Escrito por Adriana
01 de agosto de 2021
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Não faltam praias lindas e cenários paradisíacos na Costa Rica. O país é agraciado tanto com o Pacífico como com o mar do Caribe – e é do lado caribenho que fica Puerto Viejo, o primeiro destino que conhecemos no país.

A pequena e simpática cidade com influência jamaicana tem um clima bem relax, com uma floresta riquíssima, muita vida selvagem e uma noite bem animada ao som de reggae e outros ritmos. Nesse post você vai conferir que há muito o que fazer em Puerto Viejo além de curtir suas praias.

O que fazer em Puerto Viejo, Costa Rica - Bancada de coral
Um veleiro naufragado ou encalhado? Litoral de Puerto Viejo

Nós passamos alguns dias em Puerto Viejo e reunimos aqui todas as dicas para você aproveitar ao máximo esse destino. Separe sua roupa de banho e seu protetor solar e venha descobrir o melhor do estilo “Pura Vida” de ser da Costa Rica nesse destino imperdível!

Antes de definir seu roteiro pela Costa Rica, é importante incluir um bom seguro viagem no seu planejamento. Acesse nossa página de seguros e aproveite: basta usar o código EMALGUMLUGAR5 para ganhar até 10% de desconto (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).

Nesse post você vai ver:

Saiba mais sobre Puerto Viejo

Puerto Viejo de Talamanca fica no departamento de Limón, na região sudeste da Costa Rica, bem próximo à fronteira com o Panamá.

Apesar de ser uma cidade pequena, há muito o que fazer em Puerto Viejo e seus arredores. A maioria das praias e das atividades estão a, no máximo, 30 minutos de distância.

Há muita opcão de restaurantes, bares, comércio e lojas bem pertinho da praia. E da cidade de Puerto Viejo você pode facilmente visitar as praias vizinhas, como Playa Cocles, Playa Punta Uva e Manzanillo. É possível inclusive se hospedar nesses locais, caso você queira mais sossego.

O que fazer em Puerto Viejo, Costa Rica - Jogando água
Alegria de quem parou o quarto de hotel em frente a praia. Valeu Nomad America!

Assim que você chegar vai perceber o clima rastafári do local. Isso se explica pela origem de sua população, formada por africanos que vieram como escravos para o continente, mas que antes de chegar à Costa Rica se estabeleceram pela Jamaica. Ultimamente, há também muitos gringos europeus e norte americanos que decidiram se mudar pra região e viver da melhor maneira “Pura Vida” de ser.

Primeira vez no país? Confira nosso Guia Prático da Costa Rica: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem!

Onde ficar em Puerto Viejo

Durante toda nossa viagem pela Costa Rica, nós nos hospedamos no Selina. Eles estão em todos os principais destinos do país, e o Selina Puerto Viejo é uma graça!

Ele fica de frente para a praia (que não é indicada pra banho por causa dos corais, mas é linda!) e a menos de 5 minutos andando pra Playa Cocles.

Além da cozinha comunitária, tem um restaurante (comemos um hamburger e um curry deliciosos!). Tem também espaço de coworking, aulas de surfe e yoga. E a piscina é super convidativa para um pós praia no fim da tarde.

Nós ficamos em um quarto individual com banheiro privativo, mas há opções de quartos compartilhados também.

O que fazer em Puerto Viejo

1. Praias (e mais praias)!

O principal motivo para visitar Puerto Viejo é conhecer suas praias, já que muitas delas estão entre as mais bonitas da Costa Rica. O cenário aqui costuma ter água turquesa e coqueiros ornamentando a costa, sendo que a areia pode variar entre tons claros e escuros.

As praias em Puerto Viejo que você deve conhecer são:

Playa Puerto Viejo | a principal praia da região, é a que conta com mais restaurantes, lojinhas e comércio no entorno.

O que fazer em Puerto Viejo, Costa Rica - Paraia Puerto Viejo
Puerto Viejo

Playa Cocles | a melhor para surfistas. Costuma ser mais movimentada de gente, mas o mar pode ser agitado por aqui. Também tem restaurantes e comércio, porem fica mais espalhado.

O que fazer em Puerto Viejo, Costa Rica - Cocles
Cocles

Playa Punta Uva | a nossa preferida, com uma faixa mais estreita de areia e com palmeiras que quase tocam o mar. Linda demais!

O que fazer em Puerto Viejo, Costa Rica - Punta Uva
Punta Uva

Playa Manzanillo | a praia mais ao sul da região, ideal para quem quer mais sossego em areias claras e em um mar bem convidativo para o banho.

O que fazer em Puerto Viejo, Costa Rica - Manzanillo
Manzanillo

Playa Blanca | essa linda praia é acessível por uma trilha de fácil acesso, situada no Cahuita National Park.

