Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.
Que tal conferir algumas curiosidades sobre a Argentina antes de embarcar para o país?
Você já deve saber que a Argentina é o lugar ideal para quem gosta de degustar bons vinhos e comer carne de qualidade. O país também é o destino preferido de muitos brasileiros que querem curtir neve no inverno.
Mas há uma série de fatos curiosos que podem fazer sua visita ao país ser ainda mais interessante. Separamos aqui 12 características da Argentina que valem a pena conferir antes de ir. Confira!
1. Os pontos mais altos e mais baixos da América do Sul ficam na Argentina
A Argentina é uma terra de extremos. É o lar do ponto mais alto do Hemisfério Sul – o Monte Aconcágua (6.962 metros), que fica na província de Mendoza.
Também é na Argentina que fica o ponto mais baixo – Laguna del Carbon (-105 metros) na província de Santa Cruz. Além disso, as temperaturas mais quentes e frias já registradas na América do Sul, ambas ocorreram na Argentina!
Primeira vez no país? Confira nosso Guia Prático da Argentina: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem.
2. Sotaque diferentão
O espanhol argentino tem uma pronúncia única. É bem diferente do espanhol padrão, ou aquele falado na Espanha, além de ter o forte uso de gestos com as mãos, herança dos italianos que colonizaram parte do país.
A coisa mais distinta que você notará, particularmente em Buenos Aires, é a mudança do “ll”, que para nós brasileiros intuitivamente teria som de “lh”, como em lhama, mas para os argentinos tem som de “sh” ou até de “dj”.
Assim, por exemplo, a palavra rua, que em espanhol é calle, será pronunciada cadje, e não calhe.
Ou, ao perguntar o nome de alguém, na Argentina você diria “como se djama”, em vez de “como se lhama” que é a pronúncia instintiva dos brasileiros fluentes no improvisado portuñol.
Mesmo com o sotaque diferente em algumas palavras, é perfeitamente possível aprender espanhol passando uma temporada na Argentina.
Uma ótima maneira de fazer isso sem gastar muito é fazendo intercâmbio de trabalho na Argentina! Trabalhando num hostel em Buenos Aires ou outras cidades você pode exercitar o espanhol enquanto conhece a capital.
Para saber mais sobre oportunidades de trabalho voluntário e intercâmbio, confira uma lista de anfitriões da Worldpackers na Argentina. Aproveite para usar nosso código EMALGUMLUGARDOMUNDO e ganhar um desconto de $ 10 no plano anual da Worldpackers!
3. Paixão pela carne
Os argentinos são apaixonados por sua carne, mundialmente famosa. Isto se deve em grande parte devido à cultura das pastagens e dos gaúchos dos pampas, que criam gado desde muito antigamente por lá.
Segundo a Cattle Network, a Argentina é um dos cinco países do mundo (junto com Uruguai, Brasil, Nova Zelândia e Austrália), que tem mais vacas do que pessoas!
4. O maior número de livrarias per capita
Um aspecto marcante da cultura argentina é a leitura: se você gosta de livros e consegue entender um pouquinho de espanhol, vai adorar visitar as livrarias de Buenos Aires.
De acordo com um relatório do Fórum Cultural das Cidades Mundiais de 2015, a capital argentina possui mais livrarias per capita do que qualquer outra capital do mundo.
A Feira Internacional do Livro de Buenos Aires é visitada por mais de um milhão de pessoas todo ano.
Outro evento interessante é a Noite das Livrarias, também em Buenos Aires, onde as livrarias que ficam ao longo da Avenida Corrientes, entre a Avenida Callao e a Rua Talcahuano, se estendem para fora dos prédios e tomam conta da cidade, com apresentações de artistas, poetas, recitais e discussões sobre todo tipo de obras nos bares da região.
No bairro Monserrat, é legal fazer o Passeio das Histórias em Quadrinhos, que homenageia os personagens mais queridos até mesmo pelos brasileiros, como a Mafalda.
