Escrito por Adriana
27 de agosto de 2018
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

A Isla del Sol é uma das principais atrações da Bolívia, sendo parada obrigatória para milhares de turistas que viajam entre Bolívia e Peru, devido a sua proximidade com a fronteira entre os dois países. Nós estivemos por lá e mostramos nesse post como é o passeio para a Isla del Sol no Lago Titicaca.

Antes de começarmos a mostrar por que você deve incluir a Isla del Sol em seu roteiro pela Bolívia, vamos à informação: devido a um conflito entre os habitantes da ilha, a parte norte da Isla del Sol está fechada para turistas.

Isso reduziu um pouco o fluxo de visitantes por lá, mas ainda assim a visita vale muito a pena, como você vai conferir agora.

Isla del Sol
Lhama curtindo a grama do lado sul da ilha

Primeira vez no país? Confira nosso Guia Prático da Bolívia: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem!

O que fazer na Isla del Sol na Bolívia (parte sul da ilha)

Saindo de Copacabana, haverá duas opções de horário para saída dos barcos: às 8h30 e às 13h30. Pegue o primeiro barco pela manhã para ter tempo suficiente de curtir a Isla del Sol.

O tempo de travessia é de 1h30 e o valor do barco varia entre 25 e 30B ida e volta. Para o retorno, haverá três horários: 11h, 15h e 16h.

Na hora de comprar o ticket (no píer de Copacabana ou em qualquer agência na Av. 6 de Agosto), você já pode fechar ida e volta. Peça para decidir o horário de retorno na volta, ou seja, fique com o bilhete de retorno em aberto.

Isla del Sol
Pier em Copacabana é o ponto de saída para os passeio para a Isla del Sol

Você verá que há algumas placas de sinalização nas trilhas pela Isla del Sol. Atente-se para não pegar o caminho errado e ter que gastar energia à toa subindo e descendo mais do que o necessário. Para nos auxiliar usamos o app maps.me (Android e IOS) que tem demarcadas as trilhas da ilha.

Segue aqui um roteiro ideal para conhecer a Isla del Sol em 1 dia:

Isla del Sol: chegada no píer – Vila Yumani

Após 1h30 de barco, chegamos no píer da Isla del Sol. Aqui temos que pagar outros 10B de taxa de entrada já no desembarque.

Isla del Sol
Pier na chegada da Isla del Sol

O primeiro trecho do seu passeio pela Isla del Sol será uma caminhada até a Vila Yumani. O caminho inicia com degraus e depois segue por uma trilha inclinada.

Seu fôlego já vai ser posto à prova logo na chegada: suba bem lentamente e faça pausas pelo caminho para tentar respirar um pouco de oxigênio desse ar rarefeito!

Isla del Sol
Até o menininho nascido e criado ali para pra curtir o visual no caminho

Ao chegar na vila você vai se deparar com restaurantes e hostels pelo caminho, além das cholitas, alguns burrinhos e llamas simpáticas. Aproveite para já ir apreciando a vista do lago Titicaca durante a subida. Levamos cerca de meia hora para subir até a Vila Yumani.

Isla del Sol
Vila Yumani

Vila Yumani – Cerro Palla Khasa

Nós preferimos começar o tour pela Isla del Sol já indo para o ponto mais alto da ilha, o Cerro Palla Khasa. Após passar pela Vila Yumani, siga subindo por mais um bom trecho até chegar a esse mirante, que oferece uma vista incrível do Lago Titicaca.

Lá em cima no mirante Cerro Palla Khasa há uma ruína que serviu como um bom ponto de descanso. Da vila até o Cerro Palla Khasa levamos uns 35 minutos, mas o tempo pode variar de acordo com seu fôlego e ritmo (o nosso foi bem lento).

Cerro Palla Khasa – Vila Yumani – Cerro Queñuani

Saindo do Cerro Palla Khasa, é necessário retornar à Vila Yumani para seguirmos em uma trilha até o próximo ponto: o Cerro Queñuani. Pelo caminho você vai passar por uma pequena floresta: na verdade esse é o único ponto arborizado da ilha.

Ao sair da floresta já conseguimos enxergar as ruínas do Cerro Queñuani. Chegando ao topo do cerro temos uma visão bem ampla da ilha, muito linda por sinal. Daqui também conseguimos a Isla de la Luna e a pequena ilha Chelleca, bem à frente.

