Escrito por Adriana
21 de março de 2024
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Ao planejar o que fazer na Costa Rica, você vai se surpreender com a quantidade de atrações que o país oferece. Fazer uma viagem que inclua os principais pontos turísticos pode não ser das tarefas mais fáceis, afinal, são muitos! 

Considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) o país mais feliz da América Latina, a Costa Rica é um destino inesquecível, com praias paradisíacas, montanhas de tirar o fôlego, vulcões e muito mais! 

Mas, não se preocupe, pois eu vou te ajudar! Para você se programar já sabendo tudo o que fazer, separei o país em suas 5 principais regiões turísticas! 

É importante considerar que sua viagem pode ir muito além dos pontos turísticos mais conhecidos. Eu passei um mês inteiro explorando o país e poderia  facilmente ter ficado mais!

Mas, por aqui, vou focar nas atrações mais famosas de cada uma das regiões para que você monte um roteiro personalizado e que se encaixe com a duração da sua viagem. 

São elas:

  1. Vale Central
  2. Puntarenas
  3. Planícies do Norte
  4. Guanacaste
  5. Caribe da Costa Rica

Direto ao Ponto: Costa Rica

  • Se você está viajando para curtir as praias, não deixe de incluir o Caribe da Costa Rica no seu roteiro. Na minha opinião, as mais bonitas do país estão por lá!
  • Eu passei praticamente um mês na Costa Rica e, sempre que possível, me hospedei nos na rede Selina. Os hotéis têm um ótimo custo-benefício e acomodações de altíssimo nível - e a rede está presente em diversas cidades.
  • Mesmo com pouco tempo de viagem, dá para aproveitar bastante o país. Eu montei roteiros de 5, 7 e 10 dias para diferentes tipos de viajantes, mas garanto que dá para conhecer grande parte das regiões em apenas 3 dias;
  • Costa Rica é destino perfeito para uma road trip. Vale muito a pena alugar um carro e montar um roteiro incluindo diferentes cidades. É bem fácil se locomover por lá e as estradas são boas na maioria dos locais;
  • Não tem como ir ao país e deixar de visitar os vulcões, símbolos da Costa Rica. Os dois principais são o Poás e o Irazu.

1. Vale Central

O que fazer na Costa Rica – destinos no Vale Central:

  • San José
  • Vulcão Poás
  • Vulcão Irazu
  • Turrialba

Seu roteiro pela Costa Rica certamente começará nesta região. Afinal, é aqui que fica a capital San José, onde chegam a maioria dos voos internacionais. 

A região fica longe da praia, mas abriga nada menos que 70% da população do país. E, além da riqueza cultural da capital, há atrações naturais importantes que não podem ficar de fora da sua viagem.

1.1. San José

Não espere cenários paradisíacos em San José, mas aproveite para mergulhar na cultura da Costa Rica. Na cidade você vai poder fazer um free tour, visitar museus e aprender mais sobre a história do país.

O que fazer na Costa Rica - Museo Nacional
Museo Nacional em San José

Muita gente passa rapidinho pela capital e parte rumo a outros destinos. Mas, você pode aproveitar a sua estadia para fazer alguns tours bate-volta imperdíveis. Foi o que eu fiz e vou te contar um pouco mais sobre eles daqui a pouco.

Onde ficar em San José | Eu me hospedei no Selina San José, um hotel superconfortável e perto das principais atrações da cidade. 

Ele tem uma pegada bem diferente de integração entre os hóspedes e conta com um centro de atividades e bem-estar, além de um co-working. Caso você esteja viajando sozinho, pode ser uma ótima opção para conhecer uma galera e  criar boas memórias.

Quantos dias ficar em San José | 1 dia para San José + 1 dia para cada tour bate-volta.

Principais atrações de San José | Teatro Nacional da Costa Rica, Museo del Oro Precolombino, Jade Museum, Museu Nacional e Parque Nacional Braulio Carrillo.

Dica | Muita gente aproveita seus dias em San José para curtir excursões com destino à belíssima Isla Tortuga ou à Catarata La Paz + Rio Celeste e águas termais. São dois passeios inesquecíveis e que compensam muito!

Fiz um post bem completo com várias dicas de San José, na Costa Rica, vale a pena conferir!

1.2. Vulcão Poás e vulcão Irazu

A Costa Rica é considerada uma das zonas mais vulcânicas do mundo. Sabendo disso, você não pode visitar o país e deixar os vulcões de fora do roteiro.

Aproveite a sua passagem por San José para conhecer pelo menos um dos dois vulcões mais majestosos do país: o Poás ou o Irazu.