Playa Negra | a praia com areia mais escura da região. Não é a mais simpática, mas suas águas são boas para banho.

2. Aulas de surfe

Puerto Viejo é um destino famoso na Costa Rica para os amantes do esporte. E se você se interessar, não faltam opções de aula de surfe para quem quer se aventurar na prancha.

O que fazer em Puerto Viejo, Costa Rica - Aula de Surfe
Que tal aprender a surfar?

A maioria das aulas de surfe rolam na Playa Cocles, mas é possível surfar também em outros pontos, como na Playa Negra. E a melhor época para o surfe na região é entre dezembro a março.

3. Snorkel

Não gosta de surfe mas quer curtir o mar caribenho da Costa Rica? Então vá de snorkel!

Dependendo das condições da água, você poderá ver muitos corais na Playa Punta Uva, nadando a partir da praia mesmo.

Uma boa pedida também é mergulhar na área do Parque Nacional Cahuita, onde há uma grande barreira de corais e muitos peixes. Nesse caso, você precisa fechar um tour, pois o ponto de mergulho só é acessível de barco.

4. Parque Nacional Cahuita

O Parque Nacional Cahuita fica a 16km do centro de Puerto Viejo. Ele é extenso e pode ser aproveitado em poucas horas, mas o ideal é separar um dia inteiro para fazer toda a trilha e curtir as praias.

O Parque é uma área de proteção de praias, barreira de corais e floresta. Foi um dos nossos lugares preferidos em Puerto Viejo – e olha que nós o conhecemos embaixo de chuva!

São mais de 1000 hectares de floresta que abriga uma enorme variedade de fauna: bichos preguiça, macacos, quatis, cobras, jacarés, pássaros coloridos… a lista é extensa. E nós conseguimos ver bastante coisa mesmo na chuva.

Da entrada principal do Parque Nacional Cahuita (que fica ao lado do Kelly Creek Hotel), você seguirá pela trilha, que termina em Puerto Vargas e tem o total de 8k,3 km só de ida. Se preferir, vá até Punta Cahuita (3,5km de ida) e retorne.

Logo no começo do parque fica a Playa Blanca, então aproveite para curtir e dar um mergulho por aqui. Se quiser, poderá alugar snorkel no centro de informações, ou mesmo agendar um tour para fazer snorkel nos corais do parque.

O Parque tem entrada gratuita e pode ser visitado por conta própria, mas se seu interesse é ver a vida animal, o ideal é contratar um guia no local, pois eles têm mais experiência em avistar os bichos.

5. Tartarugas em Manzanillo

Se você estiver viajando entre março e maio, aqui está algo imperdível sobre o que fazer em Puerto Viejo: ver a desova de tartarugas que acontece em Manzanillo.

Para isso, é preciso fechar um tour. Os grupos são sempre pequenos e os passeios rolam à noite.

6. Visitar um centro de reabilitação animal

Nós temos um monte de restrições em fazer qualquer atividade que envolva animais, inclusive visitar santuários, centros de tratamento, etc. É preciso pesquisar muito antes de ir, entender se o trabalho feito é sério e se a “proteção” aos bichos não é apenas desculpa para mantê-los presos servindo como entretenimento turístico.

Dito isso, nós fizemos nosso dever de casa: pesquisamos bastante, visitamos e recomendamos o Jaguar Rescue Center.

O que fazer em Puerto Viejo, Costa Rica - Jaguar Rescue
Preguiça de dois dedos resgatada

O lugar funciona como lar temporário e centro de recuperação para diversos bichos, como macacos, bichos-preguiça, cobras, veados, gatos selvagens, etc.

O trabalho feito lá é à base de voluntários e há um esforço verdadeiro em reabilitar os animais para devolvê-los à natureza. Eles têm êxito em cerca de 40% dos casos, pois alguns não sobrevivem ou não conseguem se readaptar ao meio depois de tantos traumas.

7. Provar a culinária local

O lado caribenho da Costa Rica tem uma culinária distinta do restante do país, então não perca a oportunidade de provar alguns pratos típicos dessa área. Muitos deles levam leite de coco, curry e gengibre.

Um bom exemplo é o clássico feijão com arroz, que aqui é cozido no leite de coco. Outro prato bem tradicional é o Ron Dom, uma sopa de frutos do mar também feita com leite de coco.


Dica | Para provar o melhor da culinária local, evite os restaurantes mais turísticos. Busque por um bom “soda”, que é o nome dado a pequenos estabelecimentos que servem os clássicos “casados” – um delicioso “prato feito” na versão costa-riquenha.

