Escrito por Adriana
14 de março de 2024
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Está de viagem marcada para o país germânico e ainda não fechou seu roteiro de atrações? Neste post, listei os principais pontos turísticos da Alemanha que valem a pena você conhecer durante sua estadia no país. 

E saiba que nossa lista de atrações vai além dos destinos mais óbvios, como Berlim, Munique e Hamburgo. Turistando pela Alemanha, conheci castelos, burgos e florestas encantadas em cidades mais interioranas que poucos acabam conhecendo.

Preparado(a) para se surpreender com as maravilhas da Alemanha? Então, vem comigo e comece a planejar sua viagem agora mesmo!

  1. Portão de Brandemburgo
  2. Castelo de Neuschwanstein
  3. Catedral de Colônia
  4. Marienplatz
  5. Frauenkirche
  6. Miniatur Wunderland
  7. Castelo Imperial de Nuremberg
  8. Campo de Concentração de Sachsenhausen
  9. Floresta Negra
  10. Zugspitze
  11. Palácio Sanssouci
  12. Castelo de Heidelberg

1. Portão de Brandemburgo

O Portão de Brandemburgo é um verdadeiro testemunho da história da Alemanha e a principal atração de Berlim. Não dá para visitar a cidade sem garantir sua foto na frente do portão.

Construído no final do século 18, ele é um dos poucos portões em estilo romano que restaram na Europa, ao lado do Arco do Triunfo de Paris e a Porta de Alcalá, em Madri.

12-pontos-turísticos-da-alemanha: portão de brandemburgo
Um ponto turístico clássico da Alemanha

Ao longo dos séculos, o Brandenburger Tor testemunhou momentos cruciais da história alemã, incluindo as celebrações da unificação alemã em 1871. 

Durante a Guerra Fria, o monumento se tornou um símbolo da divisão de Berlim, localizado bem na fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental.

O bacana é que o Portão é uma das primeiras paradas do roteiro do free tour por Berlim, um passeio super completo incluindo os pontos turísticos mais imperdíveis da cidade.

Confira as melhores dicas sobre o que fazer em Berlim

2. Castelo de Neuschwanstein

Situado nos Alpes da Baviera, o Castelo de Neuschwanstein é, simplesmente, o castelo que inspirou Walt Disney e, por isso mesmo, é uma atração alemã já presente no imaginário de muitas pessoas.

12-pontos-turísticos-da-alemanha: castelo
O Castelo de Neuschwanstein possui um visual de tirar o fôlego

Erguido pelo Rei Ludwig II da Baviera no século XIX, o castelo é inspirado nos contos medievais. Uma curiosidade é que a construção não foi concluída por conta da morte prematura do rei. Ainda assim, há muitos cômodos decorados que podem ser visitados. 

Para conhecer o castelo, fiz essa excursão de um dia ao Castelo de Neuschwanstein saindo de Munique. Minha dica é reservar com antecedência, pois a atração lota bastante e o número de visitantes é limitado.

Veja também nossa sugestão de roteiro em Munique para 3 dias

3. Catedral de Colônia

Às margens do Rio Reno, a Catedral de Colônia é uma verdadeira obra-prima da arquitetura gótica que se destaca no horizonte da cidade. Ela foi até nomeada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

12-pontos-turísticos-da-alemanha: catedral de colônia
Uma belíssima Catedral de arquitetura gótica

Construída ao longo de seis séculos, a impressionante catedral é uma prova incontestável da habilidade dos construtores medievais. Seu interior é ainda mais lindo, recheado de relíquias e obras de arte sacra.

Leia mais: O que fazer em Colônia: principais passeios + dicas de viagem

4. Marienplatz em Munique

No centro de Munique, a Marienplatz é mais do que um ponto de encontro de pedestres. Ela é uma praça histórica que abriga algumas das atrações turísticas da capital da Bavária. 

Nela, se localiza a imponente Neues Rathaus (Nova Prefeitura), um belíssimo edifício de arquitetura gótica com sua charmosa torre do relógio, o Glockenspiel.

12-pontos-turísticos-da-alemanha: marienplatz
A Marienplatz é um ponto turístico bastante visitado em Munique

O relógio toca todos os dias às 11 horas e ao meio-dia para representar o casamento do Duque Wilhelm V com Renate de Lorraine. O badalar do relógio inclui apresentações da história de Munique com personagens em tamanhos reais.

Dica | Para conhecer essa e outras atrações incríveis, inclusive a famosa catedral Frauenkirche, indico fazer um free tour por Munique. O roteiro é tão interessante que eu nem senti o tempo passar!

5. Igreja de Nossa Senhora (Frauenkirche), em Dresden

Construída no século 18, a Frauenkirche era um ícone da arquitetura barroca alemã. No entanto, a igreja luterana foi reduzida a escombros durante os bombardeios de Dresden na Segunda Guerra Mundial, tornando-se um símbolo da destruição causada pela guerra.

