Praias de Paraty: dicas e informações sobre as melhores praias de Paraty

AS MELHORES PRAIAS DE PARATY, NO RIO DE JANEIRO

Confira nossas dicas das praias e ilhas mais bonitas da região e saiba mais sobre os passeios de escuna

  • Adriana
  • -
  • 10 de setembro de 2019
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

A região da Costa Verde é lar de alguns dos lugares mais incríveis do Rio de Janeiro. Um dos grandes destaques da região é Paraty, uma cidade que, além de muita história, tem litoral espetacular. Se você pretende conhecer esse destino, confira aqui tudo sobre as melhores praias de Paraty para você montar um roteiro perfeito pela cidade.

Nesse post reunimos todas as informações sobre as ilhas e praias mais bonitas de Paraty: veja quais visitar, como chegar, as características de cada uma e confira ainda as opções de passeios de escuna em Paraty. Aproveite!

Melhores praias de Paraty - Escuna Praia Vermelha
Uma das paradas da escuna: Praia Vermelha

As melhores praias de Paraty: entendendo a região

Para curtir o melhor das praias de Paraty, é preciso entender um pouco sobre o local.

De uma forma geral, as praias mais bonitas de Paraty são acessíveis por passeio de escuna/ lancha.

Já as praias em Paraty próximas ao Centro Hipstórico não são as melhores para banho, mas valem a visita para um passeio no fim de tarde.

Há também algumas lindas praias nos arredores de Paraty, onde você pode chegar de carro ou fechar um passeio para conhecê-las.

Por isso, vamos separar as melhores praias de Paraty em 3 grupos:

Praias em Paraty: acessíveis com passeio de escuna/ barco

Como citamos, para conhecer algumas das praias mais bonitas de Paraty, você precisará fazer um passeio de escuna.

Há diversas agências que realizam esses passeios de escuna em Paraty. Nós escolhemos a Paraty Tours e recomendamos. O atendimento foi ótimo e eles ainda fizeram um itinerário “alternativo”, seguindo uma ordem de parada diferente das demais escunas – o que nos garantiu praias mais vazias.

Há basicamente dois roteiros diferentes de passeios de escuna em Paraty, além de um terceiro passeio feito em embarcação menor (lancha ou barco). Confira:

Passeio de escuna em Paraty (opção 1) | Praia da Lula, Lagoa Azul, Ilha Comprida, Praia Vermelha

Esse é o passeio de escuna em Paraty mais buscado pelos visitantes. O passeio normalmente tem 5 horas de duração, incluindo 4 paradas nas seguintes praias e ilhas de Paraty:

Praia da Lula | Uma das principais praias de Paraty, encanta pela beleza da mata atlântica ao seu redor e o mar esverdeado, de água limpíssima. Essa praia costuma ser a primeira parada dos passeios de escuna em Paraty, por isso acaba ficando um pouco cheia. Mas como a agência que escolhemos faz o itinerário oposto, nós chegamos lá e encontramos a praia só para gente!

Melhores praias de Paraty - Escuna Praia Vermelha
Praia da Lula

Praia Vermelha | Segue o mesmo estilo da Praia do Lula, tendo uma faixa de areia um pouco mais extensa. Ela também conta com uns quiosques, caso queira consumir algo durante sua visita.

Melhores praias de Paraty - Escuna Praia Vermelha
Praia Vermelha

Lagoa Azul | De formação rochosa e uma mata verdinha, a Lagoa Azul é um dos pontos mais famosos da região para snorkeling. Por aqui não há faixa de areia, o negócio é aproveitar a parada para dar um mergulho e curtir o fundo do mar.

Ilha Comprida | Outro lugar especial para um mergulho. Essa ilha também não tem nenhuma faixa de areia, sendo uma espécie de piscina natural, onde você pode praticar snorkel à vontade. A maioria dos barcos aluga o equipamento de mergulho, mas vale sempre conferir antes.

Melhores praias de Paraty - Ilha comprida
Ilha Comprida

Passeio de escuna em Paraty (opção 2) | Ilha do Algodão, Ilha da Cotia, Saco da Velha, Praia da Conceição

Para quem quer explorar melhor as praias de Paraty, o negócio é fechar um segundo passeio de escuna. Há uma rota “alternativa”, que é menos buscada mas igualmente linda à anterior – com o bônus de ter mais chances de encontrar praias vazias.

