12 Curiosidades do Chile para saber antes de ir | Em Algum Lugar do Mundo

12 CURIOSIDADES DO CHILE PARA SABER ANTES DE IR

Confira 12 fatos curiosos sobre o Chile antes de embarcar para o país

  • Adriana
  • -
  • 26 de março de 2020
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Buscando algumas curiosidades do Chile antes de visitar o país? O país pode até ser o queridinho dos brasileiros, mas muitos de nós não sabemos de alguns fatos curiosos ou até mesmo aspectos culturais do Chile.

Pois nós rodamos o país de norte a sul e fizemos várias descobertas, que podem fazer sua visita ao Chile ser ainda mais interessante.

E para te mostrar mais a respeito deste país de extremos, fizemos esta lista com 12 curiosidades do Chile para você aprender mais sobre o país. Confira!

Primeira vez no país? Confira nosso Guia Prático do Chile: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem.

12 curiosidades do Chile que você precisa saber antes de visitar o país

1. O deserto mais seco do mundo fica no Chile

No norte do Chile fica o deserto mais seco e mais antigo do planeta, o Deserto do Atacama, um lugar extremamente árido e desolado – e de beleza sem igual.

Curiosidades do Chile - Deserto Atacama
Valle de La Luna no Deserto do Atacama

O destino é perfeito para quem gosta de paisagens excêntricas, como o Vale da Lua, lagoas salgadas, vulcões, geysers e mais.

Estas paisagens só poderiam existir devido às condições climáticas do deserto: os cientistas acreditam que o núcleo do Atacama permaneceu em estado hiperárido permanente por cerca de 15 milhões de anos.

Não há registros de que tenha chovido em grandes quantidades no Deserto do Atacama nos últimos 500 anos!

A secura é tanta que, se chover demais no Atacama, diversas espécies microscópicas podem morrer. Isso porque estes seres passaram milênios se adaptando à aridez. Ou seja, o excesso de água pode trazer a morte em vez de dar vida. 

Isso aconteceu há alguns anos, quando o deserto sofreu chuvas incrivelmente raras em março e agosto de 2015, e novamente em junho de 2017: as poças de água que cobriram parte do Deserto do Atacama acabaram por afetar diversos destes micro-organismos.

De qualquer forma, nós estivermos por lá depois disso e posso garantir que o deserto é um dos lugares mais lindos que já vimos na vida!

E se você tem interesse em conhecer, pode dar uma olhada no que já escrevemos:

2. O melhor lugar para fazer observação astronômica

A secura do Atacama não tem somente um lado negativo, mas traz vários benefícios para o clima do planeta e até para a ciência.

Junte a altitude com o céu claro e temos então uma das melhores curiosidades sobre o Chile: aqui é o melhor lugar do mundo para observar estrelas! Não à toa, o tour astronômico do Atacama é um dos passeios mais procurados por lá.

Curiosidades do Chile - Astronomico
Uma das imagens mais bonitas que já fizemos

Devido a isso, 40% de todos os centros de observação astronômicas do mundo ficam no Deserto do Atacama. O telescópio mai famoso do Atacama é o Atacama Large Millimeter Array (ALMA), o primeiro do mundo a fazer uma foto de um buraco negro.

Lá também fica Atacama Cosmology Telescope (ACT), localizado no Cerro Toco, sendo o telescópio mais alto do mundo, a 5.190 de altitude.

Então já sabe: se você quiser ver as estrelas no Atacama, basta fazer um Tour Astronômico e ser guiado pelas maravilhas da Via Láctea.

3. O Chile é o 4° maior produtor de vinho no mundo

O Valle Central do Chile é uma região perfeita para a produção de vinhos. Os ventos que chegam do Oceano Pacífico faz com que a temperatura caia à noite, o que é ideal para manter a acidez das uvas.

Além disso, aqui há uma combinação perfeita para a produção de vinhos balanceados e cheios de sabor: as terras férteis dos seus vales e as águas usadas na irrigação, fruto do degelo natural da neve nos picos andinos.

Devido a todas estas características, o Chile tem hoje mais de 100 vinhedos em sua região central, que colocam o país em quarto lugar em termos de produção de vinhos no mundo.

Curiosidades do Chile - Vinhos
Vinícola Undurraga, em Santiago

Por isso, se você for visitar a capital chilena, um programa imperdível é visitar algumas das melhores vinícolas de Santiago, onde você irá aprender sobre o processo de fabricação, e claro, experimentar estas iguarias chilenas.