5. O sistema de metrô de Buenos Aires é o mais antigo da América Latina
Inaugurado em 1913, o metrô de Buenos Aires é o sistema mais antigo de toda a América Latina e o quarto mais antigo das Américas, depois de Nova York, Boston e Filadélfia, nos EUA.
Sua primeira linha, Línea A, ligava o Palácio Presidencial (Casa Rosada) ao Congresso. Esta linha histórica é uma atração turística por si só, com algumas estações exibindo peças antigas e fotos contando parte da história do metrô.
A mais nova linha é a Línea H, que tem a única estação de metrô do mundo com o nome de uma figura dos direitos civis LGBT, Carlos Jáuregui.
6. Direitos iguais para todos
Falando em direitos, além da estação de metrô, a Argentina reconhece a luta da comunidade LGBT de outras formas. Buenos Aires foi a primeira cidade latino-americana a permitir uniões civis gays.
Buenos Aires também é uma das poucas grandes cidades com um bairro onde a maioria das ruas tem o nome de mulheres. Curioso, né?
O monumento central no bairro de Puerto Madero é a Puente de la Mujer, ou a Ponte da Mulher, projetada pelo famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava e um ótimo lugar para tirar fotos ao pôr do sol.
7. Maior número de estádios de futebol
Nenhuma cidade da Argentina tem uma paixão maior pelo futebol que Buenos Aires. Isso se torna evidente no fato de Buenos Aires ter mais estádios de futebol do que qualquer outra cidade do mundo.
O mais famoso é La Bombonera, “a tigela de chocolate”, lar do Boca Juniors, o time que fez de Diego Maradona uma estrela nos anos 80. Um passeio imperdível na capital é um tour pela Bombonera, passando pelo museu, pelo vestiário e pelo campo de futebol.
8. Esporte Nacional: El Pato
Uma das curiosidades da Argentina mais intrigantes é seu esporte nacional.
Ué, mas não teria que ser o futebol? Afinal, estamos falando da Argentina, terra de Diego Maradona, Lionel Messi e Sergio Agüero. Que história é essa de El Pato?
Pense de novo. Em 1953, o presidente Juan Perón decretou El Pato como o esporte nacional. Tradicionalmente, é um jogo que parece basquete à cavalo, combinando elementos de pólo.
No entanto, em vez de uma bola, é usada uma cesta, que historicamente continha um pato vivo, daí o nome.
Hoje, uma bola é usada no lugar do pato, mas as mesmas regras se aplicam.
O parlamento argentino tentou mudar a lei em 2010, introduzindo um projeto de lei para elevar o futebol ao status de esporte nacional e reduzir o pato a um esporte tradicional.
Porém, na época, os defensores do pato argumentaram que, apesar da popularidade do futebol no país, o pato é uma criação 100% argentina, enquanto o futebol é um esporte importado do exterior. E assim ficou até hoje.
9. Uma das maiores indústrias cinematográficas do mundo hispanohablante
A cultura da Argentina ama cinema! Com certeza, em uma viagem a Buenos Aires, vale a pena parar para ver um filminho.
O ator Argentino mais conhecido pelos brasileiros, Ricardo Darín, estrela em filmes de diversas vertentes como o irreverente Cuento Chino – onde um chinês entra de forma inesperada na vida de um pacato dono de loja de ferramentas e muda sua trajetória para sempre – ou até filmes mais dramáticos como El Secreto de tus ojos.
Independente do seu estilo preferido ou dos atores que te marcaram, em uma visita à Argentina, ver um filme é uma experiência cultural única.
A produção argentina se tornou uma das maiores indústrias cinematográficas do mundo de língua espanhola, mesmo não sendo tão rentável ou famosa quanto à indústria dos blockbusters em inglês.
Caso tenha se empolgado e já queira se planejar para ver um filme em Buenos Aires, o Museu de Arte Latino Americana de Buenos Aires (MALBA) se destaca por exibir filmes cult.
O Centro Cultural Recoleta também é um bom local para assistir filmes sobre consciência ecológica e retratos da sociedade na América do Sul e no mundo.
Não deixe de ver também o Museu do Cinema Pablo Ducrós Hicken, na Praça Estado do Vaticano, que fica no Distrito Audiovisual.
10. A terra do Tango
Provavelmente você já sabe essa, por isso deixamos como um bônus no final! Com certeza você já ouviu falar do tango, a dança sensual e que trança os pés de quem tenta pela primeira vez.
Mas você sabia que essa dança se originou em distritos de classe baixa em Buenos Aires e Montevidéu? Mesmo que hoje em dia existam tours bem caros de tango, ele já foi uma dança das classes mais humildes da sociedade argentina e era até mesmo motivo de preconceito no passado.
Hoje em dia o Tango é patrimônio cultural da UNESCO, além de se tornar um dos estilos de dança mais famosos do mundo e trazer turistas aos milhares.
Ou seja, por mais turistão que seja, vale a pena incluir um show de tango em sua visita a Buenos Aires, daqueles com direito a jantar em um teatro bem luxuoso.
11. O maior número de pizzas e empanadas produzidas no mundo
Não é só no futebol que os argentinos são competitivos, mas na cozinha também.
No ano de 2018, 11.089 pizzas foram preparadas em apenas 12 horas pela Associação dos Proprietários de Pizzas e Casas Empanada (Appyce) aos pés do Obelisco, em Buenos Aires.
Com esse número, os argentinos superaram os italianos, que em 2007 produziram 10.065 pizzas em Roma. E não para por aí: o desafio também atingiu o recorde de 11.472 empanadas atendidas em 8 horas.
Essa competição ocorreu por um bom motivo: arrecadar fundos para a Associação da Síndrome de Down (ASDRA).
Com esses números, os argentinos entraram para a Guinness World Records.
12. A estrada mais bonita da América do Sul
Todos nós sabemos que a Argentina oferece belíssimos lugares e paisagens de tirar o fôlego. E grande parte delas podem ser vistas pela Ruta 40, considerada a estrada mais bonita da América do Sul.
As paisagens incluem montanhas, lagos, rios, desertos e até mesmo vulcões e geleiras, em uma altitude que chega aos quase 5 mil metros acima do nível do mar.
Nós já percorremos parte deste trajeto e eu posso afirmar: a Ruta 40 merece esse título! As paisagens são surpreendentes e conhecemos lugares incríveis, como a Rota dos 7 Lagos. Vale muito a pena se aventurar por lá!
Vale dizer que a Ruta 40 é também a estrada mais extensa do país, com aproximadamente 5.200 km. Ela atravessa o total de 11 províncias, 20 parques nacionais e reservas naturais.
Ela também faz parte da rodovia Panamericana, que é considerada a maior do mundo, com 48 mil km. A Panamericana passa por 18 países e dois continentes – e suas estradas vão do norte do Alasca até o extremo sul da Argentina, na cidade de Ushuaia.
Não se esqueça de fazer um seguro viagem antes de embarcar para Argentina!
Lembre-se que fazer um bom seguro viagem é indispensável para uma viagem tranquila e sem maiores estresses. Já precisamos de atendimento médico durante nossa viagem pela América do Sul e felizmente tínhamos o seguro para cobrir as despesas.
Por isso, nós recomendamos que você acesse nossa página de seguros para tirar suas dúvidas, fazer uma pesquisa e encontrar a melhor cotação. E usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 você ganha até 10% de desconto (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).
Você também pode conferir o nosso post sobre seguro viagem na Argentina, com todo o passo a passo para realizar a contratação e todos os benefícios e assistências incluídas.
E você, o que acrescentaria nessa lista de curiosidades da Argentina? Deixe nos comentários algum fato curioso sobre o país!
Vai viajar para Argentina? Confira nossa série de posts sobre o destino:
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Esse blog salvou a minha vida. Hhahh
Começando a planejar meu mochilão (ainda completamente perdido) mas as dicas que eu vi aqui, até agora, são valiosas!
Que mensagem boa de receber!!!Ficamos muito felizes em ter ajudado!