Essa segunda opção de passeio de escuna em Paraty inclui uma visita a quatro pontos diferentes:

Praia da Conceição | Com águas calmas e mornas, é praticamente um paraíso particular. Não há comércio ou quiosques nessa praia.

Ilha da Cotia | Das ilhas de Paraty, é a que tem um dos visuais mais bonitos. Com águas cristalinas e tranquilas, graças às pedras ao seu redor, é um bom lugar para relaxar. Há duas praias nessa ilha, que se conectam por uma pequena trilha de 1 minuto.

Saco da Velha | Além das ótimas águas para banho, o Saco da Velha guarda também uma gruta e um mirante com uma bela vista para o mar de Paraty.

Ilha do Algodão | Outra boa parada para quem curte snorkeling, com o bônus de ser uma região frequentemente visitada por golfinhos.

Passeio de barco/ lancha em Paraty: Saco do Mamanguá

Aproveite para conhecer algo único no Brasil: o Saco do Mamanguá é um fiorde (formação bem comum na Escandinávia), nome dado quando o mar avança por entre as montanhas, formando um cenário lindo.

A área em si é bem interessante, pois engloba um conjunto de mais de 30 praias e diferentes comunidades caiçaras, o povo nativo local.

O passeio é feito em um barco ou lancha, leva em torno de 4 horas e inclui 3 paradas:

Praia do Engenho | A primeira parada acontece nessa pequena praia, super simpática e com uma bela surpresa: uma cachoeira acessível a partir de uma trilha de 600m.

Melhores praias de Paraty - Praia do Engenho
Praia do Engenho

Praia do Costa | É nessa segunda praia que fica a casa que serviu de cenário para um dos filmes da saga Crepúsculo (vale dizer que a tal casa já existia antes do filme e foi construída em área de preservação). É nessa praia também que fica o Pico do Pão de Açúcar, acessível por uma trilha (1h de duração – confirme se você terá tempo suficiente nessa parada caso queira subir).

Melhores praias de Paraty - Pao de Açucar
Praia do Costa aos pés do Pão de Açúcar do Mamanguá

Ilhote de Mamanguá | é no último ponto do passeio que você pode curtir uma bela vista panorâmica do Saco do Mamanguá: em uma trilha bem curtinha, é possível subir alguns metros e garantir um dos mais belos cenários desse passeio.

Melhores praias de Paraty - Ilhote do Mamanguá
Ilhote do Mamanguá

Dica 1 | Para visitar o Saco do Mamanguá, o mais comum é fechar um passeio com agência e pegar um barco saindo do píer de Paraty. Mas quem prefere ir por conta própria, pode ir de Paraty até Paraty Mirim (de carro ou ônibus – aprox. 40 minutos) e, de lá, negociar a saída com os barcos que ficam parados ali. E para os aventureiros, é possível chegar também por terra, fazendo uma trilha bem intensa e que leva dias para ser concluída.

Dica 2 | A estrutura da região é bem simples e não há comércio, apenas um restaurante simples no Ilhote de Mamanguá, última parada. Então vá preparado e leve o que precisar, como bebidas e lanchinhos.

Praias em Paraty: próximas ao centro histórico

As duas praias locais de Paraty, Praia do Pontal e Praia do Jabaquara, não são tão incríveis quanto as outras praias ao redor da cidade, mas elas também têm seu valor.

Como você provavelmente vai ficar hospedado no Centro Histórico ou em alguma dessas duas praias, aproveite para curtir um fim de tarde por aqui.

Praia do Pontal

A Praia do Pontal fica bem ao ladinho do centro. Apesar de não ser das mais próprias para banho (por recebe matéria orgânica do mangue e ser escura), ela está repleta de quiosques, bares e restaurantes. Há muitas cadeiras na areia e o movimento por ali pode ser grande, principalmente porque nessa região se encontram diversos hostels.

Melhores praias de Paraty - Praia do Pontal
Praia do Pontal

Praia do Jabaquara

Logo em seguida da Praia do Pontal vem a Praia do Jabaquara. Ela é bem mais extensa e conta com menos quiosques, o que dá uma sensação de mais espaço.

Essa praia é indicada para esportes aquáticos, pois a água é bem calminha (e apesar de escura e barrenta por causa do mangue, é limpa). Há alguns hotéis e pousadas nessa região, inclusive ficamos hospedados na Pousada Fruto da Terra e adoramos.

Como chegar | Ambas as praias estão muito próximas do Centro Histórico e são acessíveis a pé: são 800m até a Praia do Pontal e 1.7km até a Praia do Jabaquara.

Melhores praias de Paraty - Praia do Jabaquara
Praia do Jabaquara

Praias de Paraty: nos arredores

Hora de pegar o asfalto e explorar o entorno: há diversas opções de praias em Paraty que estão a uma curta distância da cidade.

A estrada que liga a cidade a Angra dos Reis é parada obrigatória para conhecer algumas das melhores praias de Paraty. E se quiser ir em outra direção, bastam 25km até chegar à linda Vila de Trindade, com mais praias de encher os olhos.

Saiba mais sobre essas praias próximas a Paraty:

Praias de Paraty: entre Paraty e Angra dos Reis

São Gonçalo e São Gonçalinho

Essas duas praias ficam no caminho entre Angra dos Reis e Paraty.

A Praia de São Gonçalo tem um estilo mais rústico e tranquilo, sendo uma opção ideal para quem quer fugir das multidões (especialmente durante a alta temporada). É aqui também que deságua o Rio São Gonçalo, o que forma aquela combinação de rio + mar que eu simplesmente amo!

Ao seu lado, e acessível por meio de uma trilha, fica a Praia de São Gonçalinho, uma praia bem menor, mas igualmente tranquila.

Mas sem dúvida, um dos grandes atrativos dessa região é a Ilha do Pelado: uma ilha com praias rasas e tranquilas, a pouco menos de 1km de distância da costa. É possível pegar um barco tanto de São Gonçalo como de São Gonçalinho, e o tempo de travessia não ultrapassa os 10 minutos.

Melhores praias de Paraty - São Gonçalinho
São Gonçalinho

Como chegar | As praias de São Gonçalo e São Gonçalinho ficam a 30km do centro de Paraty. Você pode pegar um ônibus/ van partindo do centro ou ir com seu carro – nesse caso, pare em algum estacionamento próximo da praia, na Rodovia Rio – Santos. Para fazer a travessia para a Ilha do Pelado, é preciso pegar um barco de uma das duas praias. Há saídas frequentes.

Praia Grande e Prainha da Praia Grande

Essas duas praias também ficam no trajeto entre Angra dos Reis e Paraty.

A Praia Grande na verdade não é uma praia atraente, há muitos barcos parados e a faixa de areia não é das mais bonitas.

Mas não se deixe enaganar: ao final da praia há uma trilha bem curtinha que te levará em 5 minutos até à Prainha da Praia Grande, essa sim uma bela opção para banho e para um descanso.

Melhores praias de Paraty - Prainha
Prainha da Praia Grande

Como chegar | Para visitar a Praia Grande e a Prainha, você deverá pegar a Rio- Santos: são aproximadamente 12km do centro de Paraty até à entrada da Praia Grande. Há estacionamento no local, de onde você pode seguir para a trilha para a Prainha. Ônibus e vans também fazem o trajeto para cá saindo do centro.

Praias de Paraty: Trindade e Sono

Trindade: A pequena vila de Trindade fica a 25km do Centro Histórico de Paraty – há um ônibus urbano que sai da Rodoviária de Paraty e te leva até lá – e fica localizada dentro da chamada Área de Proteção Ambiental do Cairuçu. É um ótimo lugar para acampar – existem diversos campings na vila – e aproveitar as incríveis Praia do Rancho, Praia do Cepilho (com ondas grandes, boas para surfe), Praia Brava (a mais deserta), Praia do Fora e Praia do Meio. Trindade também é porta de entrada para o Cachadaço, uma piscina natural de águas mornas e rasas.

Melhores praias de Paraty - Trindade
Praia do Meio em Trindade

Praia do Sono: Uma das mais belas praias de Paraty – e de todo o Rio de Janeiro – é perfeita em todos os sentidos: pense em águas cristalinas, a dose ideal de sombra (graças às amendoeiras que crescem ao seu redor) e uma areia branquinha. Melhor ainda, há alguns poucos e bons quiosques que servem comidas e bebidas para você aproveitar ao máximo seu dia por lá.

Melhores praias de Paraty - Praia do Sono
Praia do Sono

Dica Bônus: saindo da Praia do Sono, percorrendo uma trilha de 3,7km se chega a Ponta Negra, uma comunidade caiçara pequena, onde a luz elétrica chegou no ano de 2018. Lá além da praia é possível fazer trilhas para montanhas e cachoeiras.

Quer explorar Paraty além das praias? Veja o nosso guia completo de Paraty.

Onde se hospedar em Paraty

Para aproveitar ao máximo as melhores praias de Paraty, o mais recomendado é ficar hospedado na região entre o Centro Histórico, a Praia do Pontal e a Praia do Jabaquara: essas são as 3 áreas com maior oferta de hospedagem, ficando bem pertinho uma da outra.

Nós ficamos hospedados na Pousada Fruto da Terra, que fica na Praia do Jabaquara. A pousada é simplesmente um encanto: com o colorido de Paraty, a sensação é que estamos hospedados bem no centro histórico – com a vantagem de estarmos em uma região bem tranquila e, ao mesmo tempo, próxima (menos de 10 minutos do centro).

Para mais opções de hospedagem, é só conferir o post onde ficar em Paraty: mostramos as características de cada área e selecionamos os melhores hotéis e pousadas da região, para todos os gostos.

E pra você, quais são as melhores praias de Paraty?

Qual sua praia preferida em Paraty? Conheceu alguma praia ou ilha que não está nessa lista? Conta pra gente!

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Brasil: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Porque um dia de semana qualquer em Arraial do Cabo com o pessoal da @lagostrilhas sempre rende foto boa!#emalgumlugardomundo #arraialdocabo #destinosimperdiveis #topdestinos #turismobrasil

Essa foto tá pra sair do forno tem tempo, mas a correria do dia a dia tem nós mantido meio distantes daqui.
Daí hoje fizemos uma pausa pra refletir sobre a rotina que “rouba” nosso tempo.
É muito bom estarmos tão envolvidos com o blog e com os projetos que tocamos. E sim, viver do nosso blog de viagem dá muito mais trabalho do que muitos imaginam! Mas é muito bom e só temos a agradecer.Afinal, graças a ele conhecemos tantos lugares maravilhosos. Alguns do outro lado do mundo, outros pertinho do nosso – até então – lar oficial.Um dos últimos destinos que conhecemos foi a Cachoeira do Saco Bravo, em Paraty. Pra chegar nela, encaramos uma trilha de 9km saindo de Ponta Negra, uma vila Caiçara próxima a Trindade e Praia do Sono. Bem cansativa, mas não poderia ter melhor recompensa do que esse visual: uma piscina natural, formada por uma cachoeira na beira do mar!
Por mais viagens assim. E por mais momentos de reflexão e felicidade por nossas escolhas de destinos e de vida!
.
.
.
.
.
#emalgumlugardomundo #paraty #costaverde #destinosimperdiveis #destinosbrasileiros #mtur #qualviagem #embarquenaviagem #errejota #turismobrasil #proximaviagem #achadosdasemana #gostariadeiroficial

😃 Uma praia dessas é mais felicidade que um parque de diversões sem fila!!! É não é que é essa a sensação mesmo? Parando aqui pra pensar e agradecer pelo quanto a gente é sortudo na vida por ter momentos maravilhosos em lugares paradisíacos assim – e vazios na baixa temporada 🙏❤️ A belezura de Trindade nos diazinhos de sossego que passamos na @pousada_cabeca_do_indio e fomos diversas vezes à Praia do Cachadaço. 🏝
Conta pra gente: qual seu destino preferido pra curtir um momento relax?#emalgumlugardomundo #trindade #paraty #mtur #destinosbrasileiros #missaovt #revistaqualviagem #embarquenaviagem #praiasbrasileiras #achadosdasemana #errejota #proximaviagem #viajarfazbem

Ainda sobre Trindade: essa é a piscina natural do Cachadaço (ou Caixa D’Aço). Pude muitas vezes contemplar esse lugar lá de baixo, mas a vista de cima dela é incrível!
O legal daqui é que, mesmo com o mar  bem agitado, as pedras dão a proteção ideal para um mergulho bem tranquilo!#emalgumlugardomundo #paraty #trindade #destinosbrasileiros #mtur #qualviagem #destinosimperdiveis

Tem horas que tudo que a gente quer é brincar. Como é bom voltar a ser criança, mesmo que seja por alguns poucos minutos!#emalgumlugardomundo #paraty #trindade #embarquenaviagem #destinosbrasileiros #mtur #viagemeturismo

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!