8. Chocolate Tour

O cacau tem um peso importante nessa região da Costa Rica – aliás, em diversas regiões da América Central a planta é famosa pela sua qualidade excelente. E em um Chocolate Tour você poderá aprender por quê.

O passeio inclui uma caminhada pela plantação, aprendendo como se processa os grãos de cacau até se tornarem chocolate.

Se tiver interesse, faça o Caribeans Chocolate Tour, um dos tours mais conhecidos e que tem um projeto bem interessante.

O tour inclui a visita à plantação, a degustação do cacau (ainda puro) e do chocolate finalizado, além de uma mini-aula sobre o processo. Já o projeto visa a valorização dos trabalhadores e das famílias locais, que normalmente são super explorados nesse mercado.

9. Visita à comunidade indígena BriBri

Para aprender mais sobre a cultura local, esse passeio é imperdível. Os BriBri são o maior grupo indígena da região de Talamanca. E apesar de sua população ter reduzido bastante (devido às invasões de suas terras e ao êxodo para regiões urbanas), ainda há comunidades que resistiram – e estão abertas à visitantes que queiram aprender sobre seus costumes, língua e tradições.

Esse passeio pode incluir também uma visita a cachoeiras no local e um mini tour de chocolate, já que eles também têm uma forte ligação com a planta. Você pode agendar a visita aos BriBri com antecedência.

10. Rafting no Rio Pacuare, em Turrialba

Se você curte aventura, não pode deixar essa de fora: um rafting no Rio Pacuare, considerado um dos melhores rios para a prática do esporte.

O que fazer em Puerto Viejo, Costa Rica - rafting
Foto: http://natureair.com

O rio tem classificação entre 3 e 4, garantindo uma boa dose de adrenalina nesse rafting, que conta com um cenário deslumbrante entre floresta, canyons e um rio maravilhoso.

11. Bocas del Toro

Tem uns dias extras no roteiro e quer acrescentar outro país na sua lista? Então a dica é visitar algumas ilhas de Bocas del Toro, no Panamá. Basta pegar um transfer de Puerto Viejo para Bocas del Toro, há saídas diárias.

No lado caribenho do Panamá, você irá encontrar um clima ainda mais relax que o de Puerto Viejo, com praias convidativas de areias claras e águas transparentes.

12. O que fazer em Puerto Viejo à noite

Se te sobrar energia para gastar no fim do dia, Puerto Viejo oferece boas opções para te entreter e curtir a noite caribenha. Aliás, o lugar tem fama por ter uma das noites mais agitadas da Costa Rica.

Diariamente rola uma feirinha noturna de artesanato na praia de Puerto Viejo, onde você poderá comprar joias e lembrancinhas de viagem.

Depois, você pode comprar uma cerveja em uma pulpería e passear pelas ruas mais movimentadas do centro. Ou então, escolha um lugar pra parar e tomar um drink.

Para música ao vivo, o Mango Sunset é uma ótima pedida, tocando do reggae ao rock. Já o Koki Beach é um restaurante super bonitinho que está sempre movimentado. E o Johnny’s Place é um bar onde a música rola até mais tarde.

O que fazer em Puerto Viejo, Costa Rica - Noite
A noite é movimentada

Dica | Apesar de termos achado tudo bem tranquilo, não é recomendado andar pelas ruas à noite sozinha, nem carregar muito dinheiro – vale se precaver só por garantia.

Como chegar e circular em Puerto Viejo

Como chegar

Avião

Não há aeroporto em Puerto Viejo e, de uma forma geral, não vale a pena voar para a região, pois o custo é muito alto. De qualquer forma, você pode voar até Limon em um voo privado. Outra alternativa é voar para Bocas del Toro no Panamá, passar uns dias por lá e pegar um transfer para Puerto Viejo.

Carro alugado

Sem dúvidas a melhor forma de viajar pela Costa Rica é de carro. As estradas que levam a Puerto Viejo são bem tranquilas e sinalizadas, basta um celular com internet/ GPS pra fazer essa viagem sem problemas.

Nós pegamos um carro da Nomad America e recomendamos muito pra quem curte acampar, pois já resolve o problema de transporte e hospedagem de uma vez só.

O que fazer em Puerto Viejo, Costa Rica - Nomad America
Curtindo com a Nomad America

Para alugar um carro normal, vale pesquisar no site do Rentcars, um comparador de preços que sempre usamos. Eles sempre têm o menor valor, o pagamento é em real (sem IOF!) e pode ser parcelado em até 12x.

Ônibus

A viagem de ônibus de San Jose a Puerto Viejo leva cerca de 5 horas. Há saídas diárias a cada 4 horas, sendo a primeira às 6h e a última às 16h. Atenção na hora de comprar sua passagem, pois há dois destinos com nome “Puerto Viejo”. Você deve comprar seu ticket para Puerto Viejo de Talamanca.

Transfer

Para quem não quer esquentar a cabeça com transporte, a melhor solução é fechar um transfer. Há saídas regulares de transfer para Puerto Viejo partindo de San Jose, La Fortuna e Bocas del Toro (Panamá).

Dica | Se você pretende fazer o rafting no Rio Pacuare, uma boa opção é fechar o transfer com retorno a outro destino. Você pode sair de Puerto Viejo, fazer o rafting e, ao invés de voltar a Puerto Viejo, seguir para San Jose ou La Fortuna por exemplo. O preço final do tour pode sofrer alteração, mas vale a pena se você for seguir viagem pelo país.

Como se locomover em Puerto Viejo

A região de Puerto Viejo em si é pequena, então é possível caminhar pelas redondezas da praia, onde há muito comércio, restaurantes e alguns hotéis. Nós recebemos a recomendação de andar com cuidado durante a noite, então fique atento.

Porém a maioria das pessoas por aqui andam mesmo é de bicicleta. A região é praticamente toda plana, então andar de bike aqui é a melhor forma de conhecer as praias ao redor. Você pode alugar em vários lugares – o hotel Selina aluga para seus hóspedes.

De Puerto Viejo, você também pode pegar um ônibus para as principais praias no entorno: Manzanillo, Punta Uva, Cocles e até o Parque Cahuita. Se for pegar táxi, é preciso negociar o valor antes, já que a maioria não usa taxímetro.

Mais dicas de viagem para Puerto Viejo na Costa Rica

Melhor época para visitar Puerto Viejo

O clima em Puerto Viejo é diferente do restante da Costa Rica. Por aqui, os meses mais chuvosos são junho e novembro, apesar do clima ser bastante úmido e poder chover o ano todo. Não vale restringir seu roteiro e deixar de visitar Puerto Viejo nesses meses por causa disso.

O que levar

Obviamente você não vai esquecer de trazer roupas de banho para um destino de praia, certo? O que vale acrescentar na bolsa é uma capa de chuva, já que o tempo pode mudar a qualquer momento.

Além disso, repelente e protetor solar são obrigatórios! Um calçado impermeável ou de secagem rápida pode ser bastante útil para a trilha do Parque Cahuita.

Outro ponto é em relação a dinheiro: a moeda oficial da Costa Rica é o colón costa-riquenho, mas você poderá usar tanto colones como dólares americanos durante a viagem. O que acontece normalmente é de você pagar em dólares e receber o troco em colones.

E para comprar dólares para viagem, nós buscamos sempre uma agência online com bom preço. O Confidence Cambio tem uma ótima reputação e preços bem competitivos.

Internet

Nós preferimos já chegar na Costa Rica com internet, e foi uma decisão bem acertada. Levamos um chip do Viaje Conectado e já saímos do aeroporto conectados, confirmando nossa reserva, pedindo Uber (que funciona bem em San Jose), verificando endereço etc.

E como nós alugamos carro, precisávamos usar o GPS o tempo todo (e não faz sentido pagar mais caro pra alugar carro com GPS se você pode usar seu celular, né?). Além disso, você pode usar o código EMALGUMLUGAR10 e garantir 10% de desconto em sua compra!

Saúde e segurança

Não se esqueça de fazer um seguro viagem antes de viajar para Costa Rica. Apesar de não ser obrigatório, é extremamente recomendável fazer um bom seguro antes de embarcar. Nunca se sabe quando um imprevisto ou acidente pode acontecer, e o melhor é estar prevenido.

Por isso, recomendamos que você faça uma pesquisa em nossa página de seguros para fazer uma cotação e encontrar os melhores preços. E aproveite que nós conseguimos um desconto: basta usar o código EMALGUMLUGAR5 para conseguir até 10% de desconto – 5% com o código e mais 5% no pagamento à vista no boleto)!


Outro ponto importante: tome cuidado com seus pertences quando estiver na praia, não deixe nada de valor dentro do carro e não ande sozinho à noite. Mais uma vez, não tivemos nenhum problema durante nossa viagem, mas recebemos a recomendação de ficarmos atentos.

ENCONTRE O MELHOR SEGURO VIAGEM AQUI!

Faça uma cotação sem compromisso: conheça todas as opções disponíveis e preços de seguro para a sua viagem. Garantimos o melhor preço aos nossos leitores.

Agora que você já sabe o que fazer em Puerto Viejo na Costa Rica, vai colocar esse destino caribenho no seu roteiro pelo país?

Vai viajar para Costa Rica? Confira as dicas para os principais destinos:

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário