
Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.
O turismo em La Paz vem crescendo muito e a cidade tem se tornando um dos destinos mais procurados da América do Sul. Além de ser a capital administrativa da Bolívia, a cidade é vibrante e muito mais desenvolvida do que esperávamos.
Fizemos diversos passeios em La Paz e vimos que é possível passar vários dias por lá explorando o passado, a cultura, a natureza e o presente dessa incrível cidade.
Caso seu roteiro esteja apertado e você queira saber quais são os principais pontos turísticos de La Paz, aproveite e confira esse post com as atrações imperdíveis desse incrível destino na Bolívia.

Vai para La Paz? Não esqueça de incluir no seu planejamento um seguro viagem. Nós precisamos de atendimento médico por causa do soroche, então é sempre importante viajar com segurança! Recomendamos pesquisar no site Segurospromo, que compara preços e dá várias opções de seguro. Aproveite para usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e ganhar 5% de desconto!
Principais pontos turísticos de La Paz: confira as 7 atrações imperdíveis na cidade
1. Teleférico em La Paz
A cidade de La Paz tem o maior sistema de transporte por teleférico do mundo. Isso significa que o teleférico não é apenas um dos pontos turísticos de La Paz: ele é usado como meio de transporte por milhares de moradores da cidade!

Chegamos em La Paz sem saber da grandiosidade do teleférico: foi surpreendente e maravilhoso ver que poderíamos percorrer quase toda a cidade utilizando esse meio de transporte.
Ou seja, mal começamos a explorar a cidade e já escolhemos o teleférico como um dos melhores passeios em La Paz!
O objetivo inicial da construção do teleférico era fazer com que a cidade vizinha e mais pobre El Alto se conectasse à parte mais desenvolvida de La Paz. Em 2018, são 7 linhas em funcionamento, identificadas por diferentes cores.
Essas linhas se conectam, permitindo que você explore a cidade de maneira muito tranquila. O projeto prevê 12 linhas no total.
Então já sabe: pensou em turismo em La Paz, inclua o teleférico como ponto de partida!
2. Mercado das Bruxas
Na esquina da Calle Santa Cruz e Melchor Jimenez, próximo à turística Calle Sarganaga, fica o Mercado das Bruxas de La Paz. Ali, é possível ter contato com um pouco da cultura e da crença do povo indígena da Bolívia – por isso esse é um dos passeios em La Paz que você não pode perder.

Por ali você vai encontrar poções e remédios naturais para qualquer tipo de doença. É possível também ter seu futuro desvendado por uma das bruxas em folhas de coca.
Mas o que se destaca nesse lugar – e coloca o Mercado das Bruxas na rota do turismo em La Paz – é a imagem dos fetos desidratados de lhama.
Os fetos servem como oferenda a Patchamama (Deusa Terra), sendo enterrados no terreno onde será construída a casa – e o tamanho do feto varia de acordo com o tamanho do empreendimento.
Ou seja: um lugar cheio de misticismo com o Mercado das Bruxas não pode ficar de fora do seu roteiro pela cidade!
Quer saber mais? O blog Viajando na Janela escreveu um post dando detalhes sobre o Mercado das Bruxas em La Paz, só conferir!
3. Luta livre de Cholitas (Cholitas Wrestling)
Uma das coisas mais curiosas de se fazer na cidade é assistir uma luta de cholitas. Em um evento de luta livre, também conhecido como Telecatch ou WWE, mulheres vestidas como as tradicionais indígenas bolivianas que são conhecidas como Cholitas, mostram força e habilidades acrobáticas em lutas bem divertidas.

Muitos dos espectadores são bolivianos que fazem desse espetáculo um programa de família – interagem, gritam, jogam pipoca e até frutas. O evento acontece na cidade vizinha El Alto e nós fomos depois de um City Tour com a Red Cap.
Para saber mais sobre esse evento, leia nosso post onde relatamos tudo sobre a luta livre de cholitas em La Paz.
4. Mercado 16 de Julio
Conhecido como o maior mercado de pulgas da América do Sul, o Mercado 16 de Julio transforma a cidade El Alto em uma enorme feira: ouvimos que o mercado chega a ocupar uma área de mais de 350 quarteirões. Não é exagero dizer que ali é possível comprar de agulhas a cavalos.

Mas cuidado, pois muitas das coisas que são vendidas ali tem origem duvidosa – então se a oferta for muito boa, desconfie. De qualquer forma, visitar esse mercado deve estar na sua lista de passeios em La Paz muito mais pela experiência do que pelas compras em si.
Ali também funciona um Mercado de Bruxas, bem mais autêntico do que aquele do centro da cidade de La Paz: aproveite para ver como os bolivianos realmente praticam os seus rituais, com direito à queima das oferendas no meio da rua. O mercado acontece toda quinta e domingo.
É bom ficar atento: como o mercado é visitado por muitos turistas, é recorrente o caso de furtos. Mas basta ter atenção: coloque sua mochila pra frente, mantenha carteira e celular dentro da mochila, evite andar com câmera na mão chamando atenção.
5. Estrada da Morte
Conhecida como uma das estradas mais perigosas e mais mortais do mundo, a Estrada da Morte é um dos pontos turísticos de La Paz mais buscados pelos viajantes, principalmente os que curtem um pouco de aventura.

O passeio consiste em um downhill de bicicleta, que vai descendo ao longo de 64km pela conhecida Estrada da Morte. Durante o passeio você passa por cenários lindos, desde montanhas nevadas até o coração da floresta boliviana.
Pra quem gosta de adrenalina é um prato cheio! Na minha opinião, esse é um dos passeios em La Paz mais imperdíveis. Fz um relato completo mostrando como é o passeio de bicicleta pela Estrada da Morte na Bolívia, é só conferir.
6. Calle Jaén
A Calle Jaén fica bem no coração do caótico centro de La Paz. Acredito que essa seja a rua que mais preserva o passado colonial de La Paz. A rua é toda charmosa, com cafés, restaurantes e alguns museus.

A Calle Jaén é um convite para você diminuir um pouco o ritmo na agitada La Paz, mesmo que apenas durante um chocolate quente enquanto observa suas cores.
7. Valle de la Luna
A menos de uma hora do centro da cidade, está o Valle de la Luna, mais um dos belos pontos turísticos de La Paz. Ao chegar no Valle de La Luna você logo percebe o porquê desse nome: a paisagem remete à superfície da lua, devido a sua superfície que foi erodida ao longo do tempo.

O parque fica na Zona Sul da cidade e é possível chegar lá de transporte público (teleférico + van) ou fechando um tour com agência.
Bônus: curtir a vista de La Paz de algum mirante
É muito provável que você já fique impressionado com La Paz assim que você desembarcar por aqui: encaixada em um grande vale, a chegada na cidade já é de tirar o fôlego – seja saindo do aeroporto ou chegando via terrestre. Então nada melhor que visitar um dos mirantes para apreciar melhor essa vista!
Há muitos mirantes espalhados em La Paz, sendo o Mirador Kili Kili um dos mais visitados. Aproveite um dos seus dias de turismo em La Paz e curta o visual incrível dessa cidade bem do alto!


Onde se hospedar em La Paz
Está planejando sua viagem para La Paz e ainda não sabe onde ficar? As duas melhores regiões são o centro da cidade e o bairro de Sopocachi.
Ficar no centro oferece a comodidade de poder fazer muita coisa a pé, enquanto Sopocachi é um bairro bem legal e conveniente, e ainda tem um teleférico para facilitar a locomoção!
Nós ficamos em Sopocachi no Casa Fusion Boutique, um hotel lindo e gostoso ao lado da estação de teleférico. Uma boa opção no centro é o Wild Rover La Paz, com opções de quartos coletivos ou privativos. Ou ainda, o La Casona Hotel Boutique um hotel com muito charme e conforto.
Lembre-se: o soroche pode atrapalhar sua viagem
La Paz fica acima dos 3 mil metros de altitude. Para quem não está acostumado, a falta de oxigênio pode causar alguns incômodos ao corpo. Escrevemos um post sobre como evitar o mal de altitude, não deixe de conferir.
E como nós precisamos de atendimento médico por causa disso, recomendamos que você feche um seguro viagem para poder aproveitar sua viagem tranquilamente.
Recomendo que você acesse nossa página de seguros para tirar suas dúvidas, fazer uma pesquisa e encontrar a melhor cotação. E usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 você ganha até 10% de desconto (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).
Você também poderá gostar de:
- MAL DE ALTITUDE: O QUE É SOROCHE, COMO PREVENIR E ALIVIAR SINTOMAS
- CONHEÇA SUCRE, A “CIDADE BRANCA” DA BOLÍVIA
- UMA PARADA PARA CONHECER SANTA CRUZ DE LA SIERRA, BOLÍVIA
- SAMAIPATA, BOLÍVIA: TRANQUILIDADE, HISTÓRIA E NATUREZA
- CONHECENDO SAN JOSÉ DE CHIQUITOS NA BOLÍVIA EM UM DIA
- VISITANDO POTOSÍ, UMA DAS CIDADES MAIS ALTAS DA BOLÍVIA
- COMO ESCOLHER O MELHOR SEGURO VIAGEM
- MEDICINA DO VIAJANTE: SAIBA MAIS E VIAJE COM SEGURANÇA
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.








Quero conhecer lá paz
Ficamos impressionados, gostamos tanto que passamos 11 dias!