Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.
Samaipata é uma pequena cidade da Bolívia, onde se respira ar puro e onde se pode curtir o silêncio gostoso de suas ruas pacatas e simpáticas. São cerca de 3 mil moradores – muitos deles estrangeiros que não resistiram ao clima especial que a cidade oferece. Mas afinal, o que tem de especial por lá? O que fazer em Samaipata pra justificar uns dias visitando a cidade?
A verdade é que Samaipata não parece uma cidade tipicamente boliviana. Claro que você vai encontrar as cholitas com suas tranças e saias típicas, e vai poder comer uma deliciosa salteña (a versão boliviana do nosso pastel). Mas Samaipata tem uma certa mistura de viajantes, hippies e estrangeiros que dão um ar único a esse lugar.
Nós chegamos sem saber muito o que fazer em Samaipata. A cidade estava no nosso roteiro, mas a princípio iríamos só fazer um bate-volta de Santa Cruz de La Sierra – erro que muitos viajantes cometem. O bom mesmo é dedicar pelo menos uns dois dias pra desacelerar e se conectar com a natureza e a história do lugar. Vem ver por que.
Sempre bom lembrar que seguro viagem é indispensável para uma viagem tranquila e sem maiores estresses. Sugerimos fazer uma busca pela Segurospromo, um site que compara preços e dá uma enorme variedade de opções de seguro. Pra melhorar, é só usar nosso código EMALGUMLUGAR5 para ganhar 5% de desconto!
O que fazer em Samaipata
El Fuerte de Samaipata
Essa é a principal atração de Samaipata. Trata-se de um sítio arqueológico, que consiste em uma pedra enorme localizada estrategicamente no alto de uma montanha.
Como assim uma pedra? Sim, essa é a maior pedra talhada do mundo (220m de largura), que serviu como um centro religioso e administrativo para diferentes povos.
Há registros desde o período de 400 a 800 DC, quando o lugar foi ocupado pelos Mojocoya. Depois disso, vieram o povo Chané (dos anos 800 a 1450 DC) e os Incas no século XIV. Até os espanhóis colonizadores tiraram proveito daqui, usando o local como rota segura entre Assunción (Paraguai) e Lima (Peru).
O fato é que El Fuerte de Samaipata é uma das construções monolíticas mais importantes do mundo, sendo Patrimônio da UNESCO. Você vai observar diferentes canais, estanques e desenhos talhados nessa grande pedra.
Para chegar lá, você pode fechar com uma agência ou combinar com um taxi, que deve te cobrar um 100B ida e volta. Nós fomos no nosso carro e o caminho é sinalizado e bem tranquilo. A entrada custa 50B e dá direito a visitar o Museu de Samaipata, que fica no centro da cidade.
Las Cuevas
Para quem curte cachoeiras, essa é a melhor dica sobre o que fazer em Samaipata. Las Cuevas são um conjunto de 3 quedas d’água, que formam piscinas naturais bem convidativas para o banho.
A gente não encarou a água porque estava muito frio (pegamos o dia mais frio do ano em Samaipata!), mas não esqueça sua roupa de banho!
Las Cuevas ficam a uns 20km do centro de Samaipata. Para chegar lá, combine com um táxi (cerca de 70 – 80B ida e volta). A entrada para as cachoeiras custa 15B.
Amboro National Park
Considerado um dos parques com maior diversidade ecológica do mundo, o Amboro National Park ocupa gigantescos 4.425 km² de área protegida, e um dos acessos ao parque fica pertinho de Samaipata.
Em uma visita você poderá observar a fauna do local, que inclui pumas, jaguares e mais de 900 espécies de pássaros. São 3 tipos de vegetação no parque: a floresta amazônica, o chaco (como o Pantanal brasileiro) e as plantas rasteiras da Cordilheira dos Andes. As samambaias gigantes são imperdíveis.
Devido ao tamanho do parque, é necessário fazer o passeio com um guia. É só fechar em uma agência no centrinho de Samaipata.
Condor Hike e cachoeira La Pajcha
Outra opção interessante pra quem procura o que fazer em Samaipata é reservar um dia para fazer esse passeio. Você começa o dia fazendo uma boa caminhada montanha acima até chegar no local para avistar os condores andinos e encerra o tour com um mergulho na cachoeira La Pajcha.
Nós não tivemos tempo para fazer esse tour, mas acredito que deve ser incrível poder ver essas aves gigantes tão de perto – e ainda terminar o dia com um mergulho nessa cachoeira linda. O mais indicado é fechar um tour com alguma agência, já que esses pontos ficam em lugares mais distantes e não há transporte.
Primeira vez no país? Confira nosso Guia Prático da Bolívia: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem!
Andar pelo centro de Samaipata
Reserve pelo menos uma tarde para andar pelas ruas simpáticas e empoeiradas de Samaipata. Uma parada na pracinha central para observar a vida dos moradores, um passeio pela feira que acontece ali pertinho, as fachadas coloridas…
Depois é só parar pra um café ou já ficar pro jantar, já que a maioria dos restaurantes ficam por ali. Algumas opções são: tomar um chocolate quente no lindinho Caffe Art, tomar um drink no La Boheme, comer um hamburger no La Cocina.
Você pode também se afastar um pouquinho do centro e curtir um almoço/ jantar no El Pueblito, onde funciona um hotel e um restaurante que são uma graça.
Onde ficar em Samaipata
Embora a cidade seja pequena, você vai encontrar algumas opções bacanas de acomodação em Samaipata. Mas sem dúvidas, a melhor e mais legal é no El Pueblito Resort, onde passamos 2 noites.
O hotel remete a um pequeno vilarejo e sua construção é toda temática: cada quarto tem sua própria identidade. Tem o banco, a padaria, a floricultura, a livraria… e por aí vai. Nós ficamos no quarto chamado “La Miel”, com uma decoração fofíssima de abelhas e favos de mel.
Boas vindas do hotel
A impressão de que estamos em uma vila
Colocando o blog em dia no lobby do hotel
Cada comodidade tem sua própria temática
Além disso, o El Pueblito Resort ainda tem uma praça central, uma igrejinha e uma área de lazer muito legal. A piscina é convidativa, mas o frio nos manteve bem afastado dela. A área onde tem o balanço é incrível, com uma vista espetacular.
O restaurante do hotel é aberto ao público – e o hotel é tão legal que até quem não se hospeda nele vai lá para passar o dia. Minha sugestão é ficar hospedado aqui e ainda aproveitar o café da manhã, que é delicioso. Confira os valores das diárias no El Pueblito Resort .
Como chegar em Samaipata
Para quem vem de Santa Cruz de La Sierra, é possível pegar um ônibus ou uma van com destino a Samaipata. Procure no Google Maps por “Salida a Samaipata Estrellita”, que fica na Avenida Omar Chavez Ortiz – é desse ponto que partem os coletivos. A viagem dura em torno de 3 horas e deve custar por volta dos 30B.
Para quem vem de Sucre, há um ônibus noturno que faz o trajeto em cerca de 10 horas. Quem sai de Cochabamba, pode escolher entre pegar um ônibus direto para Samaipata (media de 13 horas de viagem) ou dividir a viagem em dois trechos, com uma parada em Santa Cruz.
Tem mais alguma dica sobre o que fazer em Samaipata? Conta pra gente!
Você também poderá gostar de:
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.