4. O Chile é o país com mais vulcões no mundo – e teve o maior terremoto já registrado

Em termos geológicos, uma das curiosidades do Chile é sua localização bem especial. O país fica entre as placas tectônicas de Nazca e a Sul-Americana – e foi o encontro das duas que possibilitou a existência da Cordilheira dos Andes.

Ótimo para quem gosta de escalar, mas este fato tem lá suas consequências. Isso porque o Chile tem vários recordes em termos de fenômenos geológicos.

O país tem o maior número de vulcões altivos em todo o mundo, e o vmais alto também fica lá: o Ojos del Salado, com 6.993 metros de altitude.

Outro fenômeno geológico que afeta os chilenos são os terremotos, bastante recorrentes em todo o país.

O terremoto mais forte já registrado em toda a história aconteceu no Chile na década de 1930, alcançando 9.3 pontos na escala Richter.

O terremoto afetou a cidade de Valdívia e, na época, 1.500 pessoas morreram e 2 mil perderam suas casas.

Hoje em dia, o governo estabelece regras super rígidas para a construção de novos edifícios para evitar perdas humanas e materiais.

Mas não se preocupe, é possível apreciar toda a beleza do Chile em segurança. Nós mesmos visitamos alguns lugares imperdíveis onde pudemos curtir vulcões:

5. O edifício mais alto da América Latina fica no Chile

Nenhum terremoto foi suficiente para impedir a construção do maior edifício da América Latina: o Costanera Center Torre 2, conhecido pelos chilenos como Gran Torre Santiago.

O prédio tem 300 metros de altura e 64 andares, e sua construção começou em 2006 e só terminou em 2013. Isso por causa da crise econômica mundial de 2008, que fez com que houvesse uma pausa na construção.

Hoje estima-se que 240 mil pessoas passem pelo complexo todos os dias. Ele inclui a Torre (que abriga escritórios de empresas financeiras), dois hotéis e ainda o maior shopping da América Latina.

Curiosidades do Chile - Costanera
Sky Costanera

E a melhor parte: você poderá conhecê-lo durante sua viagem a Santiago: saiba mais sobre a visita ao Sky Costanera, onde você poderá visitar o deck de observação, que funciona nos andares 61 e 62. A vista 360° que se tem de Santiago é imbatível!

6. A cidade mais ao sul do planeta fica no Chile 

O Chile e a Argentina brigam há séculos pelo território da Patagônia e pela alcunha de “fim do mundo”. E para aumentar nossa lista de curiosidades do Chile, saiba que o país ganha a briga: é aqui que fica a área povoada mais ao sul do planeta: a cidade de Puerto Williams.

Esta vila naval fica na Ilha Navarino, em frente ao Canal Beagle, sendo a capital da Província Antártica Chilena.

Ela tem uma população de 2.874 habitantes e foi fundada em 1953. Seu nome é uma homenagem à John Williams Wilson, um britânico que fundou Fuerte Bulnes, o primeiro assentamento no Estreito de Magalhães desde 1587. 

Puerto Williams vive hoje do turismo e da pesquisa científica. Os cientistas fazem pesquisas meteorológicas e estudam a vida marinha da região.

Já os turistas são atraídos pelo fato da cidade ser a mais austral no planeta e ser também a ponte para a Antártida. É um ótimo destino para incluir em seu roteiro se estiver planejando uma viagem pela Carretera Austral.

Curiosidades do Chile - Carretera Austral
Carretera Austral

Você pode ir à ilha por meio dos voos diários que pousam no Aeroporto Guardiamarina Zañartu ou com a balsa Yaghan, que sai semanalmente de Punta Arenas em direção a Puerto Williams, em uma viagem de 350 quilômetros.

7. O Chile é “dono” de parte do território da Antártida

Por sua localização geográfica, o Chile reivindicou parte do Polo Sul e hoje administra o Território Chileno Antártico, que inclui as Ilhas Shetland do Sul, a Península Antártica (chamada “Terra O’Higgins”) e ilhas adjacentes, a Ilha Alexander, Ilha Charcot, parte da Terra Ellsworth, entre outras.

Todo esse território tem uma área de 1.250.257,6 km² e seus limites foram definidos pelo Decreto 1747, publicado em 1955.

Apesar de tamanho território, a administração da Antártida chilena fica na cidade de Cabo de Hornos, com sede em Puerto Williams.

O país é também o recordista em número de estações de pesquisa na Antártida, sendo que quatro delas funcionam o ano todo e outras cinco funcionam apenas no verão.

Isso porque devido às condições climáticas da Península Antártica, esta é a melhor região para a sobrevivência dos humanos.

8. Os chilenos têm um sotaque bem particular

Mesmo os brasileiros que falam castelhano podem ter dificuldade de entender os chilenos. Até mesmo outros hispano hablantes sofrem com o sotaque carregado e as gírias que permeiam o vocabulário no Chile!

Na verdade, existe uma crença de que no Chile fala-se um espanhol ruim e até os próprios chilenos acreditam nisso.

Uma pesquisa do linguista Darío Rojas, da Universidade do Chile, revelou que 29,3% dos chilenos crêem que o Chile tem a pior variação da língua castelhana.

Uma das curiosidades do Chile que descobrimos foi justamente saber a origem do sotaque: ele vem da Andaluzia, província da Espanha cujos habitantes são conhecidos por “comer” pedaços das palavras. Já as gírias vieram da influência de línguas indígenas.

Algumas das gírias mais conhecidas são huevón, que pode ser usada tanto como “amigo”, “irmão” quanto como “idiota”.

Outra famosa palavra chilena é cachai, que é como o nosso “sacou?”. Os chilenos também colocam um po no fim das palavras para indicar que algo é “óbvio”.

Então, você pode ouvir o seguinte diálogo entre chilenos:

_ Bueno po, ¿y vamos a cenar o no?

_ Sipo, en media hora está lista la comida.

9. O Chile tem dois Prêmios Nobel de Literatura

Apesar do “castelhano ruim” falado no país, a cultura do Chile é riquíssima. Inclusive, o país deu ao mundo dois escritores consagrados com o Prêmio Nobel de Literatura.

Um deles é o poeta Pablo Neruda, que ganhou a medalha em 1971 por sua obra completa de poesia.

Neruda é considerado um dos maiores poetas de língua espanhola de todos os tempos e, de acordo com Gabriel García Márquez, seria “o melhor poeta do século XX, de todas as línguas”. 

Após sua morte, Neruda deixou três casas no Chile, que hoje são museus e podem ser visitadas: La Chascona em Santiago, La Sebastiana em Valparaíso e Isla Negra. 

Para saber como visitar as casas de Neruda, confira nossos posts:

Apesar de ser o autor chileno mais famoso, ele foi apenas o segundo a vencer o Prêmio Nobel.

Em 1945, Gabriela Mistral foi a primeira latino-americana e a primeira mulher americana a receber o prêmio, também por sua obra poética.

Hoje em dia, seu rosto estampa a nota de 5 mil pesos chilenos e em praticamente todas as cidades do país há uma rua com seu nome. Em sua cidade natal, Vicuña, há um museu que conta sua história.

10. O Chile tem as múmias mais antigas do mundo

Achou que as múmias mais antigas ficavam no Egito? Ledo engano. As múmias da cultura Chinchorro são as mais antigas que se tem notícia e foram encontradas no Deserto do Atacama, próximas à cidade de Arica, na fronteira com o Peru. Elas têm mais de 7 mil anos de idade!

Curiosidades do Chile - Chinchorro
As múmias de Chinchorro

As múmias Chinchorro foram descobertas em 1917 a partir das escavações do arqueólogo alemão Friedrich Max Uhle. No entanto, em 1983, a companhia de água de Arica, ao escavar o solo, descobriu acidentalmente um cemitério com 96 múmias!

O processo de mumificação era feito retirando todos os órgãos do corpo, inclusive a pele, desmontando o esqueleto e remontando, e colocando de volta a pele para dar a forma ao corpo. Hoje em dia, as múmias Chinchorro podem ser vistas no Museu Arqueológico San Miguel de Azapa, em Arica.

Nós estivemos no museu e mostramos tudo em nosso post sobre o que fazer em Arica, só conferir!

11. Os chilenos não vivem sem abacate!

Uma das curiosidades do Chile que descobrimos assim que chegamos no país: eles são loucos por abacate, chamado no país de palta. Em comparação ao abacate brasileiro, a variedade chilena – chamada palta Hass – é menor e tem a casca enrugada, mas o sabor é o mesmo. Este, inclusive, é o tipo mais consumido em todo o mundo.

No Chile, você encontra abacate em tudo: seja no Completo, como eles chamam o cachorro-quente, tanto no sushi, na salada e até no pão que se come no café da manhã, substituindo a manteiga. 

O amor pela palta é tanto que alguns hambúrgueres do McDonalds chilenos têm abacate ao invés de salada.

Por esse motivo o Chile é um dos maiores produtores de abacate no mundo, chegando a produzir quase 250 mil toneladas ao ano.

12. O Chile é o maior produtor de cobre no mundo

Apesar da alta produção e pelo amor ao abacate, é o cobre que move a economia chilena. O país produz mais de 5 milhões de toneladas ao ano! Em comparação, o segundo lugar fica com os Estado Unidos, que produz pouco mais de um milhão de toneladas ao ano. 

O cobre vem sendo explorado no território que hoje é o Chile há pelo menos 2 mil anos, e indígenas atacameños e doguitos já faziam uso do metal há séculos.

Hoje em dia, o cobre representa 40% das exportações chilenas, sendo a maior fonte de renda do país.

Não se esqueça de fazer um seguro viagem antes de embarcar para o Chile!

Depois de curtir todas essas curiosidades do Chile, é hora de lembrar que, ao visitar o país, contratar um bom seguro viagem é indispensável para uma viagem tranquila e sem maiores estresses. Já precisamos de atendimento médico durante nossa viagem pela América do Sul e felizmente tínhamos o seguro para cobrir as despesas.

Por isso, recomendamos que você faça uma pesquisa na nossa página de seguros, que funciona como um bom comparador de preços, onde você pode escolher o seguro que melhor se adequa ao seu estilo de viagem. E usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 você ganha até 10% de desconto (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).

E você, o que acrescentaria nessa lista de curiosidades do Chile? Deixe nos comentários algum fato curioso sobre o país!

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Adriana

36 anos. Carioca. Colecionava carimbos no passaporte durante as férias, mas resolveu levar esse hobbie a sério. Jornalista, trabalhou com marketing por um bom tempo, mas deixou o mundo corporativo para viver uma vida com mais significado. Convenceu o Caio a se jogar no mundo e hoje se dá por satisfeita carregando um caderninho, uma câmera e um tapete de yoga.

Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Chile: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

O carnaval acabou! E agora? Onde você queria estar nesse momento? A gente: Playa Hermosa na Costa Rica!#emalgumlugardomundo #costarica #visitcostarica

Uma nova amizade! Conheçam Zuleide, uma tartaruguinha verde que conheci hoje no mar de Arraial do Cabo! Ficamos ali um tempinho batendo um papo sobre como está o mundo hoje… a maré tá boa por aí?A propósito: o mar de Arraial do Cabo continua assim, lindo!
#dive #emalgumlugardomundo #seasheperd #mergulho

Imagina acampar em um lugar assim? ?️ Pois nós dormimos 3 noites em uma dessas cabanas e foi in-crí-vel!Na verdade não se trata de um camping em si. Essa é um tipo de acomodação mais básica, que encontramos no @selina em La Fortuna, na Costa Rica.
Mas apesar de parecer uma “simples” barraca, ela tinha uma cama super confortável e era tão estilosa por dentro como por fora.
O melhor: o preço era mais baixo do que o de um quarto comum, sem deixar nada a desejar no quesito conforto. E a gente podia usar toda a dependência do hotel, incluindo piscina, cozinha… E vc, passaria uma noite numa cabana dessas?

COSTA RICA NÃO É SÓ PRAIA!
Se vc acha que o país (que por sinal é um dos lugares mais biodiversos do mundo) tem só belas praias a oferecer, dá uma espiada nessa beleza.
Uma das cachoeiras mais bonitas que visitamos na Costa Rica foi a Catarata Rio Fortuna, com nada menos que 75 metros de queda d’água.E para se banhar nessa maravilha, é preciso encarar uns 500 degraus de escadaria. Dica: desça na maior empolgação pra dar um mergulho nessa belezura e deixa pra sofrer na volta ?
Nós fomos não época de chuvas e mesmo assim a água estava linda!
O que pode acontecer nessa época é que, devido ao grande volume de água, o mergulho na piscina principal seja proibido por questões de segurança. Mas dá pra se banhar logo adiante, no rio formado pela cachoeira. Então tá valendo o “esforço” de qualquer jeito!E vc, tb curte uma cachoeira ou prefere mesmo uma praia?#costarica #lafortuna #emalgumlugardomundo #nature #waterfall

? ??Viajar pela Costa Rica de carro foi uma das melhores aventuras que vivemos!
A gente ama a liberdade de dirigir pelo desconhecido, fazer as coisas do nosso jeito, no nosso tempo.
Sabiamos que não iríamos muito longe alugando um carro comum, porque algumas estradas por lá são impraticáveis – então já fechamos num 4×4 da @nomad_america pra não ter erro. E gente, não é em qualquer lugar que a gente pode alugar um carro com barraca de camping e dormir em uma praia deserta, né? ?️?️ E foi assim que cruzamos rios e acampamos em lugares incríveis – tudo isso vivenciando uma conexão incrível com a natureza selvagem desse país que tanto nós surpreendeu ?

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!