O que fazer na Costa Rica - Vulcão Poas
Volcão Poás

O Poás fica no Parque Nacional Volcán Poás. Ele está a 2 mil metros de altitude e sua cratera forma um lago de cor azul turquesa de encher os olhos.

Foi a minha primeira vez em um vulcão e a experiência realmente pode ser descrita como única. Principalmente porque, além da paisagem maravilhosa, o acesso foi muito fácil.

O parque tem uma ótima estrutura com estacionamento – perfeito para quem, assim como eu, curte viajar de carro – lojinha e lanchonete. Para chegar ao vulcão, há um pequeno percurso de cerca de 10 minutos.

Ah, vale ressaltar que o Poás está ativo há mais de 600 mil anos. Portanto, o cheiro de enxofre é forte e os visitantes não podem ficar mais de 20 minutos no local.

O vulcão Irazu é o mais alto da Costa Rica, chegando aos 3.400 metros de altitude. Há 4 crateras no total e a maior delas também tem um lago incrível.

O que fazer na Costa Rica - Vulcão Irazu
Vulcão Irazu

Vale muito a pena conhecer e o percurso é ainda mais fácil porque não exige grandes caminhadas – o carro pode chegar pertinho da cratera principal. A minha dica é que você vá bem cedo, porque a visibilidade costuma ser melhor durante a manhã.

Ambos os vulcões ficam a uma curta distância de San José, então vale a pena conhecê-los num bate-volta como eu fiz. Eu indico fazer essa excursão ao Parque Nacional Volcán Poás, que já inclui o ingresso, transporte e café da manhã.

É bom ressaltar que é preciso ter um pouco de sorte para enxergar as crateras dos vulcões, já que o tempo por lá muda rapidamente e está constantemente nublado. Prefira ir na época seca e na parte da manhã para aumentar suas chances de visibilidade.

1.3. Turrialba

É em Turrialba que você poderá fazer um rafting no rio Pacuare, considerado um dos melhores para a prática em todo o mundo!

Mesmo que você não seja fã de aventuras, eu recomendo que viva essa experiência. O rafting nas águas é muito gostoso e beeem menos radical do que parece.

O passeio é superseguro e eu dei a sorte de pegar guias ótimos! Eles animaram todo o percurso e ainda contaram um pouco mais sobre a cidade para o meu grupo. 

Pela proximidade com a capital San José, é possível fazer esse passeio em um bate-volta.

2. Puntarenas

O que fazer na Costa Rica – destinos em Puntarenas:

Esse é um dos principais destinos do país. É também a maior província, onde estão localizados parques nacionais, florestas, reservas biológicas e algumas das melhores praias da Costa Rica.

É bom se atentar porque existem duas áreas distintas que fazem parte da província de Puntarenas: uma parte da chamada Península de Nicoya e a região da Costa do Pacífico, que se estende de Monteverde até a fronteira com o Panamá. 

2.1. Monteverde

Destino imperdível para quem busca a combinação perfeita de aventura + natureza. Aqui ficam as “cloud forests” da Costa Rica: florestas que estão acima dos 1.500m e que têm um ar de conto de fadas por estarem quase sempre sob neblina.

Um passeio imperdível por aqui é caminhar pelas pontes suspensas no meio da floresta. As duas mais famosas são a Monteverde e a Santa Elena. Eu optei por visitar a segunda por ser menos movimentada e mais alta e não me arrependi. A vista é maravilhosa!

O que fazer na Costa Rica - Monteverde
Pontes suspensas Monteverde

Aproveite também para curtir uma boa dose de adrenalina deslizando pelas tirolesas em um dos ecoparques da região.

Onde ficar em Monteverde | Assim como em San José, eu também escolhi ficar no Selina Monteverde. Você vai perceber que eu gosto bastante dessa rede – inclusive, foi onde eu me hospedei durante toda a viagem pela Costa Rica.

A melhor parte dessa hospedagem foi a jacuzzi ao ar livre, onde eu descansava depois dos passeios. E o mais legal é que você também pode ficar por lá mesmo com o orçamento mais curto, porque além dos quartos individuais eles têm opções compartilhadas.


Quantos dias ficar em Monteverde | 2 dias.

Aproveite e confira nosso post sobre o que fazer em Monteverde na Costa Rica.

2.2. Jacó

Destino bem próximo da capital San Jose, Jacó é um dos lugares mais buscados pelos costa-riquenhos que querem dar uma escapadinha para um encontro com a natureza e também curtir uma vida noturna mais agitada. 

Além de praias, na cidade é possível aproveitar cachoeiras, fazer trilhas, passeios de quadriciclo e rafting. Eu quase deixei Jacó de fora do meu roteiro, mas, agora que a conheci, tenho certeza que teria me arrependido da decisão.

O que fazer na Costa Rica - Jacó
Mirante El Miro

Passei dois dias por lá e fiquei a maior parte do tempo relaxando na areia e nas águas cristalinas. O lugar é ideal para curtir as belezas naturais da Costa Rica!

Onde ficar em Jacó | O Selina Jacó fica pertinho de várias praias, inclusive a Playa Hermosa, que foi a minha preferida! A areia é escura por causa das formações vulcânicas, o que dá um toque ainda mais especial para o lugar, junto com a água quentinha do mar.

Quantos dias ficar em Jacó | 2 dias.

Quer saber mais? Confira nosso post com dicas de Jacó na Costa Rica.

2.3. Manuel Antonio

A cidade é um dos principais destinos de turismo na Costa Rica e abriga o Parque Nacional Manuel Antonio. No parque você encontra praias paradisíacas e trilhas (de níveis fácil e médio) que te permitem contato direto com a natureza, com direito a muita vida selvagem.

Eu vi vários animais, como pica-pau, bicho preguiça e macacos, de pertinho no caminho para as praias. Ao invés de escolher uma delas, eu optei por aproveitar o dia para fazer uma visita rápida nas três: Playa Manuel Antonio, Playa Espadilla Sur e Playa Puerto Escondido.

O que fazer na Costa Rica - Manoel Antonio
Por do Sol em Manoel Antonio

A primeira, Playa Manuel Antonio, é a mais bonita e também a mais movimentada. A água cristalina e quentinha me conquistou, e o fato de não ter restaurantes e vendedores torna a experiência ainda melhor na minha opinião. Se você só tiver tempo para uma, recomendo essa.

A parte triste é que o parque fecha bem cedo, às 15h. Então, não é possível aproveitar o pôr do sol ou ficar o dia inteiro por lá. Vale a pena se organizar para chegar por volta das 7h, logo quando abre. Assim, dá pra curtir tudo com mais calma.

Há outras praias imperdíveis em Manuel Antônio fora do parque, sem contar as cachoeiras e os manguezais da cidade. Também dá pra fazer tirolesas, rafting e passeios de quadriciclo!

Onde ficar em Manuel Antonio | Como não poderia deixar de ser, eu fiquei no Selina Manuel Antonio. Ele tem um ótimo custo-benefício e essa unidade é gigantesca! 

Você poderá aproveitar as três piscinas, espaço para yoga, coworking, restaurante e cozinha comunitária, caso queira diminuir os custos com alimentação.

Quantos dias ficar em Manuel Antonio | 2 dias. 

Fiz um post mais detalhado contando o que fazer em Manuel Antonio na Costa Rica.

2.4. Santa Teresa

Santa Teresa conquistou um lugar cativo na minha lista de lugares preferidos na Costa Rica. Apesar de bem turístico, achei interessante ver como o destino mantém um clima com ares de inexplorado.

A cidade é muito relax, com praias lindas e ruas de terra. Por causa da atmosfera tranquila e das ondas, o lugar atrai muitos surfistas (e aprendizes) e praticantes de yoga. 

O que fazer na Costa Rica - Santa Teresa
Um lindo por do sol em Santa Teresa

Mas, se assim como eu, você não tem muita habilidade com a prancha, pode simplesmente se contentar em conhecer as melhores praias da região e escolher alguns bons restaurantes para fechar o dia. 

Entre todas as praias que eu visitei, Playa Cuevas foi a mais bonita. Ela fica afastada do centro, na vila de pescadores Mal Pais, e escondida por uma pequena trilha – mas o caminho vale a pena pela paisagem!

Ao lado de Santa Teresa fica Montezuma, outra pequena cidade que tem um clima ainda mais tranquilo. Além das praias lindas, há também uma cachoeira e uma atração inusitada: a Isla Cabuya, uma pequena ilha que abriga um cemitério.

Ah! Santa Teresa também é um bom ponto de partida para um passeio bate-volta até a Isla Tortuga, uma ilha de águas transparentes e areia bem clarinha. 

Onde ficar em Santa Teresa | Escolhi o Selina Santa Teresa pela estrutura e também a proximidade com as principais praias da região: Praia de Carmen, Playa Santa Teresa, Playa Mar Azul, Playa Malpais e Playa Hermosa.

