O que fazer em Tamarindo Costa Rica: 5 atrações imperdíveis | Em Algum Lugar do Mundo

O QUE FAZER EM TAMARINDO (E NOSARA) NA COSTA RICA

Dicas para curtir o melhor de um dos destinos mais buscados do país

  • Adriana
  • -
  • 26 de março de 2020
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Buscando dicas sobre o que fazer em Tamarindo na Costa Rica? Nós estivemos lá durante nossa viagem pelo país e damos todas as dicas para você incluir esse destino no roteiro. Mostramos também o que fazer em Nosara, um destino bem próximo e que pode ser combinado na mesma viagem.

Tamarindo já foi uma pequena vila de pescadores, mas hoje a cidade se tornou um dos destinos mais visitados da Costa Rica. Praias e mais praias para fazer a alegria de surfistas (iniciantes e experientes), um pôr do sol inesquecível e uma vida noturna agitada. Dá pra agradar a todos os gostos por aqui.

O que fazer em Tamarindo - Costa Rica - palmeiras
Playa Tamarindo

Já Nosara tem ares de um lugar remoto e menos desenvolvido. Mas não se engane: as ruas empoeiradas e esburacadas guardam hotéis, resorts, restaurantes de comida internacional, retiros de yoga… E claro, mais praias lindas. Com direito a milhares de tartarugas!

O que fazer em Tamarindo - Costa Rica - Ostional
A Arribada

Por isso, nesse post mostramos as atrações imperdíveis de Tamarindo para você planejar seus dias por lá. Mas também falamos de Nosara, um destino incrível e que não pode ficar de fora do seu roteiro. Confira!

Vai viajar para Costa Rica? Confira as dicas para os principais destinos:

O que fazer em Tamarindo: 5 programas imperdíveis

1. Visitar as praias

Se você quer curtir praia, não vai faltar o que fazer em Tamarindo. A própria cidade conta com diversas praias que são uma delícia e podem te manter entretido por muito tempo.

Mas por que não aproveitar para conhecer as praias nos arredores? As distâncias entre elas são curtas, então é só planejar o roteiro direitinho para conhecer todas elas!

Separamos aqui as principais praias por região: tanto em tamarindo, como nas cidades próximas de Flamingo e Nosara.

Playas em Tamarindo

A principal atração de Tamarindo é a praia que leva o mesmo nome: a Playa Tamarindo é uma praia bem longa, de areias bem clarinhas que se estende por mais de 3km.

O que fazer em Tamarindo - Costa Rica - Playa Tamarindo
Playa Tamarindo

A praia é ótima para relaxar e curtir as águas clarinhas, principalmente quando a maré está mais alta. Quem quiser mais atividades, dá para fazer snorkeling e mergulho por aqui. E pela orla você vai encontrar opções de comida e barraquinhas vendendo aquelas besteirinhas para turista.

Bem coladinha à Playa Tamarindo, fica a Playa Langosta. Essa praia é menos movimentada e tem bastante pedra em alguns trechos, mas dá pra curtir bem. A dica é assistir o por do sol aqui, que é incrível!

O que fazer em Tamarindo - Costa Rica - Langosta
Playa Langosta

Outra praia também pouco visitada é a Playa Avellanas, que fica a 20km de Tamarindo. É uma praia bem remota, pois não há nenhuma cidadezinha perto. Se você quiser curtir um belo pôr do sol em uma praia praticamente deserta, esse é o lugar!

Praias em Flamingo

Outra praia super famosa nas proximidades é a Playa Flamingo, que fica na cidade vizinha também chamada Flamingo, a uns 40 minutos de carro de Tamarindo.

Aqui a vibe é mais “elitizada”, com vários condomínios de luxo ao redor da praia. As águas por aqui também são bem clarinhas e dizem que o mergulho por aqui é ótimo. Há opções de hospedagem por aqui, mas nós preferimos fazer um bate-volta de Tamarindo.

E aproveite, pois entre Tamarindo e Flamingo há outras praias bem bonitas para se conhecer, como a Playa Grande e a Playa Conchal.

O que fazer em Tamarindo - Costa Rica - Playa Grande
Playa Grande

Praias em Nosara

Por último, não poderia faltar Nosara. Essa cidade fica a uns 70km de distância de Tamarindo e tem um clima bem mais rústico, ideal para quem quer curtir um clima mais zen – aliás, o lugar está cheio de studios de yoga.

Embora seja possível fazer um bate-volta para Nosara partindo de Tamarindo, recomendo a estadia por lá por uns dias para curtir melhor a região. Daqui você pode conhecer a Playa Nosara, a Playa San Juanillo, a Playa Junquillal, a Playa Guiones e a Playa Ostional.

O que fazer em Tamarindo - Costa Rica - playa pelada
Playa Pelada

Aliás, é nessa Playa Ostional em que tivemos uma das melhores experiências da nossa viagem pela Costa Rica. É nessa praia que acontece a “arribada”, quando milhares – eu disse MILHARES – de tartarugas saem da água para desovar na areia.

O que fazer em Tamarindo - Costa Rica - Ostional Arribada
Ostional na Arribada

A cena é incrível, emocionante, inesquecível. Ver essas tartarugas de perto já fez toda a viagem valer a pena, sério! Ao planejar o que fazer em Nosara, essa deve ser sua prioridade máxima!

Nós pudemos ver tanto os filhotinhos indo pra água quanto as grandonas saindo para desova. A arribada acontece todos os meses e dura uns 3 dias. Os melhores horários são ao nascer e ao por do sol, que é quando as tartarugas vêm desovar.

Você deve visitar a praia com um guia, e pode entrar em contato com a associação para mais informações.

2. Surf

Você já deve saber que Costa Rica respira surf. Até eu, que nunca tinha pensado em subir numa prancha, me aventurei por lá.  Então se você está planejando o que fazer em Tamarindo, considere umas aulas de surf por aqui – é um dos melhores lugares para iniciantes.

Existem várias lojinhas/ escolas de surf ao longo da praia. Nós fechamos nossas aulas pelo hostel mesmo, o Selina Tamarindo, e eu super recomendo!

Funciona assim: são 2 horas de aula. O instrutor te ensina os movimentos básicos ainda na areia, depois ele entra com você na água, para te dar orientações e te ajudar a pegar sua primeira onda.

O que fazer em Tamarindo - Costa Rica - Aula de Surf
Aula de Surf

Depois, na parte da tarde, há o “video correction”. Enquanto você estava surfando (ou tentando surfar), uma pessoa estava gravando seus movimentos. Você irá assistir esse vídeo junto com o instrutor, que irá apontar suas falhas e dar dicas de melhoria.

Depois, você terá mais 2 horas de treino livre, quando você pode pegar sua prancha e ir se divertir mais um pouco na água.

O que fazer em Tamarindo - Costa Rica - Surfando
SURFANDO, rs!

Há opções de aulas para um dia apenas, ou você também pode fechar um pacote para mais dias, que sai mais barato.

3. Parque Nacional Rincon de la Vieja

Se você quer contato com natureza, o Parque Nacional Rincon de La Vieja é uma opção imperdível do que fazer em Tamarindo.

O Parque Nacional abriga o vulcão Rincon de La Vieja, que fica a 100km de Tamarindo e pode ser facilmente visitado em um bate-volta. Ele é um dos parques nacionais menos visitados da Costa Rica, mas isso não quer dizer que não vale conhece-lo. Pelo contrário, não faltam motivos para incluí-lo no roteiro!

O que fazer em Tamarindo - Costa Rica - Rincon de La vieja
Vulcão Rincon de La Vieja

Há no total 7 trilhas no parque, com diferentes níveis de dificuldade. E em meio à natureza, você poderá tomar banho de lama, fazer tirolesa e finalizar o dia relaxando em um banho de água termal.

Você poderá ir por conta própria ou fechar um tour para o Rincon de La Vieja, que inclui guia, transporte, entrada do parque e almoço.

4. Tirolesa

Se você busca uma dose extra de aventura nessa viagem, aproveite para curtir um dia de tirolesas entre as árvores em uma floresta próxima a Tamarindo.

O tour para as tirolesas de Tamarindo dura meio período, em média 4 horas. Então dá para conciliar esse passeio com outra atividade no mesmo dia.

Nós não fizemos esse tour pois aproveitamos nossa estadia em Monteverde para curtir tirolesas – já que lá é um dos melhores lugares da Costa Rica para isso. Mas se você não for para outros destinos de aventura, pode deslizar pelas tirolesas de Tamarindo que você não vai se arrepender!

5. Passeios de barco a vela

Para curtir sua viagem em alto estilo, a melhor pedida é fechar um passeio de barco a vela em Tamarindo. Em 4 horas você irá velejar por baías, parar em praias de areias branquinhas, fazer mergulhos com snorkel e tentar a sorte para avistar golfinhos e tartarugas.

O que fazer em Tamarindo - Costa Rica - Veleiro
Foto: GetYourGuide

O passeio finaliza com um pôr do sol maravilhoso típico da Costa Rica. Ah, e normalmente o esquema é open bar, ou seja, bebidas liberadas e petiscos incluídos ficar ainda melhor a experiência (e justificar o preço alto do passeio!).

O que fazer em Tamarindo à noite

Apesar de ser uma cidade pequena, Tamarindo tem uma vida noturna agitada, podendo até ser comparada com outros destinos badalados como Puerto Viejo e Jaco.

O Sharky’s Sports Bar está sempre passando jogos e tem uma programação durante a semana que varia entre música ao vivo, karaokê, ladies night, etc.

O Beach & Pool Crawl é um dos lugares preferidos de mochileiros e surfistas. E para dançar e beber, também tem o Crazy Monkey Bar e o Pacifico Bar.

Onde ficar em Tamarindo

Há diversas opções de hospedagem em Tamarindo, que vão dos albergues a resorts de luxo. Nossa sugestão é se hospedar em Tamarindo por uns dias, conhecer as praias ao redor e, depois, passar pelo menos uma ou duas noites em Nosara.

Como já tínhamos nos hospedado em outros destinos do Selina, resolvemos seguir com eles e não nos arrependemos.

O Selina Tamarindo fica entre a Playa Langosta e a Playa Grande – em 2 minutos você já está na praia. Fica perto de tudo, lojinhas, restaurantes e comércio, a localização é imbatível.

O hostel em si é também muito bom. Nós ficamos em um quarto duplo privativo, mas há opções de quartos compartilhados também. Tem piscina, restaurante, cozinha comunitária, aulas de yoga, meditação e várias outras atividades. E foi aqui que nós fizemos nossa aula de surf, que foi incrível!

Depois nós seguimos para o Selina Nosara, que tem uma proposta diferente. Apesar de ser um hostel, ele mais parece um resort. Ele é enorme e lindo! Nós ficamos em um quarto duplo gigantesco de frente para a piscina. Deu vontade de ficar aqui por muito mais tempo!

O espaço gigantesco do hostel abriga muito verde, além de um studio de yoga, restaurante, cozinha comunitária, espaço de coworking e mais coisas que nem devemos ter visto! Ele fica entre a Playa Guiones e a Playa Pelada.

Como chegar em Tamarindo

Tamarindo está localizada a 260km de San José. Você poderá fazer o trajeto de avião, carro alugado ou ônibus.

Avião

Há voos diários da capital San José para Tamarindo. O voo leva 30 minutos e as companhias aéreas que fazem o trajeto são Skyway e Sansa.

Você também poderá chegar nos aeroportos de San José ou Liberia e, de lá, pegar um ônibus ou alugar um carro para chegar em Tamarindo.

Carro alugado

Para chegar em Tamarindo de San José, o trajeto leva entre 5 e 6 horas e as condições da estrada são muito boas. Já chegando em Tamarindo, a estrada não terá asfalto, mas tirando a poeira constante do chão de terra, dirigir por lá é bem tranquilo!

Aliás nós já falamos que, de uma forma geral, alugar um carro na Costa Rica é a melhor forma de viajar pelo país.

Nós rodamos a Costa Rica em um carro da Nomad America e foi uma das melhores experiências que tivemos! O carro funciona como um camping: na verdade é uma caminhonete com uma barraca de camping, que também vem equipada com tudo que você precisa pra poder estacionar e dormir em qualquer lugar.

O que fazer em Tamarindo - Costa Rica - Nomad América
Nosso Nomad America

Caso você queira alugar um carro normal, nós recomendamos o site da Rentcars, que funciona como um comparador de preços e mostra as melhores opções das locadoras disponíveis. O site ainda facilita o pagamento em até 12x sem juros, e a cobrança é em reais (sem IOF).

Para saber mais, confira nossas dicas para alugar um carro na Costa Rica.

Ônibus

Para quem vem de San José, há ônibus com duas saídas diárias (11h e 15h30) partindo da Ave 5, Calle 14. A viagem leva cerca de 6 horas.

Para quem vem de Libéria, o ônibus parte do Mercado Municipal. Há várias saídas diárias e o trecho leva 1h30 aproximadamente.

Circulando em Tamarindo

A cidade é relativamente pequena, então dá para fazer muita coisa a pé. Para conhecer as praias mais distantes, você poderá usar um carro alugado, ou ainda alugar moto, bicicleta ou quadriciclo.

Mais dicas de Tamarindo Costa Rica

Quando ir para Tamarindo Costa Rica

A região conta com basicamente duas estações no ano: seca e chuvosa.

A estação seca é bem quente e vai de dezembro a abril. Se por um lado essa época é melhor pela menor incidência de chuvas, por outro lado a cidade fica muito mais cheia de turistas.

A estação chuvosa, que vai de maio a novembro, é também conhecida como “estação verde”: a chuva faz com que a vegetação fique muito mais viva e verdinha, tornando o lugar até mais bonito. Muitos evitam essa época, mas a verdade é que dá pra aproveitar Tamarindo mesmo na época chuvosa. Os dias costumam ser ensolarados e a chuva vem mais à tardinha, normalmente não impedindo de aproveitar a praia.

De uma forma geral, os meses de novembro e o período entre junho e agosto são as melhores épocas para curtir Tamarindo. As temperaturas estão mais amenas, a cidade não está tão cheia e a chuva não costuma ser forte.

Internet

Nós recomendamos comprar um chip internacional para usar durante sua viagem, principalmente se você for viajar de carro e precisar de GPS.

Você poderá comprar um chip pré pago para usar internet na Costa Rica. Há 4 operadoras no país, e a Kolbi a mais recomendada. É preciso apresentar seu passaporte para compra. Nós compramos um chip pré pago ainda no Brasil (do Viaje Conectado). Sai mais caro do que comprar no destino, mas nós preferimos já sair conectados do aeroporto e usando GPS. E você ainda pode garantir 10% de desconto usando o código EMALGUMLUGAR10 na sua compra!

Saúde e segurança

Tamarindo é um lugar seguro. Não tivemos nenhum problema durante nossa estadia, mas seguimos as recomendações de não deixar nossos pertences à vista no carro, já que não é incomum os casos de furtos.

Além disso, nós fizemos um bom seguro viagem antes de embarcar e recomendo que faça o mesmo. Felizmente não precisamos usar, mas nunca se sabe quando acidentes ou imprevistos podem acontecer – e o melhor é não arriscar (já precisamos usar seguro viagem em outros destinos e não viajamos sem).

Por isso, vale a pena acessar a nossa página de seguros, onde você pode comparar preços e buscar as melhores opções entre as seguradoras confiáveis. E você ainda pode garantir até 10% de desconto usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).

ENCONTRE O MELHOR SEGURO VIAGEM AQUI!

Faça uma cotação sem compromissos e conheça todas as opções disponíveis e preços de seguro para a sua viagem. Garantimos o melhor preço aos nossos leitores.

Curtiu nossas dicas sobre o que fazer em Tamarindo? Quais praias não vão ficar de fora do seu roteiro?

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Escrito por Adriana

37 anos. Carioca. Colecionava carimbos no passaporte durante as férias, mas resolveu levar esse hobbie a sério. Jornalista, trabalhou com marketing por um bom tempo, mas deixou o mundo corporativo para viver uma vida com mais significado. Convenceu o Caio a se jogar no mundo e hoje se dá por satisfeita carregando um caderninho, uma câmera e um tapete de yoga.

Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Você também pode gostar de ler:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

CONHECE O MIRANTE DA CABOCLA? 📷 Esse é o Mirante da Cabocla, um dos mirantes mais bonitos de Arraial do Cabo. Do alto se vê a Praia do Forno, a Praia dos Anjos e, de longe, a Praia do Farol. 👣 Você acessa o Mirante por uma trilha que começa na Prainha, passa pela Praia da Graçainha, pelo Mirante da Cabocla e termina na Praia do Forno. 👉 Vale lembrar que é extremamente recomendado fazer qualquer trilha da região acompanhados de um guia local.

⛴️ IMAGINA UM BARCO DENTRO DE UMA PISCINA!Foi exatamente o sentimento que  tivemos nesse dia. Mar calmo, quase sem vento e uma água que parecia ter sido tratada que nem a de piscina!Esse talvez tenha sido um dos dias de mar mais bonito que já pegamos em Arraial do Cabo 💙Saudade desses passeios @arraialvipturismo !

SAUDADE DE IR A PRAIA, NÉ MINHA FILHA?Assim que abrirem as praias vamos ficar o dia inteiro com a Sol na água brincando! 🐕Esse é o dog que a gente sequestrou do pai da Dri pra fazer a quarentena ficar mais leve!

NAUFRÁGIO EM ARRAIAL DO CABO? 🚢Com o vai e vem das marés, em algumas épocas do ano é possível ver a embarcação Imbetiba, que naufragou no canto da Praia Grande em 10 de setembro de 1881.O naufrágio passa a maior parte do tempo encoberto. Ele fica ali bem pertinho da areia, do lado esquerdo da praia. E é possível avistá-lo principalmente quando a água está bem clara e com a maré baixa.

FELIZ DIA DOS NAMORADOS!Para ela que é a melhor companhia que eu poderia ter para viver a vida que a gente sonha juntos!Esse é o nosso sexto dia dos namorados juntos. E apesar de tudo que está acontecendo no mundo, eu continuo dizendo que o nosso mundo é o melhor lugar no mundo!
Feliz dia dos namorados a todos os casais que se amam ♥️

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!