Escrito por Adriana
01 de agosto de 2021
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Ao pensar em Jacó na Costa Rica, a grande maioria das pessoas têm a resposta de imediato: surfar. Afinal, a cidade é um dos principais destinos do país para quem busca se aventurar em ondas perfeitas.

Mas não desanime se você não se dá bem com a prancha: você vai descobrir que há muito o que fazer em Jacó além de curtir suas ondas perfeitas.

Pela sua proximidade com a capital San Jose, Jacó é um dos destinos mais buscados pelos costa-riquenhos que buscam contato com natureza e uma vida noturna mais agitada. Por aqui há diversas atividades para quem busca aventura, com passeios por cachoeiras, trilhas e muito mais.

O que fazer em Jacó, Costa Rica - mirante Miro
Primeira parada a caminho do Mirante Miro

Ao planejar nossa viagem pela Costa Rica, nós quase deixamos Jacó de fora do roteiro. Nosso objetivo principal era conhecer a vizinha Manuel Antonio e seguir descendo até o Parque Nacional Corcovado. Mas nós resolvemos passar dois dias em Jacó para relaxar um pouco – e não nos arrependemos!

Se você pretende incluir esse destino no seu roteiro, aproveite nossas dicas de Jacó e boa viagem!

Antes de definir seu roteiro pela Costa Rica, é importante incluir um bom seguro viagem no seu planejamento. Acesse nossa página de seguros e aproveite: basta usar o código EMALGUMLUGAR5 para ganhar até 10% de desconto (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).

Nesse post você vai ver:

O que fazer em Jacó na Costa Rica: principais atrações

Praias

A grande atração de Jacó são suas praias. Uma característica comum em todas elas é a areia escura, o que dá um toque bem especial no cenário. E como elas são bem extensas, dificilmente ficam muito cheias.

 A Playa Jacó é a principal delas, com restaurantes e comércio bem próximos. Tem também a Playa Herradura, uma praia menor com águas bem tranquilas e onde fica uma marina. É uma boa pedida para quem quer brincar num caiaque ou num stand-up paddle.

E a Playa Hermosa foi a nossa preferida, uma imensidão de areia negra e águas clarinhas – é aqui que rolam as competições de surf, tanto locais como internacionais.

O que fazer em Jacó, Costa Rica - Praia de Jacó
Vista do Mirante Miro da Playa de Jacó
O que fazer em Jacó, Costa Rica - Playa Hermosa
Playa Hermosa

Aulas de surf

Se você ainda não sabe o que fazer em Jacó, considere uma aula de surf. Essa é a principal atividade por aqui, uma vez que suas praias têm ondas constantes, o que é perfeito para os iniciantes no esporte.

Você encontrará diversos lugares que oferecem as aulas de surf. No hotel que ficamos, Selina, há aulas diariamente: são 2 horas de aula e mais 2 horas de tempo livre com a prancha.

E se você quiser levar o negócio a sério, não faltam opções de surf camps para dedicar mais tempo ao esporte.

O que fazer em Jacó, Costa Rica - Surf
Mãe e filha surfando em Jacó

Mirantes

Jacó é praticamente plana, mas há dois bons mirantes que você pode visitar e apreciar o belo visual da cidade.

Na estrada principal, pouco antes de chegar ao centro de Jacó, você encontrará o Mirador de Jacó. Não será difícil encontrá-lo, pois as letras grandes chamam bastante atenção.

O que fazer em Jacó, Costa Rica - Mirante de Jacó
Mirante Jacó

Para um passeio mais legal, vá até o El Miro: você deverá fazer uma trilha bem tranquila, em uma subida de meia hora, até chegar em uma construção abandonada. A vista daqui é bem bonita e as ruínas podem render boas fotos!

O que fazer em Jacó, Costa Rica - Mirador Miro
Vista do Mirador Miro
O que fazer em Jacó, Costa Rica - Ruínas Miro
Construção abandonada no Mirador Miro e várias Adrianas

Dica | Para saber a localização exata desse mirante, busque no Waze por “Mirador Miro”- cuidado para não se confundir com o “Mirador de Jaco”, que é o outro. O acesso se dá por um pequeno desvio na estrada principal.

Cachoeiras

Não são apenas as praias que completam o visual de Jacó. Deixe a água salgada de lado por um momento pra curtir um momento refrescante nas cachoeiras ao redor.

Você pode conhecer algumas cachoeiras de Jacó em um tour de 4 horas,  

Ou ainda, visitar a cachoeira Bijaguas, que fica a 20 minutos de carro do centro de Jacó e é acessível por uma trilha de aproximadamente 1 hora.

Outra imperdível é a cachoeira Nauyaca, que fica ao sul de Jacó, a caminho de Dominical. Você deverá encarar uma trilha de 4km até chegar nela, mas certamente o esforço valerá a pena.

O que fazer em Jacó, Costa Rica - Nauyaca
Foto: nauyacawaterfallscostarica.com

Passeio de quadriciclo

Um tour muito buscado em Jacó é o passeio em quadriciclo, onde você subirá em algumas montanhas passando por florestas e encarando alguma lama para chegar em lugares que não são acessíveis a pé.

O melhor é que há opções de tour de quadriciclo + cachoeiras, podendo combinar duas atividades bem legais em um só passeio.

Rafting

Se você está a fim mesmo de uma aventura, a melhor indicação é um rafting no Rio Naranjo. Esse rio faz fronteira com Manuel Antonio e tem classificação entre 3 e 4, o que garante uma boa dose de adrenalina no passeio.

O que fazer em Jacó, Costa Rica - Rafting
Rafting

Nós recebemos muitas recomendações sobre o rafting no Rio Pacuare, que fica no caminho entre San José e Puerto Viejo. Caso você não vá para aqueles lados, garanta seu rafting durante sua passagem por Jacó.

Mais atividades de aventura

Outro passeio super buscado em Jacó é um pacote de atividades em alguns parques da região. Nós não tivemos tempo de fazer, mas tem um super legal que reúne tudo em um passeio: um tour pelo Pacific Park inclui trilhas para cachoeiras, arvorismo, tirolesa e um passeio pelo aerial tram (tipo um teleférico) pelo topo das árvores.

Isla Tortuga

Se você está sentindo falta de uma praia com areias clarinhas, é hora de cruzar o Golfo de Nicoya e chegar até a Isla Tortuga, um passeio que garante águas clarinhas, snorkel e um cenário lindo.

Para visitar a Isla Tortuga, você pode usar outros lugares da Costa Rica como ponto de partida, como Santa Teresa por exemplo.

Caso não vá se estender para outros destinos, garanta seu tour para Isla Tortuga saindo de Jacó. O tour é feito em um dia e costuma incluir almoço e transfer do hotel até o porto.

Parques Nacionais Carara e Manuel Antonio

A Costa Rica está cheia de parques nacionais que protegem a vida selvagem no país. Se você estiver em Jacó e quiser ter mais contato com a fauna e flora locais, há dois destinos imperdíveis: o Parque Nacional Carara e Manuel Antonio.

O Parque Nacional Carara tem uma enorme variedade de aves, incluindo a maior concentração de Scarlet macaws do país. Espere encontrar tucanos, macacos, esquilos e muitos bichos ao longo das trilhas dentro do parque.

Há também a Laguna Meandrica, que é lar de crocodilos e que fica fechada em determinadas épocas do ano (devido à inundação na estação chuvosa).

Para chegar lá, você pode ir por conta própria (se tiver alugado um carro), ou fechar um tour de 1 dia para o Parque Nacional Carara saindo de Jacó.

Já em Manuel Antonio você encontra algumas das praias mais lindas da Costa Rica. Há diversas trilhas no Parque Nacional Manuel Antonio, que permitem a observação de animais e que levam não só a praias como também cachoeiras.

Como há muito o que fazer em Manuel Antonio, o ideal é você reservar alguns dias para visitar esse destino. Mas se não tiver tempo suficiente, vale fazer um tour bate-volta para Manuel Antonio saindo de Jacó.

O que fazer em Jacó à noite

Nós já chegamos em Jacó sabendo da fama de que a cidade tinha uma vida noturna agitada. Nós acabamos preferindo por curtir mais o dia e não tivemos tanto pique para curtir a noite.

Mas se você tem energia de sobra para todos os turnos, recebemos algumas indicações. O Isaga é um bar que mistura turistas e costa- riquenhos e o Orange Pub é um lugar bem popular, bom pra quem quer dançar.

Já o Le Loft tem um ambiente mais arrumadinho. E para uma boa cerveja artesanal, procure o Puddlefish Brewery ou o The Beer House.

Se você busca apenas uma boa opção de restaurante: Soda Rustico (comida local e barata), Ridiculous Burger (pra um sanduíche bizarro de grande), Lemon Zest (para um restaurante mais arrumadinho) e Ohana (que tem tapas e sushis).

Primeira vez no país? Confira nosso Guia Prático da Costa Rica: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem!

Onde ficar em Jacó na Costa Rica

Não faltam opções de onde se hospedar em Jacó. Desde os albergues mais simples para mochileiros econômicos a hotéis e resorts de luxo, há acomodações para todos os gostos.


Nós ficamos no Selina Jacó. Essa rede de hostels está presente em diversos destinos da Costa Rica. Como já tivemos uma ótima experiência com eles, repetimos a dose aqui – e o Selina Jacó é incrível!

A localização é imbatível e a vibe do lugar é muito legal. A começar pela piscina, que fica de frente para a Playa de Jacó – onde, inclusive, rolam aulas de surf todos os dias.

Tem também um restaurante/ bar na mesma área, para quem não estiver afim de usar a cozinha comunitária.

Ainda tem aulas de yoga e um espaço muuuito bom de coworking, onde passamos boas horas atualizando o blog 🙂

Nós ficamos em um quarto duplo com banheiro privativo, mas há opções de quartos compartilhados também.

Como chegar e circular em Jacó

Saindo da capital San Jose, você terá 3 formas de chegar em Jacó: de ônibus, de transfer ou alugando um carro.

Alugar um carro é disparado a melhor opção, não só para chegar em Jacó como para viajar pela Costa Rica.

Durante um período da nossa viagem, nós fechamos um carro 4×4 da Nomad America, que é na verdade um 2 em 1: ele resolve o problema de transporte e de hospedagem de uma vez, já que é um carro equipado com barraca de camping (e ainda tem utensílios de cozinha!).

O que fazer em Jacó, Costa Rica - Nomad América
Nosso carro/casa da Nomad América

A outra metade da nossa viagem foi em um carro normal. E para alugar o carro nós usamos a Rentcars, um comparador de preços entre várias locadoras, que sempre mostra o menor valor. O melhor é que dá pra pagar em reais (sem IOF) e em até 12x.

Para quem quer ir de transporte público, os ônibus saem do terminal 7 – 10, que fica bem no centro de San Jose, Há várias saídas diárias e o trajeto para Jacó leva em média 2 horas.

Outra alternativa mais confortável é fechar um transfer de San José para Jacó. Há opções de transfers particulares e compartilhados, você pode dar uma olhada aqui.

Para circular em Jacó, se você não tiver alugado um carro, poderá andar de ônibus, táxi/ Uber ou fechar tours para os lugares mais distantes que quiser conhecer.

Mais dicas de Jacó na Costa Rica

Quando ir

O clima em Jacó é sempre úmido e tipicamente tropical. A estação seca vai do final de dezembro até abril, com a estação chuvosa começando em maio e se estendendo até o começo de dezembro.

Entre setembro e novembro é quando mais chove, mas os dias por aqui costumam seguir um padrão: manhã ensolarada e fim de tarde com chuva.

Os meses mais quentes são março e abril.

O que levar

Ainda que você viaje na estação seca, é recomendável levar um guarda-chuva ou capa na mala. Protetor solar sempre, mesmo em dias nublados. E repelente é fundamental, os mosquitos podem atacar com vontade no final do dia.

Outro ponto é em relação a dinheiro: a moeda oficial da Costa Rica é o colón costa-riquenho, mas você poderá usar tanto colones como dólares americanos durante a viagem. O que acontece normalmente é de você pagar em dólares e receber o troco em colones.

E para comprar dólares para viagem, nós buscamos sempre uma agência online com bom preço. O Confidence Cambio tem uma ótima reputação e preços bem competitivos.

Internet

Nós preferimos já chegar na Costa Rica com internet, e foi uma decisão bem acertada. Levamos um chip do Viaje Conectado e já saímos do aeroporto conectados, confirmando nossa reserva, pedindo Uber (que funciona bem em San Jose), verificando endereço etc.

E como nós alugamos carro, precisávamos usar o GPS o tempo todo (e não faz sentido pagar mais caro pra alugar carro com GPS se você pode usar seu celular, né?).

E o melhor: usando o código EMALGUMLUGAR10 você consegue 10% de desconto na sua compra com o Viaje Conectado!

Saúde e segurança

Apesar de não ser obrigatório, é extremamente recomendável fazer um bom seguro viagem antes de embarcar para Costa Rica. Afinal, nunca se sabe quando um imprevisto ou acidente pode acontecer, e o melhor é estar prevenido.

Recomendamos que você acesse a nossa página de seguros, e por lá você consegue comparar preços e buscar as melhores opções entre as seguradoras confiáveis. E usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 você ganha até 10% de desconto (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).

ENCONTRE O MELHOR SEGURO VIAGEM AQUI!

Faça uma cotação sem compromisso: conheça todas as opções disponíveis e preços de seguro para a sua viagem. Garantimos o melhor preço aos nossos leitores.

E você, curtiu nossas dicas sobre tudo o que fazer em Jacó? Vai colocar esse destino no seu roteiro pela Costa Rica?

Vai viajar para Costa Rica? Confira as dicas para os principais destinos:

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário