Apesar de não ser a primeira escolha dos turistas quando se fala no litoral norte de São Paulo, eu posso te garantir que há muito o que fazer em Caraguatatuba.
A cidade fica a poucas horas de estrada do Rio de Janeiro e de São Paulo e, assim como as suas vizinhas Ilhabela e Ubatuba, oferece a mistura perfeita entre belezas naturais e conforto urbano.
Se você procura um lugar para se conectar com a natureza e curtir dias de paz e descanso perto do mar, vale a pena conhecer Caraguá, como também é chamada essa cidade deliciosa. Veja os principais pontos turísticos e aproveite!
- Praias de Caraguatatuba
- Ilha do Tamanduá
- Ilha da Cocanha
- Cachoeira do Mancha
- Cachoeira da Pedra Redonda
- Trilhas no Parque Estadual da Serra do Mar
- Rio Juqueriquerê
- Morro de Santo Antônio
- Centro de Caraguatatuba
Direto ao Ponto: o que fazer em Caraguatatuba
- Se possível, passe ao menos 5 dias na cidade. Assim, você pode conhecer as praias, ilhas, cachoeiras e trilhas do Parque Estadual Serra do Mar.
- Acho bem mais prático se hospedar no centro. Fiquei no Hotel Pousada Paradise e recomendo pelo custo-benefício.
- Não deixe de visitar as ilhas do Tamanduá e da Cocanha. São passeios um pouco mais caros, mas valem a pena!
- Aproveite a viagem para comer frutos do mar. Eu recomendo o Mar & Terra Restaurante, que tem uma moqueca incrível e uma vista maravilhosa.
- Separe um dia para visitar o centro de Caraguatatuba e conhecer outros atrativos da cidade, como a feira de artesanato e o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC).
- Caso você curta esportes de aventura, Caraguá tem uma rampa de voo livre no Morro de Santo Antônio – o passeio tem uma vista de tirar o fôlego.
1. Praias em Caraguatatuba
Caraguá tem praia de tudo que é jeito: com super estrutura, mais deserta, com mar agitado, mar calmo, com lagoa, com rio… é só escolher entre as opções!
1.1. Praia da Tabatinga
A Praia de Tabatinga fica a 18 km do centro de Caraguatatuba, praticamente na divisa com Ubatuba. Ela tem águas calmas e cristalinas, perfeitas para a prática de windsurf e kitesurf quando o vento está mais forte.
Quem não curte esportes aquáticos pode alugar um caiaque ou uma prancha de stand-up e se divertir no mar. Ele é supertranquilo e praticamente sem ondas!
Essa praia serve de ponto de partida para a Ilha do Tamanduá e recebe muitos turistas. Isso significa um movimento intenso de barcos em uma parte da praia, então o ideal é ficar mais afastado.
Eu fiquei ali mais pro canto esquerdo, bem onde o rio desemboca no mar, numa sombrinha perfeita. Recomendo! De qualquer forma, ao longo da praia há uma ótima estrutura de quiosques e aluguel de cadeiras e guarda-sóis.
Caso você vá de carro, procure vagas à esquerda, a partir da segunda rua. Elas são sinalizadas como apropriadas para estacionar. No começo da praia ficam os barcos, lanchas e jet-skis que fazem os passeios para a Ilha e você pode levar uma multa se parar por ali.
1.2. Praia da Mococa
Cercada pela natureza, a Praia da Mococa é famosa pela areia escura. Tem quem faça cara feia e não curta o visual mais escuro, mas saiba que ela é repleta de minerais e pode ser utilizada no tratamento de artrites, artroses e outros problemas reumáticos.
As águas são tranquilas, ideais para passeios em família e com crianças. Se você gosta de praticar caiaque e stand-up, pode alugar o equipamento na própria praia e aproveitar.
A Mococa é uma das praias mais preservadas de Caraguatatuba e uma ótima opção para passar o dia.
Apesar de não ter uma grande variedade de quiosques, ela conta com boas opções de barraquinhas mais pro lado esquerdo para petiscar durante o passeio. Mas eu preferi ficar mais na região central da praia, sem quiosques e com direito a deitar na sombrinha das árvores.
1.3. Praia do Centro
Essa praia fica na região central da cidade e já adianto que não é das melhores para curtir o mar. Isso porque é bem comum encontrar bastante lixo nessa praia, não achei nada agradável e ainda saí com raiva do ser humano mal educado.
Mas o que achei legal nela, além da ótima localização central, foi a quantidade de atrações para os moradores e turistas. Além da areia e do mar, você pode aproveitar o Parque de Diversões, a Praça da Cultura, onde acontecem vários eventos, e o Espaço Aventura, com atividades de lazer.
Ela também é rodeada por quiosques, bares e restaurantes – alguns com música ao vivo. Além disso, também conta com um bons passeios noturnos, como a feirinha de artesanato. Em algumas épocas do ano, também rolam shows no local.
Ou seja, vale ir a essa praia para um passeio no fim do dia ou para um rolê de bicicleta.
1.4. Praia da Cocanha
Localizada a 11 km do centro de Caraguatatuba, a Praia da Cocanha tem águas calmas e de tons azuis, características em comum entre quase todas as praias da cidade.
Ela tem uma faixa de areia bem extensa, perfeita para esticar a canga e aproveitar um dia de sol. Um ambiente que tem tudo para ser pura tranquilidade, mas quando estive por lá a quantidade de pessoas e vendedores ambulantes quebrou um pouco o clima. Se puder, evite ir nos fins de semana.
Para curtir um local com boa infraestrutura, vale a pena conhecer. Ela conta com quiosques para quem gosta de beber e petiscar durante o dia!
Mas, se você preferir uma refeição completa em um ambiente mais descolado, vai encontrar alguns restaurantes à beira mar ou pé na areia com drinks e pratos deliciosos. Caso você vá de carro, há um estacionamento na praia.
1.5. Praia do Massaguaçu
Com águas esverdeadas e uma bela vista de Ilhabela, a Praia de Massaguaçu é a maior de Caraguá e fica a 8 km do centro.
Ela é muito procurada por surfistas por causa das ondas. Entretanto, por esse mesmo motivo, não está entre as mais recomendadas para banho. Ela é uma praia de tombo, o que significa que tem muitos buracos no mar e correntes marinhas perto da orla.
Recomendo tomar bastante cuidado caso decida mergulhar, principalmente com crianças. Mas, não há como negar que ela tem um visual de tirar o fôlego! Nesse caso, vale a visita, mesmo que seja só para curtir o gramado e petiscar nos quiosques por lá.
1.6. Praia do Capricórnio
A Praia do Capricórnio é uma continuação da Praia de Massaguaçu, só que com um diferencial. Ela abriga a Lagoa Azul, uma porção de água doce banhada pela foz do Rio Jetuba e separada do mar por um banco de areia do oceano.
Ela também tem característica de tombo e a própria Prefeitura de Caraguatatuba ressalta o perigo de afogamento por lá – algumas praias têm sinalização, inclusive. Então, eu recomendo que você opte por nadar na lagoa, que tem águas calmas e é ótima para a prática de stand-up, canoagem e pesca.
Ah, se você for passar o dia, leve o que quiser consumir. Essa praia fica dentro de um condomínio e não tem infraestrutura de quiosques e nem ambulantes vendendo bebidas. Tem gente que reclama dessa falta de estrutura, mas pra mim isso é um ponto super positivo!
1.7. Praia Brava
Queridinha dos surfistas, a Praia Brava é uma das menos visitadas pelos turistas por conta do acesso complicado. Para chegar até ela, você precisa fazer uma trilha em meio à vegetação que dura entre 20 e 30 minutos.
Por ser uma praia relativamente deserta, ela não tem nenhum tipo de infraestrutura, como restaurante ou quiosques – leve alguns lanches e principalmente água para o passeio. E se você não souber nadar, não se arrisque entrando no mar! As ondas são realmente muito fortes.
Como chegar | É preciso pegar o acesso pela Praia de Martin de Sá e dirigir por mais 2 km, seguido de uma curta caminhada. Como o estacionamento por lá é escasso, muitas pessoas preferem fazer o caminho a pé.
1.8. Praia Martim de Sá
Caso você prefira passar o dia em um ambiente confortável e sem perrengues, eu recomendo a praia Martim de Sá, uma das mais movimentadas e urbanizadas da região.
Ela agrada diversos públicos porque tem uma parte com mar agitado e boas ondas, ideal para surfistas, e outra com águas calmas.
Na orla há diversos quiosques, bares e restaurantes que também abrem durante a noite com música ao vivo – por isso ela atrai um público mais jovem.
Por lá você pode fazer várias atividades, desde passeios de escuna e banana boat até surf e futevôlei. A Praia Martim de Sá costuma ficar lotada, principalmente do lado esquerdo. Vale chegar cedo, especialmente nos finais de semana.
1.9. Prainha
A Prainha segue o padrão das praias de Caraguatatuba: águas rasas, calmas e limpinhas. O principal atrativo do local é a Pedra do Jacaré, uma formação rochosa com o formato do animal que se tornou um dos lugares mais fotografados de Caraguatatuba.
Além disso, há uma tirolesa para quem curte se aventurar em esportes radicais. Para chegar até ela, você precisa subir uma pequena trilha de cinco minutos que tem uma vista linda.
Ao redor, há algumas opções de restaurantes e quiosques. Entretanto, vá preparado para deixar uma graninha por lá.
Os valores são mais altos do que os cobrados na Praia Martim de Sá e grande parte dos quiosques têm consumação mínima para usar a infraestrutura de cadeiras de praia e guarda-sóis.
E como no nome diz, essa praia é pequena. Recomendo fazer como eu fiz: chegar cedo e ir embora pouco depois das 11h, quando ela vai ficando lotada.
1.10. Praia do Garcez ou Praia da Freira
Para chegar até a Praia do Garcez ou da Freira você precisa subir o caminho dos Mirantes da Orla, que fazem parte do Complexo Turístico do Camaroeiro.
Essa praia é bem pequena – um pouco mais de 50 metros de extensão – mas compensa pela bela vista de Ilhabela e por abrigar a Pedra da Freira, uma formação rochosa que é um dos pontos turísticos de Caraguatatuba.
Mas além da pedra, a praia é um ótimo lugar para relaxar em águas tranquilas e apreciar o visual da natureza ao seu redor.
Como chegar | Pode ser acessada apenas a pé, a partir de uma trilha no Morro da Pedreira, ao norte da Camaroeiro ou pelo sul da Prainha.
Quer saber mais sobre as praias? Confira as 10 melhores praias de Caraguatatuba + as menos procuradas.
2. Ilha do Tamanduá
Bem na divisa entre Caraguatatuba e Ubatuba, fica a Ilha do Tamanduá, que é a maior da cidade e se tornou parada obrigatória para os turistas.
Apesar de estar crescendo e se transformando em um point de Caraguá, o local ainda é bastante rústico e com pouca infraestrutura. Os visitantes podem contar apenas com um banheiro e um quiosque simples, além de uma ducha de água doce.
Na ilha você pode curtir cinco praias de areias branquinhas e águas cristalinas. Em determinados pontos, há somente a natureza selvagem.
Para chegar lá, você pode pegar um barco que irá fazer apenas a travessia, ou ainda um tour mais completo, com paradas em alto mar e em outras praias. Você pode comprar diretamente com as agências da cidade. Os barcos saem das praias de Tabatinga ou Mococa.
Como chegar | Para chegar lá, você pode pegar um barco que irá fazer apenas a travessia, ou ainda um tour mais completo, com paradas em alto mar e em outras praias. Você pode comprar diretamente com as agências da cidade. Os barcos saem das praias de Tabatinga ou Mococa.
3. Ilha da Cocanha
Localizada em frente à Praia da Cocanha, a Ilha da Cocanha é praticamente um pedaço da Mata Atlântica no meio do oceano. As águas são cristalinas e a praia é rodeada por coqueiros.
Por conta da sua fauna incrível, ela é muito procurada por mergulhadores. A ilha também recebe a visita de diversos pássaros típicos da região, como gaviões e bem-te-vi, que fazem o passeio ficar ainda mais especial.
Apesar de ser bastante conhecida, a ilha não fica lotada. Então, continua sendo um lugar maravilhoso para relaxar. Além disso, nessa ilhota você aproveita o dia com um pouco mais de infraestrutura.
O local tem quiosques onde você pode tomar drinks, almoçar pratos completos ou petiscar frutos do mar, como mariscos fresquinhos pescados na hora. Uma delícia!
Como chegar | pelos barcos que partem da Praia da Cocanha. Como fica a apenas 5 minutos de distância, os valores são mais baratos do que os passeios para a Ilha do Tamanduá.
4. Cachoeira do Mancha
A Cachoeira do Mancha é um verdadeiro paraíso escondido. Cercada pela mata, possui um poço ótimo para banho e tem muitas pedras à sua volta – tome cuidado para não escorregar por conta do limo.
A água é cristalina (e beeem gelada!). Vá nos dias de mais calor, se não, fica difícil mergulhar. Também leve água e algo para comer, porque não há nenhuma infraestrutura turística por lá.
Como chegar | Fica a aproximadamente 6 km da Praia Martim de Sá, acessada pela Estrada do Canta Galo. Depois, é preciso estacionar o carro e seguir por uma trilha demarcada que leva uns 20 minutinhos.
5. Cachoeira da Pedra Redonda
Essa cachoeira faz parte do Parque Estadual da Serra do Mar e eu amei o banho de água doce aqui..
Assim como a cachoeira anterior, a da Pedra Redonda também é cercada pela natureza selvagem do Parque Estadual, onde é possível conhecer o rico ecossistema do lugar, e avistar diversas espécies de animais.
A cachoeira conta com um belo poço de água gelada. Já a queda d’água fica entre grandes pedras redondas – por isso o nome.
Como chegar | pela Trilha do Poção – de nível médio à difícil – dentro do Parque Estadual da Serra do Mar.
6. Trilhas no Parque Estadual Serra do Mar
O PESM é o maior parque de todo o Estado de São Paulo, assim como a maior área contínua de Mata Atlântica preservada no Brasil. Por conta do seu tamanho bem extenso, que abrange muitos municípios diferentes, é impossível conhecer tudo em um dia só.
O Parque é dividido em 11 núcleos diferentes, sendo o de Caraguatatuba um deles. Por lá você pode realizar algumas trilhas para conhecer esse espetáculo da natureza!
As trilhas precisam de agendamento prévio pelo próprio site e estão sujeitas à disponibilidade. Com exceção da Trilha das Palmeiras e da Rota das Aves, todas elas precisam ser realizadas com monitoria. Também vale dizer que o uso de botas de caminhada ou tênis esportivo são obrigatórios.
Confira as trilhas:
Trilha do Jequitibá | essa trilha tem apenas 1 km de extensão e termina na piscina natural do Rio Santo Antônio, onde você vai poder se refrescar depois do passeio. O percurso dura cerca de 2h e é bastante tranquilo, podendo ser feito inclusive por crianças e idosos. No caminho você vai poder ver espécies raras da fauna e flora local, incluindo bichos preguiça!
Trilha do Poção | se você curte um desafio, vai gostar dessa trilha com 3h de duração. Você vai poder cruzar rios e corredeiras, além de se banhar na cachoeira Pedra Redonda ao final da rota de 3,5 km. Prepare-se para encontrar espécies como cotias, tamanduás e tucanos e pelo caminho. Caso você vá com crianças, saiba que ela não é adequada para menores de 10 anos.
Trilha da Esmeralda | eu recomendo a Trilha da Esmeralda para quem tem mais preparo físico. Ela é uma trilha de aventura e a mais longa do parque, com 4,5 km de extensão e levando 6h de percurso. O percurso é difícil e envolve travessia de rios e corredeiras. Inclusive, o Parque não aconselha a presença de crianças menores de 12 anos por causa do nível de dificuldade.
Pomar das Nativas | ao contrário das outras, essa é a trilha perfeita para levar a criançada. Ela é um caminho curtinho de 100 metros, com várias espécies de árvores frutíferas da Mata Atlântica e animais polinizadores. Vi muitas crianças se divertindo por lá com os pais e aproveitando as explicações da monitoria ambiental!
7. Rio Juqueriquerê
O Juqueriquerê é o maior rio navegável do litoral norte. Com 13 km de extensão, ele fica localizado no sul de Caraguatatuba, onde é possível apreciar a diversidade da fauna e flora da Mata Atlântica e o mangue em passeios de barco ou jet-ski.
O rio é um grande centro de turismo náutico da região, com mais de dez marinas. De lá, também partem barcos que fazem passeios até Ilhabela e também para a Pousada das Garças e o Hotel Ilha Morena.
8. Morro de Santo Antônio
Com aproximadamente 325 metros de altura – o que garante uma vista privilegiada de Caraguatatuba, São Sebastião e também de Ilhabela –, o Morro de Santo Antônio é outra opção interessante de passeio em Caraguatatuba.
Além da vista, o morro é muito procurado pelos praticantes de voo livre, pois é ali que fica a rampa, bem ao lado da estátua de Santo Antônio.
Se você quiser se aventurar e apreciar o visual de Caraguatatuba sobrevoando a cidade, é preciso agendar na Associação de Voo Livre ou ir até a Secretaria de Turismo da cidade, que fica na Avenida Dra. Arthur Costa Filho, também conhecida como Avenida da Praia.
9. Centro de Caraguatatuba
O centrinho de Caraguá também tem outras atrações além das praias. Se você gosta de passeios culturais, pode conhecer o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), localizado dentro do Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos.
Ele conta a rica história de Caraguatatuba, além de receber diversas exposições de artes. Funciona de terça a sábado e a entrada é gratuita.
Já a Feira de Artesanato acontece aos finais de semana na Praça Diógenes Ribeiro e é um bom lugar para comprar lembranças da cidade ou dar uma volta depois de um dia na praia.
Outro ponto importante do centro é a Praça Cândido Mota, onde você encontra a Igreja Matriz de Santo Antônio e um Obelisco, inaugurado em 1957 como parte das comemorações do centenário da emancipação política de Caraguatatuba em 1857.
Mais dicas de viagem para Caraguatatuba
Onde comer: restaurantes em Caraguatatuba
Viajar para cidades litorâneas tem outro ponto superpositivo: comer frutos do mar fresquinhos. Eu adoro esse tipo de culinária, e Caraguatatuba tem restaurantes maravilhosos para quem também curte.
Vou te contar quais foram os meus preferidos durante a viagem:
Ostra & Ouriço – $$$$ | Um dos queridinhos da região! Tem muita diversidade de pratos e um ambiente mais arrumadinho – não é o lugar ideal para emendar um pós-praia. Não deixe de fazer reserva e de experimentar a casquinha de siri, uma das especialidades da casa.
Mar & Terra Restaurante – $$$ | Os frutos do mar são as estrelas principais desse restaurante. Recomendo fortemente que você peça as moquecas e o peixe grelhado na brasa. O tempero é delicioso e ainda tem como bônus a bela vista da praia.
Restaurante Golfinho – $$ | Tem preços mais em conta e mesas na beira da praia para você curtir um petisco e a paisagem ao mesmo tempo. Além de frutos do mar, há outras carnes, como a picanha. Lugar perfeito para ir com amigos pela diversidade de opções.
Pizzaria Florenza – $$ | Também não pode faltar a indicação de uma boa pizza – e nesse quesito, a Florenza merece destaque. As pizzas são bem recheadas, com massa crocante e o melhor de tudo: preço justo. Ótima opção para ir em grupos grandes, pois é certeza de agradar todos os gostos.
Onde se hospedar em Caraguatatuba
Há diversas opções de hotéis e pousadas em Caraguá, mas a cidade também conta com casas e apartamentos de veraneio, principalmente perto das praias.
Na hora de escolher o melhor lugar para ficar, considere uma acomodação no centro. Você vai estar próximo de várias praias e da parte mais movimentada da cidade, além do comércio. Essa região também é ideal para quem não estiver de carro, por ficar perto de tudo.
Eu me hospedei no Hotel Pousada Paradise e acho que tem um dos melhores custos-benefício da cidade! Fiquei em um quarto muito confortável com ar-condicionado e adorei o café da manhã – simples, mas com tudo que você precisa. Sem contar a piscina, que é uma delícia.
Caso você procure por uma hospedagem de alto nível, minha dica é o Hotel Jangada Flat Service. Ele fica a apenas 50 metros da Praia do Centro, e conta com uma piscina no terraço que tem uma vista deslumbrante para o mar. O hotel ainda dispõe de academia e área para as crianças.
Se você preferir ficar nas praias mais distantes, pode escolher entre as do norte (sentido Ubatuba) e as do sul (sentido São Sebastião).
A Pousada Port Louis fica a 450 metros da Praia de Tabatinga, na divisa com Ubatuba, e proporciona uma excelente estadia. Ela tem uma piscina espetacular, academia, café da manhã delicioso e quartos super confortáveis!
Quem quiser ficar próximo à São Sebastião pode optar pela PortoSol Pousada. Ela oferece salão de jogos, área kids, piscina, um café da manhã delicioso e quartos bem confortáveis. A rodoviária de Caraguatatuba fica a 8 km da propriedade.
Se quiser conhecer outras opções, eu te conto quais são as melhores pousadas de Caraguatatuba + opções pé na areia nesse post!
Como se locomover em Caraguatatuba
O melhor jeito de se locomover por Caraguatatuba é de carro, já que as atrações são bem distantes umas das outras, e isso inclui as praias.
De qualquer forma, é possível circular por algumas praias e regiões da cidade de ônibus. As linhas são operadas pela empresa Expresso Fênix.
Também dá pra contar com táxis/uber, mas o valor acaba ficando bem alto no final. Se você estiver em grupo, pode valer a pena rachar com a galera.
Outra opção é contratar alguma agência local para fazer alguns passeios, como as ilhas.
Quanto dias ficar em Caraguatatuba
Passar entre 5 a 7 dias em Caraguatatuba seria o ideal para conhecer as principais praias e ainda poder curtir as trilhas do Parque Estadual Serra do Mar.
Mas se você não tem todo esse tempo disponível, sem problemas. Caraguá também é um ótimo destino para uma visita rápida durante o final de semana, caso você esteja em São Paulo e queira relaxar por alguns dias.
Melhor época para visitar Caraguatatuba
Caraguá tem uma temperatura anual média de 25º e clima tropical típico, sempre úmido e com chuvas constantes durante o verão. Os meses mais quentes são fevereiro e março.
Por isso, o ideal é fazer sua viagem durante o outono e primavera, que são ótimas temporadas para aproveitar tudo o que fazer em Caraguatatuba. Nessas épocas, os dias ainda são quentes, mas o risco de chuva diminui.
Durante esses períodos também é a baixa temporada, ou seja, você encontra acomodações com valores mais em conta.
Caraguatatuba também combina com:
Ubatuba | Ótima pedida é fazer uma dobradinha entre Caraguatatuba e Ubatuba, separadas por uma distância de apenas 48 km. Eu fiz uma lista com as 35 melhores praias de Ubatuba (e nosso TOP 10!).
Pode apostar que não vai te faltar o que fazer em Ubatuba. Lá você também pode curtir cachoeiras, trilhas e uma noite agitada pelo Centro Histórico e bares e restaurantes da região.
Para dicas de hospedagem, confira as minhas sugestões de hotéis e pousadas em Ubatuba. Com tantas praias e passeios imperdíveis, o ideal é você ficar hospedado por alguns dias pra conseguir aproveitar o melhor da cidade.
Maresias | A praia mais famosa de todo o litoral norte atrai turistas durante o ano inteiro. Além do litoral, você encontra várias atividades como rapel, trilhas, passeio de bike pela mata e cachoeiras incríveis. Eu te conto tudo isso no post sobre o que fazer em Maresias!
Ilhabela | Caraguatatuba fica a apenas 37 km do arquipélago mais famoso do Brasil: Ilhabela. São 42 praias distribuídas ao longo dos 130 km de costa.
Aqui no blog, eu também contei quais são as 25 melhores praias de Ilhabela + nosso TOP 10. Por lá, você também vai encontrar rios e cachoeiras para se refrescar depois das trilhas pela mata. O lugar é uma delícia, e guarda a cultura e história da comunidade caiçara.
E para aproveitar tudo isso, você vai precisar ficar por alguns dias na cidade. Confira o post sobre onde ficar em Ilhabela para encontrar as melhores sugestões de hotéis e pousadas, além de hostels pra quem quer economizar.
Com tanto o que fazer em Caraguatatuba, você já sabe qual é a sua atração preferida?
Gostou das minhas sugestões sobre o que fazer em Caraguatatuba? A cidade tem tudo o que você precisa para uma viagem relaxante à beira mar e, ao mesmo tempo, repleta de aventuras em meio à Mata Atlântica.
Apesar de não ter a mesma fama que as suas vizinhas Ubatuba e Ilhabela, ela vai te encantar! Eu adorei passar uma semana aproveitando as maravilhas de Caraguatatuba e pretendo voltar.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Adriana adorei sua explanação sobre Caraguá, obrigado por criar um material tão rico e didático!
Em minhas visitas a cidade gostei tanto que decidi viver aqui com minha família, estamos a 4 meses explorando o lugar rs.
Mais uma vez, obrigado e parabéns pelo trabalho!
Que legal saber que você decidiu viver em Caraguatatuba! A cidade realmente tem muito a oferecer. Aproveite muito essa nova fase com sua família!