Além de várias comodidades, como café da manhã, ar-condicionado e piscina, o hotel conta com um balcão de turismo para quem quiser mais informações sobre os melhores destinos.

Quantos dias ficar em Santa Teresa | 2 dias.

Saiba mais sobre Santa Teresa no nosso post com as melhores dicas de o que fazer em Santa Teresa na Costa Rica

2.5. Parque Nacional Corcovado

Ao escolher o que fazer na Costa Rica, algumas pessoas não consideram uma visita ao Parque Nacional Corcovado. Por estar no extremo sul do país, o lugar fica mais isolado, principalmente na época de chuvas, quando o acesso fica restrito. 

Mas eu resolvi me aventurar indo até lá e acabei descobrindo outro lugar que merece o topo da minha lista de destinos preferidos!

O que fazer na Costa Rica - Corcovado
Parque Nacional Corcovado

O Corcovado é simplesmente incrível. A riqueza de vida selvagem e a natureza intocada formam um cenário de tirar o fôlego. A atividade principal é avistar a vida animal durante trilhas pela floresta que são intercaladas com os melhores banhos no mar. 

Vale destacar que esse foi o lugar em que vi mais bichos durante a viagem!

Para conhecer o parque é obrigatório estar acompanhado de um guia certificado. Você deverá escolher entre passeios com duração de 1 dia (bate-volta), 2 ou 3 dias (dormindo na floresta). 

Onde ficar para visitar o Corcovado | O acesso ao Parque Nacional Corcovado se dá basicamente a partir de duas cidades: Puerto Jimenez e Drake Bay. Em Puerto Jimenez, a minha sugestão de hospedagem é o Cabinas Jimenez. Em Drake Bay, veja o Casa Horizontes Corcovado ou o Hotel Casa Gitana Corcovado.

Quantos dias para conhecer o Corcovado | 2 dias.

Para mais atrações e outras dicas imperdíveis, fiz um post completo com tudo sobre o Corcovado National Park na Costa Rica.


3. Planícies do Norte

O que fazer na Costa Rica – Planícies do Norte:

Essa região fica afastada da praia, mas tem uma diversidade biológica incomparável. O cenário é composto de florestas, vulcões, rios e cachoeiras maravilhosas! Se você curte natureza, não deixe de incluí-la no seu roteiro.

3.1. La Fortuna

Destino campeão para quem busca a dose certa de aventura e natureza! É em La Fortuna que fica o Parque Nacional Vulcão Arenal, símbolo da região e que abriga o vulcão homônimo.

A melhor parte de visitar o local para mim foi caminhar pelas trilhas com lava seca. Elas não são muito pesadas e pelo caminho dá para observar a fauna e a flora do parque.

O que fazer na Costa Rica - Vulcao Arenal
Vulcão Arenal em La Fortuna

Já te adianto que é preciso uma dose de sorte para avistar o vulcão por completo… O tempo está sempre nublado e as chuvas são frequentes – eu passei 4 dias por lá e não consegui vê-lo.

Mas não precisa desanimar caso pegue um mau tempo como eu! Em La Fortuna, você também poderá relaxar em um delicioso banho de águas termais, caminhar por pontes suspensas na floresta ou se jogar nas tirolesas da região.

O que não pode faltar no seu roteiro é uma excursão à Catarata La Fortuna + Vulcão Arenal, que também está entre as cachoeiras mais lindas da Costa Rica. São 75 metros de queda d’água e 500 degraus para se chegar à base da cachoeira. O esforço vale muito a pena, pode acreditar!

Onde ficar em La Fortuna | Novamente escolhi o Selina La Fortuna para passar esses dias. Ele fica próximo do aeroporto de Fortuna, uma ótima opção para quem está fazendo os trajetos por Costa Rica de avião.

Pertinho de lá também fica o Parque Nacional Vulcão Arena e outras atrações, como a Catarata La Fortuna e o Parque de La Fortuna.

Quantos dias ficar em La Fortuna | 3 dias.

Ficou interessado? Confira nosso guia sobre o que fazer em La Fortuna.

3.2. Catarata del Toro e Blue Falls

A Costa Rica tem muitas paisagens naturais maravilhosas, mas poucas batem de frente com a beleza das Cataratas del Toro e Blue Falls. O tom de azul da água é indescritível e o cenário foi um dos mais impressionantes da viagem.

É possível conhecer a Catarata del Toro + Blue Falls em um bate-volta de San José. Mas eu recomendo ficar por lá se você puder. A propriedade onde elas ficam é privada e dá para pernoitar em uma acomodação simples e aconchegante na entrada da Catarata. 


Tomar um café da manhã ao som da queda d’água e começar o dia com uma caminhada pela natureza exuberante foi uma das melhores experiências que eu vivi na Costa Rica!

Onde ficar | Catarata del Toro

Quantos dias ficar | 1 dia.

4. Guanacaste

O que fazer na Costa Rica – Guanacaste:

A província de Guanacaste conta com um litoral extenso e maravilhoso que abriga alguns dos destinos mais buscados da Costa Rica. Eu visitei dezenas de praias de água clarinha pelo caminho, algumas frequentadas por turistas e outras completamente desertas. 

Essa região atende a todos os gostos, queira você total sossego ou um destino badalado. Prepare-se para um pôr do sol inesquecível e para curtir ainda mais a natureza costa-riquenha, já que por aqui se encontram várias áreas protegidas. 

4.1. Tamarindo

Tamarindo é uma cidade superagitada e bastante turística, mas que mantém seu charme de destino praiano. Há muitas praias nessa região, então separe uns dias para fazer um tour por todas elas.

Eu visitei as três mais famosas da cidade: Playa Tamarindo, Playa Langosta e Playa Avellanas. A minha preferida foi a Langosta, um pouco menos movimentada do que a vizinha Tamarindo, e que tem um dos pores do sol mais incríveis que eu já vi.

O que fazer na Costa Rica - Tamarindo
Aulas de Surf

Ah! E foi em Tamarindo que eu fiz uma aula de surfe. Afinal, não dá pra sair da Costa Rica sem ao menos tentar pegar uma ondinha, né?

Onde ficar em Tamarindo | Como não poderia deixar de ser, eu me hospedei no Selina Tamarindo. Além da ótima estrutura, eles oferecem várias atividades extras, como as aulas de surf que eu fiz!

Quantos dias ficar em Tamarindo | 3 dias.

 Gostei tanto de lá que até fiz um post com dicas de Tamarindo, Costa Rica.

4.2. Nosara

Pertinho de Tamarindo fica a cidade de Nosara, um lugar que simplesmente ganhou o meu coração. E o motivo é um só: a “arribada de tortugas”. 

Todos os meses, em um determinado período, milhares de tartarugas saem das águas para desovarem na praia de Ostional. Uma das cenas mais lindas de toda a viagem!

O que fazer na Costa Rica - Ostional
A incrível Arribada

Só essas belezinhas já valeriam a pena para incluir esse destino no seu roteiro pela Costa Rica. Mas a região também conta com diversas praias maravilhosas, então aproveite para passar pelo menos uma noite.

Talvez você ache Nosara menos desenvolvido pelos ares remotos da cidade, mas não se engane. Há vários hotéis, restaurantes de comida internacional, retiros de yoga e muito mais para quem curte conforto durante a viagem.

Onde ficar em Nosara | Além de conhecer a estrutura da rede, o Selina Nosara também foi a minha escolha pela proximidade das principais praias e parques da cidade. Assim, eu consegui economizar tempo de transporte e conhecer mais atrações no pouco tempo que fiquei por lá.

Quantos dias ficar em Nosara | 1 dia.

 Aproveite e dê uma olhadinha no post que fiz com dicas de o que fazer em Nosara

4.3. Playas del Coco

O que já foi uma pequena vila de pescadores se tornou um dos destinos mais visitados da Costa Rica. Playas del Coco agrada famílias, pessoas em busca de boas festas ou quem quer apenas curtir as praias.

Além das praias, a região oferece atividades como mergulho, snorkeling e caiaque.  Você também pode fazer um passeio bate-volta para o Parque Nacional Rincón de La Vieja, onde há um vulcão, trilhas e banhos de água termal. 

Entretanto, como o local tem chamado cada vez mais atenção dos turistas, consequentemente os valores estão aumentando. A região tem ficado um pouco cara e pode não ser ideal para quem está fazendo uma viagem econômica.

Onde ficar em Playas del Coco | O Hotel M&M Beach House foi uma escolha com ótimo custo-benefício. Esse hotel supercharmoso fica pertinho das principais praias e, apesar de simples, era muito confortável e tinha um café da manhã delicioso.

Quantos dias ficar em Playas del Coco | 2 dias.

5. Caribe da Costa Rica

O que fazer na Costa Rica – Caribe:

A Costa Rica tem um mar caribenho para chamar de seu! Além das águas claras e quentinhas, o lado Caribe da Costa Rica também se difere um pouco do restante do país em termos culturais devido à influência jamaicana.

5.1. Puerto Viejo de Talamanca

Nessa cidade pequena e simpática, as suas únicas tarefas serão relaxar, escutar um bom reggae e dar vários mergulhos nas praias. Eu me diverti demais por lá e, clichês à parte, realmente senti as preocupações irem embora com a água do mar.

O que fazer na Costa Rica - Puerto Viejo
Punta Uva

Se você estiver em busca de um destino para se desconectar, Puerto Viejo de Talamanca com certeza é uma ótima opção. Entre as várias praias, a minha preferida foi a Playa Punta Uva. Ela tem uma faixa de areia estreita e palmeiras que quase tocam o mar formando uma paisagem de tirar o fôlego.

Além disso, na cidade também fica o Parque Nacional Cahuita, onde você poderá passar o dia inteiro percorrendo as trilhas (nível fácil), apreciando a vida selvagem e curtindo a praia. Também dá para fazer snorkel na região.  

E se estiver na época certa, ainda dá para apreciar a desova das tartarugas em Manzanillo.

Onde ficar em Puerto Viejo | A essa altura do campeonato, minha opção de hospedagem não deve ser nenhuma surpresa. Escolhi o Selina Puerto Viejo que tem comodidades ótimas e quartos rústicos lindos. O custo-benefício da rede compensa demais pelo conforto oferecido!

Quantos dias ficar em Puerto Viejo | 2 dias.

 Caso queira uma ajudinha para montar seu roteiro, indico o post que fiz sobre O que fazer em Puerto Viejo na Costa Rica

5.2. Tortuguero

Com esse nome sugestivo, já é possível imaginar o que você poderá encontrar por lá: tartarugas! Entre o período de novembro a janeiro é possível fazer passeios noturnos pelas praias, onde você verá os filhotinhos de tartaruga iniciando suas vidas.

E se tiver fora de época, ainda terá atividades para te entreter por aqui. Algumas delas são visitar o Parque Nacional Tortuguero, caminhar até o Cerro Tortuguero, andar de caiaque, tirolesa… e claro, o contato direto com a vida selvagem da Costa Rica.

Ah, para chegar até Tortuguero você precisa pegar um barco ou avião. A província é uma área de proteção ambiental que não tem acesso direto para carros. Eu optei por fazer a travessia de barco que tem saída de algumas cidades, como San José, La Fortuna e Puerto Viejo, de onde eu parti.

Onde ficar em Tortuguero | Como escolhi passar alguns dias em Tortuguero, me hospedei na Casa Marbella, uma hospedagem bem simples, mas que tinha tudo que eu precisava – como café da manhã e Wi-Fi. Mas, outra boa opção é fazer um tour de 3 dias para Tortuguero com acomodação inclusa.

Quantos dias ficar em Tortuguero | 2 ou 3 dias 

Internet na Costa Rica:

Há 4 operadoras no país: Kolbi, Movistar, Claro e Tuyo móvil. Todas elas vendem chip pré pago, com diferentes preços. Você precisa mostrar seu passaporte para comprar.

Eu preferi já sair do Brasil com um chip de internet garantido. Usei o chip da Viaje Conectado e ele me atendeu bem. Use o código EMALGUMLUGAR10 para conseguir 10% de desconto na sua compra!

Roteiro Costa Rica: sugestão para 5, 7 e 10 dias

Agora que você descobriu todas essas atrações, a parte difícil é encaixar tudo em um roteiro, né? Mas, não se preocupe. Eu fiz uma seleção dos melhores destinos em opções de roteiro para quem tem 5, 7, 10 ou 15 dias de viagem.

Considerei a quantidade mínima de dias que eu acho ideal para ficar em cada lugar, cobrindo as principais opções sobre o que fazer na Costa Rica durante uma primeira viagem ao país.

Roteiro Costa Rica: 5 dias

Em um roteiro de 5 dias, você precisará definir muito bem quais são as suas prioridades. Como o tempo será curto, eu recomendo que você escolha apenas um destino e expanda o passeio fazendo algumas excursões bate-volta partindo da capital San José.

Entenda se o seu objetivo é conhecer a praia ou aproveitar o cenário de montanhas e florestas e, a partir daí, decida o restante da viagem. Confira algumas opções:

Roteiro 5 dias Costa Rica | praias

Opção 1 | San José (2 dias) + Manuel Antonio (3 dias)

Opção 2 | San José (2 dias) + Tamarindo e Nosara (3 dias)

Opção 3 | San José (2 dias) + Catarata del Toro (1 dia) + Puerto Viejo (2 dias)

Roteiro 5 dias Costa Rica | montanhas

Opção 4 | San José (2 dias) + Monteverde (3 dias)

Opção 5 | San José (2 dias) + La Fortuna (3 dias)

Roteiro Costa Rica: 7 dias

O cenário melhora um pouco se você tiver 7 dias para conhecer o país. Assim, poderá combinar até 3 destinos no seu roteiro e, nesse caso, dá para escolher entre dois estilos de viagem.


A primeira alternativa é manter o foco apenas nas praias, combinando regiões litorâneas diferentes. Dependendo da escolha, você consegue até encaixar uma cachoeira.

Você ainda pode diversificar, escolhendo um destino de praia e acrescentando outra região de montanhas e florestas.

Roteiro 7 dias Costa Rica | só com praias

Opção 1 | San José (2 dias) + Manuel Antonio (3 dias) + Tamarindo e Nosara (2 dias)

Opção 2 | San José (2 dias) + Tamarindo e Nosara (3 dias) + Santa Teresa (2 dias)

Opção 3 | San José (2 dias) + Catarata del Toro (1 dia) + Puerto Viejo (2 dias) + Tortuguero (2 dias)

Roteiro 7 dias Costa Rica | praias + montanha

San José (2 dias) + Monteverde OU La Fortuna (2 dias) + destino de praia – Puerto Viejo / Tamarindo / Manuel Antonio (3 dias)

Roteiro Costa Rica: 10 dias

Com um pouco mais de uma semana, você conseguirá escolher entre várias opções interessantes. Dá para usar qualquer uma das combinações de roteiro para 7 dias e incrementar com um destino adicional.

Confira algumas opções:

Roteiro 10 dias Costa Rica | diferentes combinações

Opção 1 | San José (2 dias) + Manuel Antonio (3 dias) + Tamarindo e Nosara (3 dias) + Santa Teresa (2 dias)

Opção 2 | San José (2 dias) + Catarata del Toro (1 dia) + Jacó (2 dias) + Manuel Antonio (3 dias) + Parque Nacional Corcovado (2 dias)

Opção 3 | San José (2 dias) + Turrialba (1 dia) + Catarata del Toro (1 dia) + Puerto Viejo (2 dias) + Tortuguero (2 dias)

Opção 4 | San José (2 dias) + Catarata del Toro (1 dia) + Monteverde OU La Fortuna (2 dias) + 2 destinos de praia – Puerto Viejo / Tamarindo / Manuel Antonio (5 dias)

ENCONTRE O MELHOR SEGURO VIAGEM AQUI!

Faça uma cotação sem compromisso: conheça todas as opções disponíveis e preços de seguro para a sua viagem. Garantimos o melhor preço aos nossos leitores.

Como se locomover pela Costa Rica

A Costa Rica é um país pequeno e, com um roteiro bem organizado, dá pra conhecer muitos destinos em uma única ida. 

Como eu gosto bastante de flexibilidade durante as minhas viagens, optei por alugar um carro e passear pelas atrações conforme a minha vontade do dia. 

Essa é uma vantagem do carro, mas a opção pode não funcionar para quem está com tempo apertado ou prefere mais conforto. Veja outras opções:

  • Carro alugado – a melhor alternativa para quem quer liberdade no roteiro. Também é uma opção econômica se estiver viajando com mais alguém para dividir os custos. Eu contei um pouco mais sobre aluguel de carro na Costa Rica, vale a pena dar uma olhada!
  • Transfers – essa é para quem viaja sozinho ou não quer se preocupar com estradas. Há opções privativas e compartilhadas para vários destinos! Dá pra conferir tudo no Bookaway, o melhor site que eu sempre uso para encontrar transfers nas minhas viagens.
  • Transporte público – se você está com o orçamento apertado, essa é a forma mais econômica para viajar pela Costa Rica – e também a mais demorada. Os trajetos feitos em ônibus costumam levar quase o dobro de tempo do que em uma viagem de carro.
  • Avião – Quem tem bolso mais largo e tempo mais apertado, pode considerar fazer alguns trechos internos de avião, já que muitas das cidades turísticas contam com aeroportos locais. Use um buscador para conferir as opções de voos entre os seus destinos.

Se você ainda ficou com dúvidas sobre o destino, eu preparei um guia de viagem para Costa Rica com informações detalhadas para o seu planejamento. Aproveite!

Conta pra gente: qual sua opção de roteiro pela Costa Rica?

Agora que você conferiu as minhas dicas sobre o que fazer na Costa Rica, aproveite para escolher um dos roteiros e partir para a sua nova aventura! Se for a sua primeira vez no país, confira o Guia Prático da Costa Rica e encontre todas as informações que precisa para planejar sua viagem!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

12 comentários em “O que fazer na Costa Rica: top destinos + roteiro 5 a 10 dias (2024)”

  1. Oi pessoal!!!
    Percebi que todas hospedagens foram em algum “selina…”, são confortáveis, custoxbenefício?
    E sabem se é uma viagem que dá pra levar criança de 2 anos? ou muito cansativa?

    Responder
    • Olá Tatiana, o Selina é incrível em todas as cidades! Muito confortáveis, estilosos e um bom custo x benefício. Em relação a criança isso varia de pessoa para pessoa, existem pessoas que roam o mundo com bebês em mochilas nas costas, rs! É difícil dar uma opinião dessas, principalmente não tendo filhos. Mas talvez seja uma viagem um pouco cansativa sim, a não ser que você alugue um carro muito confortável, alto, coloque a cadeirinha, um esquema para a criança se entreter durante os deslocamentos. Sei que minha resposta foi um pouco vaga, mas foi uma pergunta difícil, rs! Pelo menos pra mim!

      Responder
  2. Bom dia.
    Gostei muito do site e das dicas sobre a Costa Rica. Tenho basicamente apenas 2 dúvidas e peço a ajuda nesse sentido:

    1. As informações estão atualizadas? Vi que a Adriana datou 26 de abril de 2022 no topo da matéria, mas como tem perguntas dos leitores que são de 2021 pergunto se as informações são de 2021 e vcs tiveram a oportunidade de verificar se por conta da pandemia alguma coisa teria mudado?
    2. Com relação ao aluguel de carro, fiquei com a impressão de que um 4×4 só vale a pena se quisermos incluir na viagem uma parte no estilo camping. Como esse não é o meu caso, pergunto se para quem pretende ficar hospedado exclusivamente em hotéis é recomendado alugar um 4×4? Veja, para mim, 4×4 significa precisar de tração nas rodas, independentemente de usar todas as tralhas que vêm para quem quer acampar. E nesse caso, pelo que vi na Nomad America, só existem carros que incluem as traquitanas para quem quer acampar. Parece-me que, nesse caso, eu estaria pagando por algo que não vou utilizar.
    Muito obrigado pela ajuda.
    Adelson

    Responder
    • Olá Adelson, tudo bem? Essa nossa viagem foi feita antes da pandemia, mas sempre buscamos manter nossos conteúdos atualizados.De acordo com relatos de outros viajantes não observamos nenhuma mudança pós pandemia. Em relação ao 4×4 realmente não é necessário se você busca dormir em hotéis, mas recomendamos um carro um pouco mais alto. Fizemos um trecho em um carro baixo e tivemos que dar uma volta de 180km pq não conseguimos cruzar um rio, não era necessário um 4×4, só um pouco mais de altura. Na parte noroeste muitas estradas são de terra.

      Responder
  3. Oi Caio. Obrigado pelas explicações. Continuo avaliando as possibilidades (passagem aérea, hotéis etc). Lendo a sua resposta fiquei com a impressão de que os passeios rolam em um ambiente bastante rústico (cruzar rios com o carro, estradas de terras etc). Me fala uma coisa: tá tudo sinalizado ou vai meio que na sorte e paciência (gastando tempo aqui e acolá)?

    Li tb que certos lugares, como Tortuguero, só se chega de avião ou barco. Se nós estivermos na região fica fácil comprar o passeio no local? Ou teríamos que ir com o tour já comprado?

    Quando fui pro Hawaii aluguei um carro e com muita facilidade e segurança cheguei até o parque onde estão os vulcões, deixei o carro num estacionamento e caminhei até a boca pra ver a cratera. Posso esperar algo parecido?

    Obrigado

    Responder
  4. Muito obrigado pelas dicas… estou me programando para conhecer a costa rica… já estou criando meu roteiro baseado em algumas informações de vcs obrigado.

    Responder
  5. Olá
    Pretendo ficar 6dias em Costa Rica
    Gostaria de saber se pra duas pessoas acima de 50 anos tem algum roteiro mais leve
    Acessos aos parques vulcão praias são facesis

    Responder
    • Olá Aleandra, tudo bem? A Costa Rica é um país incrível e acreditamos que vocês não terão nenhuma dificuldade. Sim existem algumas cachoeiras e praias que possuem trilhas, mas a maioria é de fácil acesso, principalmente se estiver com um carro alugado.

      Responder