Escrito por Adriana
29 de maio de 2018
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Antes mesmo de conhecer o Sudeste Asiático, eu e o Caio já namorávamos fotos das Kawasan Falls. E não era pra menos – estas cascatas cristalinas nas Filipinas são de uma beleza absurda, e era difícil de acreditar que todo aquele azul era de verdade mesmo.

Se você está indo para lá ou quer apenas se inspirar para seu próximo destino de viagem, neste post damos as dicas completíssimas sobre o que fazer nas Kawasan Falls e como aproveitar o melhor desse paraíso.

A Kawasan é uma cascata azul em três níveis, localizada no meio da floresta da ilha de Cebu, nas Filipinas. É um passeio imperdível para quem vai passar por Cebu e pretende explorar a região de Moalboal, como nós fizemos.

Depois de passarmos um dia espetacular nas Kawasan Falls, podemos confirmar: a cor da água é real, nada de edição em foto! É realmente surreal. E, muito embora a ilha tenha se tornado bastante turística recentemente, tem como fugir das multidões e achar um cantinho deste paraíso, podendo se conectar com a natureza com tranquilidade.

Kawasan Falls
Raro momento onde poucas pessoas estão na água

Como chegar nas Kawasan Falls

As Kawasan Falls ficam em Badian, uma pequena vila a 18 km de Moalboal, no centro da ilha de Cebu. Ou seja, para ir até lá, você terá que optar por se hospedar em Moalboal (o mais indicado), aproveitando para conhecer outras atrações da região, como mostramos aqui.

Também dá pra ficar em Cebu City ou em Oslob, fazendo um bate-volta. Outra opção seria dormir já nas proximidades de Kawasan Falls, o que pode ser interessante, para acordar e pegar os famosos poços azuis ainda vazios.

Indo por conta própria:

A maioria dos viajantes que vai por conta própria opta por ir de ônibus partindo de Cebu City. Para tanto, compre passagens sentido Bato via Barili no Terminal Rodoviário Sul. São cerca de três horas de viagem, daí é só pedir para o motorista avisar a parada, mas é provável que tenham outros turistas fazendo o mesmo. Atenção: certifique-se que o ônibus vai para Bato via Barili e não via Oslob.

Mas, dependendo de sua localização em Cebu, dá para ir também para as Kawasan Falls de scooter,  descendo na direção sul de Moalboal, seguindo pela estrada principal. Não tem erro, já que é, basicamente, a única estrada da região. A referência deve ser a igreja Mututinao Church, onde avistamos placas para a cachoeira. Chegando lá, é  possível pedir para alguém vigiar sua moto, pagando alguns trocados, ou simplesmente, parar na estrada.

Passeios para Kawasan Falls e Moalboal partindo de Cebu City ou Oslob

Contudo, se prefere a comodidade de fechar um passeio, não faltam opções partindo de diferentes regiões de Cebu. Existem alguns tours que combinam a visita as Kawasan Falls com o mergulho com tubarão baleia em Oslob, mas nós não recomendamos o mergulho com tubarões por se tratar de turismo exploratório com animais (falamos mais sobre isso no final do post).

Onde se hospedar para conhecer as Kawasan Falls

Como já comentamos, nossa recomendação é que você se hospede em Moalboal para poder aproveitar o melhor da região. Como Kawasan Falls é passeio de apenas um dia, ao se hospedar em Moalboal você terá oportunidade ainda de conhecer praias, fazer o mergulho com sardinhas, dentre outras atividades.

Nossas sugestões de hospedagem em Moalboal são: o mais econômico Pescadores Seaview Suites; o super confortável Dolphin House Resort Moalboal; ou ainda o The Blue Orchid Resort, que achamos um dos melhores da região (fotos abaixo).

Área de massagem com vista para o mar em Kawasan
The Blue Orchid Resort. Foto: divulgação.

Kawasan Falls: como é o passeio – fazer o canyoneering ou não? 

Esta foi uma dúvida que tivemos quando planejamos a nossa visita às cascatas: fazer ou não a trilha mais longa pelos canyons que cercam as cascatas? Esse passeio que é chamado de canyoneering, é a principal atividade por aqui. Na dúvida, fizemos. E agora estamos aqui pra dizer: pelamordedeus, faça!!! É bom demais!

Kawasan Falls
Momento de relax: curtindo a água no intervalo de saltos e caminhadas entre as pedras
Kawasan Falls
Foto estranha, rs!

No canyoneering, os turistas adentram o canyon  num pequeno trekking de cerca de 4 horas de duração, sob terra, pedras, água, descendo o rio abaixo até chegar na belíssima Kawasan Falls – a recompensa final para esta empreitada.

No caminho os visitantes não poderão escapar de alguns cliff jumpings: faz parte do passeio se jogar de algumas pedras para dentro da cachoeira. A altura dos saltos pode variar entre 3 e 12 metros.

Para os medrosos, a boa notícia é que o salto mais alto é justamente o último, e dá para escapar desse pulo e seguir por terra firme até a base da cachoeira. Eu recomendo ir com coragem, porque a experiência é inesquecível!

