Escrito por Adriana
04 de dezembro de 2023

A região da Costa Verde é lar de alguns dos lugares mais incríveis do Rio de Janeiro. Um dos grandes destaques da região é Paraty, uma cidade que, além de muita história, tem um litoral espetacular.

Por isso, reuni todas as informações tanto sobre as ilhas como sobre as melhores praias de Paraty: veja quais visitar, como chegar e as características de cada uma.

Confira ainda as opções de passeios de escuna em Paraty para conhecer algumas das praias mais bonitas. Aproveite!

Direto ao Ponto: melhores praias de Paraty

  • Dividimos as praias em 3 regiões: próximas ao Centro Histórico, acessíveis de barco e nos arredores de Paraty.
  • Praias próximas ao Centro não são as mais bonitas, mas são boas para um passeio no fim de tarde e para se hospedar. Recomendo a Pousada Morro do Forte, na Praia do Pontal; ou a Pousada Pomar Paraty, na Praia do Jabaquara.
  • Há diferentes roteiros para os passeios de escuna. Aposte no mais famoso, que passa pelas praias da Lula, Vermelha e Lagoa Azul. Mas se puder fazer dois, inclua o passeio do Mamanguá.
  • A maioria das praias visitadas de barco não tem quiosques, mas muitos barcos oferecem serviços de comida e bebida.
  • Reserve um dia do roteiro para conhecer as praias nos arredores de Paraty que são facilmente acessíveis de carro.
  • A vila de Trindade é um destino que você pode conhecer em um bate e volta de Paraty, mas recomendo uma estadia mais longa para aproveitar melhor as praias de lá.
  • Não se esqueça que Paraty vai muito além das praias, e que seu Centro Histórico é imperdível! Confira nosso guia completo de Paraty para planejar sua viagem.

Melhores praias de Paraty - Escuna Praia Vermelha
Uma das paradas do passeio de escuna em Paraty: Praia Vermelha

As melhores praias de Paraty: entendendo a região

Para curtir o melhor das praias de Paraty, é preciso entender um pouco sobre o local. Para facilitar, separei as melhores praias de Paraty em 3 grupos:

Praias em Paraty – próximas ao Centro Histórico

  1. Praia do Pontal
  2. Praia do Jabaquara

Praias de Paraty – acessíveis com passeio de escuna e barco

  1. Praia da Lula
  2. Praia Vermelha
  3. Lagoa Azul
  4. Ilha Comprida
  5. Praia da Conceição
  6. Ilha da Cotia
  7. Saco da Velha
  8. Ilha do Algodão
  9. Ilha dos Cocos
  10. Praia do Engenho
  11. Praia do Costa
  12. Ilhote de Mamanguá

Praias de Paraty – nos arredores

  1. São Gonçalo e São Gonçalinho
  2. Praia de Tarituba
  3. Praia do Coqueiro
  4. Praia Grande e Prainha 
  5. Trindade
  6. Praia do Sono

Praias em Paraty: próximas ao centro histórico

As praias urbanas em Paraty próximas ao Centro Histórico são:

  • Praia do Pontal
  • Praia do Jabaquara

Elas não são tão incríveis quanto as outras praias ao redor da cidade e nem são as melhores para banho. Mas elas também têm seu valor – e super valem a visita para um passeio no fim de tarde.

Como você provavelmente vai ficar hospedado no Centro Histórico ou em alguma dessas duas praias, aproveite para curtir um pouco por aqui.

1. Praia do Pontal

A Praia do Pontal fica bem ao ladinho do Centro Histórico e da foz do Rio Perequê-Açú. 

Apesar de não ser das mais próprias para banho (por receber matéria orgânica do mangue e ser escura), ela está repleta de quiosques, bares e restaurantes. 

Melhores praias de Paraty - Praia do Pontal
Praia do Pontal

Há muitas cadeiras na areia e o movimento por ali pode ser grande, principalmente porque nessa região se encontram várias pousadas e hostels. Inclusive, por aqui fica a Pousada Morro do Forte, uma das melhores da região.

Uma pequena trilha tranquila de 20 minutos conecta a praia ao Museu Forte Defensor Perpétuo, um antigo forte com canhões do século 18. Só a vegetação e as paisagens até lá já fazem valer a visita!

Além disso, para quem gosta de esportes, saiba que é uma boa praia para prática de stand up paddle e caiaque.

2. Praia do Jabaquara

Logo em seguida da Praia do Pontal vem a Praia do Jabaquara. Ela é bem mais extensa e conta com menos quiosques, o que dá uma sensação de mais espaço.

Apesar de ser escura e barrenta por causa do mangue, a água é limpa. Por ter águas calmas e rasas, é uma ótima praia para crianças brincarem. 

Melhores praias de Paraty - Praia do Jabaquara
Praia do Jabaquara

Por lá, aproveitei para relaxar enquanto comia uns petiscos e curtia a música ao vivo de um dos quiosques. Essa praia também é indicada para esportes aquáticos, pois a água é bem calminha.

Uma curiosidade legal é que, no carnaval, os integrantes do Bloco da Lama vão à Praia do Jabaquara para passar lama no corpo antes de colocar o bloco na rua. Não me parece má ideia já que a lama é medicinal, segundo a Secretaria de Turismo da cidade.

Há alguns hotéis e pousadas nessa região – é aqui que fica a Pousada Pomar Paraty onde fiquei hospedada (e adorei!).

Como chegar | Ambas as praias estão muito próximas do Centro Histórico e são acessíveis a pé: são 800m até a Praia do Pontal e 1.7km até a Praia do Jabaquara.  

Praias em Paraty: acessíveis com passeio de escuna e barco

De uma forma geral, as praias (e ilhas) mais bonitas de Paraty são acessíveis por passeio de escuna e lancha. 

Há diversas opções de passeios de escuna em Paraty. Eu recomendo que você faça pelo menos esses dois:

  • Passeio 1: Passeio mais famoso, com 5h de duração, inclui paradas nas praias e ilhas mais famosas, como Praia da Lula, Praia Vermelha, Lagoa Azul e Ilha Comprida.
  • Passeio 2: Passeio normalmente feito com lancha, com duração de cerca de 4h. Inclui a Praia do Engenho, a Praia do Costa e o  Ilhote do Mamanguá.

E aí, se você me pergunta: só posso fazer um deles, qual escolho?

Se você tiver que escolher apenas um, sugiro ir no tradicional PASSEIO 1 – assim você garante um encontro com as paisagens mais conhecidas das praias de Paraty. 

De qualquer forma, vou te mostrar agora todas as melhores praias de Paraty, que você poderá conhecer nos passeios de escuna!

Dica | A maioria das praias e ilhas não têm quiosques, mas muitos barcos e escunas tem opções de comidas, petiscos e bebidas. Inclusive, alguns cobram taxa de consumação e couvert, vale se certificar disso antes de fechar o passeio.

3. Praia da Lula

Uma das principais praias de Paraty, a Praia da Lula encanta pela beleza da mata atlântica ao seu redor e o mar esverdeado, de água limpíssima.

Essa praia costuma ser a primeira parada dos passeios de escuna em Paraty, por isso acaba ficando um pouco cheia. Mas fomos durante a semana e em baixa temporada, então encontramos a praia vazia!

Melhores praias de Paraty - Escuna Praia Vermelha
Praia da Lula

Não há estrutura de quiosques por aqui, então vale levar lanchinhos e água.

Dica | Há um desnível considerável assim que se entra na água, vale tomar cuidado, especialmente quem não sabe nadar.

4. Praia Vermelha

A Praia Vermelha também é movimentada pelo fluxo de escunas, tendo uma faixa de areia um pouco mais extensa que a Praia da Lula. A água é morna e cristalina, você pode até ver uns peixinhos.

Melhores praias de Paraty - Escuna Praia Vermelha
Praia Vermelha

Ela conta com um quiosque, caso queira consumir algo durante sua visita. Só se atente pois o atendimento pode ser demorado e as escunas têm horário para partir.

5. Lagoa Azul e Ilha da Pescaria

De formação rochosa e uma mata verdinha, a Lagoa Azul é um dos pontos mais famosos da região para snorkeling. Ela se localiza na Ilha da Pescaria

Como o nome já sugere, as águas são calminhas e de um azul que impressiona!

Por aqui não há faixa de areia, o negócio é aproveitar a parada para dar um mergulho e curtir a visão do fundo do mar.

6. Ilha Comprida

A Ilha Comprida é outro lugar especial para um mergulho e observação da vida marinha. Essa ilha também não tem nenhuma faixa de areia, sendo uma espécie de piscina natural.

Melhores praias de Paraty - Ilha comprida
Ilha Comprida

O lugar é perfeito para praticar snorkel à vontade e ver muitos peixes coloridos. A maioria dos barcos aluga o equipamento de mergulho, mas vale sempre conferir antes.

7. Praia da Conceição

Com águas calmas e mornas, a Praia da Conceição é praticamente um paraíso particular. Com uma faixa de areia pequena e de propriedade particular, não há comércio ou quiosques nessa praia.

É mais uma parada ótima para mergulhar, observar os peixinhos e, principalmente, relaxar. As águas são tão calmas e tranquilas que você pode até ficar boiando.

8. Ilha da Cotia

Das ilhas de Paraty, a Ilha da Cotia é a que tem um dos visuais mais bonitos. Com águas cristalinas e tranquilas, graças às pedras ao seu redor, é um bom lugar para relaxar.


Há duas praias nessa ilha, que se conectam por uma pequena trilha curta de 1 minuto. Então, caso não ache a vista tão bonita à primeira vista, é só atravessar a trilha e  impressionar com a praia do outro lado.

Dica | Nessa ilha, é preciso ter muito cuidado com as pedras, pois muitas escorregam.

9. Saco da Velha

Além das ótimas águas para banho, o Saco da Velha guarda também uma gruta e um mirante com uma bela vista para o mar de Paraty. 

O acesso à gruta é tranquilo, desde que se tenha atenção às pedras. Quando a maré está alta, se forma uma piscina natural lá dentro.

Diferentemente da maioria das paradas de passeios, essa praia tem dois quiosques, com opções de petiscos, comidas e bebidas. Não comi por lá, mas ouvi muitos elogios.

10. Ilha do Algodão

A Ilha do Algodão é outra boa parada para quem curte snorkeling, com o bônus de ser uma região frequentemente visitada por golfinhos. Assim como a Ilha Comprida e a Lagoa Azul, o barco fica atracado longe da faixa de areia.

O lugar conta com o Restaurante do Hiltinho, um restaurante especializado em culinária caiçara que busca os clientes com barco próprio. Só prepare o bolso que o lugar é um pouco mais caro.

11. Ilha dos Cocos

Do ladinho da Ilha do Algodão, a Ilha dos Cocos é outro paraíso perfeito para observar peixes e, até, tartarugas. A ilha não tem faixa de areia, sendo mais indicada para mergulho e snorkel mesmo.

Quando a maré está baixa, é possível acessar uma pequena gruta ou caverna. Só não recomendo ir descalço, pois há muitas cracas. Para mergulhadores certificados, há várias outras fendas e grutas para se explorar.

12. Praia do Engenho

Localizada no Saco do Mamanguá, a Praia do Engenho é uma praia pequena, super simpática e com uma bela surpresa: uma cachoeira acessível a partir de uma trilha tranquila de 600m.

Melhores praias de Paraty - Praia do Engenho
Praia do Engenho

Uma árvore enorme se destaca em meio à areia branca, sendo uma das marcas registradas dessa praia. Por lá, você também vai encontrar um antigo engenho de cana-de-açúcar.

De beleza exuberante, a praia tem cenários que rendem ótimas fotos, em especial seu cais. Só vale tomar cuidado, pois algumas madeiras não estão bem firmes.

13. Praia do Costa

É na Praia do Costa ou Praia do Crepúsculo que fica a casa que serviu de cenário para um dos filmes da saga Crepúsculo (vale dizer que a tal casa já existia antes do filme e foi construída em área de preservação).

Melhores praias de Paraty - Pao de Açucar
Praia do Costa aos pés do Pão de Açúcar do Mamanguá

É nessa praia também que fica o Pico do Pão de Açúcar, acessível por uma trilha íngreme de nível moderado a difícil. Dura 1h para subir e cerca de 50 minutos para descer, então confirme se você terá tempo suficiente nessa parada caso queira subir. A vista lá do alto é indescritível!

14. Ilhote de Mamanguá

Aproveite para conhecer algo único no Brasil: o Saco do Mamanguá é um fiorde (formação bem comum na Escandinávia), nome dado quando o mar avança por entre as montanhas, formando um cenário lindo.

A área em si é bem interessante, pois engloba um conjunto de mais de 30 praias de águas cristalinas e 8 diferentes comunidades caiçaras – o povo nativo local, além de uma área de mangue bem preservada.

Esse é um passeio bem roots, para se conectar com a natureza e mergulhar na cultura local. Por aqui, o sinal de celular é bem ruim e a eletricidade não é 100% garantida. É a oportunidade de viver como um caiçara, seja por algumas horas ou dias.

Melhores praias de Paraty - Ilhote do Mamanguá
Ilhote do Mamanguá

Dica 1 | Para visitar o Saco do Mamanguá, o mais comum é fechar um passeio com agência e pegar um barco saindo do píer de Paraty. Mas quem prefere ir por conta própria, pode ir de Paraty até Paraty Mirim (de carro ou ônibus – aproximadamente 40 minutos) e, de lá, negociar a saída com os barcos que ficam parados ali. E para os aventureiros, é possível chegar também por terra, fazendo uma trilha bem intensa e que leva dias para ser concluída.

Dica 2 | A estrutura da região é bem simples e não há comércio, apenas um restaurante simples no Ilhote de Mamanguá, última parada. Então, vá preparado e leve o que precisar, como bebidas e lanchinhos.

Praias de Paraty: nos arredores

Hora de pegar o asfalto e explorar o entorno: há diversas opções de praias em Paraty que estão a uma curta distância da cidade. São elas:

  • São Gonçalo
  • São Gonçalinho
  • Tarituba
  • Praia do Coqueiro
  • Praia Grande 
  • Prainha 
  • Trindade  
  • Praia do Sono

Muitas delas estão na estrada que liga a cidade a Angra dos Reis. Se quiser ir em outra direção, bastam 25 km até chegar à linda Vila de Trindade, com mais praias de encher os olhos.

Saiba mais sobre essas praias próximas a Paraty:

15. São Gonçalo e São Gonçalinho

Essas duas praias ficam no caminho entre Angra dos Reis e Paraty.

A Praia de São Gonçalo tem um estilo mais rústico e tranquilo, sendo uma opção ideal para quem quer fugir das multidões (especialmente durante a alta temporada).

Para chegar à Praia de São Gonçalo, é preciso atravessar o Rio São Gonçalo, que deságua na praia e forma aquela combinação de rio + mar que eu simplesmente amo! Geralmente, a maré está baixa, sendo possível cruzar o rio a pé.

Melhores praias de Paraty - São Gonçalinho
São Gonçalinho

Ao seu lado, e acessível por meio de uma trilha, fica a Praia de São Gonçalinho, uma praia bem menor, mas igualmente tranquila. O único quiosque por lá não é bem elogiado, então recomendo levar seus próprios comes e bebes.

Mas sem dúvida, um dos grandes atrativos dessa região é a Ilha do Pelado: uma ilha com praias rasas, tranquilas e com alguns barzinhos, a pouco menos de 1km de distância da costa.

É possível pegar um barco tanto de São Gonçalo como de São Gonçalinho para a Ilha do Pelado. Há várias embarcações por lá que fazem o trajeto. O tempo de travessia não ultrapassa os 10 minutos.

16. Praia de Tarituba

Ficando bem próxima à Praia de São Gonçalo, a Praia de Tarituba está a 32 km do Centro Histórico de Paraty. Lá, há uma pequena vila de pescadores com mercado de peixes, comércios, restaurantes e pousadas.

Com águas calmas e esverdeadas, essa praia é cercada por uma vegetação muito bem conservada, que deixa o visual ainda mais bonito, ótimo para relaxar. Por conta dos barcos de pesca, não é uma das melhores praias para banho.

Se você é aventureiro e gosta de descobrir novos lugares, dá para fazer trilhas entre a mata que levam a cachoeiras incríveis.

Por aqui também há um píer bem pequeno, de onde saem pescadores e barcos que levam para algumas ilhas da região, como a Ilha do Pelado.

E uma curiosidade bem legal é que a Praia de Tarituba foi o local de diversas cenas da novela Mulheres de Areia e do filme O Rei dos Milagres.

17. Praia do Coqueiro

Bem na divisa de Paraty e Angra, está a belíssima Praia do Coqueiro, com águas cristalinas e bem agitadas.

A praia não tem muitas barracas ou comércios próximos, só alguns vendedores ambulantes, então recomendo levar água e lanchinhos para passar o dia.

Ela também está ao lado da Vila Residencial de Mambucada, uma vila criada para os trabalhadores da usina nuclear de Angra dos Reis. Na vila, também tem uma praia bem limpa e cuidada, porém com ondas maiores e mais fortes.

18. Praia Grande e Prainha da Praia Grande

Essas duas praias também ficam no trajeto entre Angra dos Reis e Paraty.

A Praia Grande na verdade não é uma praia atraente, há muitos barcos parados e a faixa de areia não é das mais bonitas. 

Melhores praias de Paraty - Prainha
Prainha da Praia Grande

Mas não se deixe enganar: ao final da praia há uma trilha bem curtinha que te levará em 5 minutos até à Prainha da Praia Grande, essa sim uma bela opção para banho e para um descanso. 

Vale levar lanche e bebidas pois, na Prainha, não há uma boa infraestrutura de quiosques ou vendedores ambulantes.

Já na Praia Grande, há uma vila que garante a estrutura do local, com várias opções de pousadas e alguns restaurantes beira-mar. Também há trilhas que levam a cachoeiras da região.

19. Trindade

A pequena vila de Trindade fica a 25km do Centro Histórico de Paraty – há um ônibus urbano que sai da Rodoviária de Paraty e te leva até lá – e fica localizada dentro da chamada Área de Proteção Ambiental do Cairuçu.


É um ótimo lugar para acampar – existem diversos campings na vila – e aproveitar as incríveis Praia do Rancho, Praia do Cepilho (com ondas grandes, boas para surfe), Praia Brava (a mais deserta), Praia do Fora e Praia do Meio.

Melhores praias de Paraty - Trindade
Praia do Meio em Trindade

Mas se você não tiver tempo sobrando, não tem problema. É possível fazer um passeio de 1 dia (bate e volta) para Trindade saindo de Paraty – e é claro que vale muito a pena conhecer esse paraíso!

Trindade também é porta de entrada para o Cachadaço, uma piscina natural de águas mornas e rasas. Para chegar, é preciso fazer uma trilha de nível moderado – que é bem demarcada pelas placas. Também é possível ir de barco.

Dica | Se não quiser sofrer com os pernilongos e borrachudos, recomendo – e muito! – levar repelente com icaridina, que é mais forte.