12-pontos-turísticos-da-alemanha: igreja frauenkirche
A Frauenkirche é um dos pontos turísticos mais populares da cidade

Depois da reunificação alemã, a igreja foi totalmente reconstruída e restaurada, simbolizando, dessa vez, a resiliência do povo alemão.

Para conhecer os detalhes dessa história, fiz e recomendo o tour guiado gratuito por Dresden. Além da Frauenkirche, conheci outros pontos turísticos da cidade, como o Palácio Zwinger e o Dresden Castle. Valeu muito a pena!

6. Miniatur Wunderland, em Hamburgo

Já pensou em ver o mundo em miniatura? Essa é a proposta da Miniatur Wunderland, em Hamburgo. A atração é a segunda mais popular entre os turistas, de acordo com a German National Tourist Board de 2023.

Segundo o site do lugar, a Miniatur Wunderland é o maior modelo ferroviário do mundo. Entre as maquetes, encontramos cenários de cidades da Alemanha e de outros países. Tem até uma miniatura do Rio de Janeiro!

Sinceramente, não achei tudo isso. A atração é bem legal, mas não sei se merece estar no topo da lista de lugares para conhecer na Alemanha. Mas, a cidade de Hamburgo, com certeza, merece sua visita!

Confira o post com dicas do que fazer em Hamburgo

7. Castelo Imperial de Nuremberg

Também chamado de Kaiserburg, o Castelo Imperial de Nuremberg é uma fortaleza do século 11. Passando por várias expansões ao longo dos séculos, sua arquitetura abrange estilos desde o românico até o renascentista.

Inclusive, esse é mais um ponto turístico da Alemanha que foi parcialmente destruído na Segunda Guerra Mundial, sendo restaurado ao final do conflito.

12-pontos-turísticos-da-alemanha- castelo imperial
É possível conhecer o interior do castelo

Já deu para imaginar o quanto de história esse lugar carrega, não é mesmo? Hoje, o complexo abriga um museu sobre a região e seus habitantes, além de um lindo jardim. 

8. Campo de Concentração de Sachsenhausen

Visitar o Campo de Concentração de Sachsenhausen foi uma experiência para lá de marcante. Localizado nos arredores de Berlim, o lugar é um memorial dos horrores do regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial. 

12-pontos-turísticos-da-alemanha: campo de concentração
A Segunda Guerra Mundial ficou marcada na história da Alemanha

Construído em 1936, o campo foi um centro de detenção de prisioneiros políticos, dissidentes e grupos considerados “indesejáveis” pelo regime.

Ao longo dos anos, Sachsenhausen testemunhou a prisão, tortura e morte de milhares de pessoas. O local foi palco de experimentos médicos desumanos, trabalho forçado e execuções em massa.

Hoje, a maioria dos edifícios do Campo de Concentração não estão mais em pé e boa parte das instalações estão vazias. Por isso, para entender o passado terrível desse lugar, minha dica é contratar uma visita guiada ao Sachsenhausen.

9. Floresta Negra

A Schwarzwald ou, no bom português, Floresta Negra é uma cordilheira ao sul da Alemanha. Sua vegetação é fechada e recebe pouca luz, sendo composta principalmente de pinheiros – daí seu nome.

A floresta fica no estado alemão de Baden-Württemberg, uma região repleta de vales e cidades históricas, com charmosas casas enxaimel e colinas verdejantes. A região ainda tem culinária regional única, que inclui tortas de cereja, presunto defumado e o famoso bolo Floresta Negra.

A Floresta Negra não é bem uma atração turística, mas está cheia delas. Na região, não deixe de conhecer a cidade de Freiburg, considerada a capital da Floresta Negra, e fazer a Rota dos Relógios, que mostra a história e processo de fabricação dos relógios cucos.

10. Zugspitze, na Bavária 

Nos Alpes Alemães, a Zugspitze é a montanha mais alta da Alemanha, com quase 3 mil metros de altitude. Localizada na fronteira entre a Alemanha e a Áustria, ela é uma das atrações naturais mais famosas do país.

A subida até o topo é feita de teleférico. Lá de cima, a paisagem é de tirar o fôlego. Além da vista espetacular, a Zugspitze é um paraíso para os amantes de esportes de inverno, com áreas de esqui e snowboard.

12-pontos-turísticos-da-alemanha: Zugspitze
É possível encontrar pontos turísticos naturais no país

Para fazer esse passeio gelado, fechei um tour de um dia para Zugspitze partindo de Munique. Vá bem agasalhado, pois lá faz muito frio!

11. Palácio Sanssouci

Construído no século 18, o Palácio Sanssouci é uma joia arquitetônica de Potsdam, uma cidade que fica ao lado de Berlim. É um destino perfeito para um bate e volta saindo da capital alemã.

12-pontos-turísticos-da-alemanha: palácio sanssouci
O Palácio de Sanssouci possui uma linda arquitetura

O palácio, que significa “sem preocupações”, em francês, tem uma arquitetura de estilo rococó e é cercado por um belíssimo parque. O lugar era a residência de verão preferida do Frederico II, rei da Prússia.