Kawasan Falls
Olha eu saltando do maior cliff do passeio: 12 metros de altura!

O passeio começa a partir de uma pequena aldeia chamada Alegria. No entanto, as empresas providenciarão o transfer de qualquer parte da ilha em que você esteja hospedado.

Na hora de escolher o passeio, vale ver o que está incluso no passeio e o que ela fornece – é isso que faz diferença no preço final. Além de guia e tickets, vale ver se todo o equipamento está incluso: capacete, colete e sapatos próprios para serem molhados, caso você não disponha dos seus. Pra não ter erro, recomendamos fechar por aqui, serviço excelente!

Mas se você não é tão fã de adrenalina ou quer um passeio mais simples, é possível ir diretamente até as cascatas. Na verdade é isso que a maioria dos turistas faz, pagando apenas 10 pesos.

Outras dicas para visitar as Kawasan Falls

Se possível, evite ir nas Kawasan Falls em fins de semana e feriados, quando ficam bem cheias. A cascata principal  costuma ficar sempre com bastante movimento de turistas, já que é uma das principais atrações da região, sendo também um dos cartões postais mais famosos do Sudeste Asiático.

Sonho de foto de Kawasan Falls. Foto: Flip Nomad / CC BY-NC-ND 2.0 

Portanto, se quiser curtir a natureza e a paz do local, recomendamos muito fazer uma pequena trilha até o segundo nível, para poder relaxar. Mas lembre de tomar cuidado com a fauna e flora local, já que ouvimos muitos relatos de pessoas que viram lacraias por lá.

Outra dica útil é levar uma dry bag para colocar dinheiro, câmera e celular.

Além da Kawasan Falls: o que conhecer em Cebu

Mais cachoeiras

Se gosta de passeios de natureza vá também nas outras cachoeiras de Cebu, que costumam ser mais vazias, como a Tumalong Falls, a Montaneza Falls e a Inambakan – com destaque para a Tumalong Falls, com poços azuizinhos, ideias para banho.

Praias e mais lugares paradisíacos!

Nem precisamos mencionar que as praias das Filipinas são incríveis, né? O mar é tão azul quanto suas famosas cachoeiras. Já demos dicas de Moalboal, base perfeita para quem quer conhecer Kawasan Falls e ainda curtir o show das sardinhas – coisa mais linda, gente!

Outros lugares que são imperdíveis para quem está visitando Filipinas e vai ficar pela região de Cebu: ilha de Malapascua, nosso destino favorito da região. Inclua também Bohol no seu roteiro, com lindas praias e as famosas Chocolate Hills. Você confere aqui nosso post sobre Bohol.

:: Não recomendamos: mergulho com tubarão baleia em Oslob

Uma atração também muito famosa – mas que não recomendamos – é o mergulho com tubarões baleia em Oslob. Os tubarões baleia são os maiores peixes do mundo e para nós, que amamos mergulhar, era um passeio muito tentador… até nos informarmos sobre como de fato acontece esse mergulho: não há o menor controle, os animais são superalimentados e se tornaram dependentes dos seres humanos. Triste. Você pode se informar mais aqui. E por favor, pesquise sempre antes de fazer qualquer atividade com animais.

Não deixe de incluir Kawasan Falls em seu roteiro pelas Filipinas!

E lembre-se do seguro viagem

Não importa se seu estilo de viagem é curtir aventura ou tranquilidade: contratar um seguro viagem antes de ir pras Filipinas é garantia de uma viagem tranquila, e disso não abrimos mão. Nunca corremos o risco de viajar sem seguro e recomendo que você faça o seu antes de embarcar.

Recomendamos pesquisar no site Segurospromo, um bom comparador de preços de seguros. Nele você pode escolher o seguro que melhor se adequa ao seu estilo de viagem. Use o nosso código EMALGUMLUGAR5 para ganhar 5% de desconto!

Ficou com vontade de conhecer Kawasan Falls nas Filipinas? Conta pra gente!

E se vai viajar pelo sudeste asiático, confira também esses posts:


Foto em destaque: SIPAT: View from the Edge / CC BY-NC 2.0

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

20 comentários em “Kawasan Falls, Filipinas: cachoeira com muito azul e aventura”

  1. Não tinha ligado o nome ao lugar, mas foi só ver uma foto e pum… já tinha sonhado com esse lugar lindo e viajado via fotos alheias 🙂 A pergunta (de uma medrosa é): não sei nadar! rs… Dá pra aproveitar mesmo assim? 🙂

    Responder
  2. Ótimo post! Que lugar lindo de morrer! O passeio da triha até a cachoeira me pareceu bem interessante, apesar de 4 horas de caminhada vale o esforço. Não sei se teria coragem de fazer o último salto de 12m… rsrs

    Responder
  3. Doze metros não é brincadeira. Mas quero acreditar que esse cenário do paraíso inspira coragem! Será que uma criança (não muito pequena, de 10 ou 11 anos) consegue acompanhar esse canyoneering? Aposto que o meu filho ia amar essa natureza abençoada por Deus.

    Responder