20. Praia do Sono

Uma das mais belas praias de Paraty – e de todo o Rio de Janeiro – a Praia do Sono é perfeita em todos os sentidos: pense em águas cristalinas, a dose ideal de sombra (graças às amendoeiras que crescem ao seu redor) e uma areia branquinha.

Melhor ainda, há alguns poucos e bons quiosques que servem comidas e bebidas para você aproveitar ao máximo seu dia por lá.

Melhores praias de Paraty - Praia do Sono
Praia do Sono

O acesso é feito por meio de uma trilha, de 3 km, ou de barco. A trilha é de nível moderado e tem umas boas subidas. Se você não tiver muito condicionamento físico ou disposição, o melhor é ir de barco mesmo.

Além de quiosques, caso pretenda acampar na Praia do Sono, você irá encontrar várias opções de campings.

Dica | Saindo da Praia do Sono, percorrendo uma trilha de 3,7km se encontra a Ponta Negra, uma comunidade caiçara pequena, onde a luz elétrica chegou somente em 2018. Lá, além da praia, é possível fazer trilhas para montanhas e cachoeiras. Um paraíso!

Quer explorar Paraty além das praias? Veja o nosso guia completo de Paraty.

Em qual praia de Paraty se hospedar?

Quer se hospedar perto da praia em Paraty? É importante saber que, apesar de ter muitas praias para se visitar, as opções de hospedagem se resumem a poucas delas.

Além do Centro Histórico de Paraty, a região mais recomendada para se hospedar na cidade é entre a Praia do Pontal e a Praia do Jabaquara.

Essas são basicamente as três áreas com maior oferta de hospedagem, ficando bem pertinho uma da outra.

Eu super recomendo a Pousada Pomar Paraty, que fica na Praia do Jabaquara. Passamos uns dias lá e ela é um encanto: com o colorido de Paraty, dá a sensação de estar hospedado no centro – com a vantagem de estar em uma região bem tranquila e, ao mesmo tempo, próxima (menos de 10 minutos do centro). 

Uma viagem para Paraty combina com…

Ilha Grande | O destino que é Patrimônio da Unesco tem atrações naturais de sobra. Já mostramos tudo o que fazer em Ilha Grande, com dicas de como aproveitar o melhor de suas praias, cachoeiras e trilhas. Você também pode conferir onde se hospedar em Ilha Grande.

Angra dos Reis | Com mais de 300 ilhas – entre elas, Ilha Grande – e duas mil praias, é um dos lugares mais visitados do litoral fluminense, e aqui você pode conferir tudo o que fazer em Angra dos Reis e também todas as informações sobre o passeio de escuna e lancha em Angra dos Reis. E para fechar muito bem o seu planejamento, veja uma seleção com 20 melhores hotéis e pousadas em Angra dos Reis.

Ubatuba | A apenas 45 km de Paraty, esse destino coleciona mais de 100 praias. Nós selecionamos as 35 melhores praias de Ubatuba (+o nosso top 10!). Você também pode conferir nosso guia completo de Ubatuba, além das nossas dicas de hospedagem em Ubatuba.

E pra você, quais são as melhores praias de Paraty?

Qual sua praia preferida em Paraty? Conheceu alguma praia ou ilha que não está nessa lista? Conta pra gente!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

4 comentários em “Melhores praias de Paraty: quais conhecer + dicas importantes”

  1. Excelente o conteúdo que vocês postaram aqui. Fico grato pois me ajudará muito em escolher a praia perfeita para minha férias . Muito obrigado. Grato !

    Responder
  2. Olá Adriana, tudo bem?

    Geralmente, quanto que fica esses passeios de escuna para outras praias? Dá para fazer e pagar direto lá na praia? Geralmente os barcos saem de onde?

    Responder
    • Olá! Para saber os preços dos passeios de escuna para outras praias em Paraty, recomendo que você pesquise diretamente com as agências de turismo da região como a Paraty Tours. Os barcos costumam sair do cais principal de Paraty, próximo ao centro histórico. Aproveite muito suas férias e os passeios pelas belas praias da região!

      Responder