Isla del Sol
A pequena Isla de la Luna

O Lago Titicaca e sua imensidão poderiam nos deixar entretidos ali por um bom tempo, mas vale também observar as ruínas de um mausoléu, onde os habitantes costumam ir fazer suas cerimônias.

Isla del Sol
Linda vista do alto do Cerro

Cerro Queñuani – Vila Yumani – Piko Kaina

Retornando do Cerro Queñua, é preciso passar novamente pela Vila Yumani para chegarmos no próximo ponto, o Piko Kaina. Esse é o único templo inca que pode ser visto na parte sul da ilha.

Aproveite para relaxar nesse trecho, já que o caminho é praticamente todo de descida. A paisagem é maravilhosa e já vale a caminhada, além da importância de visitar a ruína inca.

Isla del Sol
Piko Kaina, templo Inca na parte sul da Isla del Sol
Isla del Sol
Portas alinhadas na entrada do templo

Piko Kaina – Volta para o píer da Isla del Sol

A essa altura já estávamos cansados de andar e a volta para o píer vinha bem a calhar. O caminho envolve um trecho de subida, mas nesse caso não é necessário retornar até a Vila Yumani novamente.

Ao chegar no Refúgio Ecológico Kalluchim (uma hospedagem/ restaurante), pegamos uma trilha à direita que cortava caminho e seguia direto para o píer.

Isla del Sol
Pier visto de cima na trilha de volta

Hora de voltarmos e seguirmos por mais 1h30 até chegarmos de volta em Copacabana. Vale dizer que o barco não é dos mais confortáveis, mas pelo menos ele é fechado e nos protegeu do frio que estava fazendo.

Obs.: levamos nosso lanchinho e não experimentamos nenhum restaurante da ilha, mas vimos que há opções para quem quiser fazer uma pausa para o almoço. A maioria dos estabelecimentos ficam na Vila Yumani.

Isla del Sol
Mapa com a nossa sugestão de caminho

Saiba mais sobre a história da Isla del Sol na Bolívia

Antes de seguir seu passeio pela Isla del Sol na Bolívia, vale entender a importância desse lugar considerado o berço da civilização inca. Reza a lenda que a região do Lago Titicaca sucumbiu à escuridão após uma grande enchente.

Após o acontecimento, o Deus Supremo Inca, chamado Viracocha, criou o Deus do Sol, invocando que o astro voltasse a brilhar por essas terras. Hoje em dia existem dezenas de ruínas espalhadas pela Isla del Sol, que eram espaços sagrados ligados a esse evento.

Uma outra parte da lenda diz que o Deus Supremo Inca enviou a esse lugar seu filho Monca Capa e sua filha Mama Ocllo, para ensinar aos humanos como construir casas e caçar alimento.

Eles são considerados os fundadores do Império Inca e da capital Cusco (no Peru), sendo esse o motivo da Isla del Sol ser considerada o começo da civilização inca.

E esse conflito na Isla del Sol?

Desde o começo de 2017, o acesso à parte norte da ilha foi fechado. Até o momento da nossa visita, pouco era falado sobre isso e o que sabemos é que ainda não chegaram a uma resolução para o problema.

Sendo assim, até o momento da nossa visita, apenas uma pequena parte da ilha pode ser visitada. Isso significa que muitas das belas trilhas e das ruínas incas ficarão de fora do seu roteiro.

Mas não desanime: uma visita a Isla del Sol continua sendo um dos passeios mais incríveis que você poderá fazer na Bolívia!

Isla del Sol
Vista para o lado norte da ilha

Isla del Sol: faço o passeio bate-volta ou durmo uma noite na ilha?

Isso depende do seu gosto e tempo disponível. Nós fizemos um bate-volta saindo de Copacabana, a cidade boliviana mais próxima da Isla del Sol.

Conseguimos conhecer praticamente tudo da ilha (lembrando que conhecemos apenas a parte sul) e consideramos que um dia é tempo suficiente para explorar a Isla del Sol.

Porém, se você quiser passar uma noite por lá, não faltam opções de hostels. As acomodações são simples mas atendem bem para uma noite na ilha. Mas eu acredito que fazia mais sentido passar a noite por lá quando era possível visitar os dois lados da ilha.

Uma dica importantíssima: leve uma mochila pequena ou o mínimo de bagagem possível. A Isla del Sol é cheia de subidas, e uma bagagem pesada vai tornar sua vida por lá muito mais complicada – lembre-se que estamos a quase 4.000m de altitude, e o soroche pode bater pesado aqui (leia nosso post sobre como evitar o mal de altitude).


Resumindo: nossa sugestão é passar dois dias inteiros em Copacabana. No primeiro dia você conhece a pequena cidade de Copacabana e no dia seguinte você faz o tour bate-volta para a Isla del Sol.

Obs.: nós não visitamos a Isla de La Luna. Há barcos que fazem Isla del Sol + Isla de La Luna no mesmo dia, mas não recomendamos essa opção, pois você não terá tempo de aproveitar nenhuma das duas direito. Se quiser conhecer a Isla de La Luna, sugerimos acrescentar um dia no roteiro.

Onde se hospedar em Copacabana

Como dissemos, não ficamos hospedados na Isla del Sol. Nosso passeio foi um bate-volta de Copacabana, onde há mais opções de acomodação do que na ilha.

Dentre nossas sugestões, estão o Hotel La Cupula (que tem um visual maravilhoso) e o Hostal Las Olas (com uma arquitetura incrível). Ambos bem localizados, confortáveis e com ótimo serviço.

Agora que você já sabe o que fazer na Isla del Sol na Bolívia, não deixe de incluir essa beleza natural e histórica no seu roteiro!

Você também poderá gostar de:

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

10 comentários em “Isla del Sol: um destino imperdível no Lago Titicaca na Bolívia”

  1. Olá… Só quero deixar meu agradecimento pelo detalhe das informações, fotos e principalmente o mapinha 🙂

    Trabalho sensacional… estava pesquisando sobre um bate e volta na Isla de Sol e esse material foi perfeito para as minhas anotações

    Parabéns pelo trabalho

    Responder
  2. Olá! Estava buscando informações sobre como chegar/sair de Copacabana, vi que só tem dois horários de ônibus para La Paz, saindo as 13h30 e as 14h00. Sabem me dizer se é isso mesmo?
    Tks

    Responder
    • Olá Diogo, infelizmente não temos como dar essa resposta. As empresas de ônibus podem mudar horários, tirar o itinerário das opções, por isso o ideal é conferir buscando no Google mesmo. Desculpe não poder dar uma resposta mais precisa.

      Responder
  3. Vou estar em la paz, existe um bate volta de 1 dia e o de 2 dias para Copacabana e isla del Sol, vpc~eacha que o de 1 dia é o suficiente ? o de 2 dias apenas dorme e no outro dia acorda e vai embora, acho que não tem muita diferença.

    Responder
    • Embora seja possível visitar Copacabana e a Isla del Sol em um bate-volta de 1 dia, é importante lembrar que a viagem de La Paz até lá é bastante longa e pode ser cansativa. O tempo de viagem total de La Paz até Copacabana é de cerca de 3 a 4 horas, e depois é preciso pegar um barco para a Isla del Sol, que pode levar mais uma hora ou mais, dependendo do tipo de barco.

      Ao fazer um bate-volta de 1 dia, você terá apenas algumas horas para explorar a Isla del Sol antes de ter que voltar para La Paz. Isso pode ser suficiente para ver alguns dos pontos turísticos da ilha, como o Templo del Sol e o Templo de la Luna, mas você provavelmente não terá tempo para fazer trilhas mais longas ou explorar toda a ilha com calma.

      Por outro lado, se você optar pelo passeio de 2 dias, terá mais tempo para explorar a Isla del Sol e aproveitar as paisagens e a cultura local. Poderá passar a noite em um hotel na ilha e ter mais tempo para desfrutar das praias, trilhas e restaurantes locais.

      Em resumo, se você não tem muito tempo disponível e não se importa em fazer uma viagem um pouco cansativa, pode optar pelo passeio de 1 dia. Mas se você quer aproveitar mais a ilha e ter uma experiência mais relaxante, pode ser uma boa ideia escolher o passeio de 2 dias.

      Responder
    • Olá, possível é! Vale lembrar que o lago Titicaca fica em uma região muito alta, 3.812m, e isso pode ser desconfortável para crianças. A gente sentiu bastante principalmente as caminhadas pela ilha, não sei se nós faríamos, mas é possível sim.

      Responder