A fachada é dominada por uma grande escadaria que leva ao palácio por meio do jardim em terraços. Dentro do palácio, o esplendor e os detalhes estão por toda a parte. Não pude deixar de reparar nas decorações na forma de pássaros, frutas, folhas e outras coisas da natureza. É lindo!

Além do Palácio Sanssouci, seu complexo abriga outros palácios belíssimos, como o Palácio Novo, o Palácio de Charlottenhof e o Palácio Orangery.

12. Castelo de Heidelberg

Com mais de 700 anos de história, o Castelo de Heidelberg é um dos castelos mais famosos da Alemanha e símbolo do romantismo alemão.

Na verdade, o que existem são apenas ruínas do castelo, destruídas por guerras e incêndios. Mas, há uma parte bem preservada onde acontecem as visitações.

12-pontos-turísticos-da-alemanha: heidelberg
O Castelo de Heidelberg é visitado por turistas do mundo inteiro

Nos jardins do palácio, não deixe de trilhar o Philosophenweg, o caminho dos filósofos. Essa trilha de 2km foi percorrida por poetas e pensadores ao longo dos séculos em busca de inspiração.

O que saber antes de conhecer os principais pontos turísticos da Alemanha

Agora que você já sabe quais são as principais maravilhas da Alemanha, tenho mais algumas dicas para sua viagem ser inesquecível!

Planeje-se com antecedência

A chave para ter uma viagem memorável é o planejamento. Por isso, não deixe de elaborar um roteiro detalhado com todas as atrações que você pretende conhecer. 

Alguns pontos turísticos populares, como o Castelo de Neuschwanstein e o Palácio Sanssouci, lotam bastante. Então, reserve seus ingressos com antecedência, evitando filas enormes.

Aqui no blog, já temos algumas dicas de roteiro das cidades que visitamos na Alemanha. Se for conhecer algum desses destinos, é só clicar para conferir:

A hospedagem é outro ponto importantíssimo para garantir o sucesso de sua viagem. Afinal, sua estadia precisa estar bem localizada e ser bem confortável para descansar depois de um dia turistando.

Também tenho algumas dicas de hospedagem de países que já visitei na Alemanha. Olha só:

Seguro viagem é obrigatório para visitar a Alemanha!

A resposta é: sim! É obrigatório ter um seguro viagem para entrar na Alemanha. Isso porque o país faz parte do Tratado de Schengen, que exige a todos os turistas um seguro com cobertura mínima de 30 mil euros para cobrir acidentes e eventuais despesas médicas.

Há uma infinidade de seguros de todo tipo para você escolher. Para te ajudar, dá uma conferida na nossa página de seguros. Lá, você pode comparar os planos e ainda garantir até 10% de desconto.

Veja também: Seguro Viagem Alemanha é obrigatório: como escolher o melhor?

Mais dicas de viagem para Alemanha

Economia nos passeios | Se você vai viajar para Berlim, essa dica vale ouro: confira o Berlin WelcomeCard. Ele inclui acesso ilimitado ao transporte público da cidade e descontos de até 50% em museus e atrações da capital alemã. Foi um verdadeiro achado!

Transporte | Se você pretende conhecer apenas as grandes cidades na Alemanha, poderá fazer bom uso do transporte público e usar o trem para se locomover entre as cidades – para isso sugiro planejar seus trajetos pelo site da GoEuro. Para viagens mais longas ou distantes, pode ser uma ótima opção contar com um carro. Nós já demos todas as dicas para alugar um carro na Alemanha.

Chip internacional | Nós preferimos já chegar na Alemanha com um chip de viagem – e foi uma ótima decisão. Nós pudemos pedir Uber (quando bateu o cansaço do metrô), e usamos internet o tempo inteiro, para achar um bom restaurante, para consultar o GPS, para confirmar nossas reservas de passeios e para postar nossas fotos. Nós compramos o chip do Viaje Conectado e super recomendamos, porque ele funcionou perfeitamente. Você ainda pode garantir 10% de desconto usando o código EMALGUMLUGAR10!

Dinheiro | Como você deve saber, a moeda da Alemanha é o Euro. Cartões de crédito são bem aceitos e há diversos caixas automáticos espalhados pelas principais cidades na Alemanha. Atente-se para a cobrança de taxa no saque. Para comprar euros, nós sempre fechamos com uma agência de câmbio online com boa reputação. Temos usado o Confidence Cambio, que é super seguro, tem um ótimo valor e ainda entrega em casa.

Curtiu os principais pontos turísticos da Alemanha?

De majestosos castelos até cidades encantadoras, a Alemanha com certeza terá uma atração que vai ganhar seu coração. Me conta, qual desses pontos turísticos vão entrar no seu roteiro?

Aproveite e veja também: 12 curiosidades da Alemanha

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário