praias da Costa Rica?

As melhores praias da Costa Rica - Puerto Viejo
Manzanillo

Aproveite também para conhecer Punta Uva, onde você encontrará duas praias separadas por um ponto chamado Red Cliff. A praia fica localizada em um lugar muito rico em vida selvagem, então é comum avistar araras, macacos e diversas espécies por aqui. 

As melhores praias da Costa Rica - Punta Uva
Punta Uva

Saiba mais | O que fazer em Puerto Viejo na Costa Rica

9. Jacó

Jacó é um destino de praia localizado a apenas 2 horas da capital San José. Apesar de não considerarmos a mais bonita, há bons motivos para estar na lista das melhores praias da Costa Rica.

Primeiro, a proximidade com a capital faz de Jacó um ótimo destino para quem tem pouquíssimo tempo de viagem. Nós recomendamos a estadia por aqui, mas há quem faça até um bate-volta de San José.

Além disso, o destino é um dos preferidos para o amante de surf. Existem diversas escolinhas nos arredores da praia, para quem quer aprender o esporte.

As melhores praias da Costa Rica - Jacó
Surf em Jacó

E não podemos deixar de falar do visual de Jacó, que é maravilhoso! Não perca uma visita ao mirante, que garante um ângulo incrível da praia.

Aproveite também para conhecer outras duas praias que ficam nessa região: a Playa Hermosa, uma pequena praia onde fica a marina; e a Playa Herradura, uma praia deserta e com areia bem escura (nossa preferida!).

Saiba mais | dicas de Jacó na Costa Rica

10. Corcovado

Para fechar nossa lista com as melhores praias da Costa Rica, não poderíamos deixar de fora o Parque Nacional Corcovado, onde fica a praia de mesmo nome.

Na verdade, estamos falando de uma área de preservação que representa a maior área florestal da Costa do Pacífico.

A Praia que fica no parque é lindíssima: a areia escura e o ar quase sempre carregado de neblina são a combinação perfeita para um cenário de filme.

As melhores praias da Costa Rica - Corcovado
Areias escuras do Parque Nacional do Corcovado

Mas o que conta aqui é o conjunto da obra da natureza: sua visita à região será um misto de praia + caminhada na floresta, com direito a muito verde e a uma diversidade absurda de vida selvagem! Foi o lugar em que mais vimos bichos em todo o país.

Vale dizer que destino não figura entre os mais visitados do país – e há dois motivos para isso.

Primeiro, a distância para os demais destinos turísticos do país pode ser um pouco longa. E segundo porque o acesso pode ser mais complicado (mas não impossível!) durante a época chuvosa.

Mas pode acreditar: você não irá se arrepender de colocar esse lugar incrível no roteiro!

Saiba mais |  Tudo sobre o Corcovado National Park na Costa Rica

VAI VIAJAR PARA COSTA RICA? VEJA TAMBÉM:

E para você? Quais são as melhores praias da Costa Rica? Conhece alguma outra que merece um destaque nessa lista?

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Adriana

36 anos. Carioca. Colecionava carimbos no passaporte durante as férias, mas resolveu levar esse hobbie a sério. Jornalista, trabalhou com marketing por um bom tempo, mas deixou o mundo corporativo para viver uma vida com mais significado. Convenceu o Caio a se jogar no mundo e hoje se dá por satisfeita carregando um caderninho, uma câmera e um tapete de yoga.

Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Você também pode gostar de ler:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

O carnaval acabou! E agora? Onde você queria estar nesse momento? A gente: Playa Hermosa na Costa Rica!#emalgumlugardomundo #costarica #visitcostarica

Uma nova amizade! Conheçam Zuleide, uma tartaruguinha verde que conheci hoje no mar de Arraial do Cabo! Ficamos ali um tempinho batendo um papo sobre como está o mundo hoje… a maré tá boa por aí?A propósito: o mar de Arraial do Cabo continua assim, lindo!
#dive #emalgumlugardomundo #seasheperd #mergulho

Imagina acampar em um lugar assim? ?️ Pois nós dormimos 3 noites em uma dessas cabanas e foi in-crí-vel!Na verdade não se trata de um camping em si. Essa é um tipo de acomodação mais básica, que encontramos no @selina em La Fortuna, na Costa Rica.
Mas apesar de parecer uma “simples” barraca, ela tinha uma cama super confortável e era tão estilosa por dentro como por fora.
O melhor: o preço era mais baixo do que o de um quarto comum, sem deixar nada a desejar no quesito conforto. E a gente podia usar toda a dependência do hotel, incluindo piscina, cozinha… E vc, passaria uma noite numa cabana dessas?

COSTA RICA NÃO É SÓ PRAIA!
Se vc acha que o país (que por sinal é um dos lugares mais biodiversos do mundo) tem só belas praias a oferecer, dá uma espiada nessa beleza.
Uma das cachoeiras mais bonitas que visitamos na Costa Rica foi a Catarata Rio Fortuna, com nada menos que 75 metros de queda d’água.E para se banhar nessa maravilha, é preciso encarar uns 500 degraus de escadaria. Dica: desça na maior empolgação pra dar um mergulho nessa belezura e deixa pra sofrer na volta ?
Nós fomos não época de chuvas e mesmo assim a água estava linda!
O que pode acontecer nessa época é que, devido ao grande volume de água, o mergulho na piscina principal seja proibido por questões de segurança. Mas dá pra se banhar logo adiante, no rio formado pela cachoeira. Então tá valendo o “esforço” de qualquer jeito!E vc, tb curte uma cachoeira ou prefere mesmo uma praia?#costarica #lafortuna #emalgumlugardomundo #nature #waterfall

? ??Viajar pela Costa Rica de carro foi uma das melhores aventuras que vivemos!
A gente ama a liberdade de dirigir pelo desconhecido, fazer as coisas do nosso jeito, no nosso tempo.
Sabiamos que não iríamos muito longe alugando um carro comum, porque algumas estradas por lá são impraticáveis – então já fechamos num 4×4 da @nomad_america pra não ter erro. E gente, não é em qualquer lugar que a gente pode alugar um carro com barraca de camping e dormir em uma praia deserta, né? ?️?️ E foi assim que cruzamos rios e acampamos em lugares incríveis – tudo isso vivenciando uma conexão incrível com a natureza selvagem desse país que tanto nós surpreendeu ?

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!